Sie sind auf Seite 1von 108

UIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE TECNOLOGIA

FUNDAMENTOS DE DIREITO AMBIENTAL

FUNDAMENTOS DE DIREITO AMBIENTAL


LEGISLAO NACIONAL Didaticamente podemos dividir o estudo do Direito em duas grandes reas: o pblico e o privado.
No

primeiro tratamos de uma gama de direitos comuns aos cidados enquanto este trata dos direitos particulares do cidado. No direito privado a propriedade o principal instituto. No direito pblico o principal o bem estar comum.
2

FUNDAMENTOS DE DIREITO AMBIENTAL


O Direito Ambiental - Cracteriza-se por pertencer a uma pluralidade de sujeitos no identificveis, mas que pode ser exercido a qualquer tempo.

Acima de qualquer interesse est o da sociedade. o denominado Direito Difuso.


3

FUNDAMENTOS DE DIREITO AMBIENTAL

O Direito existe pelo homem e para o homem. Desta forma, todo o disciplinamento intentado pelo legislador no mbito de resguardar recursos naturais, vivos ou no, deve ser feito, atravs da lente da equidade social.

ASPECTOS DO DIREITO AMBIENTAL


Meio ambiente propriamente dito, isto , dos recursos naturais existentes (ar, gua, flora, fauna, etc).

O ambiente criado pelo homem, isto , o ambiente eminentemente humano tais como praas, ruas, edifcios, obras, etc.
O ambiente do trabalho, onde aspectos relacionados como iluminao, ventilao, rudos, temperatura, dentre outros so importantes.
5

DIREITO AMBIENTAL CONCEITUAO Conjunto de princpios, institutos e normas sistematizadas para disciplinar o comportamento humano, objetivando proteger o meio ambiente.
6

PRINCPIOS FUNDAMENTAIS
Princpios norteadores da aplicao da legislao ambiental :
a) Princpio da Preveno ou Precauo: Este o maior e mais importante ordenamento jurdico ambiental, considerando que a preveno o grande objetivo de todas as normas ambientais, uma vez que, desequilibrado o meio ambiente a reparao na maior parte das vezes uma tarefa difcil e dispendiosa.
7

PRINCPIOS FUNDAMENTAIS
Os instrumentos da Poltica Nacional do Meio Ambiente (Licenciamento, EIA, zoneamento) esto fundados no Princpio da Precao.
b) Princpio da Cooperao: Significa dizer que todos, o Estado e a Sociedade, atravs de seus organismos, devem colaborar para a implementao da legislao ambiental, pois no s papel do governo ou das autoridades, mas de cada um e de todos ns.

PRINCPIOS FUNDAMENTAIS
c)Princpio da Publicidade e da Participao Popular: Importa afirmar que no se admite segredos em questes ambientais, pois afetam a vida de todos. Tudo deve ser feito, principalmente pelo Poder Pblico, com a maior transparncia possvel, e de modo a permitir a participao na discusso dos projetos e problemas dos cidados de um modo geral.
9

PRINCPIOS FUNDAMENTAIS
d) Princpio do Poluidor-pagador: Apesar de um princpio lgico, pois quem estraga deve consertar, infelizmente ainda no bem aceito na prtica, ficando para o Estado esta obrigao de recuperar e para a sociedade o prejuzo, e para o mal empreendedor somente o lucro.
10

PRINCPIOS FUNDAMENTAIS

e) Princpio In dbio pro natura: uma regra fundamental da legislao ambiental, que leva para a preponderncia do interesse maior da sociedade em detrimento do interesse individual e menor do empreendedor ou de um dado projeto.

11

MEIO AMBIENTE NA CONSTITUIO

FEDERAL

A Constituio de um pas a sua Lei Maior. O Direito Ambiental que integra o Sistema Jurdico Nacional se apia na Carta Magna. O Legislador Constituinte de 1988 dedicou especial ateno ao tema, reservando um captulo da constituio, para tratar do meio ambiente.
12

MEIO AMBIENTE NA CONSTITUIO FEDERAL


O Captulo VI do Ttulo VIII, no art. 225, cuja transcrio obrigatria diz: Todos tm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Pblico e coletividade o dever de defendlo e preserv-lo para as presentes e futuras geraes.

13

MEIO AMBIENTE NA CONSTITUIO FEDERAL


O termo Todos significa que qualquer pessoa sujeito de direitos relacionados ao meio ambiente. Na linguagem jurdica o bem de uso comum abrange todos os bens (tudo que possa ser valorado) que no pertencem a ningum especificamente, entretanto, que possam ser utilizados por qualquer um, a qualquer tempo, sem qualquer nus (como por exemplo: gua, ar, luz solar, etc).

14

MEIO AMBIENTE NA CONSTITUIO FEDERAL

O sentido da qualidade de vida amplo e abrange todos os aspectos da vida humana, tais como transporte coletivo, segurana pblica, comunicaes, hospitalais, lazer, habitao, enfim, tudo o que possa conduzir a um nvel de bem estar do cidado.
15

MEIO AMBIENTE NA CONSTITUIO FEDERAL

A responsabilidade pelo meio ambiente ecologicamente equilibrado no est restrita ao Poder Pblico constitudo (seja Federal, Estadual ou Municipal). O termo preservar para geraes futuras est associado ao desenvolvimento sustentvel.
16

PARGRAFOS E INCISOS DO ART. 225 DA CARTA MAGNA


1 / 1

(preservar e restaurar processos ecolgicos) Trata do manejo ecolgico, que est regulado no Decreto n 1.282/94. Procedimento para conservar os recursos naturais, conservar a estrutura da floresta e suas funes, manuteno da diversidade biolgica e desenvolvimento scio ecolgico.
17

