Sie sind auf Seite 1von 39

Carvo Mineral

Guilherme Lamb Marco Antnio V. de Souza Marcos Vincius C. de Lima

Carvo Mineral
O

carvo mineral um recurso energtico no renovvel de origem orgnica.

Origem

O carvo formou-se no perodo da era paleozica, h cerca de 255 milhes de anos, e com um perodo de durao de 50 milhes de anos, pela decomposio da matria orgnica, como restos de rvores e plantas, sob determinadas condies de temperatura e presso. Diferenciao dos tipos: Existem dois tipos bsicos de carvo na natureza: VEGETAL: O vegetal obtido a partir da carbonizao da lenha.

MINERAL: O mineral formado pela decomposio da matria orgnica.

Histria

Segundo historiadores, o carvo j era usado h mais de trs mil anos pelos hebreus. Foi muito utilizado pelos gregos e romanos para fuso e preparo de metais. O coque, produto da destilao do carvo mineral, comeou a receber ateno no ano de 1765, quando descobriram sua utilidade como redutor no processo de alto forno.

Histria

h mais de 3000 anos: os hebreus j usavam o carvo fssil proveniente da Sria; gregos e romanos utilizavam largamente essa substncia para fuso e preparo de metais; h cerca de 2000 anos atrs: o coque (resultante da destilao) era um artigo de comrcio entre os chineses; na Idade Mdia: era usado nas artes e para uso domstico; 1765: se reconheceu sua utilidade como redutor no processo de alto forno; 1789: iniciou-se na Alemanha a fabricao de coque; 1792: comeou a se produzir o gs do carvo; 1810: foi construda a primeira fbrica para sua obteno; 1812: foi possvel iluminar com o gs as ruas de Londres.

Composio

Ele composto por tomos de carbono, oxignio, hidrognio, nitrognio, enxofre, associados a outros elementos rochosos (como arenito, siltito, folhelhos e diamictitos) e minerais, como a pirita. Quanto maior o teor de carbono mais puro se considera. Existem quatro tipos principais de carvo mineral: turfa, linhito, hulha e antracito.

Composio

Abaixo segue tabela com as porcentagens dos elementos na composio dos principais tipos de carvo.

% Carbono Turfa Linhito Hulha Antracito 45,0 60,0 - 75,0 75,0 - 85,0 >90,0

% Oxignio 32,0 16,0 - 25,0 12,0 - 21,0 4,0 - 5,0

% Hidrognio 5,5 5,0 4,5 - 5,5 3,0 - 4,0

Tipos de carvo Turfa

o resultado da acumulao de matrias vegetais parcialmente decompostas em pntanos e representa o estgio inicial na transformao que a matria vegetal sofreu.

Turfa

Comumente possu colorao marrom e sua composio qumica muito semelhante da madeira, contendo menos oxignio e hidrognio, porm com um maior nvel em carbono. um material slido, quebradio, poroso, leve e queima com chama fumacenta.

Turfa

O custo para a minerao elevado, o que no a torna competitiva com os outros tipos de carvo, porm possui a propriedade de reter alguns contaminantes encontrados no solo, na gua e at mesmo na atmosfera.
Umidade Matria Voltil Carbono Fixo Cinzas Poder calorfico 7 a 15% 50 a 56% 25 a 30% 6 a 13% 3500 a 5000 cal/g

Linhito

um carvo fssil relativamente recente, representa o estgio seguinte da turfa na transformao da matria vegetal em carvo. Tem cor castanha e mais denso que a turfa.

Linhito

Quando o linhito exposto ao ar, sofre a ao da intemprie e se quebra em pedaos, devido a isso, ele tem tendncia a entrar em ignio espontnea.
Umidade Matria Voltil Carbono Fixo Cinzas Poder calorfico 9 a 23% 30 a 38% 30 a 45% 5 a 20% 4000 a 6000 cal/g

Hulha

Representa uma das mais importantes classes de carves, possuindo caractersticas distintas dos tipos anteriores, isso em virtude de sua composio qumica diferente.
Umidade 1 a 8%

Matria Voltil
Carbono Fixo Cinzas Enxofre Poder calorfico

15 a 35%
50 a 82% 2 a 20% 0,5 a 2% 7000 a 8500 cal/g

Hulha

Apresenta cor negro-brilhante e queima com chama fuliginosa.

Antracito

Constitui o estgio final na carbonizao da matria vegetal, tendo sido formado h uns 300 milhes de anos. mais denso que os outros tipos e possui cor negro-brilhante.

