Sie sind auf Seite 1von 21

DISLEXIA

Herica, Maristela e Roberta Neri

O QUE ???
Dislexia, antes de qualquer definio, um jeito de ser e de aprender; reflete a expresso individual de uma mente, muitas vezes arguta e at genial, mas que aprende de maneira diferente...

A DISLEXIA, de causa gentica e hereditria, um transtorno ou distrbio neurofuncional, ou seja, o funcionamento cerebral depende da ativao integrada e simultnea de diversas redes neuronais para decodificar as informaes, no caso, as letras do alfabeto. Quando isso no acontece adequadamente, h uma desordem no caminho das informaes, dificultando o processo da decodificao das letras, o que pode, muitas vezes, acarretar o comprometimento da escrita e leitura. O dislxico no deficiente, diferente.

Em diferentes graus, os portadores desse defeito congnito no conseguem estabelecer a memria fonmica, isto , associar os fonemas s letras.

No tem como causa a falta de interesse, de motivao, de esforo ou de vontade, como nada tem a ver com acuidade visual ou auditiva.

De acordo com a Associao Brasileira de Dislexia, o transtorno acomete de 0,5% a 17% da populao mundial, pode manifestar-se em pessoas com inteligncia normal ou mesmo superior e persistir na vida adulta.

Os principais sinais da dislexia podem ser evidenciados durante o desenvolvimento da criana:


imaturidade fonolgica, atraso de fala; reduo de lxico; dificuldade em aprender o nome das letras ou os sons do alfabeto e das palavras; dificuldade para entender instrues, compreender a fala ou material lido; dificuldade para lembrar nmeros, letras em sequncia, direes; confuso direito-esquerdo, embaixo, em cima, frenteatrs; dificuldade para lembrar sentenas ou estrias.

SINAIS DE ALERTA!
Como a dislexia gentica e hereditria, se a criana possuir pais ou outros parentes dislxicos quanto mais cedo for realizado o diagnstico melhor para os pais, escola e prpria criana. Haver sempre: dificuldades com a linguagem e escrita ; dificuldades com a ortografia; lentido na aprendizagem da leitura.

Haver muitas vezes : disgrafia (letra feia); discalculia, dificuldade com a matemtica, sobretudo na assimilao de smbolos e de decorar tabuada; dificuldades com a memria de curto prazo e com a organizao; dificuldades em seguir indicaes de caminhos e em executar sequncias de tarefas complexas; dificuldades para compreender textos escritos; dificuldades em aprender uma segunda lngua.

Haver s vezes: dificuldades com a linguagem falada; dificuldade com a percepo espacial; confuso entre direita e esquerda.

O fato de apresentar alguns desses sintomas no indica necessariamente que ela seja dislxica; h outros fatores a serem observados. Porm, com certeza, estaremos diante de um quadro que pede uma maior ateno e/ou estimulao.

DIAGNSTICO
Os sintomas que podem indicar a dislexia, antes de um diagnstico multidisciplinar, s indicam um distrbio de aprendizagem, no confirmam a dislexia. Os mesmos sintomas podem indicar outras situaes, como leses, sndromes e etc. Ento, como diagnosticar a DISLEXIA?

Para que o diagnstico seja satisfatrio precisa ser realizado por uma equipe multidisciplinar de profissionais, tais como: psicopedagogos, neuropediatras, psiclogos, entre outros;

A equipe de profissionais deve verificar todas as possibilidades antes de confirmar ou descartar o diagnstico de dislexia. o que chamamos de AVALIAO MULTIDISCIPLINAR e de EXCLUSO.

INTERVENES PSICOPEDAGGICAS
A interveno psicopedaggica visa abrir espaos objetivos e subjetivos, onde possa surgir um sujeito capaz de aprender. Desta maneira, a Psicopedagogia olha para o sujeito em sua individualidade, mas o v integrado nos grupos a que pertence ( familiar, social, escolar etc... ) e busca encontrar sua peculiaridade como aprendente, ou seja, a modalidade de aprendizagem que lhe prpria. O que lhe interessa so as diferenas que possibilitam compreender o indivduo como nico. Quais seriam, ento, as possibilidades de interveno psicopedaggica com indivduos dislxicos?