PARGRAFOS E INCISOS DO ART. 225 DA CARTA MAGNA


1 / 2(preservar patrimnio gentico)

1) a preservao realizada por qualquer uma das trs maneiras possveis: in situ, preservando-se o ecossistema no qual se encontra seu meio natural; ex situ, preservandose parte do organismo, como sementes, smen, outros, e; ex situ preservando-se o organismo inteiro em ambientes artificiais em zoolgicos, jardim botnico, aqurio, outros.
18

PARGRAFOS E INCISOS DO ART. 225 DA CARTA MAGNA


1 / 2(preservar patrimniogentico)

2) permitida a manipulao de material gentico, desde que desta manipulao resulte um aprimoramento na qualidade de vida. A lei que trata deste assunto a de n 8.974/95.
19

PARGRAFOS E INCISOS DO ART. 225 DA CARTA MAGNA

l / 3(Unidades de Conservao)
No inciso terceiro encontramos referncia s unidades de conservao tais como: APA, ARIE, AIET, reserva, parques, dentre outras. Cada uma destas unidades tem um regime prprio com limitaes de uso, zoneamento, objetivo e caractersticas prprias.
20

PARGRAFOS E INCISOS DO ART. 225 DA CARTA MAGNA 1 / 4(Elaborar EIA/RIMA)

A necessidade de elaborao do EIA/RIMA. A lei que disciplina este inciso a de n 6.803/80, modificada pela Lei n 6.938/81 e Resoluo 001/86 do CONAMA que lhe fixou suas diretrizes gerais.
O Estudo realizado por equipe multidisciplinar e apresentado em audincia pblica para aprovao popular via RIMA.
21

PARGRAFOS E INCISOS DO ART. 225 DA CARTA MAGNA

l / 5(Poluio do Meio Fsico)


O inciso quinto abrange tanto a poluio do ar (pelas suas mais diversas formas), quanto a da gua (rios e mar principalmente) e do solo (atravs dos agrotxicos e biocidas por exemplo). Existe farta legislao para controlar emisses, bem como multas, penas, etc.
22

PARGRAFOS E INCISOS DO ART. 225 DA CARTA MAGNA

l / 6(Educao Ambiental)
A educao ambiental est prevista no inciso sexto, deve ter como principais caractersticas interdisciplinaridade, tratamento sistmico, mudana filosfica de comportamento (atitude), pesquisa e a discusso do desenvolvimento sustentvel em termos econmicos..
23

PARGRAFOS E INCISOS DO ART. 225 DA CARTA MAGNA

l / 7(Proteo a Fauna e Flora)


A proteo fauna e flora, do inciso stimo, realizada atravs de legislao tais como: Cdigo de Pesca, da Caa e Florestal. Alm de muitos dispositivos dispersos nos Cdigos Civil e Penal, alm da Lei das Contravenes Penais e em Resolues e Portarias Administrativas com cunho federal. Em 1998 foi sancionada a Lei n 9.605 que trata dos Crimes Ambientais.
24

PARGRAFOS E INCISOS DO ART. 225 DA CARTA MAGNA

2(Recursos Minerais)

O Cdigo de Minas regulamenta o disposto no pargrafo segundo que versa sobre os recursos

25

PARGRAFOS E INCISOS DO ART. 225 DA CARTA MAGNA

3 ( Responsabilidad Objetiva )
As pessoas fsicas e jurdicas tm responsabilidades civil, penal e administrativa nas aes lesivas ao meio ambiente. Refer-se responsabilidade objetiva, isto , no necessria a prova de dolo ou culpa. Basta que se prove o dano.

A responsabilidade pode ser cumulativa, isto , o causador do dano pode receber sanes penal, civil e administrativa.
26

PARGRAFOS E INCISOS DO ART. 225 DA CARTA MAGNA


4 (Florestas)

O pargrafo quarto trata da Floresta Amaznica Brasileira, da Mata Atlntica, da Serra do Mar, do Pantanal Mato-grossense e da Zona Costeira.

27

PARGRAFOS E INCISOS DO ART. 225 DA CARTA MAGNA

5(Terra Devolutas) Trata da indisponibilidade das terras devolutas ou arrecadadas pelos Estados para a proteo dos ecossistemas.
6(Usinas Nucleares) Localizao definida em lei federal para a sua instalao.
28

POLTICA NACIONAL DE MEIO AMBIENTE ( PNMA)

O mais importante diploma legal brasileiro na rea ambiental sem dvida a Lei n 6.938/81 com regulamentao no Decreto n 99.274/90.
Essa lei materializa a traduo jurdica da Poltica Nacional do Meio Ambiente.
29

POLTICA NACIONAL DE MEIO AMBIENTE (PNMA)


Esta Lei traz como objetivo principal preservao, melhoria e recuperao da qualidade ambiental, e d como parmetros o desenvolvimento scio econmico, a segurana nacional e a dignidade da vida humana. Os princpios adotados so o equilbrio ecolgico, racionalizao de uso dos recursos, a proteo dos ecossistemas, zoneamento, incentivos, educao, etc.
30

POLTICA NACIONAL DE MEIO AMBIENTE (PNMA)


A responsabilidade civil objetiva no campo do dano ambiental estabelecida por essa Lei, que prev as sanes administrativas aplicveis pelos rgos de controle e fiscalizao ambiental locais

31

POLTICA NACIONAL DE MEIO AMBIENTE ( PNMA )


