Sie sind auf Seite 1von 46

Elementos do Estado:povo

Elementos do Estado: povo


THOMAS MALTHUS Teoria dos salrios de subsistncia de Say Crescimento Populao >>> Produo de alimentos aritmtica

progresso geomtrica >>> progresso

Sugestes para a soluo dos problemas: Adiamento dos casamentos, abortos, limitao

Elementos do Estado:povo
Caractersticas do Estado: o elemento pessoal

1. Distines necessrias a) Populao

b) Povo
C) Nao

Elementos do Estado:povo
a) Populao: Conjunto de todos os habitantes de um Estado, incluindo inclusive os que nele esto apenas de forma temporria, como os estrangeiros.

Elementos do Estado:povo

b) Povo: Conjunto das pessoas que tm influncia na formao da vontade do Estado. Dallari: O conjunto de cidados do Estado Confunde-se com os exercentes da cidadania Prlot: Ser cidado interferir na vida da cidade, como membro desta.

Elementos do Estado:povo
Diferenas entre Povo e populao Entende-se por povo o grupo social organizado, ou seja, uma coletividade de cidados. Costuma-se diferenciar povo e populao, e os que assim distinguem dizem, em sntese, que o povo constitudo pelos cidados, que so ligados pelos laos de tradio, idioma, religio, respeito a um solo comum onde foram sepultados os seus antepassados e que serve de bero aos seus descendentes, formando uma unidade poltica e cultural a projetar-se atravs da Histria e sujeito mesma soberania. J a populao o conglomerado de indivduos estatisticamente considerados, num dado momento, dentro do

Elementos do Estado: povo


A populao, portanto, integrada no s pelos cidados naturais do pas mas tambm pelos estrangeiros, ao passo que o povo composto somente de cidados que pertenam ao Estado, estejam no pas ou territrio estrangeiro. Exemplo: o embaixador do Brasil em Roma membro do povo brasileiro mas faz parte da populao italiana; j o embaixador da Itlia em Braslia faz parte da populao brasileira , mas membro da povo italiano.
BRANCATO, Ricardo Teixeira. Instituies de Direito Pblico e Privado, 9a. ed., So Paulo: Saraiva, 1995,pag.56/57

Povo - Nao

Elementos do Estado: povo


c)Nao-Def: Assim, a nao o ambiente em que se assenta e organiza o Estado e o conjunto de seus cidados o povo. Este sempre elementar no Estado ao passo que a nao se define tambm por outros elementos, bastante complexos.
BRANCATO, Ricardo Teixeira. Instituies de Direito Pblico e Privado, 9a. ed., So Paulo: Saraiva, 1995pag.57

Elementos do Estado: povo


Nao: Expresso do povo como unidade homognea;
Pode haver uma pluralidade de naes em um mesmo Estado

Elementos do Estado: povo


Para Jacques Maritain " Nao a comunidade de pessoas que se tornam conscientes de si mesmas. Para Ernest Renan " a nao reflete uma unidade de alma e resulta de um plebiscito de todos os dias."

Mancini definiu nao como " uma sociedade natural de homens, na qual a unidade de territrio, de origem, de costumes, de lngua e a comunho de vida, criaram a conscincia social"

Elementos do Estado: povo


2. RELAO ESTADO-POVO Autor: JELLINEK A doutrina dos Direitos Pblicos Subjetivos Pressuposto: o Povo ao mesmo tempo sujeito e objeto da ao do Estado enquanto sujeito: tem obrigaes

enquanto objeto: tem direitos, que por serem frente ao Estado so pblicos e, por estarem passveis de ser submetidos Justia, a fim de que sejam reconhecidos e efetivados, so subjetivos.

Elementos do Estado: povo


N

Atitudes do Estado frente ao Povo


1. negativas: de abstinncia 2. positivas: de prestao 3. de reconhecimento: admisso da participao

Elementos do Estado: povo


Raa
Encerra conceito de ordem biolgicoantropolgica. Para Gropalli raa o complexo de caracteres somticos que identificam um determinado grupo humano e so transmitidos hereditariamente.

Supremacia de povos Nacional -socialismo


hierarquia de raas

Elementos do Estado: povo

fascismo

Elementos do Estado: povo


Ptria

Essa palavra mais de ordem sentimental e afetiva; o vocbulo "ptria" vem do latim pater, " pai", ou , ainda melhor, terra patrum , "terra dos pais"- a regio construda pelos nossos antepassados , com muito esforo.
Anacleto Oliveira Farias, Curso de Instituies de Direito Pblico

Elementos do Estado: povo


Rui Barbosa definiu a ptria como a famlia amplificada. " a famlia divinamente constituda que tem como elementos orgnicos a honra, a fidelidade, a disciplina, a benquerena, o sacrifcio. (...) uma harmonia instintiva de vontades, uma desestudada permuta de abnegaes, um tecido vivente de almas entrelaadas..." Trecho do Discurso : Palavras Juventude

POVO
Consulta Constituio Povo CONSTITUIO DA REPBLICA FEDERATIVA DO BRASIL PREMBULO

Ns, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assemblia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrtico, destinado a assegurar o exerccio dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurana, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justia como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem internacional, com a soluo pacfica das controvrsias, promulgamos, sob a proteo de Deus, a seguinte Constituio da Repblica Federativa do Brasil.

