Sie sind auf Seite 1von 20

Tipos de choque

Campos - RJ 2012

DEFINIES DE CHOQUE
Estado de choque o conjunto de manifestaes que resultam de um desequilbrio entre o volume de sangue circulante e a capacidade do sistema vascular, causados geralmente por: choque eltrico, hemorragia aguda, queimadura extensa, ferimento grave, envenenamento, exposio a extremos de calor e frio, fratura, emoo violenta, distrbios circulatrios, dor aguda e infeco grave.

"Choque uma situao patolgica caracterizada por uma hipoperfuso (baixo suprimento sangneo) tecidual aguda, persistente e sistmica."

Ocorre quando o corao no bombeia sangue suficiente para encher as artrias a uma presso suficiente para fornecer/enviar oxignio para os rgo e tecidos. Deixa de ocorrer a perfuso.
Sem uma circulao sangnea ideal, os tecidos sofrem hipxia e carncia nutricional, o que leva a alteraes reversveis. A mudana de um sistema de respirao aerbico para um anaerbico, em decorrncia da falta de oxignio, induz ao acmulo de cido ltico no local, provocando a instaurao de leses irreversveis e a morte celular.

CAUSAS DO CHOQUE
Perda de lquidos pelo sist. circulatrio; Corao no bombeia sangue suficiente;

Vasos sanguneos dilatam/contraem, o sangue se acumula longe das reas vitais;


Suprimento de oxignio inadequado.

FATORES QUE CONTRIBUEM PARA SEVERIDADE DO CHOQUE


Idade; Leses mltiplas; Infarto do miocrdio; Gestao; Condio fsica.

ESTGIOS DO CHOQUE
1.Compensatrio; 1.Progressivo;

1.Irreversvel.

1. COMPENSATRIO
O corpo tenta superar os problemas utilizando seus mecanismos de defesa habitual procurando manter as funes.

SINAIS E SINTOMAS: PAdiast normal, taquicardia, pele fria e mida, pele opaca (acinzentada), astenia.

2. PROGRESSIVO
O sangue dos membros e regio abdominal desviado para rgos vitais (corao, crebro, pulmes).

SINAIS E SINTOMAS: Cianos(estremidades azuladas), queda da Presso arterial, sudorese aumentada, sede, nuseas e vmitos, tonturas, alterao da conscincia.

3. IRREVERSVEL
O sangue e desviado do fgado e rins para corao, crebro, gerando falncia de rgos, fazendo com que o sangue se acumule afastado dos rgos vitais, seguido de bito. SINAIS E SINTOMAS: olhos opacos, pupilas dilatadas, respirao superficial e irregular, perda da conscincia.

TIPOS DE CHOQUE
1.Hemorrgico; 2.Neurognico; 3.Psicognico; 4.Cardiognico; 5.Metablico; 6.Sptico; 7.Anafiltico.

1. HEMORRGICO

Perda de sangue, causada geralmente por :


hemorragias internas e externas. Perdas de plasma - queimaduras e peritonites. Perdas de fludos e eletrlitos - vmitos e diarria a pouco sangue para suprir as necessidades do organismo.

2. NEUROGNICO
Leso medular ou ceflica ocasionando perda do controle nervoso. Os vasos sanguneos dilatam e no existe sangue suficiente para ench-los.

3. PSICOGNICO
Algo psicolgico afeta a vtima. O sangue drena da cabea e se acumula no abdome causando desmaios.

4. CARDIOGNICOS
O miocrdio no bombeia com eficincia suficiente para circular o sangue, geralmente devido leso, doena cardaca ou infarto do miocrdio.

5. METABLICO
Choque insulnico, coma diabtico, vmito, diarria ou outras condies que causem perdas de lquidos e alterao no equilbrio bioqumico do corpo.

6. SPTICO
As toxinas de infeces graves causam vasodilatao, acmulo de sangue nos capilares e invaso de bactrias nos vasos sanguneos.

7. ANAFILTICO
Reao alrgica intensa, geralmente por picada de inseto, alimentos ou medicamentos.

sinais e sintomas
1. Pele: urticria, edema e cianose dos lbios; 2. - Sistema respiratrio: dificuldade de respirar e edema da rvore respiratria; 3. - Sistema circulatrio: dilatao dos vasos sangneos, queda da presso arterial, pulso fino e fraco, palidez. 4. pode levar a obstruo da via respiratria levando a bito.

RECONHECIMENTO DO ESTADO DE CHOQUE


No uma doenas, mas sim o resultado de um trauma ou enfermidade. Quando oxigenao/nutrio dos tecidos inadequada por insuficiente circulao ou perda significativa de sangue, leso cardaca, leso pulmonar, leso na medula espinhal.

BIBLIOGRAFIA:

Das könnte Ihnen auch gefallen