Sie sind auf Seite 1von 20

HENRI FAYOL (1841-1925)

QUEM FOI HENRI FAYOL: Engenheiro Francs um dos integrantes da escola clssica da Administrao, de Famlia Burguesa, educado Liceu de Lion (Frana) e Gerente Geral aos 47 anos.
Em 1916, aos 75 anos, Fayol administrao geral e industrial. publicou o livro

PODE SER VISTO COMO:Influente terico na perspectiva Clssica. CONSIDERADO: Pai da Administrao Moderna

TEORIA CLSSICA
Henri Fayol afirma a necessidade de um ensino

organizado e metodolgico da Administrao, de carter geral para formar administradores, a partir de suas aptides e qualidades pessoais. Em sua poca, essa idia era uma novidade. A Teoria Clssica ao contrrio da Administrao Cientfica se preocupa com a diviso no nvel dos rgos que compem a organizao, isto , com os departamentos, divises, sees e unidades.

Fayol e as Seis Funes Bsicas da Empresa


Fayol partiu de uma abordagem sinttica, global e universal da empresa, inaugurando uma abordagem anatmica e estrutural, superando a abordagem analtica e concreta de Taylor.

1 Funes Tcnicas: relacionam-se com a produo,

fabricao e transformao. 2 Funes Comerciais: esto ligadas as compras, vendas, troca. 3 Funes Financeiras: esto conectadas a captao e gerncia de recursos. 4 Funo de Segurana: refere-se a proteo de bens e de pessoas. 5 Funes Contbeis: direciona-se a elaborao de inventrio, balanos, preos de custos, etc. 6 Funes Administrativas: previso, organizao, comando, coordenao e controle.

Atividades da Empresa

Fayol definiu como funes Administrativas


Sobre as funes administrativas, Fayol definiu elementos da

Administrao, ou funes do administrador, a saber

Administrar : 1. Prever: visualizar o futuro e traar o programa de ao. 2. Organizar: constituir o duplo organismo material e social da empresa. 3. Comandar: dirigir e orientar o pessoal. 4. Coordenar: ligar, unir harmonizar todos os atos e todos os esforos coletivos. 5. Controlar: verificar que tudo ocorra conforme as regras estabelecidas e as ordens dadas.

Qualidades, Conhecimentos e Experincias necessrias aos Administradores segundo Fayol Qualidades fsicas
Qualidades mentais Qualidades morais Educao geral Conhecimento especial Experincia

DIFERENA ENTRE A ADMINISTRAO E ORGANIZAO

A Administrao o todo do qual a organizao uma das partes. A organizao pode ser usada com dois significados diferentes: 1. Organizao como na unidade ou entidade social, na qual as pessoas interagem entre si para alcanar objetivos especficos. Ex.: A empresa. Pode ser formal ou informal. 2. Organizao como funo administrativa e parte do processo administrativo (como a previso, o comando, a coordenao e o controle) neste sentido organizao significa atos de organizar e estruturar.

Na prtica Fayol definiu um conjunto de regras a que deve obedecer a estrutura interna de qualquer organizao assentes num conjunto de 14 princpios gerais de gesto.

1.Diviso do trabalho Consiste na especializao das tarefas e das pessoas para aumentar a eficincia. 2.Autoridade Autoridade e o direito de dar ordens e o poder de esperar obedincia. 3.Disciplina Depende da obedincia, aplicao, energia, comportamento e respeito aos acordos estabelecidos. 4.Unidade de comando Cada empregado deve receber ordens apenas de um superior. o princpio da autoridade nica.

