Sie sind auf Seite 1von 15

CLINICA CIRRGICA

Prof. Robson Silva

FASE

TRANSOPERATRIA (OU INTRA-OPERATORIA):

compreende

o tempo de realizao da interveno cirrgica propriamente dita; corresponde ao perodo desde quando o paciente transferido da mesa cirrgica at sua admisso na Sala de Recuperao Ps Anestsica- SRPA.

FASE

PS-OPERATRIO: compreende o perodo posterior realizao do ato cirrgico, comea com a admisso do paciente na SRPA e termina aps uma avaliao de acompanhamento no ambiente clinico ou domiciliar. Ps-Operatrio Imediato (POI) at 12 horas Ps -Operatrio Mediato (PO) 24 horas at 7 dias (1PO;2PO..) Ps- Operatrio Tardio a partir do 7 dia em diante, aps o recebimento da alta.

CUIDADOS

DE ENFERMAGEM PESSOA EM PS-OPERATRIO

Objetivos: Restabelecer

as funes orgnicas Prevenir os desconfortos e as complicaes

Ps-operatrio

imediato:

Transferir

o paciente da maca para o leito, com ajuda de dois auxiliares, atravs de movimentos uniformes e leves para se evitar queda da presso arterial, traes de sondas e cateteres e perdas de punes venosas. Posicionar o paciente em decbito dorsal horizontal com a cabea lateralizada e o pescoo estendido, para se prevenir aspirao nos casos de vmitos e favorecer a respirao. Observar estado de conscincia Conectar os tubos de drenagem aos frascos coletores e mant-los abertos (caso haja) Observar e anotar o estado externo dos curativos (sangramentos)

Verificar

sinais vitais (SSVV) de 15/15 minutos, de 30/30minutos, de 45/45 minutos, at que a verificao seja de 4/4 horas (o espaamento vai depender do retorno aos padres normais). Aliviar a dor atravs de posicionamento adequado no leito, de mudanas de decbito (se forem permitidas), de ambiente tranquilo, de roupas de cama secas e esticadas e da administrao de analgsicos prescritos. Estimular dez inspiraes profundas de 1/1 hora (se o paciente estiver consciente) Manter corretos os gotejamentos das infuses venosas para se prevenir hipovolemia, distrbios eletrolticos ou sobrecarga cardaca. Observar sinais de choque: sudorese abundante, hipotermia, hipotenso, dispinia, oligria, taquicardia, alteraes da conscincia. Umedecer os lbios

Fazer

leves movimentos passivos com os MMII de 1/1 hora at cessarem os efeitos anestsicos sobre eles. Aps, estimular movimentos ativos no leito. O procedimento previne complicaes circulatrias. Fazer controle de diurese para avaliao no funcionamento renal; Anotar volume e aspecto das drenagens assistir psicologicamente: ajudar nas necessidades, esclarecer dvidas, minimizando receios e desconfortos. OBS.: A primeira refeio aps a cirurgia oferecida geralmente aps o retorno do peristaltismo intestinal, detectado pelo enfermeiro ou mdico.

Ps-operatrio

mediato:

deambulao precoce na maioria dos casos, ou seja, 24 horas aproximadamente aps o ato cirrgico. O paciente dever ser acompanhado na primeira deambulao: elevar a cabeceira do leito, sentar no leito, descer no leito, sentar em uma cadeira, deambular. Se ocorrerem queixas de tonturas e palidez, retornar ao leito e solicitar ao paciente que inspire profundamente. Ajudar na higiene corporal, se necessrio, ou supervisionar.

Supervisionar

e anotar a aceitao da dieta Oferecer lquidos por via oral de 2/2 horas Curativo dirio ou de acordo com as necessidades (drenagens abundantes requerem mais de um curativo ao dia). Os pontos sero retirados em torno do 7 a 10 dia do PO, alternadamente ou no: [Promover recreao compatvel com o estado fsico e emocional do paciente.].

Principais

medicamentos utilizados na clinica

cirrgica: Antipirticos e analgsicos: Acido acetilsalisilico aspirina Indicao: analgsico, antitrmico, antiinflamatrio e diminui a adesividade plaquetaria; Novalgina / nevragina / dipirona / baralgin Tramal / Silador
Ansioliticos: Valium

/ Diazepam / lexotan / diempax; Indicao: ansioltico, sedativo, hipntico e relaxante muscular.

Bloqueadores

Colinrgicos e Antiespasmdicos:

Buscopam

/ dimeticona / luftal / silidrom; Indicao: antiespasmdico


Atiemeticos: Metroclopramida/plasil;Euci/plamet

Indicao:

intolerncia a medicamentos, vmitos de origem orgnica, funcional e gravdicos, sndromes histnicas, dispptica, enterocoliticas,pscolecistectomia e posgastrectomia.

Antiinfecciosos/antibiticos: Amicacina/novamin Indicaes:

infeces causadas por bactrias sensveis. Ampicilina / binotal / amplacilina. Indicao: germes sensveis. Cefalexina /keflex/ ceporexin Indicaes: germes sensveis Cefalotina / Keflin Flagy l/ metronidazol Diclofenaco/ voltaren / Ortoflan( antiinflamatrios)
Obs:.

Antak( ranitidina); omeprazol; tazepin: so protetores da mucosa gstrica

Anticonvulsivantes: Fenitona

/ hidantal / Epelin Indicao: anticonvulsivante, antiarrtmico, tem indicao nas arritmias provocadas pela intoxicao digitlica. Diurticos: Furosemida / Lasix
Indicao:

edemas de diversas origens, hipertenso

arterial; Hidrocloratiazida / Diidroclorotiaxida


Indicao:

edema associado a insuficincia cardaca congestiva, cirrose heptica, corticosteride e estrognica. Manitol: indicao diurtico osmtico.

Anestsicos Lidocana: Nome

Locais

comercial: marcana Indicao: anestesia local em cirurgia, obstetrcia, bloqueios, diagnsticos teraputicos, possui durao prolongada Lidocaina com epinefrina Nome comercial: xylocana cm vaso- constrictor Indicao: anestsico local. A associao do vaso constrictor ao anestsico prolonga o tempo de ao deste.

Hipoanalgesico/

Entorpecentes Dolantina / Demerol Indicao: analgsico potente. Para dor do infarto do miocrdio, como coadjuvante no tratamento do Edema Agudo do Pulmo (EAP), produz sedao e depresso respiratria e pressrica.

Das könnte Ihnen auch gefallen