A organizao do Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA) foi traada nesta Lei com os rgos superiores (Conselho de Governo); rgos consultivo e deliberativo (CONAMA); rgo central (Ministrio do Meio Ambiente); rgo executor (IBAMA); rgos setoriais (federais); rgos seccionais (estaduais) e locais (municipais).
32

POLTICA NACIONAL DE MEIO AMIENTE ( PNMA )

Os instrumentos de proteo ambiental tambm tm sua origem nesta Lei. Os principais so o Licenciamento Ambiental, o Zoneamento e o Estudo de Avaliao de Impacto Ambiental (EIA/RIMA).
33

POLTICA NACIONAL DE MEIO AMIENTE ( PNMA ) Outros instrumentos so o estabelecimento de padres de qualidade ambiental por Cmara Tcnica do CONAMA e fiscalizada pelo IBAMA, o estabelecimento de unidades de conservao (APA, parques, etc), o cadastro tcnico de atividades de defesa e potencialmente poluidores e as sanes tais como multa, perda ou restrio de incentivos ou benefcios, a suspenso de atividades, entre outras.

34

RGO E COMPETNCIAS LEGAIS


A Constituio Federal de 1988 alterou a competncias ambientais, descentralizando a competncia para legislar sobre o meio ambiente, que antes era concentrada na Unio.

Conforme consta no Art. 22 da Constituio, a competncia privativa da Unio fica restrita s matrias que tratam das guas, energia, navegao fluvial, lacustre e martima, area e aeroespacial, trnsito e transporte, recursos minerais e metalurgia, populaes indgenas e atividades nucleares. 35

POLTICA NACIONAL DE MEIO AMIENTE ( PNMA )

Atualmente, tem-se a competncia concorrente em matria ambiental conforme consta no Art. 24 da Constituio Federal. Cada Estado da Federao tem competncia legislativa concorrente com a Unio para fazer leis em matria Ambiental. O princpio da hierarquia das leis deve ser respeitado.
36

POLTICA NACIONAL DE MEIO AMIENTE ( PNMA )

O municpio tambm um ente da Federao e pode legislar em matrias ambientais de interesse local, podendo ser mais restritiva, e suplementando a legislao federal e estadual.
O Art. 30 da Constituio trata da competncia municipal para legislar as matrias ambientais de interesse local.
37

Competncia e Atribuio dos rgos Ambientais no Pas


ENTE DA FEDERA O RGO ADMINI STRATI VO E AMBIE NTAL RGO DO PODER JUDICIRIO , DE POLCIA CIVIL, MILITAR E AMBIENTA L MINITRIO PBLICO

UNIO

Ministri Justia o do Federal; Meio Polcia Ambient Federal.

Ministrio Pblico Federal 38 (Procuradores).

Competncia e Atribuio dos rgos Ambientais no Pas


UNI O Ministrio do Meio Ambiente (MMA); SISNAMA; CONAMA; IBAMA. Justia Federal; Polcia Federal. Ministrio Pblico Federal (Procurador es). Matrias: ndios, guas federais e subterrnea

39

ESFERAS DE RESPONSABILIDADE AMBIENTAL


So trs esferas independentes de responsabilidade ou responsabilizao ambiental : Administrativa, Civil e Penal. Via de regra, a primeira sano que o infrator da legislao ambiental recebe a administrativa, aplicada pelos agentes dos rgos ambientais no exerccio do poder de polcia, variando desde uma simples multa at a suspenso parcial ou total da atividade lesiva ou demolio da obra.
40

ESFERAS DE RESPONSABILIDADE AMBIENTAL


Na esfera de responsabilidade ambiental o Poder Pblico age por iniciativa prpria ou mediante denncia da sociedade.

O poder de polcia visa garantir a segurana e a integridade ambiental, e pode ser exercida pelas trs esferas do governo: federal, estadual e municipal, atravs dos rgos integrantes do Sistema Nacional de Meio Ambiente (SI SNAMA).

41

ESFERAS DE RESPONSABILIDADE AMBIENTAL


O Decreto N 3.179 de 21/09/1999 especificou e sistematizou a infrao administrativa ambiental classificando-as pelo bem ambiental atingido, alm de unificar o referencial de valor das multas em Real, que pode ir de R$ 50,00 (cinqenta reais) a R$ 50.000.000,00 (cinqenta milhes de reais). Os valores arrecadados pelos rgos ambientais da Unio em pagamento s multas por infrao ambiental so revertidos ao Fundo Nacional de Meio Ambiente.
42

ESFERAS DE RESPONSABILIDADE AMBIENTAL


A segunda sano que o infrator da legislao ambiental recebe a de responsabilidade civil. Neste campo a Lei N 6938/81 representou uma grande novidade, at hoje de suma importncia para a eficcia da aplicao da legislao ambiental: a responsabilidade objetiva ou, em outras palavras, a dispensa da culpa para caracterizar a obrigao de indenizar. Outra lei que se aplicam nesta esfera a Lei da Ao Civil Pblica, Lei N 7347/85, e o seu art. 8o que trata do Inqurito Civil Pblico..
43

ESFERAS DE RESPONSABILIDADE AMBIENTAL


Finalmente, a responsabilizao penal e administrativa das pessoas fsica e jurdica que agridem o meio ambiente pode ser atribuda pela nova Lei de Crimes Ambientais, Lei N 9.605 de 12 de fevereiro de 1998. A Lei nova, alm de definir crimes ambientais, apresenta alternativas pena privativa de liberdade e prev a no aplicao da pena, desde que o infrator recupere o dano, ou de outra forma, pague seu dbito para com a sociedade.
44

ESFERAS DE RESPONSABILIDADE AMBIENTAL


Quanto responsabilidade penal da pessoa jurdica, a Lei de Crimes Ambientais no exclui a responsabilidade penal das pessoas fsicas associadas que sejam autoras, co-autoras ou participem do mesmo fato.

