Sie sind auf Seite 1von 23

PATRIMNIO Conceito e Definio: O Patrimnio um conjunto de Bens, Direitos e Obrigaes de uma pessoa, avaliado em moeda.

Bens so coisas capazes de satisfazer as necessidades humanas e suscetveis de avaliao econmica.

Constituem Direitos para a empresa todos os valores que ela tem a receber de terceiros ( terceiros, no caso, so os clientes, os fregueses da empresa).

Esses Direitos geralmente aparecem com os nomes dos elementos seguidos da expresso a Receber.
Elementos Exemplo: Duplicatas Promissrias Aluguel

Expresso A Receber A Receber A Receber

Constituem Obrigaes para a empresa todos os valores que ela tiver a pagar para terceiros ( terceiros, neste caso, so os fornecedores, isto , as pessoas que vendem para a empresa). Essas Obrigaes geralmente aparecem com os nomes dos elementos seguidos as expresso a Pagar.
Exemplo: Elementos
Duplicatas Promissrias Aluguel Salrios Impostos

Expresso
A Pagar A Pagar A Pagar A Pagar A Pagar

ASPECTOS QUALITATIVOS PATRIMNIO

QUANTITATIVOS

DO

O Patrimnio um conjunto de Bens, Direitos e Obrigaes, compreendidos por aspectos qualitativos e quantitativo. O aspecto qualitativo, consiste em qualificar os Bens, Direitos e Obrigaes, tais como: Bens: Dinheiro Veculos Mquinas Direitos: Duplicatas a Receber Promissria a Receber Obrigaes: Duplicatas a Pagar Impostos a Pagar

Os aspectos quantitativos consistem em dar a esses Bens, Direitos e Obrigaes seus respectivos valores, levando-nos a conhecer o montante do Patrimnio da empresa.

Bens: Dinheiro.........................$ 5.000 Veculos.........................$50.000 Mquinas.......................$10.000 Direitos: Duplicatas a Receber....$ 3.000 Promissria a Receber $ 2.000 Obrigaes: Duplicatas a Pagar........$ 8.000 Impostos a Pagar......... $ 500

SITUAES LQUIDAS PATRIMONIAIS


BENS + DIREITOS

- OBRIGAES

SITUAO LQUIDA PATRIMONIAL

Situao Lquida Positiva, Ativa ou Superavitria:

chamada de Positiva quando o total dos elementos positivos (Bens e Direitos) supera o total dos elementos negativos(Obrigaes). chamada de Ativa quando o total do Ativo (Bens e Direitos) supera o total do Passivo ( Obrigaes).
chamada de Superavitria por ser uma situao positiva.

Situao Lquida Negativa, Passivo a Descoberto:

Passiva

Deficitria

chamada de Negativa quando o total dos elementos negativos (Obrigaes) supera o total dos elementos positivos (Bens e Direitos). chamada de Passiva quando o total do Passivo(Obrigaes) supera o total do Ativo (Bens e Direitos). chamado de Deficitria por ser uma situao negativa, isto , o total do Ativo , ou seja, a somatria dos elementos positivos insuficiente para saldar o Passivo (Obrigaes). chamado de Descoberto porque o total do Ativo no suficiente para cobrir o total do Passivo.

Ento temos:
ATIVO Bens + Direitos ATIVO Bens + Direitos PASSIVO Obrigaes Situao Lquida Positiva Situao Lquida Negativa

PASSIVO Obrigaes

ATIVO = Bens + Direitos

PASSIVO Obrigaes

Situao Lquida Nula

PATRIMNIO LQUIDO Patrimnio Lquido o quarto grupo de elementos patrimoniais que, juntamente com os Bens, os Direitos e as Obrigaes, completar a Demonstrao Contbil denominada Balano Patrimonial. O total do grupo Patrimnio Lquido igual ao valor da Situao Lquida da empresa. Assim, se a Situao Lquida for Positiva, o total do grupo Patrimnio Lquido ser igualmente positivo; se, por outro lado, a Situao Lquida da empresa for Negativa, o total do grupo Patrimnio Lquido ser igualmente negativo; e, ainda, se a Situao Lquida for Nula, o grupo Patrimnio Lquido tambm refletir essa situao.

