Sie sind auf Seite 1von 26

Equipamentos de Proteo Individual (EPI) e de Proteo Coletiva (EPC)

PCC 2302 Gesto da Produo na Construo Civil Prof Francisco Ferreira Cardoso

Juliana Bueno Silva Thales Landgraf Soraia Regina Pereira Dante Hirata

Outubro / 2004

A Construo Civil responsvel por muitos acidentes no trabalho, pois exige que seus funcionrios se exponham a fatores de risco, como calor, altura, rudos e esforos repetitivos.

Normas Regulamentadoras

NR-18: Condies e Meio Ambiente de Trabalho na Indstria da Construo


NR-6: Equipamento de Proteo Individual

EPI - Equipamento de Proteo Individual

Todo dispositivo ou produto de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado proteo de riscos suscetveis de ameaar a segurana e a sade no trabalho.

EPI - Equipamento de Proteo Individual

S pode ser posto venda ou utilizado se possuir o CA Certificado de Aprovao expedido pelo Ministrio do Trabalho e Emprego.

Obrigaes do Empregador

Adquirir e fornecer gratuitamente o EPI adequado ao risco de cada atividade; Exigir o uso dos EPIs; Orientar e treinar o trabalhador sobre o uso adequado, guarda e conservao; Substituir imediatamente, quando danificados ou extraviados; Higienizao e manuteno peridicas; Comunicar o MTE sobre irregularidades.

Deveres do Empregado

Usar o EPI, somente para a finalidade para o qual se destina; Responsabilizar-se pela guarda e conservao do equipamento; Comunicar ao empregador qualquer alterao que o torne imprprio para uso; Cumprir as determinaes do empregador sobre o uso adequado.

Treinamento

Todo empregado deve receber treinamentos admissional e peridicos, sendo o admissional com carga mnima de 6 horas.
Informaes sobre as condies e meioambiente de trabalho; Riscos inerentes sua funo; Uso adequado dos EPIs; Informaes sobre os EPCs existentes na obra.

1.
2. 3. 4.

Os principais EPIs para os operrios da construo civil

CAPACETE - dispositivo bsico de segurana em qualquer obra. O casco feito de material plstico rgido, de alta resistncia penetrao e impacto. desenhado para rebater o material em queda para o lado, evitando leses no pescoo do trabalhador. utilizado com suspenso, que permite o ajuste mais exato cabea e amortece os impactos.

Os principais EPIs para os operrios da construo civil


CALADOS - podem ser botas ou sapatos. As botas, feitas de PVC e com solado antiderrapante, so usadas em locais midos, inundados ou com presena de cidos e podem ter canos at as virilhas. Os sapatos so de uso permanente na obra. A verso com biqueira de ao protege de materiais pesados que podem cair nos ps do usurio. Em servios de soldagem ou corte a quente so usadas perneiras de raspa de couro.

Os principais EPIs para os operrios da construo civil


LUVAS - o equipamento com maior diversidade de especificaes. So nove tipos bsicos de luvas existentes no mercado atualmente. Elas podem ser de: amianto (para altas temperaturas); raspa de couro (soldagern ou corte a quente); PVC sem forro (permite maior mobilidade que a verso forrada); borracha (servios eltricos, divididos em cinco classes, de acordo com a voltagem); pelica (protege as luvas de borracha contra perfuraes);

Os principais EPIs para os operrios da construo civil


CULOS - so especificados de acordo com o tipo de risco, desde materiais slidos perfurantes at poeiras em suspenso, passando por materiais qumicos, radiao e servios de solda ou corte a quente com maarico. Nesse ltimo caso, devem ser usadas lentes especiais

Os principais EPIs para os operrios da construo civil

RESPIRADORES - asseguram o funcionamento do aparelho respiratrio contra gases, poeiras e vapores. Contra poeiras incmodas usada a mscara descartvel. Os respiradores podem ser semifaciais (abrangem nariz e boca) ou faciais (nariz, boca e olhos). A especificao dos filtros depende do tipo de substncia ao qual o trabalhador est exposto.

Os principais EPIs para os operrios da construo civil

ESCUDOS E MSCARAS - protegem os olhos e o rosto contra fagulhas incandescentes e raios ultravioleta em servios de soldagern. As mscaras diferem dos escudos por no ocupar nenhuma mo do trabalhador. As lentes variam de acordo com a intensidade da radiao. Os protetores faciais tambm asseguram proteo contra projeo de partculas, mas proporcionam viso panormica ao usurio.

Os principais EPIs para os operrios da construo civil

PROTETORES AURICULARES - protegem os ouvidos em ambientes onde o rudo est acima dos limites de tolerncia, ou seja, 85dB para oito horas de exposio.

Os principais EPIs para os operrios da construo civil

AVENTAIS - protegem o trax, o abdmen e parte dos membros inferiores do trabalhador. Os aventais podem ser de raspa de couro (para soldagem ou corte a quente) ou PVC (contra produtos qumicos e derivados de petrleo).

Os principais EPIs para os operrios da construo civil

CINTURES - evitam quedas de trabalhadores, acidentes muitas vezes fatais. Feitos de couro ou nilon, possuem argolas que se engancham em um cabo preso estrutura da construo. O cinto de segurana limitador de espao tem como funo reduzir a rea de atuao do usurio, no substituindo o cinturo pra-quedas.

Os principais EPIs para os operrios da construo civil

COLETE REFLEXIVO - feito de tecido plastificado laranja, bastante usado em trabalhos com risco de atropelamento.

EPC Equipamento de Proteo Coletiva

Equipamento destinado proteo coletiva, como risco de queda ou projeo de materiais. Devem ser construdos com materiais de qualidade e instalados nos locais necessrios to logo se detecte o risco.

Guarda-corpos

Anteparos rgidos, com travesso superior, intermedirio e rodap, com tela ou outro dispositivo que garanta o fechamento seguro das aberturas.

Plataformas

Principal: deve ser instalada no entorno do edifcio aps a concretagem da 1 laje (1 p direito acima do terreno) e s retirada aps o trmino do revestimento. Secundria: instalada a cada 3 pavimentos, sendo retirada aps a vedao da periferia at a plataforma superior estiver concluda.

Tela

Barreira protetora contra projeo de materiais e ferramentas. O permetro da construo de edifcios deve ser fechado com tela a partir da plataforma principal de proteo

Tapumes/Galerias

Evitam o acesso de pessoas alheias s atividades da obra e protegem os transeuntes da projeo de materiais.

Proteo contra Incndio

Devem existir equipamentos de combate incndio e equipes especialmente treinadas para o primeiro combate ao fogo.

Sinalizao de Segurana

Visam identificar os locais que compe o canteiro de obras, acessos, circulao de equipamentos e mquinas, locais de armazenamento e alertar quanto obrigatoriedade de EPIs, riscos de queda, reas isoladas, manuseio de mquinas e equipamentos...

Obrigado!

Das könnte Ihnen auch gefallen