Umidade Matria Voltil Carbono Fixo Cinzas

2 a 5% 4 a 13% 70 a 85% 8 a 20%

Enxofre
Poder calorfico

0 a 2%
7000 a 8000 cal/g

Um meio para a classificao dos tipos de carves o teor de matria voltil, que pode variar desde 4% at mais de 35%. Dependendo desse teor, os carves podem ser classificados em antracitosos, semibetuminosos e betuminosos.
Tipos de Carves Antracitoso % de matria voltil % de carbono fixo 4,0 - 6,0 92 - 94 Semibetuminoso 8,0 - 10,0 70 - 80 Betuminoso 30,0 - 36,0 60 - 70

Uso

A partir do sculo XVIII, o carvo mineral passou a ser utilizado como fonte energtica, substituindo, gradativamente, a lenha, que era a principal fonte de energia utilizada pelo homem. A intensificao do seu uso proporcionou subsdios para o desenvolvimento industrial.

Uso

De acordo com dados da International Energy Agency (IEA), podemos observar que o carvo a fonte mais utilizada para gerao de energia eltrica no mundo, respondendo por 41% da produo total.

Uso

O gs produzido pelo carvo pode resultar em fertilizantes, amnia, combustveis lquidos, lubrificantes, combustvel para aviao e isqueiros, diesel, metanol.

Uso

Alm da farta oferta, outra coisa que mantm o carvo como um dos combustveis mais utilizados, o seu preo, que como podemos ver no grfico abaixo, registrou movimentos suaves ao longo dos ltimos anos.

Reservas

O carvo o combustvel fssil com a maior disponibilidade do mundo. As reservas totalizam 847,5 bilhes de toneladas, quantidade suficiente para atender a produo atual por 130 anos.

As reservas brasileiras so compostas pelo carvo dos tipos linhito e sub-betuminoso.

Carvo no Brasil

Historicamente, o carvo brasileiro foi descoberto em Santa Catarina, em 1827, na localidade de Guat, municpio de Lauro Mller e foi inicialmente explorado por uma empresa inglesa que construiu uma ferrovia ligando Lauro Mller ao porto de Laguna.

Carvo no Brasil

As maiores jazidas de carvo mineral do Pas situam-se nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. As menores, no Paran e So Paulo. As reservas brasileiras totalizam 32 bilhes de toneladas de carvo. Deste total, o estado do Rio Grande do Sul possui 89,25%, Santa Catarina 10,41%, Paran 0,32% e So Paulo 0,02%.

Carvo no Brasil Consumoaproveitamentos do carvo mineral para a gerao de energia 1950: os primeiros

eltrica no Brasil; foram iniciados estudos e, em seguida, a construo das usinas termeltricas:

Charqueadas: 72 MW;
Capivari: 100 MW; Figueira: 20 MW.

No Brasil, o minrio representa, no entanto, pouco mais de 1,5% da matriz da energia eltrica. Em 2007, ano em que 435,68 TWh foram produzidos no Pas, o carvo foi responsvel pela gerao de 7,9 TWh , a partir da operao de usinas termoeltricas.

Carvo no Mundo

Os maiores produtores de carvo mineral so a China, os Estados Unidos, a Austrlia, a Rssia e a Indonsia. A Repblica Popular da China, sozinha, produz quase metade do carvo mineral do mundo, tendo produzido em 2008, 2, 761 bilhes de toneladas. Os maiores exportadores so a Austrlia, a Indonsia, o Canad, os Estados Unidos e a Rssia.

Carvo no Mundo Consumo

O carvo responde pela maior parte da produo da eletricidade em vrios pases. Por exemplo, China e Estados Unidos que, segundo a IEA, em 2006 produziram mais da metade dos 7.775 terawatts-hora (TWh1) gerados no mundo.

Conseqncias do uso

O carvo uma das formas de produo de energia mais agressivas ao meio ambiente. Ainda que sua extrao e posterior utilizao na produo de energia gere benefcios econmicos (como empregos diretos e indiretos, aumento da demanda por bens e servios na regio e aumento da arrecadao tributria), o processo de produo, da extrao at a combusto, provoca significativos impactos socioambientais.

Conseqncias do uso

O efeito mais severo, porm, o volume de emisso de gases como o nitrognio (N) e dixido de carbono (CO2), tambm chamado de gs carbnico, provocado pela combusto. Estimativas apontam que o carvo responsvel por entre 30% e 35% do total de emisses de CO2, principal agente do efeito estufa.

Conseqncias do uso

Alm de prejudiciais sade humana, a emisso de gases como o dixido de enxofre (SO2) e os xidos de nitrognio (NOx), o principal responsvel pela formao da chamada chuva cida, que provoca a acidificao do solo e da gua e, consequentemente, alteraes na biodiversidade, entre outros impactos negativos, como a corroso de estruturas metlicas.

Disponvel em:

www.educacao.uol.com.br www.cenbio.iee.usp.br

www.aneel.gov.br

Bibliografia:

Garcia, Roberto - Combustveis Slidos e combusto industrial/ Roberto Garcia RJ: Intercincia, 2002 Borsato, Dionsio; Galo, Olvio F.; Moreira, Ivanira Combustveis Fsseis Carvo e Petrleo PR: Eduel, 2009

Obrigado pela ateno

Das könnte Ihnen auch gefallen