Sie sind auf Seite 1von 36

PERSONALIDADE PSICOPTICA

Crstofer Diego Beraldi Martins Mdico Legista IML/DF Professor Medicina Legal - CESUBRA

PERSONALIDADE PSICOPTICA
A psiquiatria forense tm dedicado, h tempo, uma enorme preocupao com o quadro conhecido por Psicopatia (ou Sociopatia, Transtorno Dissocial, Transtorno Socioptico).

PERSONALIDADE PSICOPTICA
Conceitos: Faculdade moral: atributo da mente
humana capaz de distinguir e eleger entre o bem e o mal.

Conscincia: censura, arrependimento.

PERSONALIDADE PSICOPTICA
Psicopatas: Pessoas cujo tipo de conduta chama fortemente a ateno e que no se podem qualificar de loucos nem de dbeis; elas esto num campo intermedirio. So indivduos que se separam do grosso da populao em termos de comportamento, conduta moral e tica.

PERSONALIDADE PSICOPTICA
Histrico: Girolano Cardamo (1501-1596):

Falava em "improbidade", quadro que no alcanava a insanidade total porque as pessoas que disso padeciam mantinham a aptido para dirigir sua vontade.

PERSONALIDADE PSICOPTICA
Em 1801, Philippe Pinel publica seu Tratado mdico filosfico sobre a alienao mental e fala de pessoas que tm todas as caractersticas da mania, mas que carecem do delrio.

PERSONALIDADE PSICOPTICA
Dizia, no tratado, que se admirava de ver muitos loucos que, em nenhum momento, apresentavam prejuzo algum do entendimento, e que estavam sempre dominados por uma espcie de furor instintivo, como se o nico dano fosse em suas faculdades instintivas. A falta de educao, uma educao mal dirigida ou traos perversos e indmitos naturais, podem ser as causas desta espcie de alterao.

PERSONALIDADE PSICOPTICA
Em 1923, Schneider elabora uma conceituao e classificao do que , para ele, a Personalidade Psicoptica. descarta no conjunto classificatrio da personalidade atributos tais como, a inteligncia, os instintos e sentimentos corporais e valoriza como elementos distintivos o conjunto dos sentimentos e valores, das tendncias e vontades.

PERSONALIDADE PSICOPTICA
O psicopata no tem uma psicopatia, no sentido de quem tem uma tuberculose, ou algo transitrio, mas ele um psicopata. Psicopata uma maneira de ser no mundo, uma maneira de ser estvel. (Schineider).

PERSONALIDADE PSICOPTICA
Mas a conduta do psicopata nem sempre toda psicoptica, existindo momentos, fases e circunstncias de condutas adaptadas, as quais permitem que ele passe desapercebido em muitas reas do desempenho social. Essa dissimulao garante sua sobrevivncia social. (Schineider)

PERSONALIDADE PSICOPTICA
Simulao Supersimulao Metasimulao Dissimulao

PERSONALIDADE PSICOPTICA
Cleckley, estabeleceu, em "A mscara da sade", alguns critrios para o diagnstico do psicopata, em 1976, Hare, Hart e Harpur, completaram esses critrios. Somando-se as duas listas podemos relacionar as seguintes caractersticas:

PERSONALIDADE PSICOPTICA
1. Problemas de conduta na infncia. 2. Inexistncia de alucinaes e delrio. 3. Ausncia de manifestaes neurticas. 4. Impulsividade e ausncia de autocontrole. 5. Irresponsabilidade 6. Encanto superficial, notvel inteligncia e loquacidade.

PERSONALIDADE PSICOPTICA
7. Egocentrismo patolgico, autovalorizao e arrogncia. 8. Incapacidade de amar. 9. Grande pobreza de reaes afetivas bsicas. 10. Vida sexual impessoal, trivial e pouco integrada. 11. Falta de sentimentos de culpa e de vergonha.

PERSONALIDADE PSICOPTICA
12. Indigno de confiana, falta de empatia nas relaes pessoais. 13. Manipulao do outro com recursos enganosos. 14. Mentiras e insinceridade. 15. Perda especfica da intuio. 16. Incapacidade para seguir qualquer plano de vida.

PERSONALIDADE PSICOPTICA
17. Conduta anti-social sem aparente arrependimento. 18. Ameaas de suicdio raramente cumpridas. 19. Falta de capacidade para aprender com a experincia vivida.

PERSONALIDADE PSICOPTICA
O prof. Eunofre Marques adota a denominao de Personalidade Psicoptica Amoral (ou, simplesmente, PP). Diz ele: " O PP amoral um indivduo incapaz de incorporar valores. Ele funciona sempre na relao prazerdesprazer imediato.

PERSONALIDADE PSICOPTICA
So indivduos incapazes de se integrar a qualquer grupo, devido ao seu egosmo absoluto e a no aceitarem qualquer tipo de regras. S o que eles querem o que interessa. No incio, eles at fazem amizades com facilidade mas, diante dos primeiros conflitos, a sua amoralidade aparece em todo o seu potencial.

