Sie sind auf Seite 1von 13

Origem

Em 1847, o lar da famlia Fox, em Hydesville no Estado de New York.As suas duas filhas Margarida e Catarina, estavam conversando sobre fenmenos de assombrao. Em um certo momento elas ouviram seus dedos estalarem, e tiveram a impresso de que isso fosse repetido por algum. O medo se apoderou de todos. A senhora Fox perguntou: " esprito? Se esprito, bata duas vezes". Ouviram-se duas batidas. No tendo outra explicao para o fenmeno, concluram que se tratava de um esprito "desencarnado" que queria entrar em comunicao com eles.

Outros fenmenos, que aconteceram mais tarde, foram interpretados como novas manifestaes da presena de espritos. Entre esses fenmenos, salientamos o das mesas giratrias, escrita direta sobre ardsias ou sobre papel encerrado em caixas seladas, clares luminosos, etc.

Definio
O Espiritismo uma cincia que trata da natureza, origem e destino dos Espritos, bem como de suas relaes com o mundo corporal. compreendido como uma doutrina de cunho filosfico-religioso voltada para o aperfeioamento moral do homem, que acredita na possibilidade de comunicao com os espritos atravs de mdiuns.

Ao que o termo se refere:


Espiritualismo: uma doutrina filosfica que admite a existncia do esprito como realidade substancial.

Doutrina esprita: como codificada pelo pedagogo francs Hippolyte Lon Denizard Rivail (Allan Kardec).

Allan Kardec
O professor Hippolyte Lon Denizart Rival interessou-se pelo espiritismo quando ouviu falar das Irms Fox, o seu primeiro contato com o fenmeno foi por meio das tbuas falantes parisienses em 1854. As explicaes para a causa, do mesmo modo que o sistema filosfico delas derivado, constituiu a base da chamada doutrina esprita. Suas investigaes resultaram na publicao, sob o pseudnimo de Alan Kardec, de "O Livro dos Espritos" (1857), o "Livro dos Mdiuns"" (1861), "O Evangelho segundo o Espiritismo" (1864), "O Cu e o Inferno" (1865) e Gnesis (1868). Em 1858 fundou a "Revue Spirite, que dirigiu at 1869, ano em que faleceu.

O que revela ?
Revela o que somos, de onde viemos, para onde vamos, qual o objetivo da nossa existncia e qual a razo da dor e do sofrimento. Ainda conceitos novos e mais aprofundados a respeito de Deus, do Universo, dos Homens, dos Espritos e das Leis que regem a vida.

Principais fundamentos:
- Deus a inteligncia suprema; - O Universo criao de Deus; - O homem um Esprito encarnado em um corpo material; - No Universo h outros mundos habitados, com seres de diferentes graus de evoluo: iguais, mais evoludos e menos evoludos que os homens;

Espiritismo e Filosofia
O Espiritismo uma doutrina essencialmente filosfica. O aspecto filosfico do Espiritismo ocupa-se com a finalidade da vida e com a destinao da alma. Mostra-nos atravs de um raciocnio lgico que fomos todos criados simples e ignorantes, ou seja, sem conhecimento e sem moral desenvolvida, e que atravs de vidas sucessivas caminhamos para a nossa destinao que a felicidade.

O Espiritismo Cientifico
Ocupa-se essencialmente com os fenmenos produzidos por espritos. positivo e experimental como a cincia do mundo, mas no se perde hipteses metafsicas, nem muito menos abandona a investigao pelo simples fato de que os fenmenos no podem ser repetidos a qualquer hora ou em qualquer lugar.

O Espiritismo Religioso
O aspecto religioso fundamenta-se em Jesus. A idia de religio est comumente ligada a uma organizao sacerdotal, culto institudo, prticas rituais, dogmas e crendices. O Espiritismo "prega" a f raciocinada, sem misticismos e segredos iniciativos, na forma integral e consciente de conduta humana diante do criador.

Apesar de estarmos vivendo em pleno sculo XXI, com ampla divulgao atravs de livros, CDs, DVDs, Cinema, Televiso, quando se fala em espiritismo muitos ainda sentem medo. Por que isto acontece? Por que as pessoas ainda confundem espiritismo com seitas africanas que praticam o mal. As seitas africanas vieram com os africanos e o espiritismo surgiu com a codificao de Allan Kardec. No h nada semelhante. Quando se fala em Espiritismo, todos pensam que alguma coisa do mal, do satans. Isto acontece porque as pessoas so levadas por suas religies que dizem que s os espritos do mal se comunicam. Interessante que pregam que Deus se comunicava com Moiss.

Espiritismo
Componentes:
Michelle junara Fernanda Lorranna

Das könnte Ihnen auch gefallen