O art. 7 da nova Lei permite ainda substituir penas de priso at 04 (quatro) anos por penas alternativas, como prestao de servios comunidade. Observa-se que os produtos e instrumentos apreendidos com o infrator podem ser doados, destrudos ou vendidos.
45

LEIS E NORMAS AMBIENTAIS FLORA


A Lei n 4.771/65, ou o Cdigo Florestal define dois tipos de florestas de preservao permanente: a)por fora de lei, b) por disposio do Poder Pblico. Neste sentido o Decreto n 1.282/94 tambm traz regras claras com respeito explorao de florestas, manejo florestal sustentvel, princpios e fundamentos tcnicos para o manejo, confere ao IBAMA competncia para definir reas de explorao de madeiras, o corte raso na Amaznia para projetos sociais e de desenvolvimento, a reserva legal (50%) e a reposio florestal.
46

LEIS E NORMAS AMBIENTAIS FAUNA


Em relao fauna, a Lei n 5.197/67, trata deste assunto. Os animais so patrimnio nacional, probe a caa profissional e veda o comrcio de animais.

O Cdigo de Pesca, Decreto - Lei n 221/67, pretende disciplinar cuidados acerca dos animais aquticos, pesca, suas modalidades, sanes, cuidados, entre outros.
47

LEIS E NORMAS AMBIENTAIS AO CIVIL PBLICA


Em 1985 surge, com a Lei n 7.347/85, um dos instrumentos de proteo ambiental mais eficazes, a Ao Civil Pblica, instrumento jurisdicional importante do qual pode o cidado fazer uso quando se sentir prejudicado.

48

LEIS E NORMAS AMBIENTAIS


REGRAS RELATIVAS BIODIVERSIDADE

Em relao a biossegurana e s regras para manipulao gentica segura, surge em 1995, para disciplinar o dispositivo constitucional a Lei n 8.974/95, regulada pelo Decreto n 1.752/95. Todas as regras e tcnicas de engenharia gentica para instituies no tocante manipulao gentica e liberao no ambiente de organismos geneticamente modificados esto aqui apresentadas.
49

LEIS DE PATENTES
Uma lei polmica foi a de n 9.279/96 que trata da propriedade intelectual, ou lei de patentes. Ela se aplica tanto para produtos quanto para processos ou modelos de utilidade. Probe o patenteamento de animais ou vegetais, autorizando apenas aos microorganismos transgnicos se cumpridos os requisitos de novidade, atividade inventiva e aplicao industrial.
50

LEI DE PATENTES
Internacionalmente os EUA, Japo, Mxico, Austrlia, Canad, Coria do Sul, Panam, Chile, Tailndia e Indonsia concedem direitos de propriedade intelectual por patenteamento para plantas, animais e microorganismos transgnicos e seqncias especficas de DNA. Na esteia da lei de patentes veio a Lei n 9.456/97, a lei de cultivares (plantas advindas de melhoramento gentico) e propriedade industrial.
51

CRIMES AMBIENTAIS
Finalmente, a Lei n 9.605/98 - a lei de crimes ambientais ressaltou alguns aspectos importantes:

a) o crime ocorre por ao ou omisso; b) a responsabilidade pessoal (fsica) e tambm jurdica; c) sanes alternativas; d) o funcionrio pblico responde na medida do dano (coresponsabilidade por omisso).
Alm de reafirmar outras: a) sanes; b) agravantes e atenuantes; c) os crimes em espcie; d) o clculo das multas. 52

AO CIVIL PBLICA

Um grande avano, sem dvida, foi o advento da chamada Lei de Ao Civil Pblica Lei N 7.347 de 1985.

Atribui legitimidade ao Ministrio Pblico e as Entidades Civis (ONG's) para ajuizar aes contra os infratores da legislao ambiental e de outros direitos e interesses chamados difusos e coletivos.

53

AO CIVIL PBLICA

Antes da Lei 7347/85 se uma empresa estivesse, por exemplo, poluindo o ar, somente os vizinhos confrontantes poderiam pensar em promover uma ao.

Hoje a sociedade tem o poder de ao, atravs do Ministrio Pblico ou de alguma associao criada para o fim de proteger o meio ambiente.

54

AO CIVIL PBLICA
Esta lei tem como objetivo principal disciplinar a Ao Civil Pblica de Responsabilidade por Danos Causados ao Meio Ambiente, ao Consumidor, a Bens de Direito de Valor Artstico, Esttico, Histrico, Turstico e Paisagstico. Inovao que tambm merece destaque a instituio do Inqurito Civil Pblico, previsto no art. 8, da Lei 7347/85, que pode ser instaurado pelo Ministrio Pblico para apurao e investigao de qualquer denncia relativa a ofensa aos direitos e interesses difusos e 55 coletivos, como o caso da leso ambiental.

