Sie sind auf Seite 1von 12

Objecto, Noo, Objectivo, Mtodos, Ramos e Importncia da Geografia.

Definir a Geografia como cincia do espao; Referir o objecto de estudo e o objectivo da Geografia; Referir os mtodos da Geografia; Referir os ramos da Geografia, quanto a natureza e ao tamanho do objecto de estudo; Compreender a importncia da Geografia.

O Homem, ao longo do tempo, foi introduzindo mudanas na paisagem, organizando o espao desta ara consoante as suas necessidades.

O espao geogrfico aquele que foi modificado pelo Homem ao longo da histria. Que contm um passado histrico e foi transformado pela organizao social, tcnica e econmica daqueles que habitaram ou habitam.
A Geografia tem por objecto de estudo o espao geogrfico que diferenciado e organizado. A sua funo a de localizar certos fenmenos, de descrever com ajuda de diversos tipos de documentos (mapas, globos, grficos, fotografias areas, entre outros), de os explicar em funo da descrio feita.

GEO + GRAFIA (TERRA) (DESCRIO) A cincia que descreve a Terra.


Geografia- a cincia que estuda a organizao do espao terrestre e as modificaes nele implantadas pelo Homem, localizando-o, descrevendo-o, explicando-o e comparando com outros espaos.

o objectivo, ou seja, o fim a alcanar que difere a Geografia das outras cincias com o mesmo objecto de estudo.
Objectivo da Geografia de descobrir as inter-relaes existentes entre os fenmenos naturais (ex. o clima, a vegetao, o relevo, entre outros) e os fenmenos humanos (ex. as vias de comunicao, a economia, a urbanizao, entre outros), interpretando-os, de forma compreender o modo de organizao do espao geogrfico.

Como fao para estudar o objecto de estudo? 1- Observao a) directa ,quando ns deslocamos fsicamente ao espao a ser estudado. b) indirecta ,quando utilizamos meios visuais como os mapas, fotografias, videos, do espao a ser estudado. 2- Inquritos e Dados Estatsticos baseia na elaborao de um questionrio populao e as respostas obtidas so traduzidas em grficos a fim de organiza-los.

Quanto a natureza do objecto podemos dividir a Geografia em: a) Geografia Fsica o ramo da Geografia que estuda apenas os fenmenos fsicos da Terra, juntamente com os factores que actuam em conjunto. ex: o estudo dos climas (Climatologia), o estudo da origem e evoluo do relevo terrestre (Geologia).

b) Geografia Humana o ramo da Geografia que estuda as marcas humanas e a sua distribuio na superfcie terrestre. ex. o estudo da distribuio da densidade populacional (Demografia), o estudo das actividades econmicas desenvolvidas pelo Homem (Economia).

Quanto ao tamanho do objecto podemos dividir a Geografia em: a) Geografia Geral o ramo da Geografia que o seu objecto de estudo de escala mundial. ex. a distribuio dos climas mundiais, as grandes correntes migratrias. b) Geografia Regional o ramo da Geografia que o seu objecto de estudo uma regio da Terra. ex. O clima de Cabo Verde, a distribuio da populao brasileira.

Entender o mundo que nos rodeia e participar das solues de seus inmeros problemas. Formar cidado participativo, levando a conhecer a organizao do espao local, nacional e mundial.

Das könnte Ihnen auch gefallen