Sie sind auf Seite 1von 39

Seleo de Materiais segundo a Resistncia Temperatura

EM 833 Profa. Ceclia Zavaglia

Fluncia
A fluncia definida como uma deformao plstica que ocorre num corpo quando submetido a uma carga constante aplicada, a um determinado nvel de temperatura, durante um prolongado perodo de tempo.

Fluncia
Os metais e as ligas metlicas em geral no esto sujeitos ao fenmeno da fluncia temperatura ambiente, contudo a partir de um determinado nvel a deformao plstica comea a aparecer , caracterizando-se como um fenmeno termicamente ativado (comumente acima de 0,4 da temperatura de fuso do metal

Falha por Fluncia


A falha por fluncia em metais pode resultar de uma excessiva deformao plstica do componente ou da ruptura desse componente. Exemplos tpicos de sistemas mecnicos sujeitos fluncia: vasos de presso, turbinas a gs e motores aeronuticos; contudo, todos os sistemas operando as altas temperaturas, sob considerveis nveis de tenso, esto sujeitos ao aparecimento da fluncia.

Falha por Fluncia


A analise microscpica dos metais submetidos a fluncia permite identificar diversos mecanismos pelas quais ela pode se manifestar: 1. movimentao de discordncias ao longo de planos de deslizamentos superando barreiras com a ativao trmica 2. ascenso de discordncias conduzindo a formao de estrutura de sub-gros,

Falha por Fluncia


3. deslizamento de contornos de gros
4. difuso de vacncias A presena de elementos de liga em soluo slida ou na forma de, precipitados influenciam. o desenvolvimento desses mecanismos

Ensaios de fluncia e curva de fluncia


Podem ser conduzidos com diferentes tipos de tenso; porm comum o uso de esforo de trao devido a facilidade de aplicao. Nesse ensaio, realizado a um determinado nvel de temperatura e a uma carga ou tenso constante, pode-se determinar a velocidade de fluncia, o nvel do esforo de trao para ruptura e a fluncia total em todos esses estgios.

Representao do ensaio de fluncia

Curva de fluncia
No considerando a deformao elstica inicial (o), a fluncia pode ser de dois tipos: 1. Transitrio, quando surge somente o primeiro estgio 2. Contnuo, quando ocorrem os trs estgios
Esses tipos podem ser caractersticos de um metal em funo dos nveis de tenso e de temperatura aplicados no ensaio

Com um carregamento ocorre uma deformao inicial elstica e plstica; nesse primeiro estgio estgio transitrio ou de fluncia primaria) - a velocidade de fluncia, ou seja, a relao d/dt decresce com o tempo. 2. A partir de um determinado tempo, e nvel de deformao correspondente, a velocidade de fluncia assume um valor constante diferente de zero, caracterizando o 2 estgio ou a fluncia secundria. 3. Ao final desse processo, pode surgir o 3 estgio ou a fluncia terciria, onde a velocidade de fluncia crescente,conduzindo o corpo ensaiado ruptura.
1.

Curva de fluncia

Propriedades da curva de fluncia


Da curva de fluncia se extrai uma propriedade importante para a definio do comportamento do material metlico em altas temperaturas: a velocidade mnima de fluncia. Nesse caso, importante indicar o nvel de tenso (em MPa) a uma. dada temperatura (em OC), que provoca uma determinada velocidade de fluncia (em %/h). Para um dado nvel de temperatura, a relao de "tenso versus velocidade mnima de fluncia", colocada num diagrama. bi-logartmico, apresenta-se comumente na forma de uma linha reta. Essa propriedade extrada do estgio secundrio da fluncia

Curva de Fluncia

No estgio tercirio, quando ocorre a ruptura, determina-se uma outra importante propriedade: o tempo necessrio para provocar a ruptura, para determinados nveis de temperatura e tenso aplicados. A relao "tenso versus tempo de ruptura", temperatura constante, em diagrama. bi-logartmico, pode ser aproximada por uma linha reta que contm pontos de inflexo quando ocorrem sensveis mudanas microestruturais no material metlico devido a solicitao em altas temperaturas.

Velocidade de deformao versus tempo, para ensaio com carga constante

Resistncia Fluncia
A resistncia fluncia corresponde, portanto, ao nvel de tenso que causa uma determinada velocidade mnima de fluncia. A resistncia ruptura por fluncia se refere tenso que conduz a uma determinada vida sob fluncia. Ambas so definidas para nveis constantes de temperatura.

Fluncia para Metais


A fluncia a deformao progressiva de um material a uma tenso constante. Sob certas condies o material pode at sofrer fratura. Uma larga faixa de comportamento de fluncia evidente quando so feitas comparaes em termos de tenso, temperatura e tempo, que so os parmetros que descrevem o processo de fluncia. Normalmente a taxa de fluncia mais alta e o tempo at a fratura menor quando a temperatura e (ou) a tenso aplicada so aumentados.