AO CIVIL PBLICA
O Inqurito Civil Pblico sempre presidido por um promotor de justia, e para tanto pode requisitar informaes e documentos de qualquer entidade pblica e privada, assim como notificar pessoas fsicas ou jurdicas para prestarem declaraes sobre fatos de que tenham conhecimento. O instrumento, de natureza inquisitria, serve como base para o ajuizamento da Ao Civil Pblica ou de outras medidas judiciais cabveis para a preveno ou reparao do dano ambiental.
56

PERCIA AMBIENTAL
Desde a instituio dos diplomas legais acima citados e com o advento da Lei dos Crimes Ambientais (Lei n 9.605/98), os tribunais do conta de inmeros processos movidos pela coletividade, pelo Ministrio Pblico, pelo Estado ou pelo particular no exerccio da proteo aos direitos individuais e coletivos na esfera do meio ambiente.
O dano ou a ameaa ao meio ambiente o objeto principal destas lides.
57

PERCIA AMBIENTAL
Nas aes judiciais sobre o meio ambiente que se destaca a Percia Ambiental. Prevista no Cdigo de Processo Civil (artigos 420 a 439 da Seo VII, Cap. VI - Das Provas), A prova pericial solicitada sempre que, na averiguao da verdade dos fatos, faz-se necessria a atuao de profissionais com conhecimentostcnico-cientficos especializados.
58

PERCIA AMBIENTAL

Na rea ambiental as informaes e documentos no bastam para elucidar a lide, muitas vezes a averiguao da existncia do fato danoso e dos efeitos prejudiciais depende de prova eminentemente tcnica que somente pode ser produzida por profissionais especializados na rea, neste momento que se faz necessrio a percia ambiental.
59

PERCIA AMBIENTAL

A atividade pericial em meio ambiente regida pelo Cdigo de Processo Civil, bem como as demais modalidades de percias. Em razo da especificidade das questes ambientais, esta atividade deve ser amparada na Legislao Ambiental vigente no mbito Federal, Estadual e Municipal
60

PERITO E ASSISTENTE TCNICO


A Percia Ambiental tornou-se. assim, uma rea tcnica especfica de atuao profissional. O objetivo da percia esclarecer tecnicamente a existncia ou no de ameaa ou dano ambiental. Ela realizada por profissional especializado na rea.

61

PERITO E ASSISTENTE TCNICO


Alm dos requisitos morais e ticos inerentes a esta funo, o Perito deve ser capacitado tecnicamente no tema de meio ambiente a ele designado. Deve estar apto a dirimir as dvidas apresentadas atravs dos quesitos em fase processual especfica e preencher os requisitos legais exigidos no Cdigo de Processo Civil (art. 145 e s seguintes).

62

PERITO E ASSISTENTE TCNICO


Designado pelo Juiz, o Perito do Juzo atua como Auxiliar da Justia assessorando o juiz na formao de seu convencimento. Trata-se da pessoa de confiana do Magistrado e produz ao final dos trabalhos o Laudo Pericial. A fundamentao do Laudo Pericial e responsabilidade do perito sobre as informaes prestadas por ele so tratadas, respectivamente, no art. 429 e 147 do Cdigo Processual Civil (CPC).
63

PERITO E ASSISTENTE TCNICO


Logo, alm dos requisitos morais e ticos inerentes a esta funo, o Perito deve ser capacitado tecnicamente no tema de meio ambiente a ele designado. Deve estar apto a dirimir as dvidas apresentadas atravs dos quesitos em fase processual especfica e preencher os requisitos legais exigidos no Cdigo de Processo Civil (art. 145 e s seguintes).

64

PERITO E ASSISTENTE TCNICO


Observe-se que direito das partes nomearem Assistentes Tcnicos dentre os profissionais especializados e que forem de sua confiana.
Estes profissionais iro orient-los e assisti-los nos trabalhos periciais em todas as fases da percia e, quando necessrio, emitiro um Parecer Tcnico.
65

PERITO E ASSISTENTE TCNICO


Diferentemente dos Peritos do Juiz, os Assistentes Tcnicos no esto sujeitos a impedimento ou suspeio (art. 422 do CPC).
Importante atuao dos Assistentes Tcnicos de, durante os trabalhos de percia, deixar transparecer os mesmos padres exigidos pela legislao aos Peritos do Juzo, quais sejam, a capacidade tcnica comprovada e os compromissos morais e ticos.

66

PERITO E ASSISTENTE TCNICO


No laudo ou parecer tcnico o que importa a fundamentao tcnica, que deve ser calcada em elementos objetivos, analisados e interpretados por mtodos adequados, que conduzam a concluses tcnicas irrefutveis.
Inteis, tambm, so as consideraes de ordem jurdica, que alguns peritos e assistentes tcnicos se permitem enxertar no laudo e parecer tcnico, esquecidos de sua misso que meramente tcnica, sendo esta tarefa exclusiva dos advogados. 67

PERITO E ASSISTENTE TCNICO


O que se requer do laudo ou parecer tcnico o aclaramento das questes tcnicas, submetidas apreciao pericial.
Por isso, h de ser objetivo e conclusivo, afirmando ou negando o que foi indagado nos quesitos, sem omisses ou evasivas e, obviamente, sem desvios ou falsidades nas suas informaes e concluses. Laudos omissos, facciosos, conclusivos so imprestveis. confusos ou no
68

PERITO E ASSISTENTE TCNICO


O Perito Judicial, a priori, o profissional de confiana do Juzo, e muitas vezes, o que os fatos nos tem demonstrado, esta confiana esta baseada somente, em atitudes dentro dos padres morais e ticos, deixando de lado o terceiro fator que equilibra esta rdua tarefa, a capacitao tcnica.