Esse grupo, no Balano Patrimonial de uma empresa, aparece sempre do lado direito, juntamente com as Obrigaes:

Balano Patrimonial ATIVO PASSIVO

Bens Direitos

Obrigaes Patrimnio Lquido

O Patrimnio Lquido elementos:

composto pelos seguintes

Capital Reservas Lucros ou Prejuzos Acumulados

O Capital a principal fonte do grupo do Patrimnio Lquido, pois representa a soma dos valores que o proprietrio, quotistas ou acionistas, investiram na empresa.

Quanto ao Lucro, ressaltamos que o principal objetivo das empresas. No final do exerccio ( perodo em que a empresa opera geralmente um ano), a empresa poder ter lucro , prejuzo ou resultado nulo. No caso de lucro, ele ter vrios destinos, tais como:

Imposto de Renda Distribuio aos scios Formao de Reservas Contribuio Social Programas de distribuio de lucros PPR Dividendos e etc...

Quanto s Reservas, correspondem a partes dos lucros que so retiradas, ou seja, reservadas para determinados fins, como por exemplo: Reserva Legal Reserva Estatutrias Reservas para contingncias, entre outras.

CONTAS O conceito de Conta sob o ponto de vista tcnico utilizado na contabilidade o seguinte: Conta o nome tcnico dado aos componentes patrimoniais, compreendidos por Bens, Direitos, Obrigaes e Patrimnio Lquido e aos elementos de resultados, compreendidos por Despesas e Receitas. atravs das contas que a Contabilidade consegue desempenhar o seu papel. Por isso elas devem ser tratadas adequadamente pelos contadores e administradores. Todas as movimentaes que ocorrem numa organizao, tais como as compras, as vendas, os pagamentos os recebimentos, devem ser registrados em livros prprios atravs das contas.

Classificao das Contas As contas podem ser classificadas de acordo com vrios critrios. Entretanto, aquele que nos interessa o que as classifica em dois grupos ( teoria patrimonialista). a) Contas Patrimoniais; b) Contas de Resultado. As Contas Patrimoniais representadas por Bens, Direitos,Obrigaes e o Patrimnio Lquido, dividem-se em Ativas e Passivas e so elas que representam o Patrimnio da empresa num dado momento, atravs do Balano Patrimonial.

As Contas de Resultado dividem-se em Contas de Despesas e Contas de Receitas, registradas dentro do exerccio social(*). As referidas contas no fazem parte do Balano Patrimonial, mas so necessrias para apurar o resultado do exerccio.
(*)Exerccio social ou exerccio contbil compreende perodos de igual durao em que a empresa opera; geralmente tem durao de um ano. No final desses perodos, as empresas apuram os seus resultados e elaboram as demonstraes contbeis.

As Contas de Resultado so aquelas que representam as Despesas e as Receitas.


Despesas: decorrem do consumo de Bens e da utilizao de servios. Por exemplo: energia eltrica consumida, os materiais de limpeza consumidos (sabes, desinfetantes, vassouras, detergentes),o caf consumido, os materiais de expediente consumido(canetas, cartuchos de tintas, papis, lpis, impressos etc..), a utilizao de servios telefnicos entre outras...

As Despesas so registradas pela Contabilidade atravs das Contas de Resultado. A seguir exemplos de Contas de Despesas:
gua e Esgoto, Aluguis Passivos, Caf e Lanches, Contribuio Providenciaria, Descontos Concedidos, Despesas Bancrias, Fretes e Carretos , Impostos , Material de Expediente, Juros Passivos, Luz, Material de Limpeza, Salrios, Prmio de Seguro, Telefone, etc...

