Sie sind auf Seite 1von 12

Tipos Societrios

Sociedades Simples

Sociedades Simples
Introduzidas pelo CC/02 substitui as

sociedades civis. Abrange as sociedades que no exercem atividade prpria de empresrio sujeito a resgistro. (art. 982), ou seja, atividades no empresariais, atividade de empresrio rural que preferiu no registrar-se na Junta Comercial. Assim, a luz da atividade desenvolvida pode-se dizer se uma sociedade simples ou empresaria.

Caractersticas
Em se tratando de sociedade simples ela pode

assumir a forma de um dos tipos societrios destinados a sociedade empresria: sociedade em nome coletivo, sociedade em comandita simples, sociedade limitada. Tambm pode no optar por nenhum tipo societrio e sujeitar-se as regras peculiares da sociedade simples.

Caractersticas
Importante: O legislador ao criar a

sociedade simples optou em utilizar as regras das sociedades simples, como regras gerais aplicveis a todas as sociedades.

Constituio
A SS para adquirir personalidade jurdica deve

arquivar seus atos constitutivos no registro competente nesse caso o cartrio de Registro Civil das Pessoas Jurdicas nos 30 dias subseqentes a sua constituio. Contrato Social:

Qualificao dos scios; Qualificao da sociedade; Capital social (formao e diviso); Participao nos lucros e nas perdas; responsvel pela administrao da sociedade e seus limites de poderes.

Scios Noes Gerais.


A aquisio da qualidade de scio decorre da subscrio

do capital social. Pode ser: PF ou PJ. Importante: com o advento do CC/2002 proibe-se a sociedade entre cnjuges casados pelo regime de comunho universal e pela separao obrigatria de bens, protegendo-se o prprio regime do casamento. No regime de comunho universal nem sempre haveria um real e efetiva conjungao de patrimnio, ou seja, nem sempre haveria de fato 2 scios. No regime de separao haveria a reunio daquilo que deveria ser separado.

Deveres dos Scios.


Ao subscrevem o capital social, os scios

passam a ser partes do contrato plurilateral, contraindo inmeras obrigaes para com a sociedade como para os demais scios. O dever primordial para qualquer scio realizar a sua contribuio para o capital social. Na sociedade simples a contribuio pode ser de bens ou servios.

Deveres dos Scios cont.


Contribuio de Bens: (que no dinheiro) o scio

responde pela evicco e pela solvncia do devedor no caso de transferncia de crditos, ou seja, o scio no se desonera da sua obrigao, se ela no for efetivamente cumprida. Contribuio de servios: no se admite que o scio contribua em atividade estranha a sociedade (excluso e no percepo de lucros). Dever de lealdade e cooperao recproca.

Direitos dos Scios cont.


Duas espcies: pessoais e patrimoniais.
Patrimonial: o direito eventual de crdito contra a

sociedade,consiste na participao nos lucros e no acervo social em caso de liquidao da sociedade.

Participao nos lucros: livre a sociedade decidir a forma de sua diviso desde que no haja um pacto leonino (vantagens ou desvantagens exageradas). No silncio do contrato, cada scios participa dos lucros na proporo de suas quotas.

Pessoais: Fiscalizao, participao.

Responsabilidade
A princpio respondem pelas obrigaes o patrimnio da

prpria sociedade. Regra Geral: subisdiriamente, na proporo de sua participao no capital social. Obs: o scio que ingressa na sociedade no se exime da responsabilidade pelas obrigaes anteriores sua admisso. O Scio que se retira ou excludo permanece obrigado por 2 anos aps a averbao de sua sada.

Extino da SCP
Obs: Falncia do Scio Participante:

A sociedade poder continuar a critrio do Sndico.

Com a dissoluo da SCP h um mero

ajuste de conta entre os scios, cabendo ao scio ostensivo prestar contas do negcio.

FIM
Prxima aula Tipo Societrio

SOCIEDADE SIMPLES

Das könnte Ihnen auch gefallen