Sie sind auf Seite 1von 30

Fatores que originam as diferentes formas do litoral

A natureza das rochas; O movimento das guas ocenicas; A ao dos rios; As caractersticas dos fundos marinhos; A ao do homem.

Fatores que originam as diferentes formas do litoral


A natureza das rocha dos fatores mais

importantes.

ROCHA Dura
(granito, xisto, calcrio) Predomina a costa alta

Branda
(areia ou argila) Predomina a costa baixa

Movimentos de guas ocenicas


Correntes martimas- resultam da ao dos ventos

e do movimento de rotao.

Movimentos de guas martimas


Mars- so as alteraes do nvel das guas do

mar (mar cheia ou mar baixa) causadas pela interferncia gravitacional da Lua e do Sol.

Movimentos de guas martimas


Ondas- movimentos ondulatrios

- So os principais agentes modeladores do litoral. - Provocam a abraso marinha

A linha de costa portuguesa apresenta aspeto diferente de lugar para lugar, de acordo com o relevo litoral e as rochas que o compem: Costa alta e rochosa, com arribas escarpadas; Costa baixa, geralmente arenosa.

Costa Alta
A costa alta e rochosa, com arribas escarpadas. Com a ao erosiva, as arribas recuam e deixam atrs de si uma superfcie de abraso marinha. A construo sobre as arribas so perigosas devido ao seu abatimento.

EVOLUO

DE UMA ARRIBA

Quando o mar contacta com o litoral em zona de costa de arriba do-se fenmenos de recuo da arriba. A - As ondas escavam a base da arriba. Esta torna-se instvel devido perda de base de sustentao. B - Essa instabilidade origina a fragmentao e queda de blocos. C - Assim, a arriba vai recuando, desenvolvendo-se na sua base (entre o mar e a arriba), uma plataforma de abraso.

Costa Baixa
-

geralmente arenosa

- pouco estvel, a ao erosiva do mar tem vindo a destruir muitas reas de praia .

AS FORMAS DE RELEVO COSTEIRO


As formas de relevo litorais resultam da predominncia da eroso marinha e outras da acumulao de sedimentos. FORMAS QUE RESULTAM DA
Acumulao Eroso

-Praias -Dunas -Restingas ou cordes -Deltas -Tmbolos

-Plataformas de abraso -Arribas -Cabos -Baias ou enseadas

GOLFO E PENNSULA
Golfo uma poro de gua que avana em terra firme, desenha no litoral uma curva muito ampla. O golfo uma baa de grandes dimenses. Pennsula uma extenso de terra rodeada de mar por todos os lados menos por um.

OS CABOS E AS DUNAS
Cabos (A) Formaes rochosas mais resistentes que se projectam no mar, salientando-se em relao costa. Dunas (B) Formam-se devido areia transportada pelo vento para a parte superior da praia. As dunas no so mais do que cordes de areia, normalmente paralelos costa. So elevaes mveis, em forma de montes.

BAA OU ENSEADA
uma poro de mar ou oceano rodeada por terra. uma reentrncia da costa bem aberta em direco ao mar. Formam-se quando existem formaes rochosas menos duras que permitem a penetrao do mar.

EXEMPLO DE UMA BAA

ESTURIOS
Forma de relevo que resulta de uma ao conjunta entre os rios e o oceano. Os rios transportam uma quantidade importante de sedimentos, mas se as mars forem suficientemente fortes, invandem a parte inferior do vale do rio e vo progressivamente arrastando os aluvies para o mar. Forma-se assim, um Esturio. O Esturio mais importante de Portugal o do rio Tejo.

ESTURIO DO RIO TEJO

ARCOS E FARILHES
Arcos (A) Forma-se quando se unem grutas de ambos os lados de um cabo ou promontrio.

Farilho (B) Quando a ponte de um arco cai, deixa do mar uma rocha isolada, de maior dureza.

TMBOLO
Um tmbolo resulta da acumulao de sedimentos arenosos, entre o continente e a antiga ilha. Os sedimentos depositados formam um cordo - istmo. Esses sedimentos so transportados pelas correntes martimas que depositam-se em resultado da perda de velocidade das correntes martimas. Em Portugal existe este tipo de acidente litoral: o tmbolo de Peniche.

O TMBOLO

ISTMO

RESTINGAS OU CORDES

Os cordes de areia forma-se em resultado da deposio de materiais transportados pelas correntes martimas. Essa deposio de sedimentos faz-se junto da linha de costa em estreitas faixas arenosas que penetram pelo mar dentro. Quando duas restingas se juntam forma-se uma barreira (ilha) de areia. Em Portugal, a ria formosa de Faro o exemplo de cordes que acabam por formar ilhas barreira arenosas.

A RIA FORMOSA - FARO

CORDES DE AREIA

DELTAS
Quando as mars no tm fora suficiente para transportar os sedimentos ou aluvies estes vose acumulando na desembocadura dos rios, obrigando-os a dividir-se em vrios ramos, dando origem aos deltas. . Em geral, os Deltas tm forma de leque. O delta mais conhecido o Delta do Nilo.

O HAFF-DELTA DE AVEIRO
A ria de Aveiro (haff-delta), resultou da acumulao de sedimentos de origem marinha e fluvial (rio Vouga), os quais foram formando um cordo litoral paralelo linha de costa, impedindo o contacto do rio com o mar. O haff-delta de Aveiro pois, uma laguna separada do mar por varios cordes arenosos restinga.

PROBLEMAS DO ESPAO LITORAL

PROBLEMAS DO ESPAO LITORAL


PROBLEMAS - SUPERPOVOAMENTO Mais e melhor emprego atrai muita populao, sendo necessrio espao para novas infraestruturas SOLUES ORDENAMENTO DO TERRITRIO Deve-se estudar o espao e aplicar planos com polticas de desenvolvimento econmico-social e ambiental. Assim, o crescimento poder fazer-se de forma harmoniosa, preservando o ambiente e os recursos naturais.

PROBLEMAS DO ESPAO LITORAL


PROBLEMAS POLUIO

SOLUES LUTA ANTIPOLUIO Implementar o tratamento das guas residuais nas cidades, agricultura e indstria, promover a reutilizao e a reciclagem de materiais e, de uma maneira geral, no desperdiar, uma boa resposta poluio.

PROBLEMAS DO ESPAO LITORAL


PROBLEMAS EROSO Apesar da eroso costeira ser um fenmeno natural, o excesso de construo junto linha de costa, com a destruio de dunas e outros relevos litorais, acelera a eroso marinha.

SOLUES OBRAS DE PROTECO Proteger as praias com espores de rocha ou de beto permite diminuir a eroso nas praias. A colocao de redes e plantas nas reas dunares, assim como o controlo da circulao e da construo, ajudam a fixar as dunas.

PROBLEMAS DO ESPAO LITORAL


PROBLEMAS DESTRUIO DE HABITATS MARINHOS A procura, cada vez maior, de espaos para o turismo balnear e o lazer originou muita destruio nos ambientes hmidos marinhos. Essa agresso pe em risco a biodiversidade. SOLUES REA PROTEGIDA (PARQUES NATUARAIS) As reas protegidas e, em particular, os parques e reservas naturais, impem regras que evitam a degradao dos ecossistemas e a extino de muitas espcies.

Das könnte Ihnen auch gefallen