Sie sind auf Seite 1von 35

PRTICAS CONSERVACIONISTAS E SISTEMAS DE MANEJO DO SOLO

Parte 1

Tcnicas utilizadas para aumentar a resistncia do solo ou diminuir as foras do processo erosivo. todo um sistema de manejo do solo que assegura a obteno dos maiores lucros possveis sem diminuir a produtividade do terreno.

PRTICAS DE CARTER VEGETATIVO As prticas de carter vegetativo so aquelas em que se utiliza a vegetao para defender o solo contra a eroso. A utilizao racional de vegetaes para recobrir e travar o solo um do princpios bsicos da sua conservao.

A) FLORESTAMENTO E REFLORESTAMENTO As terras de baixa capacidade de produo e, ao mesmo tempo, muito suscetveis eroso, devero ser recobertas de vegetaes permanentes bastante densas, como as florestas, permitindo, assim, uma utilizao econmica das terras inadequadas para cultura, e proporcionando-Ihes, ao mesmo tempo, a preservao".

B) PASTAGEM Os terrenos onde as culturas no proporcionam produes compensadoras ou onde grande o perigo pela eroso devem ser reservados s pastagens, que fornecem tambm boa proteo ao solo.

MANEJO DE PASTOS

1) O pasto deve ser mantido livre de plantas daninhas, devendo, porm, ter misturas de leguminosas e gramneas; 2) quando a fertilidade do solo diminuir, conveniente a aplicao de um fertilizante qumico completo;
3) quando a acidez do terreno muito alta, deve-se corrigi-Ia mediante a aplicao de calcrio, a fim de propiciar o crescimento de leguminosas; 4) os pastos recm-estabelecidos no devem ser pastoreados at que as plantas tenham desenvolvido um sistema radicular que permita suportar o pisoteio;

5) as rvores de sombra para abrigo do gado devem ser localizadas na parte alta do terreno, e longe dos riachos ou crregos e grotas; 6) os pastos no devem ser sobre-pastoreados;
7) o pastoreio misto, de vrias espcies de animais, assegura sempre melhor utilizao da pastagem; e 8) os sulcos e camaIhes em pastagens, em contorno, so uma prtica recomendada para solo argilosos, para regies de pouca chuva e para pastagens em formao.

C) PLANTAS DE COBERTURA
Essas plantas se destinam a manter o solo coberto durante o perodo chuvoso, a fim de reduzir os efeitos da eroso e melhorar as condies fsicas e qumicas do terreno. O grande beneficio dessas plantas a produo de matria orgnica para incorporao ao solo. O aumento do contedo de matria orgnica no solo melhora as suas condies fsicas e estimula os diversos processos qumicos e biolgicos.

As plantas utilizadas como cobertura, nas culturas anuais, so leguminosas empregadas como a mucuna, as crotalrias e o feijo-guandu. Nas culturas pereres, podem ser usadas as plantas: o calopognio (Galopogonium mucunoides Desv.), a jetirana (Centrosema pubescens Benth.), o feijo-deporco (Ganavalia ensiformes, algumas crotalrias (Grotalaria spp.), o cudzu-comum (Pueraria thumbergiana Benth.), o cudzu-tropical (Pueraria pneseooides (Roxb.) Benth.).

D) CULTURA EM FAIXAS Consiste na disposio das culturas em faixas de larqura varivel, de tal forma que a cada ano se alternem plantas que oferecem pouca proteo ao solo com outras de crescimento denso. Pode-se considerar como uma prtica complexa, pois combina o plantio em contorno, a rotao de culturas, as plantas de cobertura e, em muitos casos os terraos.

A locao das faixas pode ser feita de trs maneiras: a) FAIXAS NIVELADAS: todos os limites entre faixas so locados na linha de contorno do terreno. b) FAIXAS PARALELAS: apenas uma linha mediana de gleba marcada em cotorno, sendo as demais linhas divisrias entre faixas tiradas paralela mesma; c) FAIXAS ASSOCIADAS: combinando os dois sistemas de tal modo que uma faixa paralela se alterne com uma nivelada, esta com largura irregular e aquela com largura regular.

E) CORDES DE VEGETAO PERMANENTE Os cordes de vegetao permanente so fileiras de plantas perenes e de crescimento denso, dispostas com determinado espaamento horizontal e sempre em contorno.

Em culturas anuais cultivadas continuamente na mesma faixa" ou em rotao, so intercaladas faixas estreitas de vegetao cerrada, formando os cordes de vegetao permanente; em culturas perenes como caf e pomar, os cordes so colocados entre as rvores, com determinado espaamento horizontal, formando barreiras vivas para controle da eroso.

F) ALTERNNCIA DE CAPINAS A altemncia de pocas de capina em ruas adjacentes, durante o perodo chuvoso, uma maneira, praticamente sem despesa, de reduzir as perdas por eroso tanto em culturas anuais como perenes.

G) CORTE DO MATO
Nas culturas perenes, do tipo de pomar, caf, cacau, cortando as ervas daninhas a uma pequena altura da superfcie do solo, deixando intactos os sistemas radiculares do mato e das plantas perenes e uma pequena vegetao protetora de cobertura, constituda de tocos.

