Sie sind auf Seite 1von 33

Karl Marx (1818-1883) - Friedrich Engels (1820-1895) Primeira Edio: Escrito por Marx e Engels em Bruxelas, entre Novembro

de 1845 e Agosto de 1846. Publicado pela primeira vez em russo nos Arquivos Marx-Engels, Livro I. 1924. Fonte: Obras Escolhidas em trs tomos, Editorial "Avante!" Edio dirigida por um coletivo composto por: Jos BARATAMOURA, Eduardo CHITAS, Francisco MELO e lvaro PINA. Traduo: do Alemo, por lvaro PINA. Transcrio: Jos Braz e Maria de Jesus Coutinho, janeiro 2006. Direitos de Reproduo: Direitos de traduo portuguesa reservados por Editorial "Avante!" Progresso Lisboa - Moscovo, 1982. em lngua - Edies

Na obra A Ideologia Alem, Marx e Engels travam um embate com as idias de Hegel e seus seguidores, e, com base na crtica, assentam uma concepo materialista de histria.

GEORG W. FRIEDRICH HEGEL (1770-1831) Filsofo idealista alemo que influenciou a filosofia subseqente, tanto a de esquerda como a de direita. Sua obra mais conhecida A Fenomenologia do Esprito (1806).

Os hegelianos de direita, conservadores, se ativeram ortodoxia religiosa e ao conservadorismo poltico de Hegel. Por ou hegelianos de esquerda, incorporaram da obra de Hegel seu sentido revolucionrio, tomandolhe a concepo dialtica, mas posicionando-se, contrariamente, como atestas e socialistas (Ludwig Feuerbach, Bruno Bauer, David F. Strauss e Max Stirner). outro lado, os

jovens

hegelianos,

Conhecemos apenas uma nica cincia, a cincia da histria. A histria pode ser examinada sob dois aspectos: histria da natureza e histria dos homens. Os dois aspectos, contudo, no so separveis; enquanto existirem homens, a histria da natureza e a histria dos homens se condicionaro reciprocamente. A histria da natureza, a chamada cincia natural, no nos interessa aqui; mas teremos de examinar a histria dos homens, pois quase toda a ideologia se reduz ou a uma concepo distorcida desta histria, ou a uma abstrao completa dela. A prpria ideologia no seno um dos aspectos desta histria.

[...] Desde que os jovens hegelianos consideravam as representaes, os pensamentos, os conceitos em uma palavra, os produtos da conscincia por eles tornada autnoma - como os verdadeiros grilhes dos homens (exatamente da mesma maneira que os velhos hegelianos neles viam os autnticos laos da sociedade humana), evidente que os jovens hegelianos tm que lutar apenas contra essas iluses da conscincia. Uma vez que, segundo suas fantasias, as relaes humanas, toda a sua atividade, seus grilhes e seus limites so produtos de sua conscincia, os jovens hegelianos, consequentemente, propem aos homens este postulado moral: trocar sua conscincia atual pela conscincia humana, crtica ou egosta, removendo, com isso seus limites. [...]

[...] A nenhum destes filsofos ocorreu perguntar qual era a conexo entre filosofia alem e a realidade alem, a conexo entre a sua crtica e o seu prprio meio material.

As premissas de que partimos no constituem bases arbitrrias, nem dogmas; so antes bases reais de que s possvel abstrair no mbito da imaginao. As nossas premissas so os indivduos reais, a sua ao e as suas condies materiais de existncia, quer se trate daquelas que encontrou j elaboradas quando do seu aparecimento quer das que ele prprio criou. Estas bases so portanto verificveis por vias puramente empricas.

A primeira condio de toda a histria humana evidentemente a existncia de seres humanos vivos. Pode-se referir a conscincia, a religio e tudo o que se quiser como distino entre os homens e os animais; porm, esta distino s comea a existir quando os homens iniciam a produo dos seus meios de vida [...] Ao produzirem os seus meios de existncia, os homens produzem indiretamente a sua prpria vida material.

