Sie sind auf Seite 1von 23

TICA E CIDADANIA

Professora: Andria Carneiro

TICA

CONCEITO DE TICA

ETHOS = o conjunto de hbitos que constituem a vida humana, a forma pela qual o homem habita seu mundo. O mundo humano eticamente constitudo, tanto do ponto de vista individual quanto coletivo. uma parte da filosofia que estuda o comportamento humano sob o ponto de vista das noes do bem e do mal. Justo x Injusto. Bom x Ruim. Certo x Errado.

TICA

TICA

COSTUMES

VIRTUDES

HBITOS

MORAL

Conjunto de regras de conduta consideradas como vlidas, quer de modo absoluto para qualquer tempo ou lugar, quer para grupo ou pessoa determinada.

MORAL
Normas Bsicas
No matar. No roubar. No causar dor. No inabilitar. No privar da liberdade ou de oportunidades. No privar do prazer.

MORAL

Caractersticas bsicas
Seus valores no so questionados. Os valores so impostos. A desobedincia s regras pressupe um castigo. Normas morais : o poder da sociedade. Normas jurdicas : o poder do estado.

TICA X MORAL

As normas morais alteram-se por influncia de fatores econmicos e sociais e so limitadas no tempo e no espao geogrfico. O que imoral hoje pode ser moral amanh. E vice-versa. Os princpios ticos superam as limitaes espaciais e temporais.

TICA X MORAL

Nossas aes tem efeitos sobre a sociedade Cada homem deve ser livre e responsvel por suas atitudes A justia a principal das virtudes

Nossos valores tm uma origem histrica


Cada moral filha do seu tempo

TICA X MORAL

A tica envolve nossa capacidade de fazer a opo pelo BEM, com vontade, liberdade, conscincia e responsabilidade. Liberdade, justia, responsabilidade, solidariedade, respeito pela vida, compaixo ... so valores universais. Para que haja conduta tica preciso que exista o agente consciente, isto , aquele que conhece a diferena entre bem e mal, certo e errado, permitido e proibido, virtude e vcio(Chaui, M)

VALORES TICOS

Os valores ticos funcionam como uma bssola, orientando o indivduo a proceder conforme uma escala de valores previamente estabelecidos.

tica Profissional: Quando se inicia esta reflexo?

Esta reflexo sobre as aes realizadas no exerccio de uma profisso deve iniciar bem antes da prtica profissional.

OS 4 PILARES DA TICA PROFISSIONAL

Competncia

Integridade

Confidencialidade

Objetividade

TICA PROFISSIONAL

Responsabilidade com a Profisso Responsabilidade com a Sociedade

RESPONSABILIDADE COM A PROFISSO


Ser verdadeiro e honesto em todas as situaes; Relatar violaes do cdigo (baseado em fatos!) Trate conflitos de interesses de forma transparente Seguir as normas Respeito a propriedade intelectual

RESPONSABILIDADE COM O CLIENTE E COM O PBLICO EM GERAL

Relato verdadeiro sempre e em todas as situaes; Mantenha a integridade profissional, cumprindo sempre o Escopo do seu servio; Confidenciabilidade das Informaes; Evite presentes inadequados (dando e recebendo); Garante que conflitos de interesses no prejudiquem os interesses do seu cliente e o seu julgamento profissional.

TICA E NEGCIOS

Aprender o que est certo e errado e Fazer a coisa certa Reconhecer, que gerencia a tica um processo de dialogo e reflexo A melhor forma de tratar conflitos de tica evit - los. Integre a gerencia de tica com as outras disciplinas. Valorize o Perdo: Ajude os membros da equipe de reconhecer e assumir os seus erros e ajudeos na tentativa de continuar agir dentro das regras, normas e polticas definidas. Seja realista. Tentar e errar inmeras vezes melhor, do que nem sequer tentar. Projetos so realizados por seres humanos.

O SER TICO

Caractersticas
Personalidade integrada. Maturidade emocional. Capacidade de lidar com conflitos. Fora de carter. Equilbrio interior. Bom grau de adaptao realidade.

No faa aos outros aquilo que no gostaria que fosse feito com voc. Pequenas espertezas:
Furar filas. Troco errado. Trocar votos por favores ou dinheiro. Usar documentos de outra pessoa.

CIDADANIA

PENSAMENTO FINAL

Confiana no se exige ,Confiana se inspira! Respeito no se pede Respeito se ganha!

CIDADANIA
Capacidade

do indivduo de exercer seus direitos e deveres no mbito social em que est inserido. Direitos: vida, liberdade, propriedade, igualdade. Deveres: responsabilidades perante coletividade.

CIDADANIA
Comunidade Educao Participao Informao Conscincia Respeito

Das könnte Ihnen auch gefallen