Sie sind auf Seite 1von 19

O QUE FAZ O BRASIL, BRASIL?

A CASA, A RUA E O TRABALHO

Bruno Amaro, Jeanye Benevides, Letcia Rojas 3 Semestre Turma B

Com a movimentao de tantas outras pessoas a rua e o trabalho se identificam pela sua agitao, enquanto a casa retm o espao de calma, relaxamento e tranquilidade.

Dentro do ambiente casa os indivduos tendem a se comportar de uma forma mais livre, j que est inserido em um grupo social fechado.

Quando nos referimos ao ambiente casa no podemos nos prender noo meramente fsica do significado que a palavra traz, mas sim como o smbolo de uma dimenso da vida social, carregada de valores, tradies e realidades mltiplas.

A identidade social se transpe no espao tido como lar por meio das diferenciaes aplicadas no local, na construo de uma morada nica e especial para esse sujeito.

A casa traduz uma leitura especial de mundo, o seu prprio universo dentro do espao fsico, regido pelas normas sociais aceitas pelos membros que nela residem.

Sendo mais que somente um espao geogrfico, cada uma das casas contm em suas dimenses um modo mpar de falar, explicar e demonstrar o mundo.

A RUA
o local de movimento. Como um rio, a rua se move sempre num fluxo de pessoas indiferenciadas e desconhecidas que ns chamamos de povo e de massa.

Falamos da rua como um lugar de luta, de batalha, espao cuja crueldade se d no fato de contrariar frontalmente todas as nossas vontades. Da por que dizemos que a rua equivalente dura realidade da vida.

A rua compensa a casa e a casa equilibra a rua. No Brasil, casa e rua so como os dois lados de uma mesma moeda. O que se perde de um lado, ganha-se do outro.O que negado em casa como o sexo e o trabalho tem-se na rua.

At mesmo objetos e pessoas, como crianas, podem ser diferentemente interpretados caso sejam da rua ou de casa. Para ns, brasileiros, a rua forma uma espcie de perspectiva pela qual o mundo pode ser lido e interpretado.

Mas, alm disso tudo, a rua espao que permite a mediao pelo trabalho o famoso batente, nome j indicativo de um obstculo que temos que cruzar, ultrapassar ou tropear.

O TRABALHO
O trabalho no nosso sistema concebido como castigo. Talvez criou-se tal imagem pelo fato da palavra derivar do latim tripaliare, que significa castigar com tripaliu .

Diferentes das concepes anglo-saxnias onde o trabalho uma ao, um fazer, como rege sua concepo original. Para ns que no temos a tradio reformada de Calvino, que visava o trabalho,no como um castigo, mas uma ao para salvao.

Devida essa concepo que trabalhar um castigo, ate mesmo um karma, criou-se em torno do trabalhador brasileiro uma imagem que oscila entre, o malandro aquele que no trabalha e tenta ganhar o mximo de bens possveis, O renunciador aquele que deixa esse mundo para trabalhar no outro como fazem os santos e os lideres religiosos E os Caxias que talvez no seja o trabalhador, mas o cumpridor de leis, aquele que manda os outros trabalharem .

Nosso sistema fortemente marcado pela escravido; aonde h uma dificuldade ao estabelecer uma reorganizao na relao, patro e empregado . Essas relaes so complicadas e segundo especialistas, muito difceis de serem mantidas em nvel produtivo. Porque atingem no s pelo fator econmico, mas as questes morais tambm. Isso pode ter causado esse habito que temos de atribuir fatores profissionais laos pessoais, como simpatia e amizade, o que confunde o empregado e faz com que o patro venha exercer duplo controle de situao.

Uma situao bastante tpica, porm pouco estudada, das chamadas empregadas domesticas, as quais so pessoas que vivem na casa dos patres, e excutam aquilo que em casa, esta banido por definio : o trabalho. Nesse caso elas repetem a mesma situao dos escravos das casas antigamente,permitido confundir a relao morais de intimidade e simpatia com uma relao econmica, quase sempre criando um conjunto de dramas que esto associadas a relao aonde o econmico esta subordinado ao poltico e moral, ou neles inseridos.

O fato que as concepes de trabalho, se confundem em um sistema onde as mediaes entre casa e rua so muito complexas. Esses que no so mais espaos fsicos, mas onde pode-se julgar, classificar, medir, avaliar e decidir sobre aes, pessoas, relaes e imoralidades. Onde casa e rua, criam a ideia de outro mundo, sendo eles na verdade espaos bsicos em que circulamos nossa sociabilidade. E assim no podendo confundi-las sob a pena de grandes confuses e desordens.

DA MATTA, Roberto. O que faz o Brasil, Brasil. Rio de Janeiro, Ed. Rocco, 2001 Ilustraes por *Raindrop Memory > raindropmemory.deviantart.com/

Das könnte Ihnen auch gefallen