Sie sind auf Seite 1von 24

DOENA PERIODONTAL

Formas da doena periodontal: - Gengivite

- Periodontite

Gengiva Sadia

rosa , sem brilho e com aspecto de casca de laranja

Placa Bacteriana

pode ser evidenciada por corante para facilitar as instrues de higiene

Gengivite leve

pode ser tratada facilmente e revertida para gengiva saudvel

Gengivite severa

1 estgio da doena periodontal, ainda pode ser tratada por um especialista e ser revertida porm j necessitando de cirurgia periodontal

Gengivite gravdica
Alterao hormonal

Gengivite medicamentosa

Periodontite

Existem vrios estgios da doena, porm j possui comprometimento sseo ( reabsoro) e, dependendo do grau no permite recuperao total podendo inclusive levar perda dos dentes.

Periodontite

Desenvolvimento - Perio

Halitose (mau Hlito)

Uma das causas do mau hlito so as doenas periodontais, principalmente a Periodontite, pois quando h o comprometimento sseo, formam-se as bolsas periodontais, com inflamao dos tecidos, onde se concentram e proliferam bactrias que se alimentam dentre outros substratos, de protenas do sulco gengival, da saliva e de carbohidratos. Essas bactrias se decompem ocasionando cheiros muito desagradveis: o mau hlito. A placa associada com leses periodontais leva bactrias para outras regies orais como o dorso da lngua, onde se colonizam contribuindo para a instalao do mau odor oral, esclarece a especialista.

Preveno

Limpeza bucal domstica + Limpeza profissional de 6/6 meses.

Resumo

A palavra periodontal deriva do Grego e significa "ao redor do dente". A doena periodontal ou periodontite o comprometimento dos tecidos periodontais pelo processo inflamatrio, que leva reabsoro do osso que est ao redor das razes dos dentes, enquanto que, na gengivite, no h alterao ssea, pois a inflamao s atinge a gengiva. 0 sinal mais caracterstico o sangramento, mas devemos estar atentos tambm para: alteraes na posio dos dentes, mobilidade, retraes gengivais, retenes de alimento, inchao etc. A causa principal a placa bacteriana aderida ao dente , porm algumas alteraes na gengiva podem estar associadas a causas hormonais, uso de alguns medicamentos, queda de resistncia etc.
A sua preveno pode ser feita unicamente removendo a placa bacteriana atravs de limpeza bucal domstica com fio dental e escova, mais limpezas peridicas feitas pelo dentista. Preveno: Limpeza bucal domstica + Limpeza profissional de 6/6 meses.

Evoluo da doena periodontal

Semelhanas e diferenas das doenas periodontais com outras doenas

As doenas periodontais so alteraes infecciosas que possuem diversas propriedades similares s infeces bacterianas em outras regies do corpo e em grande proporo podem ser combatidas de maneira diferente. Lindhe, 1999.

Placa bacteriana Biofilme dentrio

Trata-se de uma pelcula pegajosa e incolor, constituda de bactrias e acares que se forma sobre os dentes.
a principal causa de cries e gengivite.

Aderncia bacteriana

Preferncia bacteriana varivel quanto sua instalao Interaes entre a bactria e a pelcula Crescimento e acmulo da placa - multiplicao e agregao bacteriana

Significado clnico

Crescimento e maturao da placa alteraes inflamatrias.

Evidncias do papel principal das bactrias na etiologia da doena periodontal

Hiptese da placa inespecfica: teoria que relacionava qualquer acmulo de microorganismos na margem gengival produo de fatores irritantes e, consequentemente, inflamao gengival e a destruio do periodonto.
Gibbsons & Socransky (1963)

Evidncias do papel principal das bactrias na etiologia da doena periodontal

Hiptese da placa especfica: composio microbiana da placa dentria dos pacientes difere, dentre as diversas entidades clnicas periodontais, tais como periodonto saudvel, gengivites e periodontites.
Loesche, 1976

Evidncias do papel principal das bactrias na etiologia da doena periodontal

IMPORTANTE
O conceito da placa especfica veio demonstrar que apenas algumas bactrias da placa so patognicas e que o aparecimento destas bactrias especficas leva s diferenas patologias bucais.

Hiptese da placa especfica

Crie: bactrias gram-positivas facultativas sacarolticas e intensamente acidognicas.

Doena periodontal: bactrias gramnegativas anaerbias estritas.

Diagnstico

Obrigada!

Das könnte Ihnen auch gefallen