Sie sind auf Seite 1von 21

Grupo: Carlos Alberto Dias da Silva Filho Francisco Pedrosa de Freitas Joo Paulo Lapa Marinho Raphael Lucas

Barcelos Vincius de Paula Oliveira

Em sentido amplo, servidores pblicos so as pessoas fsicas que prestam servios ao Estado e s entidades da Administrao Indireta, com vnculo empregatcio e mediante remunerao paga pelos cofres pblicos. Segundo Hely Lopes M. (2006):
servidores pblicos em sentido amplo so todos os agentes pblicos que se vinculam Administrao Pblica, direta e indireta, do Estado, sob regime jurdico (a) estatutrio regular, geral ou peculiar, ou (b) administrativo especial, ou (c) celetista (regido pela Consolidao das Leis do Trabalho CLT), de natureza profissional ou empregatcia.

Os servidores estatutrios: so servidores pblicos em sentido estrito, sujeitos ao regime estatutrio e ocupantes de cargos pblicos; Os empregados pblicos: contratados sob o regime da legislao trabalhista e ocupantes de emprego pblico; Os servidores temporrios: contratados por tempo determinado para atender necessidade temporria de excepcional interesse pblico (art. 37, IX, da CF); exercem funo, sem estarem vinculados a cargo ou emprego pblico.

Quanto a acessibilidade aos cargos pblicos, o artigo 37, inciso I, da CF/88, possui a seguinte redao:
Art. 37. A administrao pblica direta e indireta de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios obedecer aos princpios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia e, tambm, ao seguinte: I os cargos, empregos e funes pblicas so acessveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei, assim como aos estrangeiros, na forma da lei; II a investidura em cargo ou emprego pblico depende de aprovao prvia em concurso de provas ou de provas e ttulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeaes para cargo em comisso declarado em lei de livre nomeao e exonerao;

A Lei n. 8.112/90, o chamado Regime Jurdico nico dos Servidores Pblicos Federais Civis, apresenta em seu art. 8 as formas de provimento de cargo pblico, a saber:
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7.

nomeao; promoo; readaptao; reverso; aproveitamento; reintegrao; e Reconduo.

O provimento pode, ainda, ser classificado, quanto sua durabilidade, em efetivo, vitalcio e em comisso, classificao somente aplicvel aos cargos.

A vacncia constitui ato administrativo pelo qual o servidor destitudo do cargo, emprego ou funo; a abertura de um cargo antes preenchido. A exonerao no penalidade; ela se d a pedido ou ex officio, neste ltimo caso, quando se tratar de cargo em comisso ou, no caso de cargo efetivo, quando no satisfeitas as exigncias do estgio probatrio ou quando, tendo tomado posse, o servidor no entrar em exerccio no prazo estabelecido (arts. 34 e 35, da Lei n. 8112/90). A demisso, por sua vez, constitui penalidade decorrente da prtica de ilcito administrativo; tem por efeito desligar o servidor dos quadros do funcionalismo. A promoo , ao mesmo tempo, ato de provimento no cargo superior e vacncia no cargo inferior. A readaptao a investidura do servidor em cargo de atribuies e responsabilidades compatveis com a limitao que tenha sofrido em sua capacidade fsica ou mental verificada em inspeo mdica.

A estabilidade est prevista no artigo 41 da Constituio Federal. Trata-se da garantia constitucional de permanncia no servio pblico outorgada ao servidor que, nomeado para cargo de provimento efetivo, em virtude de concurso pblico, tenha transposto o estgio probatrio de trs anos, aps ser submetido a avaliao especial de desempenho por comisso instituda para essa finalidade.

Preceitua o art. 37, inciso XV, da Constituio:


Art. 37. (...) XV o subsidio e os vencimentos dos ocupantes de cargos e empregos pblicos so irredutveis, ressalvado o disposto nos incisos XI e XIV deste artigo e nos arts. 39, 4, 150, II, 153, III e 153, 2, I;

Trata-se do principio da irredutibilidade. As ressalvas contidas na parte final do dispositivo significam que no contrariam a regra da irredutibilidade as normas dos dispositivos constitucionais expressamente referidos.