A forma como os homens produzem esses meios depende em primeiro lugar da natureza, isto e, dos meios de existncia j elaborados e que lhes necessrio reproduzir; mas no deveremos considerar esse modo de produo deste nico ponto de vista, isto , enquanto mera reproduo da existncia fsica dos indivduos. Pelo contrrio, j constitui um modo determinado de atividade de tais Indivduos, uma forma determinada de manifestar a sua vida, um modo de vida determinado. A forma como os indivduos manifestam a sua vida reflete muito Exatamente aquilo que so.

O que so coincide, portanto, com a sua produo, isto , tanto com aquilo que produzem como com a forma como produzem. Aquilo que os indivduos so depende portanto das condies materiais da sua produo. Esta produo s aparece com o aumento da populao e pressupe a existncia de relaes entre os indivduos. A forma dessas relaes por sua vez condicionada pela produo.

As relaes entre as diferentes naes dependem do estdio de desenvolvimento das foras produtivas, da diviso de trabalho e das relaes internas em cada uma delas. Este princpio universalmente reconhecido. No entanto, no so apenas as relaes entre uma nao e qualquer outra que dependem do nvel de desenvolvimento da sua produo e das suas relaes internas e externas; o mesmo acontece com toda a estrutura interna dessa nao. Reconhece-se facilmente o grau de desenvolvimento atingido pelas foras produtivas de uma nao a partir do desenvolvimento atingido pela diviso do trabalho.

A diviso do trabalho numa nao obriga em primeiro lugar separao entre o trabalho industrial e comercial e o trabalho agrcola; e, como conseqncia, separao entre a cidade e o campo e oposio dos seus interesses. O seu desenvolvimento ulterior conduz separao do trabalho comercial e do trabalho industrial. Simultaneamente, e devido diviso de trabalho no interior dos diferentes ramos, assiste-se ao desenvolvimento de diversas subdivises entre os indivduos que cooperam em trabalhos determinados. Os vrios estdios de desenvolvimento da diviso do trabalho representam outras tantas formas diferentes de propriedade; por outras palavras, cada novo estdio na diviso de trabalho determina igualmente as relaes entre os indivduos no que toca matria, aos instrumentos e aos produtos do trabalho.

A primeira forma da propriedade a propriedade da tribo; corresponde ao tipo rudimentar da produo em que os homens se alimentavam da caa e da pesca, da criao de gado e de uma agricultura incipiente, a qual pressupunha uma enorme quantidade de terras incultas. A diviso do trabalho ento muito pouco desenvolvida e limita-se a constituir uma extenso da diviso do trabalho natural que existia no mbito da famlia. A estrutura social , ela prpria, uma extenso da estrutura familiar: no topo encontravam-se os chefes da tribo patriarcal, seguidos dos membros da tribo e, finalmente, dos escravos. A escravatura latente na famlia s se desenvolve pouco a pouco com o crescimento da populao, das necessidades, e das relaes exteriores; e, quanto a estas, quer fossem atravs da guerra ou do comrcio.

A segunda forma de propriedade a propriedade comunitria e a propriedade estatal, que encontramos na antigidade e que provm sobretudo da reunio de vrias tribos numa nica cidade, por contrato ou por conquista, e na qual subsiste a escravatura.
A par da propriedade comunitria desenvolve-se a propriedade privada mobiliria e mais tarde a imobiliria; mas desenvolve-se ainda como uma forma anormal e subordinada propriedade comunitria. Os cidados s coletivamente exercem o seu poder sobre os escravos que trabalham para eles, o que os liga forma da propriedade comunitria. Esta forma constitui j um tipo de propriedade privada dos cidados ativos que, face aos escravos, so obrigados a conservar ainda uma forma natural de associao. Toda a estrutura social que nela se baseia, assim como o poder do povo, desagregam-se ulteriormente na exata medida em que se desenvolve, principalmente, a propriedade privada imobiliria. A diviso de trabalho est mais evoluda; encontramos j a oposio entre a cidade e o campo, e mais tarde a oposio entre os Estados que representam o interesse das cidades e aqueles que representam o interesse dos campos. Mesmo no interior das cidades vamos encontrar uma oposio entre o comrcio martimo e a indstria.