69

ATUAO DO ASSISTENTE TCNICO


Deve estar tecnicamente preparado e habilitado na matria que ir discutir; Deve estudar e conhecer o problema, para que tenha suas prprias convices; Deve participar em conjunto com o advogado, no que lhe compete tecnicamente, na elaborao da inicial, contestao e quesitos; Deve estar junto ao Perito Judicial para ajud-lo e convenc-lo de suas convices;
70

ATUAO DO ASSISTENTE TCNICO


Deve participar, se for aceito pelo Perito Judicial, na elaborao do Laudo; Deve sempre estar a disposio dos advogados, perito e interessados, para dirimir dvidas e participar intensamente da produo da prova pericial e; Deve administrar tecnicamente o que lhe compete, com clareza e objetividade, para sempre que solicitado prestar esclarecimentos aos advogados e interessados.
71

ATRIBUIO PROFISSIONAL E LEGISLAO


As percias ambientais envolvendo reas da engenharia devem ser conduzidas por profissionais de nvel superior, com registro profissional em rgo competente e conforme regem as atribuies profissionais segundo as leis federais, resolues do CONFEA e normas tcnicas mostradas abaixo:

Lei Federal n 5194 de 21/12/1966 - Exerccio da


profisso de Engenheiro; Resoluo n 205 de 30/10/1973 - Cdigo de tica profissional;
72

ATRIBUIO PROFISSIONAL E LEGISLAO


Resoluo n 218 de 27/06/1973 - Atribuies profissionais; Resoluo n 345 de 27/07/1990 - Exerccio de atividades de Avaliaes; Normas da Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT); Constituio, Leis Ambientais Federais, Estaduais e Municipais, Cdigo e Defesa do Consumidor; CONAMA; Cdigo Florestal, entre outros.
73

QUESITOS
Os quesitos so as questes formuladas pelas partes envolvidas no processo e que devem ser respondidas de forma tcnica e imparcial, buscando esclarecer os interessados a respeito da matria em anlise.
Para se responder os quesitos de uma percia ambiental utilizam-se dados tcnicos das normas, fotografias, referncias bibliogrficas especializadas, modelos matemticos, questionrios de respostas, visitas ao local em anlise, resultados de anlises de laboratrio, entre

outros.

74

LAUDO PERICIAL CONTEDO


O laudo pericial o documento que apresenta os resultados da percia ambiental. No existe um formato padro para este tipo de documento, mas recomenda-se que contenha, no mnimo, as seguintes informaes:

Identificao do processo e solicitante da percia; Identificao das partes envolvidas; Descrio do objeto da percia; Apresentao da equipe de trabalho ; Relao dos documentos e informaes utilizados
(fornecidos, leis e normas);
75

LAUDO PERICIAL
CONTEDO
Metodologia de trabalho adotada;
Descrio do local da percia; Data, hora e perodo de tempo das diligncias; Descrio dos dados e informaes disponveis para fundamentar a anlise e as respostas dos quesitos da percia em execuo e as concluses; Resultados e discusses; Concluses; Identificao do perito ou assistente tcnico, registro profissional, registro geral, assinatura do profissional, 76 data.

LAUDO PERICIAL
Considerando que a percia ambiental est, geralmente, relacionada com impactos e danos causados ao meio ambiente, no se pode deixar de considerar no trabalho a anlise dos fatores abiticos (clima, atmosfera, hidrologia, geologia, etc), fatores biticos (microorganismos, flora e fauna) e dos fatores scio-econmicos (cultura, religio, nvel social, raa, etc).
77

SEQNCIA PARA CONFECO DE LAUDO DE PERCIA AMBIENTAL


A seqncia apresentada constitui uma sugesto que na maioria dos casos no se tem ou no so necessrios todos os elementos abaixo listados.
Para cada caso especfico so importantes os itens mais relacionados com o problema ambiental em estudo.
78

SEQNCIA PARA CONFECO DE LAUDO DE PERCIA AMBIENTAL


1. EXAME DO LOCAL 2. DISCUSSO

2.1. Diagnstico Ambiental da rea; 2.2. Impactos Ambientais Esperados na rea 2.3. Consideraes Complementares (quando for o caso )
3. CONCLUSO
79

EXAME DO LOCAL
1.1 Localizao da rea: Apresentar mapas da rea em anlise em escala compatvel indicando o local e vizinhana. Utilizar preferencialmente as coordenadas geogrficas em unidades tcnicas mtricas.

1.2 Situao Legal da rea: Verificar se a rea pblica ou privada, a qual unidade da federao pertence e se considerada uma rea de proteo ambiental. Descrever sucintamente a que se destina e qual o seu uso atual.
1.3 Clima: Realizar o levantamento climatolgico regional (ndice pluviomtrico, freqncia, direo e intensidade do vento, umidade e temperatura ambientes mdias). 80

EXAME DO LOCAL
1.4 Recursos Hdricos: Inventariar os recursos hdricossuperficiais e subterrneos e mapear os corpos d'gua e mananciais. 1.5 Geologia e Morfologia do Solo: Descrever o perfil geolgico do terreno e relevo local, relacionar os recursos minerais e indicar a direo de fluxo do lenol fretico. 1.6 Solo: Mapear os solos, com consideraes sobre a pedologia e a edafologia. 1.7 Vegetao: Descrever a mapear as principais formas de vegetao. Listar as plantas, principalmente, aquelas de interesse econmico. Constatar a ocorrncia de espcies 81

EXAME DO LOCAL
1.8 Fauna e Ictiofuna: Identificar principalmente os vertebrados e peixes, dando nfase s espcies endmicas, raras, migratrias e cinergticas. 1.9 Ecossistema: Identificar e descrever os principais ecossistemas da rea, nos seus componentes abiticos e biticos. 1.10 reas de interesse histrico ou cultural: Listar e descrever locais de interesse histrico, culturais e jazidas fossilferas num raio de 50 km.
82