5.Unidade de Direo Uma cabea e um plano para cada conjunto de atividades que tenham o mesmo objetivo.
6.Subordinao do interesse individual e Interesses gerais

Os interesses gerais da empresa devem sobrepor-se aos interesses particulares das pessoas. 7.Remunerao do pessoal Deve haver justa e garantida satisfao para os empregados e para a organizao em termos de retribuio. 8.Centralizao Refere-se concentrao da autoridade no topo da hierarquia da organizao. 9.Cadeia de Comando a linha de autoridade que vai do escalo mais alto ao mais baixo em funo do princpio do comando.
10

10.Ordem Um lugar para cada coisa e cada coisa em seus lugar. a ordem material e humana. 11.Equidade Amabilidade e justia para alcanar a lealdade do pessoal. 12.Estabilidade de Emprego A rotatividade do pessoal prejudicial para a eficincia da organizao. 13.Iniciativa A capacidade de visualizar um plano e assegurar pessoalmente o seu sucesso.
14.Espirito de equipe A harmonia entre as pessoas so grandes foras para a organizao.

TEORIA CLSSICA
1-Administrao como Cincia
Fayol afirma a necessidade de um ensino organizado e metodolgico da Administrao, de carter geral para formar administradores, a partir de suas

aptides e qualidades pessoais. Em sua poca, essa idia era uma novidade.

2. Teoria da Organizao
A Teoria Clssica concebe a organizao como se fosse uma estrutura, forma e disposio das partes que a constituem, alm do inter-relacionamento entre

as partes.

Abordagem Simplificada da Teoria Clssica


A Teoria Clssica se caracterizava pela nfase na

estrutura que a organizao deveria possuir para ser eficiente. Partia da organizao e da estrutura como um todo, para garantir a eficincia de todas as partes envolvidas, fossem elas departamentos, sees ou pessoas como executores de tarefas e ocupantes de cargos

Crticas teoria Clssica


Obsesso pelo Comando
Abordagem do Sistema Fechado nfase na organizao formal Manipulao dos trabalhadores

14

Administrao Cientfica X Teoria Clssica


Cho Fbrica X Gerncia Administrativa
nfase nas Tarefas X nfase na Estrutura Operaes X Gerncia

15

Comparando as teorias FAYOL


Teoria Administrativa

TAYLOR
Teoria Administrao

Clssica. nfase na estrutura da Organizao Objetivo: Aumentar a eficincia da organizao por meio da definio vrios nveis de responsabilidade

Cientfica nfase na definio das tarefas dos empregados. Objetivo: Aumentar a eficincia por meio da especializao dos operrios

O papel do gerente para Fayol


Consiste em tomar decises, estabelecer metas, definir

diretrizes e atribuir responsabilidades aos integrantes da organizao, de modo que as atividades de planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar estejam numa seqncia lgica

Deveres do gerente para Fayol:

* Assegurar a cuidadosa preparao dos planos e sua rigorosa execuo; * Cuidar para que a organizao humana e material seja coerente com o objetivo, os recursos e os requisitos da empresa; * Estabelecer uma autoridade construtiva, competente, enrgica e nica; * Harmonizar atividades e coordenar esforos; * Formular as decises de forma simples, ntida e precisa;

* Organizar a seleo eficiente de pessoal;


* Definir claramente as obrigaes; * Encorajar a iniciativa e o senso de responsabilidade; * Recompensar justa e adequadamente os servios prestados; * Usar sanes contra faltas e erros; * Manter a disciplina; * Subordinar os interesses individuais ao interesse geral; * Manter a unidade de comando; * Ter tudo sob controle; * Combater o excesso de regulamentos, burocracia e papelada.

CONCLUSO
Henri Fayol Caracteriza-se pela nfase na estrutura

organizacional, pela viso do Homem Econmico e pela busca da mxima eficincia.

Sofreu crticas como a manipulao dos trabalhadores atravs dos incentivos materiais e salariais e a excessiva unidade de comando e responsabilidade.

Referncias Bibliogrficas
CHIAVENATO,Idalberto- Teoria geral da Administrao- 7

Edio revisada e atual editora-Elsevier.


MAXIMIANO, Antnio Cesar Amaru- Teoria Geral

da Administrao.
FAYOL, Henri. Administrao Industrial e Geral:

previso, organizao, comando, coordenao e controle. 10 ed. So Paulo: Atlas, 1989.

Das könnte Ihnen auch gefallen