A terceira forma a propriedade feudal ou propriedade por ordens. Ao passo que a antigidade partia da cidade e do seu pequeno territrio, a Idade Mdia partia do campo. A populao existente, espalhada por uma enorme superfcie que nem sequer os conquistadores vinham ocupar, condicionou esta mudana de ponto de partida. Contrariamente ao que acontecera na Grcia e em Roma, o desenvolvimento feudal inicia-se portanto numa extenso territorial muito maior, preparada pelas conquistas romanas e pelo desenvolvimento do cultivo da terra a que aquelas inicialmente deram origem.

Os ltimos sculos do Imprio Romano em declnio e as conquistas dos brbaros destruram uma grande massa de foras produtivas: a agricultura definha, a indstria entra em decadncia por falta de mercados, o comrcio arrasta-se penosamente ou totalmente interrompido pela violncia, e a populao, tanto a rural como a urbana, diminui. Esta situao e o modo de organizao a que deu origem desenvolveram, sob a influncia da organizao militar dos Germanos, a propriedade feudal. Tal como a propriedade da tribo e da comuna, aquela repousa por sua vez numa comunidade em que j no so os escravos, como acontecera no sistema antigo, mas sim os servos da gleba que constituem a classe diretamente produtora.

Paralelamente ao processo de desenvolvimento do feudalismo surge a oposio s cidades. A estrutura hierrquica da propriedade fundiria e a suserania militar que lhe correspondia conferiram nobreza um poder total sobre os servos Esta estrutura feudal, do mesmo modo que a antiga propriedade comunal, constitua uma associao contra a classe produtora dominada. A esta estrutura feudal da propriedade fundiria correspondia, nas cidades, a propriedade corporativa, a organizao feudal do artesanato. Aqui, a propriedade consistia principalmente no trabalho de cada indivduo, e foi a necessidade de associao contra uma nobreza voraz, a vantagem de dispor de locais de venda comuns numa poca em que o industrial era simultaneamente comerciante, a concorrncia crescente dos servos que se evadiam em massa para as cidades prsperas e a estrutura feudal de todo o pais que levaram constituio de corporaes; os pequenos capitais economizados pouco a pouco pelos artesos isolados e o nmero invarivel que estes representavam numa populao que aumentava sem cessar desenvolveram a condio de companheiro e de aprendiz, que, nas cidades, deu origem a uma hierarquia semelhante existente no campo.

Portanto, durante a poca feudal, o tipo fundamental de propriedade era o da propriedade fundiria qual estava submetido o trabalho dos servos, por um lado, e, por outro, o trabalho pessoal apoiado num pequeno capital e regendo o trabalho dos oficiais. Quando do apogeu do feudalismo, a diviso do trabalho foi muito pouco impulsionada: cada pas continha em si mesmo a oposio cidade-campo. A diviso em ordens era muito acentuada mas no encontramos nenhuma outra diviso de trabalho importante fora da separao entre prncipes, nobreza, clero e camponeses no campo, e mestres, companheiros e aprendizes, e posteriormente uma plebe de jornaleiros, nas cidades.

Como vemos, so sempre indivduos determinados, com uma atividade produtiva que se desenrola de um determinado modo, que entram em relaes sociais e polticas determinadas. [...] Estrutura social e o Estado resultam constantemente do processo vital de indivduos determinados; mas no resultam daquilo que estes indivduos aparentam perante si mesmos ou perante outros e sim daquilo que so na realidade, isto , tal como trabalham e produzem materialmente. Resultam portanto da forma como atuam partindo de bases, condies e limites materiais determinados e independentes da sua vontade. A produo de idias, de representaes e da conscincia est em primeiro lugar direta e intimamente ligada atividade material e ao comrcio material dos homens; a linguagem da vida real. As representaes, o pensamento, o comrcio intelectual dos homens surge aqui como emanao direta do seu comportamento material.