EXAME DO LOCAL
1.11 rea de Preservao: Constatar se o local descrito est inserido em rea protegida por lei (Parques, Estao Ecolgica, Reserva Biolgica, etc). 1.12 Infra-estrutura: Descrever as infra-estruturas existentes no local (ncleo habitacional, telefonia, estrada, cooperativas, etc). 1.13 Atividades previstas, ocorridas ou existentes na rea: Relatar as tecnologias utilizadas nas fases de implementao e operao do empreendimento. 1.14 Listar insumos e equipamentos, usualmente, 83

DISCUSSO
Diagnstico Ambiental da rea
Uso atual da terra: Constatar o uso atual da terra, dar o percentual utilizado pela agropecuria. Uso atual da gua: Constatar o uso da gua. bem como obras de engenharia (canal, dique, barragem, drenagem). Verificar se ocorrem fontes poluidoras. Avaliao da situao ecolgica atual: Realizar o levantamento das aes antrpicas anteriores e atuais, bem como relatar a situao da vegetao e fauna nativas. Com os dados obtidos inferir sobre a estabilidade ecolgica dos ecossistemas da rea. Avaliao scio-econmica: Analisar a situao scioeconmica da rea, atravs de uma metodologia 84 compatvel com a realidade regional.

DISCUSSO
Impactos Ambientais Esperados na rea
Impactos ecolgicos: Listar e analisar os impactos ecolgicos, levando em considerao a sade pblica e a estabilidade dos ecossistemas naturais, principalmente, aquelas localizadas em reas protegidas por lei. Impactos scio-econmicos: Avaliar os impactos scioeconmicos da rea, levando em considerao os aspectos mdicos e sanitrios. Perspectivas da evoluo ambiental da rea: Inferir sobre qual seria a evoluo da rea com ou sem o empreendimento.
85

DISCUSSO
Consideraes Complementares
Alternativas tecnolgicas e locacionais: Optar por alternativas menos impactantes para o meio ambiente, em termos tecnolgicos e locacionais. Recomendaes para minimizar os impactos adversos e incrementar os benficos: Listar as recomendaes especficas para minimizar os impactos negativos e incrementar os benficos. Recomendaes para o monitoramento dos impactos ambientais adversos: Desenvolver e implantar programas de biomonitoramento, de controle de qualidade da gua, de controle de eroso, etc. Apreciao dos quesitos: Discutir claramente os quesitos 86

CONCLUSO

Deve ser elaborada de forma sucinta, mas sempre que possvel, conclusiva, abrangendo os aspectos ambientais anteriormente discutidos.

87

SEQNCIA PARA CONFECO DE LAUDO DE PERCIA AMBIENTAL


1. EXAME DO LOCAL 2. DISCUSSO

2.1. Diagnstico Ambiental da rea; 2.2. Impactos Ambientais Esperados na rea 2.3. Consideraes Complementares (quando for o caso )
3. CONCLUSO
88

AVALIAO DE IMPACTO AMBIENTAL


A percia ambiental busca avaliar os impactos ambientais causados no meio ambiente decorrentes de um acidente, devendo ser realizados Estudo de Avaliao de Impactos Ambientais (EIA):

Elementos e etapas de EIA e tipologia dos impactos tambm discutida. Tcnicas usuais de avaliao Mtodos analticos empregados para se determinar o nvel de contaminao e a mudana da qualidade ambiental.
89

AVALIAO DE IMPACTO AMBIENTAL


Conforme consta no art. 255 da Constituio Federal de 05/10/1988, o Estudo de Avaliao de Impactos Ambientais (EIA) exigido na forma da Lei para instalao de obra ou atividade potencialmente perigosas de causar dano ao meio ambiente. A sua publicidade tambm exigida na forma da Lei. Uma percia ambiental, geralmente, avalia um dano ambiental ocorrido em uma obra ou atividade j em operao, assim o EIA-RIMA tambm uma ferramenta til para avaliar o dano ocorrido e desenvolver o laudo pericial. 90

IMPACTO AMBIENTAL
Defini-se Impacto Ambiental como sendo uma perturbao no ecossistema proveniente de uma ao ou omisso humana (efeito ambiental), qualificada de positiva ou negativa por um certo grupo social, no contexto de sua realidade espacial e temporal. O efeito ambiental inclui a noo de julgamento, valor positivo (benfico) ou negativo (prejudicial). Portanto, o conceito de Impacto Ambiental relativo porque o julgamento que lhe intrnseco varia no espao e no tempo.
91

ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL (EIA)


o conjunto de atividades tcnicas e cientficas que incluem o diagnstico ambiental, identificao, previso, medio, interpretao e a valorizao de impactos ambientais, o estabelecimento das medidas mitigadoras e os programas de monitoramento de impactos ambientais (necessrios para a contnua avaliao e controle de impactos ambientais).
92

RELATRIO DE DE IMPACTO AMBIENTAL (RIMA)


o documento do processo de avaliao de impacto ambiental e deve esclarecer em linguagem corrente (popular), todos os elementos da proposta em estudo, de modo, que estas informaes possam ser utilizadas na tomada de deciso e divulgados para o pblico em geral (em especial para a comunidade afetada).

O RIMA consubstancia as concluses do EIA devendo apresentar a discusso dos impactos positivos e negativos considerados relevantes no estudo.
93

AVALIAO DE IMPACTO AMBIENTAL (AIA)


um instrumento de Poltica Ambiental, formado por um conjunto de procedimentos capaz de assegurar desde o incio do processo, que se faa um exame sistemtico dos impactos ambientais de uma ao proposta (ou j ocorrida com danos, no caso da percia ambiental) e de suas alternativas e que os resultados sejam apresentados, de forma adequada, ao pblico (ou poder pblico, no caso do laudo pericial) e aos responsveis pela tomada de deciso.
94

ELEMENTOS E ETAPAS DO PROCESSO DE EIA


Devem ser estabelecidos com clareza, quais os atores envolvidos no processo de AIA, as responsabilidades das instituies governamentais, dos indivduos e dos grupos sociais que participam no processo.