POVO
TTULO I DOS PRINCPIOS FUNDAMENTAIS Art. 1. A Repblica Federativa do Brasil, formada pela unio indissolvel dos Estados e Municpios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrtico de Direito e tem como fundamentos: Ver Jurisprudncia I - a soberania; II - a cidadania; III - a dignidade da pessoa humana; IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; V - o pluralismo poltico;

POVO
Pargrafo nico. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos, ou diretamente, nos termos desta Constituio.

TERRITRIO

Elementos do Estado: territrio


Territrio 1. Antecedentes a) Mundo helnico Cidade-Estado limitada a uma sede e pequena cercania rural Ausncia de disputa entre o pblico e o participar b) Idade Mdia A superposio de soberanias provocou a concluso de que cada soberano deveria exercitar seu poder supremo dentro de um certo limite territorial

Elementos do Estado: territrio


2. A relao do ESTADO com o seu TERRITRIO

Teorias por Paulo Bonavides: a) Territrio-patrimnio( o territrio pertence ao Estado (Idade Mdia); b) Territrio-objeto(o territrio est submetido ao Estado, quando necessrio); c) Territrio-espao ou territrio-sujeito( o territrio faz parte da prpria identidade do Estado); d) Territrio-competncia(mbito de validade do ordenamento jurdico (Kelsen).

Elementos do Estado: territrio


Pensadores: Laband: direito real de natureza pblica Bordeau: domnio eminente (E) v. domnio til (I) Jellinek: o Estado tem domnio sobre as pessoas e, em decorrncia disso, sobre o territrio de suaspropriedades Ranelleti: o Estado exerce poder sobre pessoas e coisas

Elementos do Estado: territrio


3.Definio Territrio Territrio a superfcie sobre a qual se estabelece o povo, de modo permanente, incidindo a a soberania. So elementos do territrio o solo, delimitando por fronteiras naturais ou artificiais; o subsolo, at onde seja til ao Estado; o espao areo, at a altura conveniente preservao da segurana nacional e, finalmente, o mar territorial ou as guas territoriais, numa extenso indispensvel defesa do territrio. Essa faixa de gua era delimitada antigamente pelo alcance de um tiro de canho. Hoje varia entre dez e quinze milhas martimas , ou seja, 18.500 e 27.750 metros, aproximadamente, no caso de alguns pases e , no caso do Brasil e outros pases americanos, as guas territoriais se estendem por duzentas milhas da costa.

TERRITRIO
Correntes: Sentido Geogrfico Sentido Poltico - jurdico Solo Contnuo Descontinuo a) geogrfico b) poltico

TERRITRIO
guas Territoriais Martimas Fluviais Lagos Plataforma Martima

TERRITRIO
Espao Areo Navios e Aeronaves

Legaes Diplomticas As instalaes das legaes diplomticas de um Estado em territrio pertencente jurisdio de outro parte integrante de seu territrio. Isto d cabimento idia de asilo diplomtico.

Classificao Fronteiras Mortas Vivas

TERRITRIO
Consulta Constituio Territrio
Art. 91. O Conselho de Defesa Nacional rgo de consulta do Presidente da Repblica nos assuntos relacionados com a soberania nacional e a defesa do Estado democrtico, e dele participam como membros natos: I - o Vice-Presidente da Repblica; II - o Presidente da Cmara dos Deputados; III - o Presidente do Senado Federal; IV - o Ministro da Justia; V - o Ministro de Estado da Defesa; (NR) (Redao dada ao inciso pela Emenda Constitucional n 23, de 1999, DOU 03.09.1999) Nota: Assim dispunha o inciso alterado: "V - os Ministros militares;"

TERRITRIO
VI - o Ministro das Relaes Exteriores; VII - o Ministro do Planejamento; VIII - os Comandantes da Marinha, do Exrcito e da Aeronutica. (Inciso acrescentado pela Emenda Constitucional n 23, de 1999, DOU 03.09.1999) 1 . Compete ao Conselho de Defesa Nacional: I - opinar nas hipteses de declarao de guerra e de celebrao da paz, nos termos desta Constituio; II - opinar sobre a decretao do estado de defesa, do estado de stio e da interveno federal; III - propor os critrios e condies de utilizao de reas indispensveis segurana do territrio nacional e opinar sobre seu efetivo uso, especialmente na faixa de fronteira e nas relacionadas com a preservao e a explorao dos recursos naturais de qualquer tipo;

SOBERANIA

Elementos do Estado: soberania


Soberania

1. Antecedentes histricos:
a) Mundo Helnico (Cidade-Estado = Autarquia = auto-suficincia material poder supremo) Estrutura maior que a famlia ou indivduo b) Roma (Majestas, imperium, potestas = autoridade, poderio, supremacia do povo romano ( poder supremo do Estado) c) Idade Mdia Soberania real e soberania senhorial concomitantes Soberania real aos poucos torna-se exclusiva

SOBERANIA
2. RAZO DA AUSNCIA DO PROBLEMA DA SOBERANIA NOS ESTGIOS ANTERIORES MODERNIDADE Georg Jellinek: Inexistncia de conflito entre o rgo pblico e outras foras sociais. Ao pblica resumida basicamente segurana e tributao. depois seriam geradoras de conflitos

Elementos do Estado:soberania
3. CONSTRUO TERICA ( Jean Bodin, Les Six Livres de la Rpublique, 1576) -realizou generalizaes a partir da realidade da Frana Definio: Poder absoluto e perptuo de uma Repblica, palavra que se usa tanto em relao aos particulares quanto em relao aos que manipulam todos os negcios de estado de uma Repblica.