O efeito corte do mato no controle das perdas por eroso pode ser explicado, quando em comparao com o controle das plantas daninhas por meio de capinas, pelo seguinte:

(a) no h a desagregao da camada superficial do solo que facilita a eroso;


(b) no h a mutilao das razes superficiais das plantas perenes cultivadas, com sacrifcio para a produo; (c) sem a eliminao total da vegetao de cobertura do solo, no haver o efeito da energia de impacto da gota de chuva no terreno; (d) o sombreamento do solo que proporciona de grande auxilio contra a oxidao acelerada da matria orgnica.

H) COBERTURA MORTA A cobertura do solo com restos de culturas uma das mais eficientes prticas de controle da eroso, especialmente no da elica. A cobertura morta protege o solo contra o impacto das gotas de chuva faz diminuir o escoamento da enxurrada, e incorpora ao solo a matria orgnica que aumenta a sua resistncia ao processo erosivo;

Protege o solo contra a ao direta dos ventos e impede o transporte das partculas.

FAIXAS DE BORDADURA

Consistem em faixas estreitas formadas com plantas de porte baixo e vegetao cerrada para conter os excessos de enxurrada que possam escorrer sem provocar danos.

QUEBRA-VENTOS Consistem em uma barreira densa de rvores, colocadas a intervalos regulares do terreno, nas regies sujeitas a ventos fortes, nos lugares suscetveis de eroso elica, de modo a formarem anteparos contra os ventos dominantes.

PRTICAS DE CARTER EDFICO

So as prticas conservacionistas que, com modificaes no sistema de cultivo, alm do controle de eroso, mantm ou melhoram a fertilidade do solo.

a) Controle do fogo O fogo , realmente, uma das maneiras mais fceis e econmicas de limpar um terreno recmderrubado, de eliminar o trabalho e as dificuldades do enterrio de restos culturais, de combater certas molstias ou pragas das culturas, de limpar e renovar as pastagens. Entretanto, os prejuzos ocasionados pelo fogo, na destruio da matria orgnica e na volatilizao do nitrognio, so de grande importncia para a fertilidade do solo.

Vantagens do uso do fogo: (a) o nico meio, dentro das suas possibilidades, de conseguir, aps a derrubada, a limpeza do terreno, e prepar-lo para o cultivo; (b) um sistema econmico de eliminar os restos culturais de um ou vrios anos; (c) diminui as pragas e molstias.

Desvantagens do uso do fogo:


(a) consome a matria orgnica do solo; (b) elimina os microrganismos do solo; (c) volatiza as substncias necessrias nutrio das plantas; (d) deixa o solo desnudo, aumentando a eroso; (e) diminui a produo.

b) Adubao verde

a incorporao, ao solo, de plantas especialmente cultivadas para esse fim ou de outras vegetaes cortadas quando ainda verdes para serem enterradas.
Essas plantas protegem o solo contra a ao direta da chuva quando esto vivas e, depois de enterradas, melhoram as condies fsicas do solo pelo aumento de contedo de matria orgnica.

Leguminosas de Clima Tropical e Subtropical


Espcie Ciclo (dias) Biomassa Verde (t.ha-1/ano) 18 16-54 18-30 9-33 7-44 10-30 32 Biomassa Seca

Caupi Centrosema Crotalria juncea


Feijo-de-porco Guandu Labe-labe Leucena Mucuna preta Soja perene Stilosantes

65 120
80-90 180-210 120-140 Perene 150 -

5 10-16
6-10 5-12 5-10 7-16 7 8-10 3-11

Nutrientes em Massa Seca de Adubos Verdes Espcie N P K Ca Mg

Crotalria juncea
Guandu

340540
112225 11

30-45

168252
44-99

90-135 48-72

9-18

18-36

9-18

Nabo forrageiro
Labe-labe Milheto

28

15

22

81-62 206

7-14 60

42-84 350

20-40 53

8-16 32

c) Adubao Qumica A manuteno e a restaurao sistemtica da fertilidade do solo por meio de um plano racional de adubaes dever fazer parte de qualquer programa de conservao do solo. A manuteno da fertilidade muito importante, uma vez que proporciona melhor cobertura vegetal no terreno, e, com ela, melhor proteo do solo.

d) Adubao orgnica Na poca atual, de preos cada vez mais elevados dos fertilizantes qumicos, de prever maior consumo, no futuro, da adubao orgnica.

A adubao com esterco de curral ou com composto exerce importante papel de melhoramento das condies para o desenvolvimento das culturas, e, sem dvida, dos mais destacados, a influncia da matria orgnica na reduo das perdas de solo e gua por eroso.

e) Calagem A acidez do solo alm de certos limites prejudica o desenvolvimento das plantas cultivadas, diminuindo a sua produo. Nos solos cidos, o desenvolvimento de microrganismos bastante reduzido, principalmente de bactrias fixadoras do nitrognio atmosfrico; A acidez torna o fsforo do solo dificilmente aproveitvel pelas plantas. O papel do clcio aplicado na calagem neutralizar a acidez do solo, proporcionando melhores condies para o desenvolvimento das plantas.

Das könnte Ihnen auch gefallen