Sie sind auf Seite 1von 13

DIODO TUNNEL (ou ESAKI)

Os diodos tnel recebem esse nome porque transmitem eletricidade por meio de um efeito da mecnica quntica denominado tunelamento, que permite que os eltrons passem livremente atravs de barreiras. So diodos de juno PN com elevadas concentraes de impurezas (dopagem).

Curva de Polarizao Direta

Circuito Oscilador Simples

* O resultado o comportamento de resistncia negativa, , isto , a corrente diminui com o aumento de tenso, em uma parte da curva de polarizao direta.

pode operar em freqncias elevadas devido a elevada dopagem. A sua rea de funcionamento somente quando a tenso "considerada" negativa. Ele funciona somente na rea de resistncia negativa, somente quando tem-se uma tenso muito prxima de zero.

Aplicaes

Circuitos de Pulsos Digitais

Outra aplicao como chave, operando em velocidade muito altas, como o tunelamento ocorre velocidade da luz. Este diodo usado em osciladores para freqncias muito elevadas (da ordem de GHz). como amplificador de micro-ondas

Vantagens e Desvantagens

Vantagens: baixo custo, baixo rudo, simplicidade de fabricao, alta velocidade(o tempo de chaveamento da ordem de Nanossegundos ), imunidade ao meio ambiente e baixa potncia. Desvantagens: baixa variao na tenso de sada e o fato de ser um dispositivo com dois terminais, com isso no existe isolao entre a entrada e a sada, provocando assim srias dificuldades em projetos de circuitos. Baixa potncia e o custo

LIGHT EMITTING DIODE (LED)

Caractersticas

A luz produzida pelos LEDs comuns monocromtica, isto , de apenas uma cor. Quase toda a energia fornecida para o LED transformada em luz e apenas uma pequena frao perdida na forma calor, isto , a eficincia do LED muito grande. Quando corretamente polarizados a vida til dos LEDs muito grande, de 100.000 horas ou mais. Os LEDs funcionam com baixas tenses (1,6 a 3,3 V) o que os tornam ideais para utilizao em circuitos eletrnicos que tambm funcionam em baixa tenso.

O LED pode acender e apagar muito rapidamente possibilitando sua utilizao na transmisso de dados digitais, como acontece com o controle remoto de aparelhos eletrnicos.

Smbolo:

Constituio de um diodo LED

Aparncia de um LED comum. O plo negativo marcado por um chanfro na base.

Circuito com LED

Curva caracterstica

A curva mostra a corrente direta em funo da tenso direta. Enquanto no se atinge um determinado valor da tenso direta no se inicia a circulao de corrente, e que, ultrapassando o cotovelo da curva a corrente direta aumenta rapidamente de valor ao aumentar ligeiramente a tenso direta. Ao aumentar a corrente direta a intensidade luminosa do led tambm aumenta.

Aplicaes dos Leds


Os led so utilizado como elementos indicadores em calculadoras, aparelhos de medida, indicadores numricos de receptores de rdio, etc. Fabricam-se individuais ou em conjunto (display de sete segmentos) podendo neste segundo caso representar qualquer caracter.

Display de sete segmentos

O ctodo de todos estes dodos emissores de luz comum, pelo que aplicando uma tenso direta de polarizao aos diferentes nodos se acender um ou outro dos segmentos.
a b c d e f g

Ctodo comum

Combinando ordenadamente as tenses diretas aplicadas aos nodos pode formar-se qualquer caracter.

Das könnte Ihnen auch gefallen