Repblica = Estado

Elementos do Estado:soberania
Caractersticas: -absoluto: no h poder superior, salvo os divinos e os naturais -perptuo: somente soberano aquele que tem o poder absoluto de forma definitiva
-inalienvel (subentendido): o soberano concede o poder, mas mantm o controle

Elementos do Estado:soberania
Jean-Jacques Rousseau, Social, 1762 O Contrato
-aponta como titular o povo -o corpo poltico exerce a soberania

Caractersticas: -inalienvel (inadmite at a representao); -indivisvel(o todo emite a vontade geral); -absoluto; -sagrado; -inviolvel; -equnime(encargos equivalentes para todos)

Elementos do Estado: soberania


4. CONCEITOS: a) Poltico (Carl Schmidt): o poder incontrastvel de querer coercitivamente e de fixar as competncias b) Jurdico (Hans Kelsen): o poder de decidir em ltima instncia a atributividade das normas c) Cultural (Miguel Reale): o poder de organizar-se juridicamente e de fazer valer dentro de seu territrio a universalidade de suas decises nos limites dos fins ticos de sua convivncia.

Elementos do Estado: soberania


Soberania Definio: "Do ponto de vista internacional, ainda sob o aspecto formal e no substancial, o Estado no admite nenhum poder igual. Isto porque o Direito , sempre, uma realidade formal. A realidade substancial no preocupao do direito e sim da histria, da poltica, da sociologia." Celso Ribeiro Bastos, Elementos de Direito Constitucional

Elementos do Estado: soberania


5. Caractersticas atuais 1 um poder indivisvel, isto , no pode pertencer, ao mesmo tempo, a duas entidades diferentes - o que no deve ser confundido com o exerccio de poder do qual surge a diviso de poderes por rgos(executivo, legislativo e judicirio) que se incumbem desse exerccio por meio de funes especficas; 2 um poder inalienvel que, nas democracias, emana do povo e a ele pertence sob pena de, se assim no for, anular-se o povo como tal. 3 um poder coercitivo: tem a faculdade de baixar normas e obrigar ao seu cumprimento at medida de fora.; 4o.Una (no se admite pluralidade de soberanias num mesmo Estado; questo das funes do Poder; 5o.Imprescritvel(se tivesse tempo de durao previsto no seria soberania ; 6o.Sistemtico e Complexo.

SOBERANIA
6. JUSTIFICAO E TITULARIDADE a) Teorias teocrticas a soberania pertence divindade b) Democrticas a soberania pertence ao povo ou nao c) Legitimistas a soberania pertence ao Estado, enquanto pessoa jurdica

Elementos do Estado: soberania


7.Exteriorizao A soberania se apresenta sob dois aspectos: o positivo ou interno e o negativo ou externo.. No primeiro aspecto o Estado se mostra com Poder Supremo, como exclusivo comando por meio do qual o Estado tem a faculdade de fazer leis e de obrigar ao seu cumprimento, regulando a conduta humana em sociedade. Da o Direito Positivo, emanao da soberania do Estado conforme j se viu.

SOBERANIA
Externamente a soberania se apresenta em seus aspecto negativo porque significa a faculdade de impedir intromisses de um poder estranho que pretenda comandar sobre o agregado social que se organizou em Estado."
BRANCATO, Ricardo Teixeira. Instituies de Direito Pblico e Privado, 9a. ed., So Paulo: Saraiva, 1995pag,.60

SOBERANIA

Consulta Constituio TTULO I DOS PRINCPIOS FUNDAMENTAIS Art. 1 . A Repblica Federativa do Brasil, formada pela u indissolvel dos Estados e Municpios e do Distrito Fed constitui-se em Estado Democrtico de Direito e tem c fundamentos: I - a soberania; II - a cidadania; III - a dignidade da pessoa humana; IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; V - o pluralismo poltico;

SOBERANIA

Soberania nacional CAPTULO I DOS PRINCPIOS GERAIS DA ATIVIDADE ECONMICA Art. 170. A ordem econmica, fundada na valorizao trabalho humano e na livre iniciativa, tem por fim assegura todos existncia digna, conforme os ditames da justia soc observados os seguintes princpios: I - soberania nacional; II - propriedade privada; III - funo social da propriedade; IV - livre concorrncia

SOBERANIA
8. QUESTES ATUAIS Vivenciamos o fim da soberania? .a globalizao .a tecnologia .a idia de governo mundial

Das könnte Ihnen auch gefallen