A aposentadoria consiste no direito inatividade remunerada, assegurado ao servidor pblico em caso de invalidez, idade ou requisitos conjugados de tempo de exerccio no servio pblico e no cargo, idade mnima e tempo de contribuio. Pode dar-se pelo regime peculiar ou pelo regime geral, regido pelo regimento geral da Previdncia. Aos servidores titulares de cargo vitalcio e de cargo efetivo, assegurado o regime de previdncia peculiar (arts. 40, caput, 73, 3, 93, IV, e 129, 4), enquanto aos servidores de cargo em comisso ou de outro cargo temporrio e de emprego pblico da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, includas suas autarquias e fundaes pblicas de Direito Pblico, assegurada a aplicao do regime geral (art. 40, 13) de previdncia social previsto pelo artigo 201 da CF, que e o regime dos trabalhadores regidos pela CLT, sendo em tudo igual ao do trabalhador privado. O regime geral est disciplinado pela Lei n. 8212/91, enquanto que o regime peculiar est disciplinado pela Lei n. 9717/98

A Constituio Federal prev um sistema remuneratrio para os ocupantes de cargos, funes e empregos pblicos da Administrao Direta, autrquica e fundacional, para os membros de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, para os detentores de mandato eletivo e para os demais agentes polticos, bem como para as empregados pblicos das chamadas pessoas governamentais, com personalidade de Direito Privado.

Dessa forma, o sistema remuneratrio ou a remunerao em sentido amplo da Administrao Direta e Indireta para os servidores da ativa compreende as seguintes modalidades:
a)

b)
i.

subsdio, constitudo de parcela nica e pertinente, como regra geral, aos agentes polticos; introduzido pela EC n. 19/98, tal sistema exclui a possibilidade de percepo de vantagens pecunirias variveis; remunerao, dividida em
vencimentos, que corresponde ao vencimento e s vantagens pessoais; salrio, pago aos empregados pblicos da Administrao direta e indireta regidos pela CLT, titulares de empregos pblicos, e no de cargos pblicos.

ii.

A disponibilidade um direito que decorre da estabilidade adquirida pelo servidor pblico. Trata-se de garantia de inatividade remunerada, assegurada ao servidor estvel, em caso de ser extinto o cargo ou declarada a sua desnecessidade. A emenda constitucional n. 19/98 estabeleceu que a disponibilidade dar-se- com remunerao proporcional ao tempo de servio.

Os servidores ocupantes de cargos pblicos tm direito ao gozo de frias anuais, remuneradas com, pelo menos, 1/3 a mais do que o salrio normal; h que se entender que o salrio normal tudo o que o servidor recebe, habitualmente, a ttulo de remunerao ou vencimento, ressalvadas aquelas vantagens no permanentes, vinculadas ao exerccio do cargo, funo ou emprego em condies especiais, como as decorrentes de horas extras, de participao em rgos colegiados, ou as que so pagas a ttulo de representao, quando em funo ou misso fora do Estado.

As licenas so vantagens de natureza no-pecuniria previstas em lei, atravs das quais a Administrao autoriza o afastamento do servidor das suas atividades, sem qualquer tipo de penalizao. Na esfera federal, so previstas no Captulo IV, do Titulo III, da Lei n. 8112/90, compreendendo os artigos 81 a 92.

Os adicionais so vantagens pecunirias que a Administrao concede aos servidores em razo do tempo de exerccio (adicional de tempo de servio) ou em face da natureza peculiar da funo, que exige conhecimentos especializados ou um regime prprio de trabalho (adicionais de funo). Os adicionais destinam-se a melhor retribuir os exercentes de funes tcnicas, cientficas e didticas, ou a recompensar os que se mantiveram por longo tempo no exerccio do cargo. O adicional por tempo de servio o acrscimo pecunirio que se adita definitivamente ao padro do cargo em razo exclusiva do tempo de exerccio estabelecido em lei para o auferimento da vantagem. O adicional de funo, por sua vez, apresenta-se como vantagem pecuniria ligada a determinados cargos ou funes que, para serem bem desempenhados, exigem um regime especial de trabalho, uma particular dedicao ou uma especial habilitao de seus titulares.

