Sie sind auf Seite 1von 27

Pode estar envolvido qualquer estrutura enceflica, e no apenas a parte cerebral.

O crebro citado comumente como o conjunto de todas as estruturas internas ao crnio.

caracterizado pela perda rpida de funo neurolgica, decorrente do entupimento (isquemia) ou rompimento (hemorragia) de vasos sanguneos cerebrais. Provoca a paralisia (leso ou necrose) da rea cerebral devido a ausncia de circulao sangunea adequada.

Comparao entre os hemisfrios


ESQUERDO DIREITO

Paralisia no lado direito do corpo Defeitos no campo visual direito Afasia, escrita comprometida Capacidade intelectual alterada (emoes e compreeno) Comportamento lento, cauteloso.

Paralisia no lado esquerdo do corpo Defeitos no campo visual esquerdo Dficits de percepo espacial Distratibilidade aumenta Comportamento impulsivo e julgamento deficiente Artes, msica e matemtica

AVC Isqumico

AVC Hemorrgico

Em vrios pases a 3 causa de morte. No Brasil a primeira causa de mortalidade, de acordo com Ministrio da Sade, frente de morte por IAM, CA ou mesmo em acidentes de trnsito. Brasil em idosos > 65 anos, e em mulheres (superando at o cncer de mama). Principal causa de incapacitao fsica e mental. 80% dos casos AVCI e 20% AVCH.

Pode causar danos em apenas 3 minutos. Se o AVC for diagnosticado a tempo, as sequelas podem ser evitadas. Especialistas alertam para o risco de AVC em crianas. Hospital das Clnicas da UNICAMP registra em mdia 5 ocorrncias de AVC por ano. Divulgao veio aps 266 casos em 2010 e 177 em 2011.

Estatsticas mostram que entre 5% a 10% das pessoas que chegam antes de 3 horas ao hospital:
1h: 2 1 3h: 7 1
4h a 5h: 14 1

1h30m: 4 1

Fatores de Risco

LEVAR UM CANO E ITENS


"Para entendermos como se combinam todos estes fatores, imaginem um cano (Tubo) por onde passa a gua. Agora, vamos acrescentando lama a esta gua e a velocidade da mesma comear a diminuir. A lama corresponderia aos constituintes do sangue. Finalmente, vamos colocar uns obstculos de "cimento colante" dentro deste tubo (correspondendo as placas de aterosclerose); Logo, vamos notar que a lama vai comear a aderir a este cimento, aumentando ainda mais as dificuldades para a gua passar".

Sinais e sintomas tpicos do AVC

Cuidados de Enfermagem
Realizar exerccios passivos lentamente nos membros afetados. Proteger as reas de sensibilidade de extremos de frio e calor. Administrar medicaes conforme prescrio mdica. Apoiar as extremidades com travesseiros. Realizar higiene oral. Verificar sinais vitais. Mudana de decbito 2/2h.

Cuidados de Enfermagem
Garantir a patncia (permeabilidade) de vias areas e oxigenao adequada. Aspirar rotineiramente as vias areas, estimulando a tosse. Elevar a cabeceira da cama a 30, prevenindo edema cerebral. Realizar o balano hdrico. Avaliar a hidratao da pele e mucosas. Utilizar auxiliares de comunicao (pranchetas e fotos) mostrando as necessidades bsicas.

Cuidados de Enfermagem
Manter o paciente em posio lateral de segurana em caso de vmitos. Preservar a viso protegendo a crnea.

Reconhecendo o AVC

COMO PREVENIR UM AVC

O maior erro que um homem pode cometer sacrificar a sua sade a qualquer outra vantagem.

Arthur Schopenhauer

MUITO OBRIGADA!!!

Das könnte Ihnen auch gefallen