Sie sind auf Seite 1von 11

A

pele reveste todo o corpo humano, exercendo funes

indispensveis para a manuteno da vida. Adicionalmente, como vive em perfeita harmonia com o organismo, reflete seu estado de sade. Ao mesmo tempo que mantm a temperatura corporal estvel, protege-o contra agresses fsicas, qumicas e biolgicas, alm de captar sensaes e participar da sntese de vitamina D, pela utilizao dos raios solares. Internamente, temos a mucosa, nome dado ao tegumento que reveste as cavidades internas como, por exemplo, a mucosa oral.

A colorao da pele depende da espessura (quanto mais espessa mais amarela), do grau de irrigao sangnea (o que a torna mais ou menos rosada), da presena de melanina (um pigmento que escurece a pele) e da absoro do caroteno (responsvel pela tonalidade amarela). Quanto maior a quantidade de melanina existente, mais intensa ser a cor.

As camadas da pele A pele formada por trs camadas: a epiderme, a derme e a hipoderme ou tecido celular subcutneo EPIDERME a camada mais externa, nela que se localiza os melanina e queratina ( palma das mos e dos ps). responsvel pela impermeabilidade da pele, o que dificulta a evaporao da gua pela superfcie corporal. DERME - localizada logo abaixo da epiderme, um tipo de tecido conjuntivo que tambm possui fibras elsticas. Nesta camada, que bem vascularizada, encontram-se as terminaes nervosas, vasos linfticos, glndulas sebceas e alguns folculos pilosos

a derme que mantm a pele sob constante tenso elstica e forma a impresso digital pela projeo das papilas drmicas para a epiderme, com formato de cristas separadas por sulcos. TECIDO CELULAR SUBCUTNEO OU HIPODERME encontra-se logo abaixo da derme. um tecido conjuntivo gorduroso (tecido adiposo), representando importante reserva calrica para o organismo, alm de funcionar em algumas partes do corpo como um coxim (almofada) - denominado panculo adiposo -, evitando traumas. Por ser mais vascularizada que a derme essa camada da pele capaz de absorver com maior rapidez as substncias nela injetadas motivo pelo qual recebe a administrao de certas medicaes, como a insulina para pacientes diabticos, por exemplo.

Os anexos da pele Se a pele tem importncia para a sade das pessoas, seus anexos (figura 15) no podem ser esquecidos: os plos, glndulas sebceas, glndulas sudorparas e unhas.

Aparentemente, pode parecer que os plos so superficiais, mas se voc depilar a sobrancelha, por exemplo, verificar que eles tm uma insero profunda, pois situam-se em invaginaes (salincias) na epiderme. Os plos so constitudos por clulas queratinizadas produzidas por folculos pilosos, localizados na derme ou hipoderme, onde se abrem as glndulas sebceas. Tm por funo proteger reas de orifcios e olhos, possuindo rica inervao que lhes confere, ainda, o papel de aparelho sensorial cutneo. A cor dos plos, tamanho e disposio variam de acordo com a raa e a regio do corpo. Esto presentes em quase toda a superfcie da pele, exceto em algumas regies bem delimitadas.

As glndulas sudorparas so encontradas em toda a pele, exceto em certas regies, como a glande. Secretam o suor soluo extremamente diluda, que contm pouqussima protena. Nas palmas das mos e plantas dos ps se abrem diretamente na superfcie cutnea, sendo mais numerosas nessas reas. Ao atingir a superfcie da pele o suor se evapora, baixando a temperatura corporal. Dessa forma, exercem importante papel no controle da temperatura corporal motivo pelo qual suamos mais no calor e menos no frio. A presena de catablitos no suor sugere que as glndulas sudorparas tambm tm funo excretora.

Quando desembocam nos folculos pilosos so chamadas de glndulas sudorparas apcrinas e localizam-se apenas nas regies axilares, perianal e pubiana. Podem ser estimuladas pela tenso emocional e sua secreo ligeiramente viscosa e sem cheiro, mas adquire odor desagradvel e caracterstico pela ao de bactrias na pele.

As unhas recobrem a ltima falange dos dedos e so formadas por queratina dura e fixadas sobre a epiderme nos denominados leitos ungueais. Crescem apenas longitudinalmente, no para os lados. Protegem as pontas dos dedos, evitando traumatismos e possuem em seu contorno uma espcie de selo chamado cutcula, que impede a entrada de agentes infecciosos, como bactrias.

Das könnte Ihnen auch gefallen