Envolvidos, geralmente, so:


rgo Ambiental Licenciador: Federal, Estadual, Municipal; Ministrio Pblico: Promotoria e Procuradoria Pblica; Empreendedor: O interessado, do Poder Pblico ou privado; 95

AUDINCIA PBLICA

A Audincia Pblica tem por finalidade a divulgao, discusso do projeto e de seus impactos, as suas alternativas locacionais e tecnolgicas, alm de colher opinies, sugestes e crticas para subsidiar a deciso do licenciamento ambiental, constituindo-se ato formal e consultivo.
96

AUDINCIA PBLICA
A audincia dever ser realizada em local acessvel todos os interessados em todos os municpios afetados e todos podero fazer uso da palavra, pela ordem de inscrio. Dever ser gravada por meios sonoros e visuais e servir de base para a elaborao do relatrio da reunio. Ao final de cada audincia pblica ser lavrada uma ata sucinta.
97

TOMADA DE DECISO NO PROCESSO DE LICENCIAMENTO


Cumpridas as etapas de elaborao e anlise do EIA/RJMA diferentes decises podem ser adotadas pelos rgos governamentais, dentre as quais podemos citar: a)O EIA/RIMA so aprovados e a obra licenciada, pois no causa impacto ambiental significativo, ou por outro lado, as medidas mitigadoras e/ou compensatrias so adequadas;
98

TOMADA DE DECISO NO PROCESSO DE LICENCIAMENTO


b)O EIA/RIMA so aprovados, pois atendem s exigncias constantes na legislao em vigor, mas a obra no licenciada, pois causa impacto ambiental significativo negativo regio;

c)O EIA/RIMA devem ser refeito, pois no atende s exigncias da legislao em vigor;
d)O EIA/RIMA devem ser completados e submetidos a nova anlise e; e)O EIA/RIMA no foram definitivamente aprovados.
99

LICENCIAMENTO AMBIENTAL
Uma vez realizado e aprovado o EIA de um empreendimento possvel a obteno do licenciamento ambiental do projeto.
No caso da percia ambiental, o licenciamento ambiental do empreendimento sob anlise deve ser solicitado e verificar a sua validade, as condicionantes do licenciamento e os termos aditivos, caso existam.
100

LICENCIAMENTO AMBIENTAL
Em diversas ocasies o empreendimento sobre modificaes estruturais e de processo durante a sua vida til, no entanto, o licenciamento destas modificaes, geralmente, no solicitado conforme rege a legislao ambiental. Basicamente, existem trs tipos de licenas: Licena Prvia, Licena de Instalao e a Licena de Operao.
101

LICENA PRVIA ( LP )

E solicitada no incio do processo de licenciamento ambiental, ou seja, na fase de planejamento do empreendimento, obra ou atividade. Nesta fase exigida pelo Poder Pblico, a elaborao do EIA - RIMA.

102

LICENA PRVIA (LP)


Os documentos, geralmente, solicitados so: o requerimento do solicitante, o cadastro da atividade com algumas caractersticas, cpia das notcias em jornal de circulao regional e no dirio oficial, que torna pblico o pedido de licenciamento e a cpia do pagamento da taxa.

Nada impede que o rgo licenciador venha exigir demais documentos para subsidiar a tomada de deciso.
103

LICENA DE IMPLANTAO (LI)


Esta licena solicitada aps a obteno da licena prvia. Nesta fase so apresentados os planos e programas ambientais tais como: Planos de Controle Ambiental, Programas de Recuperao Ambiental, Projetos das Unidades de Tratamento de Efluentes Industrias, Programas de gerenciamento de Risco. Os documentos so semelhantes aos apresentados anteriormente, porm, adequados a esta fase do licenciamento. Aps obteno desta licena o interessado poder iniciar a implantao da atividade.
104

LICENA DE OPERAO (LO)


Esta licena requerida aps a obteno da LP e LI e, vem acompanhada da documentao necessria que ser concedida se todos o procedimento anterior for aprovado. Nesta fase os sistemas de abatimento e tratamento dos poluentes emitidos pela atividade so verificados quanto a sua eficincia proposta no projeto.
105

LICENA DE OPERAO (LO)


O processo de elaborao de um EIA e RIMA de um projeto complexo e demanda tempo, mas permite determinar a viabilidade ambiental de uma nova proposta.
Na Percia Ambiental considerando que o objetivo avaliar os impactos ambientais decorrentes de uma atividade j em operao ou desativada, no precisamos obrigatoriamente seguir todos os itens apresentados.

106

LICENA DE OPERAO (LO)


A anlise sistemtica dos itens desenvolvidos no EIA - RIMA, permite estabelecer uma metodologia adequada na elaborao de um laudo pericial. Portanto, caso exista um EIA j desenvolvido para a atividade que est sendo investigada no deixe de solicit-lo, ele certamente lhe ser bastante til.
107

LICENA DE OPERAO (LO)


As informaes elencadas so bastante teis e diretamente aplicadas para a elaborao de laudos em percias ambientais, uma vez que permitem determinar qualitativamente e quantitativamente os impactos ambientais decorrentes, por exemplo, de um acidente ambiental. O objetivo sempre determinar o dano e a mudana da qualidade do meio ambiente decorrente de um impacto negativo.
108

Das könnte Ihnen auch gefallen