Sie sind auf Seite 1von 15

Estresse ou stresse pode ser definido como:

A soma de respostas fsicas e mentais causadas por determinados estmulos externos (estressores) e que permitem ao indivduo (humano ou animal) superar determinadas exigncias do meio ambiente;

O desgaste fsico e mental causa do por esse processo.

Estresse um termo que se vulgarizou nos ltimos tempos. Queixa-se de estresse o homem que chega em casa depois de um dia de muito trabalho, de trnsito pesado e das filas do banco. Queixa-se a mulher que enfrentou uma maratona de atividades domsticas, profissionais e com os filhos. noite, terminado o jantar, com as crianas recolhidas, os dois mal tm foras para trocar de roupa e cair na cama.

1- Alerta:
Reao de Alarme: A Reao de Alarme subdivide-se em dois
estados, a fase de choque e a fase de contra-choque.

Fase de alerta: Tem-se os seguintes sintomas:


Mos e/ou ps frios Boca seca Dor no estmago Aumento de sudorese Tenso e dor muscular por exemplo na regio dos ombros Aperto na manidbula/ranger os dentes ou roer unhas/ponta da caneta Diarria passageira Insnia Taquicardia Respirao ofegante Hipertenso sbita e passageira Mudana de apetite Agitao Entusiasmo sbito

2. Resistncia:
A Fase de Resistncia se caracteriza, basicamente, pela hiperatividade da glndula supra-renal sob influncia do Hipotlamo, particularmente da Hipfise. Nesta fase, mais crnica, h um aumento no volume da supra-renal, concomitante a uma atrofia do bao e das estruturas linfticas, assim como um continuado aumento dos glbulos brancos do sangue (leucocitose).

Fase da resistncia:
Tem-se os seguintes sintomas:

Problemas com a memria; Mal-estar generalizado; Formigamento nas extremidades; Sensao de desgaste fsico constante; Mudana de apetite;

Hipertenso arterial; Cansao constante; Gastrite prolongada; Tontura; Sensibilidade emotiva excessiva; Obsesso com o agente estressor;

Aparecimento de problemas dermatolgicos;

Irritabilidade excessiva;
Desejo sexual diminudo.

3. Exausto:
Fase de Exausto ou Esgotamento quando comeam a falhar os mecanismos de adaptao e dficit das reservas de energia. Essa fase grave, levando morte de alguns organismos. A maioria dos sintomas somticos e psicossomticos ficam mais exuberantes nessa fase.

A Fase da Exausto:
Os sintomas so:

Tontura frequente lcera Impossibilidade de trabalhar Pesadelos Apatia

Diarreias frequentes Dificuldades sexuais

Formigamentos nas extremidades

Insnia

Cansao excessivo
Irritabilidade Angstia Hipersensibilidade emotiva Perda do senso de humor

Tiques nervosos

Hipertenso arterial confirmada

Problemas dermatolgicos prolongados Mudana extrema de apetite


Taquicardia

O estresse ocupacional o desequilbrio entre as demandas existentes no trabalho e sua habilidade ou possibilidade para enfrent-las. Os fatores desencadeadores do estresse ocupacional podem ser detectados. Esses problemas podem ser por medo de fracassar, cansao fsico e emocional, por apoio inadequado das pessoas que o cercam, sensao de ser mal interpretado ou no apreciado, orientao ou gerenciamento inadequado de seus superiores.

Os estressores ocupacionais geralmente so enquadrados em trs categorias. Que so:

A primeira se refere a exigncias do trabalho e da tarefa em si e inclui: carga de trabalho elevada, excesso de trabalho, elevado ritmo de trabalho, muitas horas extras, tarefas limitadas, fragmentadas, invariveis e etc. A segunda categoria de estressores se refere aos fatores organizacionais e s exigncias de papis. O conflito de papis ocorre sempre que os indivduos enfrentam exigncias incompatveis de duas ou mais fontes. A terceira categoria de estressores se refere a condies fsicas como excesso de rudo, temperaturas extremas, ventilao ou iluminao inadequada e ergonomia imprpria.

Gerenciamento inadequado Medo de fracassar Chefia insegura

Responsabilidade mal delegada Estresse do tempo se esgotando Ambiente Salrio Trabalho montono Bloqueio de carreira Falta de motivao, entre outros.

Conflito entre chefias

Longa jornada de trabalho

No participao em decises

Trabalho com alta concentrao mental

Existem sintomas fisiolgicos, psicolgicos e comportamentais indicativos de reao ao estresse. So estes:

Fisiolgicos: aumento da presso arterial, colesterol alto, sintomas gastrintestinais como gastrite e lceras, alterao na bioqumica sangunea. Psicolgicos: insatisfao com o trabalho, estados afetivos mais intensos, como raiva, frustrao, hostilidade ou reaes mais passivas como tdio, colapso por exausto, fadiga e depresso, diminuio da confiana e auto-estima. Comportamentais: Baixo desempenho, acidentes e uso de drogas no trabalho; Comportamento anti-social, furto, danos intencionais; Absentesmo, fuga do trabalho; Degradao de outras reas da vida particular; Comportamentos prejudiciais como vcios em lcool e drogas.

Ateno e respeito a seus limites; repense sua qualidade de vida; diga de forma adequada aquilo que o aborreceu; procure ajuda mdica e psicolgica; busque atividades de lazer; fique atento s situaes nas quais voc no respeita seu espao e emoes; organize suas atividades; delegue tarefas para no se sobrecarregar e no mais, cultive o riso.

Das könnte Ihnen auch gefallen