Fluncia para Metais


Estruturas metlicas para trabalho a temperatura ambiente so projetadas baseando-se nas suas resistncias ao escoamento e trao. Essas propriedades, na maioria dos metais, temperatura ambiente, so independentes do tempo. Entretanto, uma importante caracterstica da resistncia a alta temperatura, que sempre necessrio consider-la com relao a uma escala de tempo. A resistncia a elevadas temperaturas depende tanto da taxa de deformao, como do tempo de exposio. Um metal submetido a um carregamento constante, a uma temperatura elevada, vai escoar, sofrendo um aumento de comprimento dependente do tempo.

Fluncia para Metais


A curva de fluncia de engenharia de um metal determinada pela aplicao de uma carga constante num corpo de prova de trao mantido a uma temperatura constante , e a deformao (alongamento) do corpo de prova determinado em funo do tempo. A durao de tais testes varia de alguns meses at alguns anos.

Ligas metlicas resistentes fluncia


Os mecanismos usados para aumentar a resistncia fluncia so semelhantes aqueles usados para aumentar a resistncia mecnica a temperatura ambiente, ou seja: Endurecimento por soluo slida Endurecimento por solubilizao e precipitao ( de partculas de segunda fase muito finas)

Quais materiais metlicos devem ser usados em temperaturas:


1.

metal de engenharia que no deve ser usado acima da temperatura ambiente, pois mesmo a essas temperaturas ( prximo da amb.) ele pode sofrer fluncia. Se resistncia ao amolecimento necessria, cobre eletroltico resistente ao recozimento indicado, com uma pequena quantidade de cdmio (C11100), ou cobre com prata (C11400), que podem ser usados a temperaturas at 200oC.

Abaixo de 150oC O chumbo o nico

2. De 150 a 400oC- Ligas de magnsio : Mg-RE ( terras raras)-Zr Mg-RE-ZnZr, Mg-Th-Zr e Mg-Al-Zn podem ser usadas at 315oC. Ligas contendo Th so as de maior resistncia fluncia e as de MgAl-Zn so as de menor resistncia. As ligas de Al tem resistncia fluncia maior que as de Mg, sendo que algumas ligas podem ser usadas por um curto tempo at 480oC.

3. De 400 a 600 oC- Aos de baixa liga so usados

para essa faixa de temperatura se o custo no um fator importante e se alta densidade aceitvel. Acima de 400oC, aos ligados ao Mo tem sua resistncia fluncia aumentada. Aos Cr-Mo e CrMo-V podem ser utilizados a at cerca de 500oC. As ligas de titnio tem o melhor desempenho quanto fluncia de todas as ligas de Ti, enquanto que as ligas tem o pior. As ligas + , como a Ti6Al-4V So limitadas a uma mxima temperatura de uso de 450oC. As ligas tem uma temperatura limite um pouco superior a essa. As ligas de Ti no podem ser utilizadas acima de 600oC porque so susceptveis a fragilizao e oxidao superficial.

4. De 600 a 650oC Para essa faixa de temperatura os fatores importantes para a seleo so : resistncia oxidao e resistncia fluncia. Os aos inoxidveis ferrticos e austenticos so os recomendados. Os ferrticos so os mais baratos , mas tornam-se susceptveis fragilizao a partir de 475oC se o teor de Cr excede a 13%. Eles tambm so difceis de soldar. A principal vantagem dos ferrticos sobre os austenticos so a sua maior resistncia oxidao.

5.

metlicos so usados nessa faixa de temperatura: aos inoxidveis austenticos, super ligas ferro-nquel, super ligas de nquel e super ligas de cobalto. As temperaturas limites de uso de aos austenticos de 750oC. A liga AISI 316 a mais resistente fluncia. As super ligas Fe-Ni contem grandes quantidades de Fe e so endurecidas por precipitao de carbonetos ou compostos intermetlicos. As super ligas de Ni contm 30 a 35% de Ni a acima de 30% de Cr. Pequenas quantidades de Al, Ti, Nb, Mo, Hf e W so adicionados para aumentar a resistncia mecnica, corroso e ao calor. As superligas de Co so endurecidas por uma combinao de carbonetos e elementos em soluo slida.

De 650 a 1000oC- Quatro grupos de materiais

6. 1000oC e acima- Os metais refratrios como o W, Ta, Nb, Mo e suas ligas podem ser usados at 1500oC. Entretanto, coberturas protetoras so requeridas para servio em ambientes oxidantes em temperaturas acima de 425-500oC, dependendo do material.

