Sie sind auf Seite 1von 21

Texto: contexto e discurso

Msc. Josilene Domingues

O texto e os interlocutores

Locutor Texto

Alocutrio

O QUE TEXTO?
EXEMPLO 1 Infncia O camisolo O jarro O passarinho O oceano A visita na casa que a gente sentava no sof Adolescncia Aquele amor Nem me fale Maturidade O Sr. E a Sr. Amadeu Participam a V. Ex. O feliz nascimento De sua filha Gilberta (Oswald de Andrade. Trechos escolhidos. Rio, Agis, 1967) EXEMPLO 2 L dentro havia uma fumaa espessa que no deixava que vssemos ningum. Meu colega foi cozinha, deixando-me sozinho. Fiquei encostado na parede da sala, observando as pessoas que l estavam. Na festa, havia pessoas de todos os tipos: ruivas, brancas, pretas, amarelas, altas, baixas etc.
(PLATO; FIORIN. Lies de texto: leitura e redao. So Paulo: tica, 2000)

O QUE TEXTO?
EXEMPLO 4 Era meia-noite. O sol brilhava. Pssaros cantavam pulando de galho em galho. O homem cego, sentado mesa, esperava que lhe servissem o desjejum enquanto olhava fixamente a esposa sentada sua frente. Esta, que lia o jornal, absorta em seus ensinamentos, de repente comeou a chorar, pois o telegrama lhe trazia a notcia de que seu irmo se enforcara em um p de alface. O cego, pelado com a mo no bolso, buscava consol-la e calado dizia: a Terra uma bola quadrada que gira parada em torno do Sol. Ela se queixa de que ele ficou impassvel, porque no o irmo dele que vai receber as honrarias. Ele se agasta, olha-a com desdm, agarra a faca, passa manteiga na torrada e lhe oferece num gesto de amor.
In: KOCH; TRAVAGLIA. Texto e coerncia. So Paulo: Contexto, 1990

EXEMPLO 3
Magnfico Reitor da Universidade de So Paulo Tendo tomado conhecimento pelos peridicos da capital paulista de que o prefeito da Cidade Universitria, onde est situada a Universidade que Vossa Magnificncia, com alto descortino, dirige, resolveu interditar o acesso da populao ao campus nos finais de semana, ouso vir presena de Vossa Magnificncia para manifestar-lhe meu repdio ao fato de uma instituio pblica querer subtrair da populao de uma cidade desumana um espao de lazer. Francamente, achei a maior sujeira da parte da USP, sacanagem, nada a ver.
(PLATO; FIORIN. Lies de texto: leitura e redao. So Paulo: tica, 2000)

O QUE TEXTO?

Pode-se definir texto ou discurso como ocorrncia lingstica falada ou escrita, de qualquer extenso, dotada de unidade sociocomunicativa, semntica e formal. Antes de mais nada, um texto uma unidade de linguagem em uso, cumprindo uma funo identificvel num dado jogo de atuao sociocomunicativa.
COSTA VAL, M. G. Redao e textualidade. So Paulo: Martins Fontes, 1991.

O que faz um texto ser um texto?


Chama-se textualidade ao conjunto de caractersticas que fazem com que um texto seja um texto, e no apenas uma seqncia de frases. Beaugrande e Dressler (1983) apontam sete fatores responsveis pela textualidade de um discurso qualquer: a coerncia e a coeso, que se relacionam com o material conceitual e lingstico do texto, e a intencionalidade, a informatividade, a aceitabilidade, a situacionalidade, a intertextualidade, que tm a ver com os fatores pragmticos envolvidos no processo sociocomunicativo.
COSTA VAL, M. G. Redao e textualidade. So Paulo: Martins Fontes, 1991.

O que faz um texto ser um texto?


Como se constri a coerncia de um texto?
Inteno

Autor

C O D I F I C a

LEITOR TEXTO

CONHECIMENTO DE MUNDO

D E S C O D I F I C a

O que faz um texto ser um texto?


De onde surgem os problemas de coerncia textual?

1. O fato de, internamente, sabermos exatamente o que queremos dizer no garante que seremos compreendidos exatamente como pretendemos.

O que faz um texto ser um texto?


1. A Coerncia interna: Um texto coerente aquele que no apresenta contradio entre suas partes (perodos, pargrafos);

um absurdo que alguns delinquentes como esse Edmundo continuem impunes faturando livremente seus milhes. Os jogadores, que so indisciplinados,devem ser banidos do futebol.
Redao de aluno

O que faz um texto ser um texto?


