Sie sind auf Seite 1von 15

A estrutura fundiria brasileira, e os conflitos e movimentos sociais no campo

O que a estrutura fundiria ??


A estrutura fundiria corresponde ao modo como as propriedades rurais esto dispersas pelo territrio e seus respectivos tamanhos. A estrutural fundiria interfere diretamente na quantidade de postos de trabalho, valor de salrios e, automaticamente, nas condies de trabalho e o modo de vida dos trabalhadores rurais.

Estrutura fundiria brasileira


O Brasil possui uma das maiores reas agrcolas do mundo, ocupa 3,5 milhes de Km, isto cerca de 41,4% da rea territorial do pas. H no Brasil cerca de 100 a 200 milhes de hectares aproveitveis para o uso agropecurio.

Poucas propriedades rurais (43 956) com 1000 hectares ou mais concentram mais de 50% da rea total do pas. Geralmente, uma grande concentrao fundiria pode gerar terras ociosas e improdutivas porque seus donos aguardam melhores preos para arrend-las ou vend-las (esto concentradas nas regies Norte e CentroOeste).

Muitas propriedades rurais (947 408) no chegam a possuir 2% da rea total, inviabilizando, muitas vezes, o plantio de algum produto. A despesa com sementes pode ser maior que o montante obtido com a colheita. xodo rural como consequncia da mecanizao em algumas grandes propriedades rurais no CentroSul e entre os pequenos proprietrios, porque produzem pouco, ficam endividados e no tm capital para investir. Aumento do nmero de desempregados e subempregados que migram para as periferias das cidades e acabam ocupando reas de mananciais.

Origens

As origens dessa distribuio desigual de terras em nosso pas esto em seu passado colonial. As capitanias hereditrias foram os primeiros latifndios brasileiros: a colnia foi dividida em quinze grandes lotes entre doze donatrios. A expanso da lavoura aucareira no litoral manteve o latifndio como uma de suas caractersticas, ao lado da monocultura e da escravido da mo-de-obra africana no sistema de plantation voltado para a exportao.

Foi a Lei de Terras, promulgada em 18 de agosto de 1850, que praticamente instituiu a propriedade privada da terra no Brasil, Ao determinar que as terras pblicas ou devolutas (ociosas) s poderiam ser adquiridas por meio de compra. Dessa forma, imigrantes europeus recm-chegados, negros libertos e pessoas sem recursos ficaram sem direito s terras livres.

Com o passar do tempo, essa desigual distribuio de terras acabou gerando conflitos cada vez mais violentos e generalizados entre proprietrios e no proprietrios. Em 1964, surgiu o Estatuto da Terra com metas como: a execuo da reforma agrria e o desenvolvimento da agricultura. Com o objetivo de acalmar a violncia rural.

Em 1970, ocorreu uma expanso da fronteira agrcola, em que abriu um espao maior para a pecuria na Amaznia, mas mesmo assim no foi capaz de acalmar as brigas, os grandes latifundirios substituam as pequenas propriedades. Durante esse processo ocorreu um grande movimento denominado grilagem, em que os grileiros invadiam pequenas propriedades tomando posse das terras. Em 1980 surgiu no Rio Grande do Sul o MST (Movimento dos trabalhadores rurais sem terras), que levam uma vida precria e buscam pressionar o governo em busca da reforma agrria, para receber reas rurais no geral pblicas.

Em 1993, no governo do presidente Itamar Franco, a diviso da terra foi definida por mdulo fiscal, onde considerado o tipo de exportao predominante no municpio, a renda obtida dessa exportao, outras exportaes, o clima, a regio, a rea.

Utilizao da terra

Os dados do INCRA mostram que em 1998 cerca de 75,4 milhes de hectares de terras explorveis no eram exploradas, o que correspondia a 23% da rea total explorvel do Brasil. Territorialmente as terras explorveis no exploradas estavam assim distribudas: 45,6% na regio Norte, 24,2% no Nordeste, 26,1% no Centro-Oeste, 2,2% no Sudeste e 1,9% no Sul.

A maior proporo de terras explorveis no exploradas estava nos imveis grandes, grupo no qual 35,6% da rea total explorvel no era explorada. Ainda, se somarmos os imveis mdios e grandes, a rea explorvel no explorada em 1998 era de 58.738.981,1 ha, ou seja, 77,9% de toda terra explorvel no explorada no Brasil. Em 2006, dos 354,8 milhes de hectares dos estabelecimentos agropecurios, 21,6% eram ocupados com lavouras, 48,56% com pastagens e 28,1% com matas e florestas.

Reforma Agraria

Desde os anos 1950, discute-se no Brasil a reforma agrria, que consiste em uma redistribuio das propriedades do meio rural, em uma melhor distribuio da terra. De forma genrica, a reforma agrria uma mudana na estrutura fundiria do pas efetuada pelo Estado, que desapropria grandes fazendeiros com propriedades improdutivas e distribui lotes de terras a famlias camponesas. A reforma agrria, em sntese, deve visar resolver o problema dos camponeses sem-terra e da pobreza no campo, assim como o abastecimento alimentar para a maioria da populao. Ela deve promover a justia social. Mas no pode consistir somente na desapropriao de certas reas para redistribuio, pois, sem outras condies complementares - crdito bancrio facilitado, preos mnimos para certos produtos agrcolas, garantia de transporte, incentivos modernizao das tcnicas etc. -, corre-se o risco de fracasso total.

Mas as dificuldades para isso so enormes. Uma delas que existem fortes interesses contrrios dos grandes proprietrios rurais. Tambm existem dificuldades jurdicas: em muitos casos, os proprietrios ganham na justia indenizaes milionrias ou at bilionrias, vrias vezes acima do preo de mercado dos imveis, como pagamento de suas terras desapropriadas.

Violncia

Nos ltimos 25 anos, 1.614 pessoas foram assassinadas no Brasil em decorrncia de conflitos no campo. At hoje, apenas 91 casos foram julgados - e resultaram na condenao de 21 mandantes e 72 executores. Isso significa que a Justia no Brasil levou s grades um criminoso para cada 17 pessoas assassinadas em todos esses anos.

A maioria das vtimas de lideranas locais, assentados e quilombolas. Entre elas esto personalidades que se tornaram smbolos da resistncia ambientalista, como o seringueiro Chico Mendes e a missionria Dorothy Stang. O Par , disparado, o recordista de ocorrncias: entre 1985 e 2010 foram registrados 408 casos (cerca de 35% dos incidentes no Brasil), com 621 vtimas, de acordo com a CPT. Destes casos, apenas 15 tiveram julgamentos, com 11 mandantes e 13 executores condenados.

Bibliografia

http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/estruturafundiaria-brasil.htm http://bloggeografiaolavo.blogspot.com.br/2007/11/estruturafundiria-brasileira.html http://oespacobrasileiro.blogspot.com.br/2010/04/estruturafundiaria-e-os-conflitos-de.html http://www2.fct.unesp.br/nera/atlas/estrutura_fundiaria.htm http://professormarcianodantas.blogspot.com.br/2011/06/estr utura-fundiaria-do-brasil-e-os.html http://www.cartacapital.com.br/politica/conflito-no-campoum-condenado-para-cada-17-assassinados

A estrutura fundiria brasileira, e os conflitos e movimentos sociais no campo

Everson Manuel Jlio Cesar da Silva Fantin N 6 N 18

Lucas Oliveira dos Santos N23

Ozeias de Souza da Silva N 29

Das könnte Ihnen auch gefallen