Sie sind auf Seite 1von 18

FACULDADE CNDIDO RONDON

DOCENTE FABIANO RABANEDA ALUNOS Carlos Henrique Joo Mrio Marcelo de Albuquerque Rosana Marques Flavio Leite Monica Francisval

Uso e Habitao Artigos 1412 a 1416 Cdigo Civil Art. 1.412.


O usurio usar da coisa e perceber os seus frutos, quanto o exigirem as necessidades suas e de sua famlia. l Avaliar-se-o as necessidades pessoais do usurio conforme a sua condio social e o lugar onde viver.

O usurio usar da coisa e perceber os seus frutos, quanto o exigirem as necessidades suas e de sua famlia. 1 Avaliar-se-o as necessidades pessoais do usurio conforme a sua condio social e o lugar onde viver. 2 As necessidades da famlia do usurio compreendem as de seu cnjuge, dos filhos solteiros e das pessoas de seu servio domstico.

Doutrina Uso o direito real sobre coisa alheia de fruio, constitudo a ttulo oneroso ou gratuito, pelo qual o usurio fica autorizado a retirar, temporariamente, todas as utilidades da coisa para atender s suas necessidades pessoais e s de sua famlia (utiliza-se o conceito amplo e aplica-se, portanto, ao cnjuge filhos, empregados)

*a finalidade do direito de uso , portanto, proteo pessoa ou famlia do usurio. O uso diferente do usufruto, j que mais restrito que aquele. E definido como direito real temporrio, podendo recair sobre coisa mvel ou imvel, corpreas ou incorpreas

O uso tem as seguintes caractersticas: Temporariedade: dura pelo prazo do contrato ou enquanto houver necessidade pessoal ou familiar; Indivisibilidade: o titular o usurio (atende as suas necessidades e a de seus familiares), apenas possvel dividir o uso no tempo entre vrias pessoas, com horrio certo para cada um. Inalienabilidade: o isso no pode ser transferido a qualquer ttulo;

intuitu personae: O direito de uso personalssimo. Vincula-se s necessidades familiares, muito embora a idia de famlia no deva ser apenas a do cnjuge, filhos solteiros e empregados domsticos, ante a necessidade de adaptao da regra aos demais filhos e sua extenso unio estvel

Com a Lei 11.481/2007, houve a incluso de dois novos direitos reais acrescidos no artigo 1.225, incisos XI e XII.

XI: a concesso de uso especial para fins de moradia (poder pblico concede direito de uso ao particular com a finalidade de moradia, desde que o particular esteja efetivamente ocupando rea de at 250m, sem interrupo e sem oposio, servindo esta para fins de moradia prpria ou familiar. obtido administrativamente junto ao rgo prprio da Administrao pblica ou por ao judicial, uma vez declarada pelo juiz) *Lei 11.481/2007 e art 290-A da Lei 6.015/73 *Medida Provisria 2.220/2001

XII: a concesso de direito real de uso (Poder Pblico, por licitao, conceder ao particular o poder de usar rea pblica com finalidade diversa de moradia, por um prazo previamente fixado no edital e para cumprimento de funo social ou de ordem econmica)

Art. 1.413. So aplicveis ao uso, no que no for contrrio sua nturen, as disposies relativas ao usufruto. Doutrina por no existir incompatibilidade com o instituto do usufruto, a lei manda aplicar ao uso as mesmas normas daquele, de forma que o que distingue os institutos a limitao de fruio por parte do usurio, que fica restrita s necessidades prprias e de sua famlia.

Art. 1.414. Quando o uso consistir no direito de habitar gratuita-mente casa alheia, o titular deste direito no a pode alugar, nem emprestar, mas simplesmente ocup-la com sua famlia. Doutrina Habitao um direito real, gratuito, temporrio, limitado ocupao de imvel residencial de terceiro, para moradia do titular e de sua famlia. Consiste em um direito de uso exclusivo para moradia ou habitao, sendo o mais restrito dos direitos reais de fruio.

Apresenta as seguintes caractersticas: Destinao exclusiva para residncia; * permitida a utilizao da moradia para prover pequenas economias sem que para isso tenha de incorrer a perda do carter do imvel. S possvel a ttulo de subsistncia e no de enriquecimento. Inalienabilidade: no pode ser transferido por ato inter vivos ou causa mortis;

Temporariedade: perdura pelo prazo do contrato ou enquanto viver o habitante Indivisibilidade: o imvel fica gravado na sua integralidade (art. 1415). Gratuidade: o contrato no pode estabelecer qualquer pagamento de aluguel ou outra remunerao.

Artigo 1831 do CC: O direito de habitao vitalcio pode ser institudo por lei ao cnjuge sobrevivente, independentemente da participao na herana e qualquer que seja o regime, desde que seja o nico imvel residencial da famlia e de que o cnjuge no tenha se casado novamente. Se o imvel no o nico residencial, deve-se constituir o direito real de habitao por conveno ou testamento, sendo, neste caso, imprescindvel o registro.

A Lei 9.278/1996 (Unio estvel) em seu artigo 7, nico, informa: Dissolvida a unio estvel por morte de um dos conviventes, o sobrevivente ter direito real de habitao, enquanto viver ou no constituir nova unio ou casamento, relativamente ao imvel destinado residncia da famlia. O dispositivo da Lei 9.278/1996 se mantm vigente em face do princpio da especialidade, visto que o Cdigo Civil de 2002 no dispe sobre o assunto.

Art. 1.415. Se o direito real de habitao for conferido a mais de uma pessoa, qualquer delas que sozinha habite a casa no ter de pagar aluguel outra, ou s outras, mas no as pode inibir de exercerem, querendo, o direito, que tambm lhes compete, de habit-la. Habitao simultnea Art. 1.416. So aplicveis habitao, no que no for contrrio sua natureza, as disposies relativas ao usufruto.

Das könnte Ihnen auch gefallen