Sie sind auf Seite 1von 18

MECNICA

A mecnica se divide em cinemtica e dinmica


Cinemtica

Ela vai descrever o movimento: como as


coisas estavam no incio e ao longo do movimento, alm de escolher certos instantes para ter informaes sobre esse fenmeno com mais profundidade.

O que movimento?
Movimento o estado de um corpo, visto por um certo observador cuja posio varia medida que o tempo passa. Tudo relativo?

Portanto, o movimento relativo, ou seja, depende de quem observa.


Um sistema que possui um observador em relao aquela se concluiu que um objeto est ou no em movimento denominado referencial.

A forma do percurso a trajetria


Joo e Maria; A linha que encontraramos ao ligar esses pedacinhos de po denominada trajetria. Entretanto quando corpos em movimento observam outros corpos se movendo, temos que ter certos cuidados na hora de afirmar qual a forma da trajetria do corpo observado.

Responda: A trajetria de um corpo depende tambm de um referencial?


Qual a trajetria da bomba? E do avio?

Depende
para o avio a trajetria retilnea. Para voc que est na calada ela curvilnea. A forma do caminho percorrido por um corpo denominada trajetria, e depende tambm do referencial!

Exemplos de algumas trajetrias:

Elptica

Reta

Circular

Parablica

As grandezas da cinemtica
Todos os movimentos que estudaremos acontecero a partir de um determinado instante, que chamaremos instante inicial e representaremos por . Ao tempo decorrido entre dois determinados instantes denominamos intervalo de tempo. Representamos o intervalo de tempo por . Sua unidade no sistema internacional o segundo (s). Podemos representar matematicamente o intervalo de tempo por: =

Posio
Posio de um mvel a sua localizao em relao a uma determinada origem . Representamos a posio por S. Sua unidade no Sistema internacional o metro (m).

Velocidade Mdia
O conceito de velocidade, que muito anterior inveno do automvel, surgiu da necessidade de expressar a rapidez com que um mvel descreve uma trajetria.

Deslocamento
Imaginemos que uma pessoa saiu do quilmetro 4 e neste instante est no quilmetro 8. Sua posio variou 4 quilmetros, no ?

Sua posio inicial, representada por , 4 km. Sua posio final , e vale 8 km.
A diferena entre duas posies de um mvel denominado deslocamento. Representamos deslocamento por . Sua unidade no Sistema Internacional o metro (m), e sua representao matemtica : =

Assim, o deslocamento da pessoa em questo foi o seguinte : = 8 4 = 4

Desde a situao inicial at a situao final, o mvel percorreu 160 km em 2h. Dividindo 160 km por 2h chegamos a:

160 2

= 80 km/h

Dizemos, ento, que a velocidade mdia do mvel, nesse intervalo de tempo, foi de 80 km/h (l-se oitenta quilmetros por hora)

Quando o mvel ocupa a posio Si (a letra s indica espao e o ndice i indica inicial), o relgio marca o tempo ti. Aps um certo intervalo de tempo, o automvel atinge a posio Sf e o relgio marca tf (o ndice f indica final).

A subtrao Sf - Si corresponde ao deslocamento realizado (isto , percorrido), que ser representado por . O smbolo (letra grega delta maiscula) usado, em Mecnica, para indicar variao. A subtrao tf ti, representada por t , corresponde o intervalo de tempo no qual o mvel foi de si at sf.

Em palavras: A velocidade mdia de um mvel, num certo intervalo de tempo, igual distncia que o mvel percorre dividida pelo intervalo de tempo.
Em equao: =

ou =

A unidade usada para expressar velocidade ir depender das unidades usadas para espao e tempo. Se estiver em quilmetros (Km) e em horas (h), a velocidade ser expressa em quilmetros por hora (Km/h). Se estiver em metros (m) e em segundos (s), a velocidade ser expressa em metros por segundo (m/s). E assim por diante.

o Velocidade Instantnea
o Vamos classificar os movimentos? o Classificao do movimento quanto trajetria Se a trajetria for reta, o movimento ser retilneo, se for curva, o movimento ser curvilneo. Eis alguns exemplos de movimentos curvilneos: Circular: a trajetria uma circunferncia. Parablico: a trajetria uma parbola. Elptico: a trajetria uma elipse.

Classificao do movimento quanto variao da velocidade


Se a velocidade varia, dizemos que o movimento variado. Ao contrrio, se ela permanece constante, dizemos que o movimento uniforme. Se a velocidade aumenta, denominamos o movimento acelerado. Se diminuir, ele ser chamado freado ou retardado. A grandeza que mede a variao de velocidade no decorrer do tempo a acelerao

E a Acelerao mdia de um mvel em movimento retilneo uniformemente variado, num certo intervalo de tempo, igual variao de velocidade dividida pelo intervalo de tempo.

Em Equao: =

ou =

Observe que, no Sistema internacional, a unidade para a acelerao o m/s

Das könnte Ihnen auch gefallen