Receitas: decorrem da venda de Bens e da prestao de servios. Existem em nmero menor que as Despesas, sendo as mais comuns representadas pelas seguintes contas: Aluguis Ativos, Descontos Vendas, Receitas de Servios. Obtidos, Juros Ativos,

Existem Contas de Resultado que podem aparecer tanto no grupo das Despesas quanto no grupo das Receitas. o caso dos aluguis, dos Juros e dos Descontos. A classificao adequada se d por conta dos adjetivos utilizado em cada uma delas. Veja o caso da conta aluguis:

A conta Aluguis Passivos Despesa.


A conta Aluguis Ativos Receita.

Como pode ser visto a diferena est nos adjetivos empregados. Convm registrar que as palavras ativos e passivos no tem nenhuma ligao com o Ativo e Passivo do Balano Patrimonial. Portanto, a palavra ativos, empregada aps a palavra aluguis, est sendo usada como adjetivo, qualificando os Aluguis de positivos, logo temos a uma Receita. Por outro lado, a conta Aluguis Passivos no do Passivo, mas sim Aluguis negativos, logo temos ento uma Despesa Outras nomenclaturas podero expressar as contas de despesas e receitas, sendo:
Aluguis Pagos ou Despesas de Aluguis(Despesas) . Aluguis Recebidos ou Receitas de Aluguis( Receitas). Juros Pagos ou Despesas de Juros(Despesas). Juros Recebidos ou Receitas de Juros(Receitas).

No caso dos Descontos, so Despesas quando concedidos pela empresa; da serem registrados na conta Descontos Concedidos. E so Receitas quando obtidos pela empresa; da serem registrados na conta Descontos Obtidos.
Exemplos: 1) Jos, nosso cliente, vem a nossa empresa pagar uma Duplicata no valor de $ 1.000,00. Ao recebermos o valor da Duplicata, damos um desconto de 5%. Logo, recebemos $ 950,00. Os $ 50,00 referem-se a Descontos Concedidos (Despesa). 2) Nossa empresa vai pagar uma Duplicata no valor de $ 5.000,00. Ao efetuarmos o pagamento, recebemos um desconto de 10%. Logo, pagamos apenas $ 4.500,00. Os $ 500,00 que deixamos de pagar representam, para nossa empresa, Descontos Obtidos (Receitas)

Observaes Gerais: Impostos: somente o Governo pode cobrar impostos. Assim, as empresas nunca tero Receitas dessa natureza. Os impostos mais comuns so Imposto Predial, Imposto Territorial, Imposto sobre Circulao de Mercadorias e Servios (ICMs) , Imposto de Renda (IR), Contribuio Social sobre Lucros (CSL) , PIS, COFINS e ISS . Salrios: os salrios correspondem s remuneraes pagas aos empregados ou prestao de servios. Logo, salrios so Despesas da empresa, nunca Receitas.

DBITOS E CRDITOS
Dbito: na linguagem comum, significa: dvida situao negativa estar em dbito com algum estar devendo para algum etc. Assim, quando falamos na palavra dbito, no associe o seu significado do ponto de vista tcnico com o que ela representa na linguagem comum. Desta forma, procure memorizar o seguinte:
a.Na representao grfica em forma de T, que estamos usando para representar as contas que compem o Patrimnio(Balano Patrimonial), o lado esquerdo o lado do Dbito, com exceo das Contas Retificadoras. b. Na representao grfica, tambm em forma de T, que vamos usar para
representar as Contas de Resultado, o lado esquerdo o lado do Dbito.

Crdito: na linguagem comum significa: ter crdito com algum , em uma loja etc situao positiva poder comprar a prazo etc.
Na terminologia contbil, memorizar o seguinte:

palavra

crdito

devemos

No grfico das Contas de Resultado, o lado direito o lado do Crdito No grfico das Contas Patrimoniais , o lado direito o lado do Crdito, exceto para as Contas Retificadoras

Contas Patrimoniais
ATIVO = DBITO Bens Direitos (+) (+) PASSIVO = CRDITO Obrigaes ( -) Patrimnio Lquido (+)

Contas de Resultado
DBITO CRDITO

Despesas

(-)

Receitas

(+)

Das könnte Ihnen auch gefallen