Sie sind auf Seite 1von 13

Curso de Turismo

DISCIPLINA: Eventos Professora: Ms. Silvia Letcia Lopes

Aula 7 Captao de Eventos e Patrocionio em eventos

Os eventos favorecem a economia de uma cidade, regio ou pas, trazendo retornos financeiros positivos. As localidades incentivam a captao, como afirma Tenan (2002): o retorno social e financeiro dos eventos grande, mas a disputa pela captao tambm o .
Ou seja, no fcil uma localidade conseguir captar eventos.

Por este motivo as localidades devem oferecer vantagens estratgicas, como:


1. Diferenciao de Recursos humanos; 2. Diferenciao pela imagem; 3. Diferenciao pelo atrativo turstico; 4. Diferenciao por meio de equipamentos e tecnologia.

O trabalho de captao de eventos envolve trs atividades bsicas

1.

Anlise das condies do ncleo receptor para sediar o evento: a) existncia de espaos adequados para realizar o evento; b) a capacidade hoteleira; c) existncia de transportes tursticos.

2. Avaliao dos tipos de evento que podem ser realizados neste ncleo: a) levantamento de eventos a serem realizados; b) levantamento das caractersticas de cada evento (temtica, durao, perfil e quantidade do pblico etc); c) avaliao e anlise das condies reais do ncleo receptor.

3. Definio da estratgia de captao de eventos para o ncleo: a) elaborao de linha de argumentos para a defesa do ncleo receptor; b) elaborao de um sistema de marketing e promoo; c) efetivao de candidatura para sediar o evento.

Patrocnio ou apoio para eventos Formas ou modalidades de patrocnio

O Patrocnio de eventos um investimento feito por pessoas ou empresas, que buscam projeo ou consolidao da imagem no mercado.

O patrocnio ou o apoio para eventos ocorrem em todas as modalidades e tipos: eventos sociais, esportivos, recreativos, concertos, exposies etc.

Formas tradicionais de patrocnio ou apoio para eventos:


o contribuio financeira; o doao de brindes (canetas, chaveiros, copos etc);

o emprstimo de equipamentos, utenslios, mveis etc;


o prestao de servios (tcnicos); o emprstimo de locais ou dependncias;

o oferta de servios de transportes; o fornecimento de produtos para venda (consignao); o hospedagem

e transporte gratuito para convidados e

participantes.
o instalao dos stands de venda;

REFERENCIAS BIBLIOGRFICAS

ALLEN, Johnny. Organizao e Gesto de Eventos. So Paulo: Elsevier, 2003. GIACAGLIA, Maria Ceclia. Organizao de Eventos: Teoria e Prtica. So Paulo: Thomson, 2003. Martin, Vanessa. Tecnologia e Eventos: Caractersticas e tendncias. Revista Digital de Marketing Promocional. Brazil Promoo, Rio de Janeiro, 2009. NAKANE, Andra. Tcnicas de Organizao de Eventos. Rio de Janeiro: Infobook, 2000. ZANELLA, Luiz Carlos. Manual de Organizao de Eventos: Planejamento e Operacionalizao. So Paulo: Atlas. 2006. ZITTA, Carmem. Organizao de Eventos: da idia realidade. Braslia: SENAC, 2007.

Atividade Pense em um evento que voc j tenha participado e cite os impasses observados e indique o que voc faria para mudar esta (s) situao (es).

Das könnte Ihnen auch gefallen