Sie sind auf Seite 1von 32

CURSO BSICO DE FORMAO POLICIAL MILITAR CBFPM

TICA E CIDADANIA
Instrutor: Maj QOEM CARLOS MAGNO DA SILVA VIEIRA

TICA
a parte da filosofia dedicada aos estudos dos valores morais e princpios ideais do comportamento humano. A palavra "tica" derivada do grego , e significa aquilo que pertence ao , ao carter.

Diferencia-se da moral, pois, enquanto esta se fundamenta na obedincia a costumes e hbitos recebidos, a tica, ao contrrio, busca fundamentar as aes morais exclusivamente pela razo. Na filosofia clssica, a tica no se resumia moral (entendida como "costume", ou "hbito", do latim mos, mores), mas buscava a fundamentao terica para encontrar o melhor modo de viver e conviver, isto , a busca do melhor estilo de vida, tanto na vida privada quanto em pblico. A tica incluia a maioria dos campos de conhecimento que no eram abrangidos na fsica, metafsica, esttica, na lgica, na dialtica e nem naretrica. Assim, a tica abrangia os campos que atualmente so denominados antropologia, psicologia, sociologia, economia, pedagogia, s vezes poltica, e at mesmoeducao fsica e diettica, em suma, campos direta ou indiretamente ligados ao que influi na maneira de viver ou estilo de vida.

Assim, comum que atualmente a tica seja definida como "a rea da filosofia que se ocupa do estudo das normas morais nas sociedades humanas" e busca explicar e justificar os costumes de um determinado agrupamento humano, bem como fornecer subsdios para a soluo de seus dilemas mais comuns. Neste sentido, tica pode ser definida como a cincia que estuda a conduta humana e a moral a qualidade desta conduta, quando julga-se do ponto de vista do Bem e do Mal. A tica tambm no deve ser confundida com a lei, embora com certa frequncia a lei tenha como base princpios ticos. Ao contrrio do que ocorre com a lei, nenhum indivduo pode ser compelido, pelo Estado ou por outros indivduos, a cumprir as normas ticas, nem sofrer qualquer sano pela desobedincia a estas; por outro lado, a lei pode ser omissa quanto a questes abrangidas no escopo da tica.

A tica um conceito que sempre esteve presente em todas as sociedades e hoje se resume em uma tica individual, onde cada pessoa define o que prefere seguir e idealizar. Define como praticar o bem e qual caminho seguir. Aprendem a lidar com as diferenas e diversos costumes de um povo a outro. A forma como a tica e a moral vai ser explorada, varia, pois enquanto uma se torna dever, a outra tende para a obrigao.

Outras definies de tica J houve quem definisse a tica como a "cincia da conduta". Essa definio imprecisa por vrias razes. As cincias so descritivas ou experimentais, mas uma descrio exaustiva de quais aes ou quais finalidades so ou foram chamadas, no presente e no passado, de "boas" ou "ms" encontra-se obviamente alm das capacidades humanas. E os experimentos em questes morais (sem considerar as consequncias prticas inconvenientes que provavelmente propiciariam) so inteis para os propsitos da tica, pois a conscincia moral seria instantaneamente chamada para a elaborao do experimento e para fornecer o tema de que trata o experimento. A tica uma filosofia, no uma cincia. A filosofia um processo de reflexo sobre os pressupostos subjacentes ao pensamento irrefletido. Na lgica e na metafsica ela investiga, respectivamente, os prprios processos de raciocnio e as concepes de causa, substncia, espao e tempo que a conscincia cientfica ordinria no tematiza nem critica. No campo da tica, a filosofia investiga a conscincia moral, que desde sempre pronuncia juzos morais sem hesitao, e reivindica autoridade para submeter a crticas contnuas as instituies e formas de vida social que ela mesma ajudou a criar. Quando comea a especulao tica, concepes como as de dever, responsabilidade e vontade tomadas como objetos ltimos de aprovao e desaprovao moral j esto dadas e j se encontram h muito tempo em operao. A filosofia moral, em certo sentido, no acrescenta nada a essas concepes, embora as apresente sob uma luz mais clara. Os problemas da conscincia moral, no instante em que essa pela primeira vez se torna reflexiva no se apresentam, estritamente falando, como problemas filosficos.

Ela se ocupa dessas questes justamente porque cada indivduo que deseja agir corretamente constantemente chamado a responder questes como, por exemplo, "Que ao particular atender os critrios de justia sob tais e tais circunstncias?" ou "Que grau de ignorncia permitir que esta pessoa particular, nesse caso particular, exima-se de responsabilidade?" A conscincia moral tenta obter um conhecimento to completo quanto possvel das circunstncias em que a ao considerada dever ser executada, do carter dos indivduos que podero ser afetados, e das consequncias ( medida que possam ser previstas) que a ao produzir, para ento, em virtude de sua prpria capacidade de discriminao moral, pronunciar um juzo. O problema recorrente da conscincia moral, "O que devo fazer?", um problema que recebe uma resposta mais clara e definitiva medida que os indivduos se tornam mais aptos a aplicar, no curso de suas experincias morais, aqueles princpios da conscincia moral que, desde o princpio, j eram aplicados naquelas experincias. Entretanto, h um sentido em que se pode dizer que a filosofia moral tem origem em dificuldades inerentes natureza da prpria moralidade, embora permanea verdade que as questes que a tica procura responder no so questes com as quais a prpria conscincia moral jamais tenha se confrontado.