PERSONALIDADE PSICOPTICA
Terminam por ser rejeitados pelos grupos em pouco tempo. So, por isso, em geral indivduos solitrios, que migram de grupo em grupo at que no restem mais grupos para os aceitarem"

PERSONALIDADE PSICOPTICA
"Ainda crianas j aparece o seu componente amoral, por no aceitarem regras jamais, no respeitarem qualquer limite e terem um comportamento absolutamente inadequado na escola, de onde so freqentemente expulsos.

PERSONALIDADE PSICOPTICA
J na adolescncia tendem francamente para a marginalidade e tentam integrar-se aos grupos marginais mas mesmo esses, com a sua tica marginal rgida, logo o rejeitam.

PERSONALIDADE PSICOPTICA
Quando pressionado pelo ambiente, especialmente em ambientes fechados, como numa penitenciria, eles atual de modo primoroso, como que absorvendo os valores rgidos do meio. No entanto, s surgir uma pequena brecha nas regras para que a sua amoralidade venha plenamente tona.

PERSONALIDADE PSICOPTICA
Boa parte deles no chega idade adulta porque, misturados com os marginais, acabam sendo mortos por estes. Mesmo assim, chegando idade adulta, terminam por serem recolhidos a alguma penitenciria, onde eles so encontrados com freqncia. Mesmo dentro da penitenciria a sua existncia est sendo constantemente ameaada, porque no se integram a nenhum dos grupos que l se formam.

PERSONALIDADE PSICOPTICA
Aqueles que tm um nvel de inteligncia superior conseguem parcialmente, utilizando-se dos recursos cognitivos, manterem-se relativamente integrados no meio at a idade adulta mas, mesmo estes, acabam por serem expulsos do seu meio e tambm vo parar nos presdios.

PERSONALIDADE PSICOPTICA
O PP amoral o exemplo do fracasso do ser humano" Eunofre Marques

PERSONALIDADE PSICOPTICA
Tipos ou Classificaes de Personalidades Psicopticas segundo Mira y Lpez: 1. Personalidade Astnica: Rpido esgotamento da atividade psquica. Predomina a conduta do mnimo esforo.

PERSONALIDADE PSICOPTICA
2. Personalidade Compulsiva: Precisas, detalhistas, bom gosto, boa habilidade manual, onipotentes, teimosas, tiranas. 3. Personalidade Explosiva: Aes bruscas, irritabilidade emocional, acessos de raiva, criminalidade aumentada, perda total ou quase total do autodomnio.

PERSONALIDADE PSICOPTICA
4. Personalidade Instvel: Agitao constante, instabilidade do pensamento, gosto, intenes, sem disciplina, mudanas excessivas dos propsitos e da conduta.

PERSONALIDADE PSICOPTICA
5. Personalidade Histrica: Mais freqente no sexo feminino e entre os intersexuais, labilidade dos reflexos vegetativos, confuso dos dois planos da realidade (objetivo e subjetivo), exagero da realizao imaginria do desejo levando ao sonho e e confabulao, personalidade dissociativa.

PERSONALIDADE PSICOPTICA
6. Personalidade Ciclide: Passam por perodos de agitao e depois por perodos de tristeza. Instabilidade afetiva, riem, choram ou se encolerizam de acordo com o meio. Regular adaptatividade vida social, pessimistas e angustiosos podem ser levados ao suicdio.

PERSONALIDADE PSICOPTICA
7. Personalidade sensitivo-paranide: Ego hipertrofiado amor prprio exagerado, muito racionais, inteligentes, falta de serenidade, diminuio da autoconfiana, predisposio a idias delirantes, desconfia de todos, criminalidade elevada.

PERSONALIDADE PSICOPTICA
8. Personalidade Perversa (anormal): Ignoram normas ticas, falta de compreenso das obrigaes morais, tendncias anti-sociais intensas, ausncia de sentimentos, periculosidade na razo direta da inteligncia.

PERSONALIDADE PSICOPTICA
9. Personalidade Esquizide: Predominncia autista, vivem o seu prprio mundo, divorciado das outras pessoas, reaes violentas, apresentam sensibilidade ou irritabilidade furiosa. So freqentes entre os anarquistas, revolucionrios e fanticos.

PERSONALIDADE PSICOPTICA
10. Personalidade Hipocondraca: Tem medo de todos os perigos, preocupao com a integridade fsica ou a sade.

PERSONALIDADE PSICOPTICA
11. Personalidade Homossexual: Anomalia com relao ao objeto da libido e ao comportamento sexual dele decorrente, tendncia narcisista, desejo incontido de xito, o que deprecia o seu prprio julgamento, imagina-se um fracassado, adota comportamento do sexo oposto, o que no lhe tira a tenso intrapsquica.

PERSONALIDADE PSICOPTICA
Valorizao Jurdica: possvel ser um doente mental e ser responsvel. Mira y Lopez Para emitir parecer acerca da imputabilidade penal ou periculosidade, faz-se necessrio amplo estudo de todos os aspectos da vida psquica, alm de todas as condies ambientais.

Das könnte Ihnen auch gefallen