Sie sind auf Seite 1von 10

FACULDADE BOAS NOVAS DE CINCIAS TEOLGICAS SOCIAIS E BIOTECNOLGICAS

GIGRIOLA HENRIQUE MENDES

Orientadora: Prof. MsC. ELIANA BITAR

1- TEMA: A participao da famlia no contexto educacional.

2- DELIMITAO DO TEMA: A integrao da famlia no processo educacional infantil das sries do jardim l.

3- PROBLEMA

De acordo com vrias situaes relacionadas a escola e famlia, surge ento os questionamentos direcionados a deficincia da participao da famlia no jardim l, na qual a criana estar desenvolvendo a sociabilidade e o convvio no ambiente educacional. De que forma a famlia pode ajudar no processo educacional com crianas das sries do jardim l ?

4- JUSTIFICATIVA

Pretende-se que a realizao desse projeto colabore de forma positiva no desenvolvimento da educao do jardim l, pois buscar-se- demonstrar a importncia da participao dos pais no ambiente escolar, propiciando uma melhor qualidade de educao para as crianas.

5- OBJETIVOS:

5.1 OBJETIVO GERAL: Compreender a importncia da famlia no ambiente escolar e sua influncia no processo educacional infantil das sries do jardim l.

5.2 OBJETIVOS ESPECFICOS:

Contextualizar a participao da famlia na educao infantil com crianas do jardim l;

Observar se na escola h preocupao da relao da famlia nos trabalhos escolares e a parceria dos pais na educao de seus filhos.

6- REFERENCIAL TERICO A famlia a entidade base para existncia de todo ser humano. De acordo com Christenson: (2002,p. 32) Uns dos papis principais da famlia a socializao da criana, isto , sua incluso no mundo cultural mediante o ensino da lngua materna, dos smbolos e regras de convivncia em grupo, englobando a educao geral e parte da formal, em colaborao com a escola. Neste contexto, os recursos psicolgicos, sociais, econmicos e culturais dos pais so aspectos essenciais para a promoo do desenvolvimento Humano.

A relao dos pais com a escola tem a sua importncia de agregar esforos para a educao da criana. Segundo Bem-Fadel: (1998, p. 2)

A escola, hoje, ainda no est preparada para lidar com o envolvimento familiar. Para que isto ocorra, deve haver, primeiramente, o reconhecimento do meio familiar como um verdadeiro aliado da escola no seu empreendimento educacional.

7- METODOLOGIA

Este trabalho ser realizado atravs de pesquisa bibliogrfica pois fundamenta-se nas contribuies de vrios autores que escreveram artigos, teses e dissertaes referentes importncia e participao dos pais no processo educacional, e tambm na observao emprica no contexto educacional infantil do jardim l.

8- REFERNCIAS

BEM, Fadel. L' acquisition du langage crit: une affaire communautaire. Enface, 1998, p. 2, 13-219. CHRISTENSON, Sandra. Commentary: The centraliity of the learning context for students academic enabler skills. School Psychology Review, 2002, p. 31, 378-393. CARVALHO, M. E. P. Relaes entre famlia e escola e suas implicaes de gnero. Cadernos de pesquisa, 2000, p. 110, 143-155. DEMO, Pedro. Desafios Modernos da Educao. 7 ed., Petrpolis: Vozes, 1998. VEIGA, Lima Passos Alencastro. Projeto Poltico Pedaggico: Uma construo possvel. Cortez, 2001.

Das könnte Ihnen auch gefallen