As gratificaes so vantagens pecunirias atribudas precariamente aos servidores que esto prestando servios comuns da funo em condies anormais de segurana, salubridade ou onerosidade (gratificaes de servio), ou concedidas como ajuda aos servidores que renam as condies pessoais que a lei especifica (gratificaes especiais). As gratificaes de servio ou pessoais no so liberalidades puras da Administrao; so vantagens pecunirias concedidas por recproco interesse do servio e do servidor, mas sempre vantagens transitrias, que no se incorporam automaticamente ao vencimento e nem geram direito subjetivo continuidade de sua percepo.

As gratificaes de servio so aquelas que a Administrao institui para recompensar riscos ou nus decorrentes de trabalhos normais executados em condies anormais de perigo ou de encargos para o servidor, tais como servios realizados com risco de vida e sade ou prestados fora do expediente, da sede ou das atribuies ordinrias do cargo. Tais gratificaes s devem ser percebidas enquanto o servidor est prestando o servio que as enseja, porque so retribuies pecunirias pro labore faciendo e propter laborem. Cessado o trabalho que lhes d causa ou desaparecidos os motivos excepcionais e transitrios que as justificam, extingue-se a razo de seu pagamento.

A gratificao pessoal, ou mais precisamente, gratificao em razo de condies pessoais do servidor (propter personam) toda aquela que se concede em face de fatos ou situaes individuais do servidor, tais como a existncia de filhos menores ou dependentes incapacitados para o trabalho (salrio-famlia) e outras circunstncias peculiares do benefcio. Tais gratificaes decorrem da ocorrncia de fatos ou situaes individuais ou familiares previstas em lei.

Os servidores pblicos, no desempenho de suas funes, ou a pretexto de exerc-las, podem cometer infraes de quatro ordens:
I. II.

III.
IV.

Administrativa; Civil; Criminal; Improbidade administrativa.

Por essas infraes, devero ser responsabilizados no mbito interno da Administrao e/ou judicialmente. A responsabilizao dos servidores pblicos dever genrico da Administrao e especfico de todo chefe, em relao a seus subordinados.

A responsabilizao e a punio dos servidores pblicos so realizadas por meios externos e internos. Os meios internos abrangem o processo administrativo disciplinar e os meios sumrios, com a garantia do contraditrio e da ampla defesa; os meios externos compreendem os processos judiciais, civis e criminais. A diferena entre eles e que os meios internos desenvolvemse e exaurem-se no mbito da prpria Administrao, enquanto que os meios externos ficam a cargo exclusivo do Poder Judicirio e se realizam como prestaes jurisdicionais comuns, requeridas pela prpria Administrao ou pelo Ministrio Publico. Interessam ao Direito Administrativo apenas os meios internos, como forma especfica de proteo ao servio pblico e de represso s infraes funcionais dos servidores.

Sindicncia administrativa e o meio sumrio de que se utiliza a Administrao para, sigilosa ou publicamente, com indiciados ou no, proceder apurao de ocorrncias anmalas no servio pblico, as quais, confirmadas, fornecero elementos concretos para a imediata abertura e processo administrativo contra o funcionrio pblico responsvel. Seria, assim, a sindicncia, fase preliminar instaurao do processo administrativo. A Lei federal n. 8.112/90, no artigo 143, prev sindicncia para a apurao de irregularidade, dela podendo resultar: arquivamento do processo, aplicao de penalidade de advertncia ou suspenso de ate 30 dias; e instaurao de processo disciplinar (art. 145).

Das könnte Ihnen auch gefallen