O mesmo acontece com a produo intelectual quando esta se apresenta na linguagem das leis, poltica, moral, religio, metafsica, etc., de um povo. So os homens que produzem as suas representaes, as suas idias, etc. (18) , mas os homens reais, atuantes e tais como foram condicionados por um determinado desenvolvimento das suas foras produtivas e do modo de relaes que lhe corresponde, incluindo at as formas mais amplas que estas possam tomar A conscincia nunca pode ser mais do que o Ser consciente e o Ser dos homens o seu processo da vida real. Contrariamente filosofia alem, que desce do cu para a terra, aqui parte-se da terra para atingir o cu. Isto significa que no se parte daquilo que os homens dizem, imaginam e pensam nem daquilo que so nas palavras, no pensamento na imaginao e na representao de outrem para chegar aos homens em carne e osso; parte-se dos homens, da sua atividade real. a partir do seu processo de vida real que se representa o desenvolvimento dos reflexos e das repercusses ideolgicas deste processo vital. [...] No a conscincia que determina a vida, mas sim a vida que determina a conscincia

De fato, para o materialista prtico ou seja para o comunista, mister revolucionar o mundo existente, atacar e transformar praticamente o estado de coisas que encontra. Se por vezes se observam em Feuerbach pontos de vista semelhantes a este, necessrio anotar que nunca vo alm de simples intuies isoladas com muito pouca influncia sobre toda a sua concepo geral [...] No v que o mundo sensvel em seu redor no objeto dado diretamente para toda a eternidade, e sempre igual a si mesmo, mas antes o produto da indstria e do estado da sociedade, isto , um produto histrico, o resultado da atividade de toda uma srie de geraes cada uma das quais ultrapassava a precedente. aperfeioando a sua indstria e o seu comrcio, e modificava o seu regime social em funo da modificao das necessidades. [...] Enquanto materialista, Feuerbach nunca faz intervir a histria; e quando aceita a histria, no materialista. Nele, histria e materialismo so coisas complemente separadas [...]

1.) [...] devemos lembrar a existncia de um primeiro pressuposto de toda a existncia humana e, portanto, de toda a histria, a saber, que os homens devem estar em condies de poder viver a fim de fazer histria. Mas, para viver, necessrio antes de mais beber, comer, ter um teto onde se abrigar, vestirse, etc. O primeiro fato histrico pois a produo dos meios que permitem satisfazer as necessidades, a produo da prpria vida material; trata-se de um fato histrico, de uma condio fundamental de toda a histria, que necessrio, tanto hoje como h milhares de anos, executar dia a dia, hora a hora, a fim de manter os homens vivos. 2.) O segundo ponto a considerar que uma vez satisfeita a primeira necessidade, a ao de a satisfazer e o instrumento utilizado para tal conduzem a novas necessidades e essa produo de novas necessidades constitui o primeiro fato histrico.

3.) O terceiro aspecto que intervm diretamente no desenvolvimento histrico o fato de os homens, que em cada dia renovam a sua prpria vida, criarem outros homens. reproduzirem-se; a relao entre o homem e a mulher, os pais e os filhos, a famlia. Esta famlia, que inicialmente a nica relao social, transforma-se numa relao subalterna (exceto conceito social Alemanha) quando o crscimo das necessidades engendra novas relaes sociais e o crescimento da populao d origem a novas necessidades; deve-se por conseguinte abordar e desenvolver este tema da famlia a partir dos fatos empricos existentes e no do conceito de famlia, como hbito fazer-se na Alemanha. Alis, no se devem compreender estes trs aspectos da atividade social como trs estados diferentes, mas muito simplesmente como trs aspectos ou, para empregar uma linguagem compreensvel para os Alemes, trs momentos que coexistiram desde o incio da histria dos primeiros homens o que ainda hoje nela se manifestam.

A produo da vida, tanto a prpria atravs do trabalho como a alheia atravs da procriao, surge-nos agora como uma. relao dupla: por um lado como uma relao natural e, por outro, como uma relao social social no sentido de ao conjugada de vrios indivduos, no importa em que condies, de que maneira e com que objetivo.
Segue-se que um determinado modo de produo ou estdio de desenvolvimento industrial se encontram permanentemente ligados a um modo de cooperao ou a um estado social determinados, e que esse modo de cooperao ele mesmo uma fora produtiva; segue-se igualmente que o conjunto das foras produtivas acessveis aos homens determina o estado social e que se deve estudar e elaborar a histria dos homens em estreita correlao com a histria da indstria e das trocas.

