Sie sind auf Seite 1von 25

OS(AS) TRABALHADORES(AS) DO

SUAS E O PROTAGONISMO DO(A)


USURIO(A)
Janice Merigo Conselheira do CEAS social@fecam.org.br

POLTICA SOCIAL
Aes coletivas que concretiza direitos sociais. mediante as polticas pblicas que so distribudos ou redistribudos bens e servios sociais em resposta s demandas da sociedade. Embora as polticas pblicas sejam de competncia do Estado, no representam decises autoritrias do governo para a sociedade, mas envolvem relaes de reciprocidade e antagonismo entre governo e sociedade civil (usurios por meio dos conselhos).

ASSISTNCIA SOCIAL
Assistncia Social uma poltica pblica regulamentada pela Lei Orgnica da Assistncia Social, LOAS, prevista na Constituio Federal de 1988, formando o trip da Seguridade Social, estabelecida como dever do Estado e direito do cidado (usurio).

POLTICA PBLICA DE ASSISTNCIA SOCIAL


Realiza-se de forma integrada s polticas setoriais tendo por objetivo promover servios, programas, projetos e benefcios de proteo social bsica e especial e contribuir com a incluso e a eqidade dos usurios e grupos especficos, ampliando o acesso aos bens e servios socioassistenciais em reas urbana e rural, alm de assegurar que as suas aes garantam a convivncia familiar e comunitria.

Processo de implantao da Assistncia Social


LOAS: a Lei que institui e define o perfil da poltica de assistncia social e lhe d sustentao legal (o que ).

PNAS: desenvolve e detalha a poltica de assistncia social de acordo com as definies da LOAS, traando o seu direcionamento em termos de gesto, servios, controle e financiamento (o que fazer).

SUAS: cria instrumentos de operacionalizao da Lei e da Poltica (como fazer).

CONCEPES ESTRUTURANTES DA POLTICA DE ASSISTNCIA SOCIAL


A assistncia social, direito do cidado e dever do Estado, Poltica de Seguridade no contributiva, que prev os mnimos sociais (...). Poltica de Assistncia Social Poltica Pblica de Estado Responsabilidade e compromisso pelo Municpio, Estado e Unio na garantia de Direitos dos cidados proteo social.

ASSISTNCIA SOCIAL
ANTES DA LOAS Pratica meramente assistencialista Programas restritos e espordicos Havia sempre concesses de favores O acesso a um direito era apenas atravs de doaes O atendimento era de interesse particular As pessoas atendidas eram devedoras de favores. DEPOIS DA LOAS Assistncia Social como poltica pblica Os programas so contnuos O cidado tm acesso aos bens e servios Direito assegurado por lei, que o cidado pode reclamar e exigir Os programas so pblicos Transforma e d autonomia para os usurios, respeitandoos como cidados que agem, pensam e participam.

FAZEM PARTE DA ASSISTNCIA SOCIAL

rgo Gestor Secretaria Municipal de Assistncia Social

Usurios Trabalhadores do SUAS

Conselho Municipal Entidades da Rede Socioassistencial

PROTAGONISMO SIGNIFICA:
Organizar-se politicamente para ir alm da cidadania individual, atingindo os interesses coletivos. Envolver-se em aes coletivas tambm por meio de suas organizaes ou entidades com vistas a exercer influncia na sociedade e nas decises governamentais (participao em associaes de moradores, associao de pais nas escolas, nas hortas comunitrias, nos conselhos municipais, em fruns entre outros).

PARTICIPAO PODE SER:


DIRETA
Na participao direta o prprio cidado est presente e se manifesta.

INDIRETA
J a participao indireta o cidado no est presente, ou seja, ele representado por outra pessoa, por uma instituio, movimento ou frum. Representar implica que algum tem a delegao para falar, atuar em nome de outro ou de um grupo.

PROTAGONISMO
Trabalhadores/as: participar de sua associao profissional, de movimentos sociais, etc;
Usurios/as: criar grupos nos seus programas: Bolsa famlia, Pais do PETI; Entidades: Criar e participar de Fruns de Entidades

Todos: Organizar-se coletivamente, buscar sadas em conjunto, mobilizar-se...

USURIOS DA ASSISTNCIA SOCIAL


* so pessoas ou grupos vinculados aos programas, projetos, servios e benefcios da Poltica de Assistncia Social.

* os usurios tambm podero ser representados por organizaes de usurios que so aquelas juridicamente constitudas.

Cidados e grupos que se encontram em situaes de vulnerabilidade e risco social, tais como: *famlias e indivduos com perda ou fragilidade de vnculos, *desvantagem resultante de deficincia, *excluso pela pobreza, *uso de substncia psicoativas, *formas de violncia, *insero precria ou no insero no mercado de trabalho,

Arquitetura da Poltica de Assistncia Social nos Municpios


Secretaria Municipal de Assistncia Social Gestor da Poltica de Assistncia Social (Cargo Poltico)

Trabalhadores da Poltica de Assistncia Social SUAS (vinculados ao poder pblico e as entidades da rede socioassistencial)que executam os servios, programas e projetos proteo bsica e especial (usurios so atendidos)
(Concursados)

USURIOS (AS) DA ASSISTNCIA SOCIAL


* Devido a situaes histricas, participam pouco, e sua ausncia prejudica a si mesmos e poltica de Assistncia Social
* necessrio e urgente que estas pessoas e famlias possam ter meios de maior participao, voz, vez e condies de deciso. * Para isso necessrio processo de capacitao tanto aos usurios e inicialmente aos trabalhadores da poltica.

