Sie sind auf Seite 1von 11

A FAMLIA ONTEM...

Sculo XVIII, o sentimento de famlia, o de infncia e o de adolescncia no existiam como os conhecemos atualmente. Marcada pela figura do pai que era o chefe do ncleo familiar, mulher e filhos eram subordinados a ele. A esposa se dedicava integralmente ao lar, aos muros de sua casa, fidelidade absoluta. Os filhos deviam submeter suas escolhas profissionais e amorosas s necessidades familiares. As unies privilegiavam a aliana em vez do amor, a paixo sendo considerada fugaz e destruidora. Para as jovens, vigiadas pelos pais, no havia outra opo seno o casamento e a vida caseira. O sexo e a capacidade de procriao definem a entrada da criana na fase adulta.

A FAMLIA ONTEM...

At aproximadamente o fim do sculo XVIII, as crianas e adolescentes so consideradas pequenos adultos. A partir da, valoriza-se a educao, a sade, a higiene e os laos que fortalecem os elos familiares. As noes de adolescncia e de infncia, at ento confundidas, passam a ser discriminadas, iniciando, assim, uma nova maneira de ver tal faixa etria.

Aps essa dissociao, a adolescncia reconhecida como uma etapa intermediria entre a infncia e a vida adulta, sendo compreendida de uma maneira diferente, tanto pela famlia quanto pela sociedade.

A FAMLIA ONTEM...

O nome da famlia e os bens materiais compem a importante base da transmisso familiar. O cuidado com as crianas destina-se apenas sua sobrevivncia, sendo responsabilidade da me ou da ama desempenhlo. Aps o perodo inicial de desenvolvimento do beb, no h nenhuma distino entre o tratamento de crianas e de adultos: elas passavam a ser tratadas como adultos em miniatura e esperava-se que se comportem como tais. A infncia no valorizada e pertence a esta fase apenas quem tem uma relao de dependncia e necessita de cuidados.

A FAMLIA ONTEM...

No sculo XX, um grande perodo de mudanas se estabelece no mundo como um todo. O perodo de guerras deixa, sem dvida, marcas nas sociedades, principalmente para os jovens. Os anos da dcada de 1960 inauguram um momento de diferente mobilizao e contestao social. Indo contra todas as organizaes criadas pelas geraes anteriores, os jovens dos anos 60 organizam-se e se transformam em um grande grupo que tem o foco da contestao radical: lutando para destruir o velho e impor o novo. Os jovens passariam a destruidores radicais de tudo o que estivesse estabelecido e consagrado: valores, instituies, idias e tabus.

A FAMLIA ONTEM...

Os jovens que trabalhavam fora no concordavam mais em dar todo o dinheiro que recebiam ao seu pai, nem as mulheres aceitavam mais de forma to submissa a imposio de casamentos que no desejavam, preferindo muitas vezes permanecerem solteiras a ter um marido imposto e indesejado. Com o advento da plula anticoncepcional, nos anos 60, a mulher passou a ter controle tambm dos filhos que teria, podendo escolher quando e quantos filhos teria. Os filhos, que antes eram numerosos, especialmente nas reas rurais, pois eram sinnimos de mais braos para a lavoura, passaram a diminuir gradativamente, encolhendo o tamanho das famlias.

A TRANSFORMAO ...

O que influenciou tambm o novo modelo de famlia foi a Lei do Divrcio (Lei 6.515/77) que atualmente se apresenta de inmeras formas. (O felizes para sempre foi trocado pelo felizes
enquanto dure).

importante destacar que as modificaes da estrutura familiar clssica no significam o fim da famlia, mas apenas a sua reestruturao. Cada vez mais a idia de famlia se afasta da estrutura do casamento. A possibilidade do divrcio e o estabelecimento de novas formas de convvio revolucionaram o conceito to importante do matrimnio.

A FAMLIA HOJE...
Hoje uma instituio central na vida do sujeito Foi entre as Guerras Mundiais, que as mudanas tiveram incio. Os jovens que trabalhavam fora no concordavam mais em dar todo o dinheiro que recebiam ao seu pai, nem as mulheres aceitavam mais de forma to submissa a imposio de casamentos que no desejavam, preferindo muitas vezes permanecerem solteiras a ter um marido imposto e indesejado. Com o advento da plula anticoncepcional, nos anos 60, a mulher passou a ter controle tambm dos filhos que teria, podendo escolher quando e quantos filhos teria. Os filhos, que antes eram numerosos, especialmente nas reas rurais, pois eram sinnimos de mais braos para a lavoura, passaram a diminuir gradativamente, encolhendo o tamanho das famlias.

A famlia transformou-se e ainda est em transformao...

A FAMLIA HOJE...

Hoje, no sculo XXI, os adolescentes so reconhecidos como produtores de novidades, agentes das mais atuais tecnologias e capazes de manipul-las com habilidade.

A FAMLIA HOJE...

Hoje, as mais diversas formas de convvio passaram a ser aceitas pela sociedade, e as pessoas podem constituir a famlia da forma que lhes convier, no estando mais limitadas ao casamento para ser reconhecidas como famlia. Antes, o lao caracterstico da famlia era essencialmente biolgico, e somente eram reconhecidos os filhos havidos na constncia do casamento; hoje, a famlia pode ser formada por laos biolgicos, adotivos, scio-afetivos... enfim, o que importa o afeto e a vida em comum, com objetivos de vida comuns.

FAMLIA
A definio de famlia, no Dicionrio da Lingua Portuguesa Larrousse Cultural (1992), inclui os aspectos de filiao, de linhagem e de consanginidade. Rocha-Coutinho (2006), como espao de convivncia, a famlia o lugar das trocas afetivas e de informaes e das decises coletivas, como as que dizem respeito aos interesses comuns, como lazer e consumo... (pag. 96)

Das könnte Ihnen auch gefallen