E s agora, depois de j examinados quatro momentos, quatro aspectos das relaes histricas originrias, nos apercebemos de que o homem tambm possui conscincia. Mas no se trata de uma conscincia que seja de antemo conscincia pura. Desde sempre pesa sobre o esprito a maldio de estar imbudo de uma matria que aqui se manifesta sob a forma de camadas de ar em movimento, de sons, numa palavra, sob a forma da linguagem. A linguagem to velha como a conscincia: a conscincia real, prtica, que existe tambm para outros homens e que portanto existe igualmente s para mim e, tal como a conscincia, s surge com a necessidade, as exigncias dos contatos com os outros homens.

A conscincia pois um produto social e continuar a s-lo enquanto houver homens. A conscincia , antes de tudo, a conscincia do meio sensvel imediato e de uma relao limitada com outras pessoas e outras coisas situadas fora do indivduo que toma conscincia; simultaneamente a conscincia da natureza que inicialmente se depara ao homem como uma fora francamente estranha, toda-poderosa e inatacvel, perante a qual os homens se comportam de uma forma puramente animal e que os atemoriza tanto como aos animais; por conseguinte, uma conscincia de natureza puramente animal (religio natural). Por outro lado, a conscincia da necessidade de entabular relaes com os indivduos que o cercam marca para o homem a tomada de conscincia de que vive efetivamente em sociedade.

Esta conscincia gregria ou tribal desenvolve-se e aperfeioa-se posteriormente devido ao aumento da produtividade, das necessidades e da populao, que constitui aqui o fator bsico. deste modo que se desenvolve a diviso do trabalho que primitivamente no passava de diviso de funes no ato sexual e, mais tarde, de uma diviso natural do trabalho consoante os dotes fsicos (o vigor corporal, por exemplo), as necessidades, o acaso, etc. A diviso do trabalho s surge efetivamente a partir do momento em que se opera uma diviso entre o trabalho material e intelectual. A partir deste momento, a conscincia pode supor-se algo mais do que a conscincia da prtica existente, que representa de fato qualquer coisa sem representar algo de real. E igualmente a partir deste instante ela encontra-se em condies de se emancipar do mundo e de passar formao da teoria pura, teologia, filosofia, moral, etc.

Esta diviso do trabalho, que implica todas estas contradies e repousa por sua vez sobre a diviso natural do trabalho na famlia e sobre a diviso da sociedade em famlias isoladas e opostas, implica simultaneamente a repartio do trabalho e dos seus produtos, distribuio desigual tanto em qualidade como em quantidade; d portanto origem propriedades cuja primeira forma, o seu germe, reside na famlia, onde a mulher e as crianas so escravas do homem. A escravatura, decerto ainda muito rudimentar e latente na famlia, a primeira propriedade, que aqui j corresponde alis definio dos economistas modernos segundo a qual constituda pela livre disposio da fora de trabalho de outrem. A diviso do trabalho implica ainda a contradio entre o interesse do indivduo singular ou da famlia singular e o interesse coletivo de todos os indivduos que se relacionam entre si; mais ainda, esse interesse coletivo no existe apenas, digamos, na idia, enquanto interesse universal, mas sobretudo na realidade como dependncia recproca dos indivduos entre os quais partilhado o trabalho.

precisamente esta contradio entre o interesse particular e o interesse coletivo que faz com que o interesse coletivo adquira, na qualidade de Estado, uma forma independente, separada dos interesses reais do indivduo e do conjunto e tome simultaneamente a aparncia de comunidade ilusria, irias sempre sobre a base concreta dos laos existentes em cada conglomerado familiar e tribal, tais como laos de sangue, lngua, diviso do trabalho em larga escala e outros interesses; e entre esses interesses ressaltam particularmente os interesses das classes j condicionadas pela diviso do trabalho, que se diferenciam em qualquer agrupamento deste tipo e entre as quais existe uma que domina as restantes. Daqui se depreende que todas as lutas no seio do Estado, a luta entre a democracia, a aristocracia e a monarquia, a luta pelo direito de voto, etc., etc., so apenas formas ilusrias que encobrem as lutas efetivas das diferentes classes entre si [...]; depreende-se igualmente que toda a classe que aspira ao domnio, mesmo que o seu domnio determine a abolio de todas as antigas formas sociais da dominao em geral, como acontece com o proletariado, deve antes de tudo conquistar o poder poltico para conseguir apresentar o seu interesse prprio como sendo o interesse universal, atuao a que constrangida nos primeiros tempos.