Mxima temperatura de uso de alguns metais


Metal Temp.Fuso( Mxima T oC) uso(oC) Mxima T na prtica (oC)

Al
Cu Ni Fe Ti

660
1083 1453 1536 1668

350
630 880 930 1020

0,56
0,74 0,47-0,57 0,4

Zr

1852

1150

Mxima temperatura de uso de alguns metais ( continuao)


Metal
Cr Hf Nb Mo Ta W

Temp.Fuso (oC) 1900 2222 2468 2610 2996


3410

Mxima T uso(oC)
1180 1370 1550 1650 1910 2160

Mxima T na prtica (oC)


0,6 0,54 0,76

Fluncia para Cermicas


Uma das vantagens das cermicas sobre os metais a sua habilidade em suportar temperaturas de servio to altas como 1650oC. A resistncia temperatura das cermicas caracterizada por severas propriedades trmicas como resistncia fluncia, expanso trmica, condutibilidade trmica e resistncia ao choque trmico.

Fluncia para Cermicas


Para cermicas estruturais, especialmente Si3N4 prensado a quente, a taxa de fluncia pode ser controlada ajustando a composio e, ento, as propriedades das fases dos contornos de gro. A resistncia fluncia do SiC tambm afetada pelas fases intergranulares, mas as taxas de fluncia desse material so baixas.

Fluncia para Cermicas


Comparadas com os xidos, cermicas covalentes de silcio possuem baixos coeficientes de expanso trmica, o que pode aumentar a resistncia ao choque trmico. A expanso trmica desses materiais funo da fase slida e no muito afetada pela porosidade e por impurezas. SiC possui expanso trmica 50 % superior do que Si3N4. A expanso trmica deste ltimo material funo da quantidade de xido intergranular presente.

Fluncia para Cermicas


A variao da expanso trmica com a temperatura muito importante nos vidros porque tenses termicamente induzidas so uma funo da taxa de expanso. Tanto as dimenses lineares como o volume do vidro mudam com a temperatura, sendo que a taxa volumtrica trs vezes a taxa de expanso linear.

Fluncia para Cermicas


A capacidade calorfica e a condutibilidade trmica tambm devem ser consideradas para aplicaes de cermicas em altas temperaturas, pois essas duas propriedades indicam resistncia a tenses trmicas. Para xidos e carbonetos, a capacidade calorfica aumenta com a temperatura aumenta com a temperatura at 1000oC. Para temperaturas superiores, pouco efeito se nota na capacidade calorfica. Para os vidros e os vitro-cermicos, notase o mesmo efeito, ou seja a capacidade calorfica aumenta com o aumento da temperatura.

Max.T de uso em curto tempo e max. T para que no ocorra fluncia de xidos cermicos covalentes

T fuso ou de dissociao, max.T de uso (tempo curto), mx. T para no ocorrer fluncia para cermicas cov.

Fluncia para polmeros e compsitos


Os plsticos e compsitos podem ser usados numa larga faixa de temperatura. Porm quase todas as propriedades dos plsticos, incluindo as propriedades fsicas, mecnicas, eltricas e qumicas so dependentes da temperatura. Consequentemente, a temperatura freqentemente considerada um parmetro importante no "design".

Fluncia para polmeros e compsitos


Os termofixos usualmente tem maior resistncia temperatura que os termoplsticos, devido ao seu alto grau de ligaes cruzadas. Entretanto, eles so substitudos pelos termoplsticos de engenharia resistentes a altas temperaturas, tais como o poli-ter-ter-cetona (PEEK) ou o poli-sulfeto de fenileno (PPS). Esses materiais tem a vantagem de serem moldveis por injeo.

Fluncia para polmeros e compsitos


Embora novas resinas epoxies possam ser usadas a temperaturas contnuas de 100 a 180oC, seu uso na prtica limitado a 150oC. Poli-imidas termofixas so usadas em composies para altas temp, reforadas com fibras de grafite na faixa de 260 a 290oC. Polmeros cristais lquidos sem reforo (LCPs), baseados em polisters aromticos, possuem boas propriedades mecnicas a temperaturas abaixo de 300oC. Temperaturas de deflexo a 1,8 MPa so to altas quanto 350oC.

Fluncia para polmeros e compsitos


LCPs injetveis ou extrudveis so tambm utilizadas no processamento de equipamentos resistentes a altas temperaturas e a produtos qumicos e na confeco de componentes eletrnicos, como conectores e soquetes. LCPs, baseados em polisters aromticos possuem um potencial para a confeco de compsitos avanados, principalmente usando grafita na forma de tecido, como reforo.

Mximas temp. de uso de polmeros

Das könnte Ihnen auch gefallen