Sie sind auf Seite 1von 18

O Enfermeiro e a Morte

O Enfermeiro e a Morte
Os aperfeioamentos dos cuidados mdicos e a nutrio permitiram que a maioria das pessoas sobrevivam at velhice. Mas apesar de todos os avanos da cincia moderna, 100% das pessoas ainda morrem.

O Enfermeiro e a Morte
Uma vez no hospital ningum menciona a possibilidade de a doena ser fatal: a morte tratada como um segredo criminoso. Os tradicionais costumes de luto tem vindo sendo abandonados e os rituais de cremao ou enterro perderam muito do seu significado emocional.

O Enfermeiro e a Morte
Cada gerao e cada sociedade desenvolveu as suas prprias solues para o problema da morte. No entanto, todas as sociedades vem a morte como uma transio relativamente pessoa que morre. Os tempos de morte e desolao, so tempos em que as pessoas precisam umas das outras.

O Enfermeiro e a Morte
A morte um facto a viver e como tal faz parte da vida. A morte algo que desconhecemos, mas em relao qual profundamente no duvidamos. como a outra face da lua, nunca a vemos mas sabemos que existe, podemos compreender a face que nos revelada: a vida .

O Enfermeiro e a Morte
Se soubermos assumir que a morte enquadra a nossa existncia, podemos concentrarmo-nos melhor na sua vivncia quotidiana, equacionando o que fazemos e para que o fazemos. Durante muito tempo a morte foi considerada como um tabu. Mas a partir da dcada de 50/60, a morte comeou a sair da clandestinidade.

O Enfermeiro e a Morte
Antes morria-se em casa, quase ritualmente, hoje morre-se cientificamente , no hospital, s escondidas da famlia, rodeado do silncio mortal, e o morto no entra em casa. A morte acaba tambm por estar na mo dos mdicos, quando o doente no deixado morrer naturalmente, antes fica ligado a aparelhos sofisticados que o mantm artificialmente vida.

O Enfermeiro e a Morte
Ao reflectir sobre a morte e ao estar consciente dela, a vida adquire um sentido pleno Dalai Lama

A morte natural vida. Escondendo a morte, estamos de qualquer forma a esconder ou a desvalorizar a vida.

O Enfermeiro e a Morte
A morte no mais que uma passagem para outra vida e que o instante da morte uma experincia nica, bela, libertadora que se vive sem medo nem angstia . Ross

O Enfermeiro e a Morte
Algumas vezes questionamo-nos sobre a morte desta ou daquela pessoa. Muitas vezes sentimonos embaraados com o momento da morte, mas sempre nos sentimos solidrios com a pessoa no seu processo de morrer. Consciencializamos tambm que a morte da pessoa nos confronta com os limites da nossa actuao e por isso algumas vezes nos sentimos desfeitos .

O Enfermeiro e a Morte
Chegamos a ter medo da nossa fragilidade perante a morte de outro, no nos fossemos sentir incapazes de lidar com a pessoa e de no saber como gerir a sua revolta, angstia e, mesmo a sua aceitao. Parece haver um contra senso, quando apregoamos o direito vida, remetemos a pessoa ao esquecimento e recusamos a solidariedade a essa pessoa que se confronta com o seu fim.

O Enfermeiro e a Morte
A pessoa, antes de morrer, tentar transmitir aos que a acompanham o essencial de si prpria. O tempo que antecede a morte pode ser simultaneamente o de uma realizao da pessoa e da transformao do que a rodeia.

O Enfermeiro e a Morte
Quando nada mais nos resta a fazer, podemos ainda amar e sermos amados, e muitos moribundos, no instante de deixarem a vida , nos tm lanado esta mensagem: no passem ao largo da vida, no passem ao largo do amor. Devemos nesta fase final, olhar em frente e apoiarmo-nos uns aos outros, em vez de rodearmos a morte de silncio e solido.

A vida uma doena incurvel que fatalmente acaba sempre e a principal diferena entre ns e os nossos doentes prende-se com a possibilidade deles virem a morrer primeiro...

preciso toda a vida para aprender a morrer


Sneca

A morte a outra face da vida...


Autor desconhecido

ensin-lo- tambm a viver...

Quem ensinar o homem a morrer,


Montaigne

Referncias Bibliogrficas:
ARIS, Philippe - O homem perante a morte. Mem Martins : Europa Amrica, 2000. ISBN 972-1-01152-5. 341p. BARROS DE OLIVEIRA, J. H. - Viver a morte - abordagem antropolgica e psicolgica. Coimbra : Almedina, 1998. ISBN 972-401063-5. 256p. CABRAL DE FRIAS, Cidlia De Ftima - A aprendizagem do cuidar e a morte. Loures : Lusocincia, 2003. ISBN 972-8383-50-9. 210p. HENNEZEL, Marie De - Dilogo com a morte. Lisboa : editorial noticias, 1997. ISBN 972-46-0793-3. 173p. PARKES, Colin Murray et al- Morte e luto atravs das culturas. Lisboa : Climpesi Editores, 2003. ISBN 972-8449-38-0. 297p.

Das könnte Ihnen auch gefallen