O olhar sobre a dislexia, do ponto de vista da Psicopedagogia, peculiar. No interessa ao trabalho psicopedaggico as caractersticas que os dislxicos tm em comum. No se olha para a dislexia como um rtulo. O olhar e a escuta psicopedaggica dirigida para o sujeito e sua histria de trocas, dificuldades de leitura / escrita, no contexto de sua modalidade de aprendizagem. As perguntas que o psicopedagogo deve fazer a si prprio diante de uma queixa deste tipo so:

___ Em que esse menino ou essa menina diferente dos outros dislxicos? (Para situ-los como sujeitos e no como sndrome) ___ Em que esse menino, ou essa menina diferente dos outros meninos e meninas? ( Para situ-los como identidades e no como categoria) ___ Como esse menino ou essa menina conseguiu aprender o que sabe hoje?

___ Qual o conhecimento que possui ou que no estruturou? (Para situ-los como aprendentes e no como alunos) ___ O que eu, como psicopedagoga, posso fazer para ajudar este menino ou menina? (Construindo, assim, meu prprio aprender sobre e com eles) A partir da, abrem-se as possibilidades de interveno:

Abrindo possibilidades de mudana - a partir da diferenciao - o sujeito, a famlia e a escola podem mudar sua maneira de atuar; O que vai repercutir na modalidade de aprendizagem; Resgatando o prazer de aprender; Construindo juntos estratgias para o desempenho das funes de leitura e escrita; Oferecendo suporte para adequao das respostas do sujeito s necessidades de comunicao com o meio em que convive. Agindo desta forma, a Psicopedagogia tem ajudado muitos indivduos com sndrome dislxica ou outras dificuldades, a resgatar sua autonomia, prazer e criatividade diante de situaes de aprendizagem.

TRABALHANDO COM A CONSCINCIA FONOLGICA


A maioria dos tratamentos para dislexia enfatiza a assimilao de fonemas, o desenvolvimento do vocabulrio, a melhoria da compreenso e a fluncia na leitura. Esses mtodos ajudam o dislxico a reconhecer sons, slabas, palavras e frases.

Sugestes de como se trabalhar com o indivduo dislxico:


Deve-se incentiv-lo destacando suas conquistas; Adequar o material pedaggico, de forma que atenda suas necessidades e valorize seus aspectos fortes. importante que as crianas sejam expostas com mais intensidade leitura para armazenar as formas ortogrficas das palavras. Utilizar-se de apoio visual como um suporte para leitura e atividades.

Ensinar a sintetizar por meio de palavras ou desenhos o contedo que lhe foi exposto; As avaliaes devem ser feitas oralmente. Prever mais tempo, tanto para a execuo de tarefas, atividades e avaliaes, pois o dislxico precisa da mais tempo para acessar a informao armazenada. Permitir o uso de calculadoras ou tabuadas, assim como de gravadores uma vez que o dislxico no consegue ouvir e escrever ao mesmo tempo.

Procurar um local tranquilo para que ele consiga fazer as avaliaes, pois qualquer barulho poder distra-lo, interferindo em sua performance. Os resultados iro aparecer de forma consistente e progressiva. Ao contrrio do que muitos pensam, o dislxico sempre contorna suas dificuldades, encontrando seu caminho. Ele responde bem a situaes que possam ser associadas a vivncias concretas e aos mltiplos sentidos. O dislxico tambm tem sua prpria lgica, sendo muito importante o bom entrosamento entre profissional e paciente.

REFERNCIAS
http://www.dislexia.org.br/ http://www.abpp.com.br/artigos/121.pdf http://www.psicopedagogia.com.br/artigos/artigo.asp?entrID =40 http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid.arttext http://www.portaleducacao.com.br/psicologia/artigos/7427/a -dislexia-na-otica-do-psicopedagogo

Das könnte Ihnen auch gefallen