Sie sind auf Seite 1von 16

TRANSIO MUNDO MEDIEVAL PARA O MODERNO

Prof. Claudio Damaceno Paz Claudio.paz@unisul.br

IDADE MDIA X IDADE MODERNA

Decadncia do Imprio Romano do Ocidente. Invases brbaras. Cristianizao da Europa. Ruralizao. Deslocamento da liderana cultural do norte do Mediterrneo para a Frana, Alemanha e Ilhas Britnicas. Substituio do hedonismo pelo ascetismo.

Decadncia do Feudalismo. Surgimento da burguesia. Propagao das prticas mercantis. Estado Nacional Moderno. Cidades mercantis: centros polticos e culturais. Renascimento.

IDADE MDIA X IDADE MODERNA

Economia de consumo. Terra como locus da produo e do poder . Pouca preocupao com excedentes. Proibio da prtica da usura. Pagamento de obrigaes. Relaes de suserania e vassalagem.

Economia de mercado. Mercadoria circulante como ndice de riqueza e poder. Acumulao de excedentes na Europa. Incio das prticas capitalistas. Uso de trabalho escravo nas colnias. Mercantilismo.

IDADE MDIA X IDADE MODERNA


Monarquias limitadas. Poder secular (local) x poder espiritual (universal). Nobres feudais exerciam poder de fato nos seus domnios. Rei como suserano de suseranos. Monarquias absolutistas. Polticas de alianas entre reis, burgueses e setores da nobreza. Formao do Estado Nacional. Identificao entre o poder pessoal do rei e a soberania nacional.

IDADE MDIA X IDADE MODERNA

Poder descentralizado, com base no direito consuetudinrio e na fora militar.

Poder centralizado, com base em monarquias de carter nacional, com o apoio da burguesia e setores da nobreza.

IDADE MDIA X IDADE MODERNA


Sociedade estamental, Incio da sociedade de classes, ainda rigorosamente rigorosamente estratificada, com estratificada, porm pouca mobilidade com alguma mobilidade social. social. Clero (religio), nobreza Clero (alto e baixo), (militar), viles nobreza (palaciana, (desvinculados dos provincial, judicial), feudos), servos burguesia (alta, mdia, baixa), trabalhadores (vinculados aos (livres e semi-livres). feudos).

IDADE MDIA X IDADE MODERNA

Teocentrismo. Espiritualismo. Clericalismo. Tradicionalismo. Dogmatismo. Pessimismo. Coletivismo.

Antropocentrismo. Humanismo. Laicismo. Empirismo. Racionalismo. Otimismo. Individualismo.

FATORES QUE FAVORECERAM A PROGRESSIVA TRANSIO DO MEDIEVAL PARA O MODERNO


A dissoluo do modo de produo feudal forou a nobreza a aceitar o fortalecimento do poder do rei como meio para conter as revoltas camponesas. O renascimento comercial e urbano deu origem a uma burguesia interessada em romper com os particularismos feudais. O rei alia-se a burguesia para submeter os setores mais resistentes da nobreza e do clero em relao da nova ordem econmica e poltica. O Renascimento Cultural que promoveu a justificao da nova estrutura de poder. A Reforma Protestante que incentivou o sentimento nacional em oposio ao universalismo religioso-poltico propagado pela Igreja Catlica.

CARACTERSTICAS DO ESTADO MODERNO Centralizao, na pessoa do monarca, do poder do Estado. Aplicao da justia pelos tribunais reais. Moeda nacional. Nacionalizao do sistema de pesos e medidas. Exrcito nacional. Corpo burocrtico a servio do Rei. Economia submetida aos interesses do Estado. Estmulo a adoo da Lngua Nacional como fator de identidade e unidade do povo. Apoio da burguesia e cooptao da nobreza.

A RENASCENA COMO MOVIMENTO INAUGURAL DO MUNDO MODERNO


Tendo incio em Florena, o Renascimento se estendeu a Roma e Veneza, e a outras regies da Europa, atingindo os Pases Baixos, Alemanha, Frana, Espanha e Inglaterra. Os elementos comuns foram a redescoberta da arte e da literatura greco-romana, o estudo cientfico do corpo humano e do mundo natural. Com o advento dos novos conhecimentos tcnicos, como o estudo da anatomia, os artistas evoluram na arte de pintar retratos, paisagens, motivos mitolgicos e religiosos. A explorao de novos continentes e a pesquisa cientfica proclamavam a confiana no homem e, ao mesmo tempo, o avano do protestantismo diminua o domnio da Igreja catlica. O resultado foi uma nfase no estudo do ser humano e suas necessidades e interesses.

FATORES QUE IMPULSIONARAM O RENASCIMENTO

Humanismo. Estudo do legado cultural da antiguidade clssica. Circulao mercantil e acumulao de riqueza. Crescimento das cidades. Formao da burguesia. Navegaes interocenicas e descobrimentos martimos. Desenvolvimento tecnolgico da Imprensa propagao/democratizao do conhecimento. Contato com a cultura oriental.

FATORES DO PIONEIRISMO ITALIANO NO RENASCIMENTO

Polarizao do comrcio no Mediterrneo, articulado com o Oriente e o norte da Europa. Aplicao do excedente econmico em infraestrutura, qualidade de vida e meios para auferir prestgio social. Investimentos em artistas e na produo de obras artsticas. Espao de convergncia do legado cultural da antiguidade clssica. Incentivo s pesquisas historiogrficas: compreender o antigo para produzir o moderno.

Das könnte Ihnen auch gefallen