* So os principais sujeitos da Assistncia Social; * A Assistncia Social existe por causa dos usurios (as); * Eles precisam dizer (ser perguntados) quais os melhores meios para sua participao (com o SUAS e com os CRAS devem ser ouvidos); * Necessitam conhecer bem os programas, e seus direitos para que possam acompanh-los e control-los, principalmente por meio da participao nas organizaes comunitrias e nos conselhos;

A POLTICA NACIONAL DE ASSISTNCIA SOCIAL APRESENTA UMA VISO SOCIAL INOVADORA, CAPAZ DE ENTENDER QUE A POPULAO USURIA TEM NECESSIDADES E TAMBM POSSIBILIDADES E CAPACIDADES QUE PODEM E DEVEM SER DESENVOLVIDAS... E TEM DESEJOS DE SUPERAR AS SITUAES QUE VIVEM UMA VISO SOCIAL CAPAZ DE IDENTIFICAR FORAS E NO S FRAGILIDADES NAS DIVERSAS SITUAES DA VIDA DAS PESSOAS USURIAS/OS.

TRABALHADORES (AS) DA ASSISTNCIA SOCIAL


* So trabalhadores da Assistncia Social profissionais de nvel superior e mdio que atuam nos servios, programas e projetos vinculados a essa Poltica, conforme a Norma Operacional de Recursos Humanas - NOB/RH.

Pede-se dos trabalhadores/as novas relaes com gestores, dirigentes de entidades, conselhos, usurios/as entre outros. Necessitam de capacitao constante e devem comprometerse com a atualizao, que devem ser sistemtica, continuada, sustentvel, participativa, descentralizada, avaliada e monitorada (liberao e apoio municipal).

PRINCPIOS TICOS PARA OS TRABALHADORES/AS DA ASSISTNCIA SOCIAL


a) Defesa intransigente dos direitos socioassistenciais; b) Compromisso em ofertar aes de qualidade que garantam aos usurios a oportunidade de convvio para o fortalecimento de laos familiares e sociais; c) Promoo da informao, garantindo que o usurio conhea nome e credencial de quem atende. d) Proteo privacidade dos usurios, observando o sigilo profissional sua privacidade e opo e resgatando sua histria de vida;

e) Compromisso em garantir ateno profissional para a construo de projetos pessoais e sociais para autonomia e sustentabilidade. f) Reconhecimento do direitos dos usurios a ter acesso a benefcios, renda, programas para insero profissional e social; g) Incentivo aos usurios para que exeram seu direito e dever de participar de conselhos, fruns, associaes e grupos de produo.

h) Garantia de acesso AS sem discriminao (de raa/etnia, gnero, credo, orientao sexual, classe), resguardando os critrios de elegibilidade dos diferentes programas...; i) Devoluo das informaes colhidas nos estudos aos usurios para que possam us-las; j) Contribuio para a criao de mecanismos que venham desburocratizar, agilizar e melhorar os servios prestados. (NOB/RH)

POR TUDO O QUE FOI DITO...


* Precisamos garantir relaes e condies de trabalho dignas, concursos e Plano de carreira, cargos e salrios. * Quantidade e qualidade de pessoas e equipes para todos os programas, de toda a rede socioassistencial; * Planejamento estratgico do trabalho realizado na proteo social bsica e especial e na gesto de recursos humanos; * As entidades da rede socioassistencial precisam acompamhar de fato a efetivao do SUAS e direcionar e organizar todo o seu trabalho para garantir a poltica de Assistncia Social desvinculada de prticas ainda assistencialistas e paternalistas.

E necessrio lutarmos de forma conjunta, gestores, trabalhadores, entidades da rede socioassistencial e usurios para que: *que o SUAS seja implementado em Santa Catarina; * que a a NOB/RH se efetive; *parceria entre trabalhadores/as e usurios/as para o protagonismo destes, possa ser pensada, planejada por ambos e que acontea concretamente.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
BRASIL/MDS/CNAS. Poltica Nacional de Assistncia Social . Braslia, 2004. BRASIL/MDS/CNAS. Norma Operacional Bsica NOB/SUAS. Braslia, 2005. BRASIL/MDS/CNAS. Norma Operacional Bsica NOB/RH. Braslia, 2006. PEDRINI, Dalila M. Contedo de Apresentao de Power Point. 2009.

PRODUO DA APRESENTAO EM POWER POINT


Janice Merigo Assistente Social (48) 3221-8815 social@fecam.org.br

Das könnte Ihnen auch gefallen