Sie sind auf Seite 1von 10

DISRITMIA CARDACA

Prf Loriany Marques Garcez

O QUE ARRITMIA?

A arritmia significa uma alterao do ritmo normal do corao, produzindo freqncias cardacas rpidas, lentas e/ou irregulares. Tambm conhecida como disritmia ou ritmo cardaco irregular. Ateno: nem todas as freqncias rpidas ou lentas significam arritmias.

QUAIS AS CAUSAS DAS ARRITMIAS?

H diversas causas como doenas das artrias coronrias, doenas do msculo cardaco (miocardiopatias ou insuficincia cardaca), doenas valvares, doenas infecciosas (doena de chagas), alteraes nas concentraes de eletrlitos (sdio, potssio e clcio) no corpo, pscirurgia cardaca ou congnita (defeito presente desde o nascimento).

QUAIS SO OS TIPOS DE ARRITMIA?


As arritmias dividem-se em dois tipos, de acordo com a freqncia: 1) Taquicardias: A freqncia cardaca maior que 100 batimentos por minuto. Podem ser decorrentes de ansiedade, medicaes ou exerccio. A freqncia cardaca considerada anormal quando ocorre um aumento sbito, desproporcional ao esforo realizado, e podem ocorrer em diversas circunstncias (repouso, sono, atividades dirias ou exerccio). 2) Bradicardias: A freqncia cardaca menor que 60 batimentos por minuto, podendo ser normal durante o repouso, pelo uso de medicaes ou em atletas.

Quanto ao local de origem subdividem-se em: Arritmias Supraventriculares: aquelas relacionadas parte superior do corao (trios) e ao ndulo atrioventricular Arritmias Ventriculares: aquelas arritmias relacionadas aos ventrculos (cmaras inferiores do corao).

TIPOS DE TAQUICARDIAS

Taquicardia Atrial: um ritmo rpido do corao que se origina nos trios. Flutter Atrial: uma arritmia causada por circuitos eltricos de conduo lenta que se originam nos trios e promovem um ritmo rpido e regular do corao. Taquicardia por reentrada nodal (TRN): uma via eltrica extra, prxima ao n trio-ventricular, que faz com que o impulso eltrico mova-se em crculo e passe por reas que j passou anteriormente, fazendo o corao bater numa freqncia bem acima do normal. Taquicardia por via acessria ou sndrome de WolffParkinson-White: via eltrica extra que existe desde o nascimento e conecta os trios aos ventrculos, fazendo com que o impulso eltrico chegue mais rpido ao ventrculo.

TIPOS DE TAQUICARDIAS

Fibrilao atrial: impulsos eltricos extras originados nos trios que desencadeiam batimentos rpidos, desorganizados e irregulares. Extra-sstole ventricular: impulso eltrico extra originado no ventrculo que promove batimento antes do tempo. Taquicardia Ventricular: impulso eltrico originado nos ventrculos que promove um ritmo rpido e potencialmente ameaador da vida. Geralmente, uma emergncia mdica. Fibrilao Ventricular: um ritmo rpido, desorganizado e errtico, que no produz contrao ventricular que causa morte sbita e necessita de imediata Ressuscitao cardiopulmonar e desfibrilao (choque eltrico).

TIPOS DE BRADICARDIA

Existem 3 tipos bsicos de bradicardia, dependendo do local onde ocorre o bloqueio do sistema eltrico do corao. Quando bloqueio ocorre no ndulo sinusal, que o marcapasso natural do corao, chama-se de disfuno do ndulo sinusal. Alm disso, o bloqueio do impulso eltrico pode ocorrer no ndulo atrioventricular ou nos ramos direito ou esquerdo do sistema eltrico do corao. O importante que todos esses tipos de bloqueio podem levar diminuio do nmero de batimentos cardacos e causar sintomas como tonturas e desmaios. Dependendo do tipo de bloqueio, e dos sintomas que ele esteja causando, pode haver necessidade de implantar um marca-passo artificial.

QUAIS OS SINTOMAS DAS ARRITMIAS?


Os sintomas das arritmias so bastante variveis, podendo ser silenciosa (no apresentar sintomas). Elas podem ser diagnosticadas pelo mdico durante exame cardiolgico (exame do pulso e ausculta do corao com aparelho especfico). O sintoma mais comum a palpitao. Podem ocorrer tambm desmaios (recuperao rpida, espontnea e sem alteraes motoras), tonteiras, falta de ar, malestar, sensao de peso no peito, fraqueza, fadiga, dor no peito, entre outros.

Os sintomas que indicam gravidade so confuso mental, presso baixa, dor no peito e desmaios. Caso ocorra algum desses sintomas, necessrio realizar atendimento mdico de URGNCIA para evitar morte do paciente.

OBRIGADA

Das könnte Ihnen auch gefallen