Sie sind auf Seite 1von 1

EFEITOS ADVERSOS DO LCOOL: O PERODO GESTACIONAL COMO FOCO* Hosana Nolasco dos Santos, Fagner Alfredo Ardisson Cirino

Campos
Enfermeira. Professora da disciplina de Neonato do Centro Universitrio Luterano de Ji-paran-RO (CEULJI/ULBRA). Acadmico de enfermagem do 7 perodo do Centro Universitrio Luterano de Ji-paran-RO (CEULJI/ULBRA). E-mail: fagneralfredo@hotmail.com *EIXOS II Ensino nos espaos formais e no formais, reafirmao de valores e renovao do cuidado de Enfermagem

INTRODUO
No decorrer da histria, o prazer do consumo de bebida alcolica acompanhou a humanidade por aproximadamente 8 mil anos. H registro de que o vinho era fabricado artesanalmente no oriente mdio antes de cristo. No incio do sculo XIX, a possibilidade de que o lcool poderia ocasionar ao feto anomalias, dficit de crescimento e cognitivo, vinha de cunho moralista e era defendido pelos reformadores de sade. A gestante est inserida nessa sociedade que incentiva o consumo do lcool, e se durante esse perodo ingerir essa substncia, poder evoluir para uma gestao de risco. O consumo de bebidas alcolicas na gestao est associado a restrio do crescimento fetal, deficincias cognitivas, aumento das morbimortalidade e outros distrbios leves denominados de efeitos do lcool sobre o feto.

OBJETIVO
O trabalho objetivou verificar a produo cientfica dos ltimos 10 anos, a respeito das doenas e morbidades ocasionadas ao feto, relacionado a ingesta de lcool durante a gestao. Caracterizar a amostra bibliogrfica revisada. pelo lcool sobre a sade fetal, estudos realizados com populao humana, reviso de literatura e disponvel na ntegra. Foi-se excluindo os trabalhos que no contemplavam o tema e objetivo do estudo, com mais de 10 anos de publicao, no estivessem escritas em lngua portuguesa e/ou espanhola, realizados com populao animal, artigos em duplicidade e que no relacionassem o lcool como desencadeador de agravos ou doenas ao feto durante a gestao. Conforme esses critrios obtiveram-se 7 artigos e foi acrescentado um livro de acervo pessoal.

METODOLOGIA
Esse estudo seguiu os passos da pesquisa bibliogrfica. A busca ocorreu no perodo de fevereiro de 2011, na base de dados LILACS, sendo delimitado o perodo gestacional ou fetal. Utilizou-se os descritores gestao, mes de gestao e abuso de lcool, os quais trouxeram 44 publicaes. Foram selecionadas as publicaes que abordassem algum prejuzo ocasionado

RESULTADOS ESPERADOS

METODOGIA

CARACTERIZAO DA AMOSTRA
75%(6) da amostra(8 publicaes) predominou a populao de gestantes. 87,5%(7) objetivaram identificar a relao do consumo de bebida alcolica com os prejuzos sade do feto. Em relao ao local, as pesquisas, foram realizadas predominantemente em hospitais.

AS MORBIDADES E DOENAS ENFATIZADAS NOS TRABALHOS DIRECIONADAS AO FETO


Ruptura da membrana, baixo peso ao nascer, prematuridade, retardo do crescimento intra-uterino, sistema nervoso comprometido, deficincia cognitiva, sndrome alcolica fetal, descolamento da placenta e complicaes obsttricas.

CONCLUSO
Conclui-se que o consumo de lcool pelas gestantes pode interromper a gestao, acarretar prejuzos fsicos e neurolgicos ao feto, e que o enfermeiro pode mudar esse quadro atravs da orientao, educao e promoo da sade. Esperamos que os profissionais de sade que atendem as gestantes, principalmente enfermeiros, possam atentar para o risco do alcoolismo nessa fase. Alm de que se possam desenvolver mais estudos em relao ao tema desse trabalho.

REFERNCIAS
1-Freire TM, Macfado JC, Melo EV, Melo DG. Efeitos do consumo de bebida alcolica sobre o feto. Rev Bras Ginecol Obstet. 2005; 27(7): 37681. 2-Kaup ZOL, Merighi MAB, Tsunechiro MA. Avaliao do consumo de bebida alcolica durante a Gravidez. Rev Bras Ginecol Obstet. 2001; 23(9): 575-80. 3-Oliveira TR, Simes SM. O consumo de bebida alcolica pelas gestantes: um estudo exploratrio. Esc Anna Nery Rev Enfern 2007; 11(4): 632-8. 4-Grinfeld H. Consumo nocivo de lcool durante a gestao. In: ANDRADE AG, ANTHONY JC, SILVEIRA CM. lcool e suas conseqncias: uma abordagem multiconceitual. Barueri-SP: Editora Manole Ltda. 2009. P. 179-199. 5-Donet MC, Betancourt MR, Morelles DP, Morelles RP. Hbitos txicos y embarazo. Resultados perinatales. Archivo Mdico de Camagey; 2006.

Das könnte Ihnen auch gefallen