Sie sind auf Seite 1von 21

PRINCPIOS BSICOS DE CORROSO.

INSPEO DE EQUIPAMENTOS EEEM-Ba./INSPEC

CONCEITO BSICO

a deteriorao de um material por meio da ao fisica, qumica ou eletroquimica.

IMPORTNCIA DA CORROSO
A

importncia da corroso est associada aos custos envolvidos em um processo corrosivo. Sabemos que a corroso, conforme seu conceito bsico, destroi um material, podemos imaginar que existem perdas de recursos financeiros, quer seja por reposio de material, quer seja por paralizaes que se traduzem em perda de produo

CUSTOS DA CORROSO:
CUSTOS DIRETOS Reposio de Material Mo de obra envolvida Gastos com pintura CUSTOS INDIRETOS Tempo de paralisao sem produzir; Danos ao Meio Ambiente; Perdas de vidas Humanas ou mutilaes

CUSTOS DA CORROSO:
estimado atualmente no Brasil que os prejuizos causados pela Corroso equivalem 3,5% do PIB (Produto Interno Bruto) de 2003, s levando em considerao os custos diretos. Estima-se tambm que cerca de 1/4 da produo mundial de ao destina-se reposio de materiais metlicos atingidos anualmente pela corroso. Por isso, a corroso, se no controlada, pode causar: Exausto prematura das reservas mundiais de minrios e das fontes de energia; Perdas das propriedades mecnicas dos materiais e da condutividade veltrica; Destruio de equipamentos e instalaes gerando custos de operao, manuteno, de reposio alm dos lucros cessantes.

PREJUIZOS DA CORROSO
Do ponto de vista de Segurana, a Corroso pode causar: Contaminao de produtos tornando-os imprprios para o uso ou consumo; Desastres ecolgicos, causando severos danos ao meio ambiente; Exploses, incncdios, resultando na perda de vidas humanas. No que diz respeito esttica, a corroso tambm pode causar a desvalorizao dos equipamentos e do ambiente, pois tornaos com aspecto desagradvel.

MECANISMOS BSICOS DA CORROSO:

CLASSIFICAO DOS PROCESSOS CORROSIVOS:


CORROSO QUMICA: Quando o metal reage a seco com um meio no inico, como por exemplo a oxidao no ar a alta temperatura como ocorre durante a formao de carepa na laminao do ao. CORROSO ELETROQUMICA: Quando, em um meio aquoso (via umidade) ocorre transporte simultneo de eletricidade inica atravs de um eletlito. Como exemplos deste tipo de corroso podemos citar: corroso por gua do mar; corroso por cidos e bases; corroso atmosfrica; corroso em solos; corroso galvnica.

O maior emprego de controle da corroso por meio de revestimentos corresponde aos processos corrosivos causados por corroso eletroqumica.

MECANISMOS ELETROQUMICOS:
DEFINIES:

ANODO Eletrodo em que ocorre a reao de oxidao (corroso). CATODO Eletrodo em que ocorre a reao de reduo (corroso). ELETRLITO Condutor eletroltico atravs do qual se realiza o transporte de matria para cada eletrodo.

MECANISMOS ELETROQUMICOS
CONDUTOR

METLICO Ligao entre ctodo e nodo por onde escoam os letrons no sentido nodo ctodo. CLULAS DE CORROSO Clulas de eletrodos diferentes. Clulas de concentrao. Clulas de aerao diferencial.

CORROSO GALVNICA E PROTEO CATDICA

Dentre os mecanismos de corroso eletroqumica formados por clulas de eletrodos diferentes, a corroso galvnica caracterizada por um processo de rpido consumo de metal, resultando em severos pites perfurantes do ao. A corroso Galvnica manifesta-se no contato direto de dois materiais dissimilares submetidos a um meio eletroltico tais como a gua, solues aquosas, umidade, etc. E como resultado, um dos metais destrudo(nodo) enquanto o outro fica protegido (ctodo), da o nome de Proteo Catdica, ao specto de proteo.

CORROSO GALVNICA E PROTEO CATDICA

Assim, baseado no comportamento eletroqumico dos materiais criou-se a Srie Galvnica em gua do Mar, que consiste numa srie de metais dispostos em uma ordenao de reatividade, isto , no topo da srie esto os metais andicos (aqueles que se corroem com mais facilidade) e no final da srie os metais mais catdicos (aqueles que so mais resistentes corroso).

Assim, todo metal da escala que estiver na parte superior sofrer corroso para proteger o metal que esteja na parte inferior na escala.

TABELA REFERENCIAL
Elementos Metlicos
Potencial de Corroso

Magnsio
REGIO ANDICA

Alumnio Zinco

Cromo
Ferro Nquel Hidrognio Cobre
REGIO CATDICA

Prata Ouro

-2,38 -1,66 -0,76 -0,74 -0,44 -0,23 0,00 +0,34 +0,80 +1,50

Mais Eletronegativo Metal menos nobre

Mais Eletropositivo Metal mais nobre

CORROSO ATMOSFRICA
Quando os metais ou suas ligas so submetidos ao de condies climticas (intemperismo) diz-se que eles sofrem corroso atmosfrica. Este tipo de corroso no aspecto econmico, o de maior preocupao para as Indstrias. A corroso Atmosfrica um processo essencialmente eletroqumico e se desenvolve de forma homognea sobre toda a superfcie metlica, sendo a perda de espessura uniforme em todos os pontos.

CORROSO ATMOSFRICA

CORROSO POR PIETS E ALVOLOS


O ataque ocorre em pontos localizados formando microcavidades que se propagam para o interior do material metlico, constituindo-se em uma das mais perigosas formas de corroso por poder atravessar toda a espessura de uma pea metlica, ocasionando furos, vazamentos e at rupturas.

CORROSO POR PIETS E ALVOLOS

PRODUTOS DA CORROSO DO AO E SUAS CARACTERSTICAS As chapas de ao laminadas a quente, so formadas pela laminao dos lingotes aquecidos ou rubros com temperatura em torno de 1250C, o que por uma reao com o oxignio da atmosfera, resulta na formao de uma carepa constituda por uma mistura de xido de ferro e metal. Parte desta carepa formada, sai durante a laminao e parte fica aderida ao ao, cobrindo toda a extenso da chapa e de ambos os lados, sua espessura algo em torno de 25-50m.

PRODUTOS DA CORROSO DO AO E SUAS CARACTERSTICAS

Apresenta as seguintes caractersticas: Cor azul acinzentada escura; Textura lisa ao tato; Elevada dureza; Firmemente aderida ao metal; Quebradias; Coeficiente de dilatao muito diferente do metal; Facilidade de absorso de gua; Comportamento catdico em relao ao metal andico;

PRODUTOS DA CORROSO DO AO E SUAS CARACTERSTICAS

CONSEQUNCIAS DO AO CORRODO

O ao corrodo apresenta uma rugosidade que a depender do tempo de exposio e da espessura da chapa, pode apresentar cavidades (pites e alvolos), que podem ser de vrios milimetros ou at mesmo chegando a poerfurar a chapa. Esta rugosidade altamente indesejvel principalmente quando este ao ser utilizado na construo de equipamentos sujeitos a movimentaoi de fluidos tais como adutoras, gasodutos, etc., ou movimento do prprio equipamento dentro do fluido, como navios, pois a rugosidade resulta em atrito que reduz consideravelmente a velocidade do fluido ou do equipamento

Das könnte Ihnen auch gefallen