Sie sind auf Seite 1von 13

Quatro Caractersticas da Maturidade da Igreja

uma igreja em que todos trabalham para o bem de todos.

uma igreja em que todos os membros so aperfeioados para realizar seus prprios ministrios. uma igreja que caminha na direo da unidade da f e do pleno conhecimento do Filho de Deus deixam de ser meninos e meninas na f e se tornam adultos no conhecimento. uma igreja que reflete o ser de Cristo em sua vida

Educar para o reino de Deus e a misso da Igreja.

Educar para o reino de Deus educar para a submisso e o servio ao rei.

Educar para o reino implica guiar pessoas para a santidade e a justia, estimulando-os ao compromisso com a misso do reino no mundo.

Educar para (re-) humanizao


Educar para a prtica da justia e da santidade.

Justia significa agir para que o prximo se torne mais semelhante a Cristo. Santidade significa viver para que eu mesmo me torne mais humano e semelhante a Cristo.

Educar para Cidadania

Educar para a cidadania assumir e defender os direitos individuais e dos grupos de minorias.

Viver a cidadania viver de forma responsvel a liberdade, pois cidado quem participa ativa e decisivamente da polis, do seu mundo.

Educar para construir a Identidade Crist, significa educar as pessoas para que sejam:
Fiis a Deus em seu projeto para a criao.

Solidrias com as vtimas do progresso e do desenvolvimento tecnolgico de nossos dias. relao sua Capazes de exercer discernimento crtico em prpria comunidade e denominao, no se deixando submeter ao ensimesmamento institucional a que esto entregues.

Educar para a vitalidade


A vida crist deve ser afirmada contra a morte.

Os inimigos da vida, segundo a teologia paulina so: o pecado, a morte e a carne.

A carne a esfera do mundo criado, do tempo transitrio, do tempo mundial de pecado, de injustia e de morte.

Educar para a Ecologicidade

Educar para a ecologia demanda das comunidades crists que se abram integralidade do agir recriador de Deus, que ultrapassem as fronteiras do antropocentrismo moderno e derrubem as fortalezas da morte que se escondem sob o manto do desenvolvimento e da livre iniciativa.

Virtudes necessrias para um outro mundo possvel


Hospitalidade Convivncia Respeito Tolerncia
Comensalidade

Ensinar e aprender na Bblia

O Antigo Testamento mostra que h 23 ocorrncias do verbo lamad no Qal, com o sentido de aprender; por outro lado, h 47 ocorrncias no verbo no Piel, ensinar.

Na compreenso moderna da educao, o ato de aprender no pode estar paralelo ao ato de ensinar. So dois momentos distintos e separados justificados na definio extrada do dicionrio: aprender adquirir conhecimento, por meio do estudo; ensinar repassar o conhecimento adquirido para algum.

Passos para uma Pedagogia Libertadora

A dinmica do aprender e ensinar

Na Bblia, o ato de aprender e ensinar pertence esfera religiosa

Consideraes
O mbito religioso bastante propcio educao libertadora, pois este ambiente educado para ouvir, meditar e obedecer. Na histria de Jesus, os seus discpulos so seus ouvintes. Nesse ambiente, o ensino no se mostra terico, mas voltado para a prtica. A obedincia ao ensino de Jesus tem como consequncia a prtica na vida. bem verdade que Jesus se apropriou da tradio proftica que v no ato de aprender e ensinar uma harmnica e frtil dialtica, constante produtora de bem-estar.

Consideraes
preciso constatar tambm que o mbito religioso tem sido apropriado por amantes do legalismo. Embora Paulo Freire no tenha se dirigido ao ambiente religioso, suas crticas podem atingir esse pblico. O mundo evanglico e reformado possui uma rica tradio de contestao, porm, hoje, ele d exemplo de comodismo. Reacende, no meio evanglico, a prtica de nomear um templo de cada cidade catedral, lugar onde o pontfice ou o bispo d a ctedra, isto , ensina.

Consideraes
O Senhor Deus me deu lngua de aprendizes, para que eu saiba responder ao cansado. De manh em manh desperta meu ouvido para que eu oua como os aprendizes. O Senhor Deus abriu os meus ouvidos (Is 50.4). Jav-Deus me deu a lngua dos que ensinavam, para saber ensinar os justos que languidescem pelas palavras de sua lei, a sabedoria. Assim, cada manh, envia cedo seus profetas no caso de que os ouvidos dos pecadores estejam abertos e que acolham seu ensinamento. Jav me enviou para profetizar.

Das könnte Ihnen auch gefallen