1. A Coerncia externa: revelada pela compatibilidade dos contedos do texto com a realidade exterior em seus mltiplos aspectos- social, histrico, cultural, cientfico.

J estamos em do sculo XXI e inacreditvel que cenas como essa ainda se repitam....
Redao de aluno

O que faz um texto ser um texto?


Contexto Comunicativo

A situacionalidade

A intertextualidade A intencionalidade A aceitabilidade


A informatividade

O que faz um texto ser um texto?


A intencionalidade discursiva

So as intenes explcitas e implcitas existentes nos enunciados.

O texto e o discurso
A intencionalidade e as marcas ideolgicas dos textos
Ideologia um sistema de ideias (crenas, tradies, princpios e mitos) interdependentes, sustentadas por um grupo social de qualquer natureza ou dimenso, as quais refletem, racionalizam e defendem os prprios interesses e compromissos institucionais, sejam estes morais, polticos, religiosos ou econmicos.
Dicionrio Houaiss de lngua portuguesa

Linguagem- materializao da ideologia

O texto e o discurso
Ai Que Saudades Da Amlia
Ataulfo Alves e Mario Lago (1940) Nunca vi fazer tanta exigncia Nem fazer o que voc me faz Voc no sabe o que conscincia Nem v que eu sou um pobre rapaz Voc s pensa em luxo e riqueza Tudo que voc v voc quer Ai, meu Deus, que saudade da Amlia Aquilo sim que era mulher s vezes passava fome ao meu lado E achava bonito no ter o que comer E quando me via contrariado Dizia: Meu filho, que se h de fazer Amlia no tinha a menor vaidade Amlia que era mulher de verdade Amlia no tinha a menor vaidade Amlia que era mulher de verdade s vezes passava fome ao meu lado E achava bonito no ter o que comer E quando me via contrariado Dizia: Meu filho, que se h de fazer

Formao ideolgica: viso de mundo de uma determinada classe social, isto , um conjunto de representaes, de ideias que revelam a compreenso que uma dada classe tem do mundo.

O texto e o discurso
Dandara Ivan Lins (2004) Ela tem nome de mulher guerreira E se veste de um jeito que s ela Ela vive entre o aqui e o alheio As meninas no gostam muito dela Ela tem um tribal no tornozelo E na nuca adormece uma serpente O que faz ela ser quase um segredo ser ela assim, to transparente Ela livre e ser livre a faz brilhar Ela filha da terra,cu e mar Dandara Ela faz mechas claras no cabelo E caminha na areia pelo raso Eu procuro saber os seus roteiros Pra fingir que a encontro por acaso Ela fala num celular vermelho Com amigos e com seu namorado Ela tem perto dela o mundo inteiro E volta outro mundo, admirado Ela livre e ser livre a faz brilhar Ela filha da terra,cu e mar Dandara Dandara...

O texto e o discurso
Formao discursiva: a cada formao ideolgica corresponde uma formao discursiva, que um conjunto de temas e de figuras que materializa uma dada viso de mundo.

O texto e o discurso

Companheira fiel do seu lar

O texto e o discurso

Refere-se ao uso da lngua em um contexto especfico, ou seja, a relao entre os usos da lngua e os fatores extralingusticos presentes no momento em que esse uso ocorre. Por isso, o discurso o espao de materializao das formaes ideolgicas, sendo por elas determinado. Nesse sentido, pode ser visto como uma abstrao, porque corresponde a voz de um grupo social.

o espao de concretizao do discurso. Trata-se sempre de uma manifestao individual, do modo como um sujeito escolhe organizar os elementos de expresso de que dispe para veicular o discurso do grupo a que pertence.

O texto e o discurso

A relao entre discurso e texto

H uma relao necessria entre discurso e texto, porque todo texto vincula-se ao discurso que lhe deu origem. O modo como um texto especfico manifesta um discurso o que define seu carter subjetivo: ele nasce do olhar especfico de um autor, que toma decises particulares sobre como falar determinados temas. A liberdade do autor de um texto, porm, nunca ser total, j que todos os membros de um grupo social expressam, em alguma medida, a formao discursiva que reflete a sua ideologia.

Das könnte Ihnen auch gefallen