[...] a diviso do trabalho oferece-nos o primeiro exemplo do seguinte fato: desde o momento em que o trabalho comea a ser repartido, cada indivduo tem uma esfera de atividade exclusiva que lhe imposta e da qual no pode sair; caador, pescador, pastor ou crtico e no pode deixar de o ser se no quiser perder os seus meios de subsistncia. Esta fixao da atividade social, esta petrificao do nosso prprio trabalho num poder objetivo que nos domina e escapa ao nosso controle, contrariando a nossa expectativa e destruindo os nossos clculos, um dos momentos capitais' do desenvolvimento histrico at aos nossos dias .

Na sociedade comunista, porm, onde cada indivduo pode aperfeioar-se no campo que lhe aprouver, no tendo por isso uma esfera de atividade exclusiva, a sociedade que regula a produo geral e me possibilita fazer hoje uma coisa, amanh outra, caar da manh, pescar tarde, pastorear noite, fazer crtica depois da refeio, e tudo isto a meu bel-prazer, sem por isso me tornar exclusivamente caador, pescador ou crtico.

O poder social, quer dizer, a fora produtiva multiplicada que devida cooperao dos diversos indivduos, a qual condicionada pela diviso do trabalho, no se lhes apresenta como o seu prprio poder conjugado, pois essa colaborao no voluntria e sim natural, antes lhes surgindo como um poder estranho, situado fora deles e do qual no conhecem nem a origem nem o fim que se prope, que no podem dominar e que de tal forma atravessa uma srie particular de fases e estdios de desenvolvimento to independente da vontade e da marcha da humanidade que na verdade ela quem dirige essa vontade e essa marcha da humanidade.

Esta alienao - para que a nossa posio seja compreensvel para os filsofos - s pode ser abolida mediante duas condies prticas. Para que ela se transforme num poder insuportvel, quer dizer, num poder contra o qual se faa uma revoluo, necessrio que tenha dado origem a uma massa de homens totalmente privada de propriedade, que se encontre simultaneamente em contradio com um mundo de riqueza e de cultura com existncia real; ambas as coisas pressupem um grande aumento da fora produtiva, isto , um estdio elevado de desenvolvimento.

Por outro lado, este desenvolvimento das foras produtivas [...] constitui igualmente uma condio prtica sine qua non, pois unicamente atravs desse desenvolvimento universal das foras produtivas que possvel estabelecer um intercmbio universal entre os homens e porque, deste modo, o fenmeno da massa privada de propriedade pode existir simultaneamente em todos os pases (concorrncia universal), tornando cada um deles dependente das perturbaes dos restantes e fazendo com que finalmente os homens empiricamente universais vivam de fato a histria mundial em vez de serem indivduos vivendo numa esfera exclusivamente local.

Sem isto:

1.) o comunismo s poderia existir como fenmeno local; 2.) as foras das relaes humanas no poderiam desenvolver-se como foras universais e, portanto, insuportveis continuando a ser simples circunstncias motivadas por supersties locais; 3.) qualquer ampliao das trocas aboliria o comunismo local. O comunismo s empiricamente possvel como ao rpida e simultnea dos povos dominantes, o que pressupe o desenvolvimento universal da fora produtiva e as trocas mundiais que lhe estejam estreitamente ligadas. Para ns, o comunismo no um estado que deva ser implantado, nem um ideal a que a realidade deva obedecer. Chamamos comunismo ao movimento real que acaba com o atual estado de coisas. As condies deste movimento resultam das premissas atualmente existentes.

A forma das trocas, condicionadas pelas foras de produo existentes em todas as etapas histricas que precederam a atual e que por sua vez as condicionam, a sociedade civil, que, como se depreende do que ficou dito, tem por condio prvia e base fundamental a famlia simples e a famlia composta, aquilo a que chamamos cl e de que j foram dadas anteriormente definies mais precisas portanto evidente ser esta sociedade civil o verdadeiro lar, o verdadeiro cenrio de toda a histria e ser absurda a antiga concepo da histria que, omitindo as relaes reais, se limitava aos grandes acontecimentos histricos e s aes polticas retumbantes.

Das könnte Ihnen auch gefallen