Sie sind auf Seite 1von 16

Universidade Federal do Cear

Departamento de Engenharia Metalrgica e de Materiais

Ferro-ligas
Prof. Jeferson Klug

TJ036 Pirometalurgia de Metais No-Ferrosos

Ferro-ligas
Os ferro-ligas so materiais usados para acerto da composio qumica do ao. necessrio que o seu rendimento seja alto, e que tenham baixo teor de impurezas. Muitos elementos de liga s podem ser adicionados com o ferro, na forma de ferro-ligas, devido a uma srie de fatores. Alguns por exemplo apresentam elevado ponto de fuso: (i) Nb - 2468 C (ii) Ti - 1675 C (iii) Cr - 1890 C (iv) V - 1910 C

Ferro-ligas

Ferro-ligas
Em outros casos, o ponto de ebulio muito baixo: (i) P - 280 C (ii) S - 445 C Economicamente tambm faz sentido a utilizao de ferroligas ao invs de metal puro, como no caso do Mn que tem ponto de fuso 1244 C. Porm, para a obteno de Mn de alta pureza, necessrio o processo de eletrlise, que bastante caro. Ligas Fe-Mn so obtidas em alto-fornos ou fornos eltricos, com uma carga constituda de minrios de ferro e de mangans, atravs de reduo carbotrmica.

Reduo carbotrmica
o tratamento qumico de reduo de um xido com gs CO, que tem origem numa substncia carbonosa, normalmente coque ou carvo vegetal, para a produo de um metal. Devido alta temperatura empregada todos os outros componentes da carga normalmente acabam por se fundir, com exceo da substncia portadora do carbono, e os produtos so removidos no estado lquido. Uma reao que descreve o processo pode ser a seguinte: MeO + CO(g) = Me(l) + CO2(g)

Reduo carbotrmica
A diferena de densidade promove a separao das fases metal e escria. A escria deve ter uma baixa viscosidade para permitir que as gotas de metal lquido, mais densas, possam atravess-la. Alta temperatura necessria para promover a separao lquido/lquido (at 1800 C seno os custos so muito elevados). Custos com temperatura muito elevada: (i) refratrios, (ii) reatividade do metal e sua contaminao com o meio, (iii) perda de metal junto com os gases que deixam o reator.

Reduo carbotrmica
O agente qumico da reduo redutor coque ou carvo vegetal. So obtidos da pirlise de carvo mineral e madeira. Exemplos de metais produzidos com a reduo carbotrmica a partir de seus xidos: Fe, Mn, Cr, Sn, Pb. Diversos tipos de reatores podem ser usados para a reduo carbotrmica, por exemplo:
(i) forno de cuba, no caso do ferro chamado de alto-forno (ii) forno eltrico de reduo, tambm chamado de baixo-forno eltrico.

Reduo carbotrmica
Termodinmica

Reduo carbotrmica
Cintica A reao do carbono com o oxignio exige uma temperatura mnima para que a energia de ativao seja superada (normalmente quando o carvo atinge a cor rubra). A primeira reao possui taxa de converso aproximadamente 100 x maior: C + O2 = CO2 2C + O2 = 2CO

Reduo carbotrmica
Exerccio Termodinmica da reduo carbotrmica para a reduo de xido de mangans.

Referncias
Introduo aos processos de preparao de matrias-primas para o refino do ao. E. M. S. Rizzo. So Paulo, ABM, 2005. Prof. Dr.-Ing. N. C. Heck Apostila da disciplina Metalurgia extrativa dos no-ferrosos reduo carbotrmica do curso de Engenharia Metalrgica da UFRGS. Disponvel on-line em: http://www.ct.ufrgs.br/ntcm/graduacao/ENG06632/Redcarb.pdf Prof. Dr.-Ing. N. C. Heck Apostila da disciplina Metalurgia extrativa dos no-ferrosos reduo metalotrmica do curso de Engenharia Metalrgica da UFRGS. Disponvel on-line em: http://www.ct.ufrgs.br/ntcm/graduacao/ENG06632/Redmet.pdf

Das könnte Ihnen auch gefallen