O fato de que os seres humanos do respostas diferentes a problemas morais que paream semelhantes ou mesmo o simples fato de que as pessoas desconsideram, quando agem imoralmente, os preceitos e princpios implcitos da conscincia moral produziro certamente, cedo ou tarde, o desejo de, por um lado, justificar a ao imoral e pr em dvida a autoridade da conscincia moral e a validade de seus princpios; ou de, por outro lado, justificar juzos morais particulares, seja por uma anlise dos princpios morais envolvidos no juzo e por uma demonstrao de sua aceitao universal, seja por alguma tentativa de provar que se chega ao juzo moral particular por um processo de inferncia a partir de alguma concepo universal do Supremo Bem ou do Fim ltimo do qual se podem deduzir todos os deveres ou virtudes particulares. Pode ser que a crtica da moralidade tenha incio com uma argumentao contra as instituies morais e os cdigos de tica existentes; tal argumentao pode se originar da atividade espontnea da prpria conscincia moral. Mas quando essa argumentao torna-se uma tentativa de encontrar um critrio universal de moralidade sendo que essa tentativa comea a ser, com efeito, um esforo de tornar a moralidade uma disciplina cientfica e especialmente quando a tentativa vista, tal como deve ser vista afinal, como fadada ao fracasso (dado que a conscincia moral supera todos os padres de moralidade e realiza-se inteiramente nos juzos particulares), pode-se dizer ento que tem incio a tica como um processo de reflexo sobre a natureza da conscincia moral.

A tica, independente da dimenso em que se apresenta social ou individual, tem como objetivo, servir vida, sua razo o ser humano, seu bem estar, de forma que provenha a felicidade.

MORAL
o conjunto de regras adquiridas atravs da cultura, da educao, da tradio e do cotidiano, e que orientam o comportamento humano dentro de uma sociedade. O termo tem origem no Latim morales cujo significado relativo aos costumes. As regras definidas pela moral regulam o modo de agir das pessoas. Est associada aos valores e convenes estabelecidos coletivamente por cada cultura ou por cada sociedade a partir da conscincia individual, que distingue o bem do mal, ou a violncia dos atos de paz e harmonia. Os princpios morais como a honestidade, a bondade, o respeito, a virtude, etc., determinam o sentido moral de cada indivduo. So valores universais que regem a conduta humana e as relaes saudveis e harmoniosas. A moral orienta o comportamento do homem diante das normas institudas pela sociedade ou por determinado grupo social. Diferencia-se da tica no sentido de que esta tende a julgar o comportamento moral de cada indivduo no seu meio. No entanto, ambas buscam o bem-estar social

BIOTICA
(grego: bios, vida + ethos, relativo tica) o estudo transdisciplinar entre Cincias Biolgicas, Cincias da Sade, Filosofia(tica) e Direito (Biodireito) que investiga as condies necessrias para uma administrao responsvel da Vida Humana, animal e responsabilidade ambiental. Considera, portanto, questes onde no existe consenso moral como a fertilizao in vitro, o aborto, aclonagem, a eutansia, os transgnicos e as pesquisas com clulas tronco, bem como a responsabilidade moral de cientistas em suas pesquisas e suas aplicaes.

CIDADANIA
(do latim, civitas, "cidade") o conjunto de direitos e deveres ao qual um indivduo est sujeito em relao sociedade em que vive. O conceito de cidadania sempre esteve fortemente "ligado" noo de direitos, especialmente os direitos polticos, que permitem ao indivduo intervir na direo dos negcios pblicos do Estado, participando de modo direto ou indireto na formao do governo e na sua administrao, seja ao votar (direto), seja ao concorrer a um cargo pblico (indireto). No entanto, dentro de uma democracia, a prpria definio de Direito, pressupe a contrapartida de deveres, uma vez que em uma coletividade os direitos de um indivduo so garantidos a partir do cumprimento dos deveres dos demais componentes da sociedade.

Lei complementar n 10.990, de 18 agosto de 1997.

DO VALOR POLICIAL-MILITAR
Art. 24 So manifestaes essenciais do valor policial-militar: I a dedicao ao servio policial para preservao da segurana da comunidade e das prerrogativas da cidadania, o permanente zelo ao patrimnio pblico e s instituies democrticas, mesmo com o risco da prpria vida; II a f na elevada misso da Brigada Militar; III o esprito de corpo, orgulho do servidor militar pela organizao onde serve; IV o amor profisso policial-militar e o entusiasmo com que exercida; e V o aprimoramento tcnico profissional.

DA TICA POLICIAL-MILITAR
Art. 25 O sentimento do dever, a dignidade militar, o brio e o decoro de classe impem, a cada um dos integrantes da Brigada Militar, conduta moral e profissional irrepreensveis, com a observncia dos seguintes preceitos de tica do servidor militar: I amar a verdade e a responsabilidade como fundamento da dignidade pessoal; II exercer com autoridade, eficincia e probidade as funes que lhe couberem em decorrncia do cargo; III respeitar a dignidade da pessoa humana; IV acatar as autoridades civis;

V cumprir e fazer cumprir as leis, os regulamentos, as instrues e as ordens das autoridades competentes; VI ser justo e imparcial no julgamento dos atos e na apreciao do mrito dos subordinados; VII zelar pelo preparo moral, intelectual e fsico, prprio e dos subordinados, tendo em vista o cumprimento da misso comum; VIII empregar as suas energias em benefcio do servio; IX praticar a camaradagem e desenvolver permanentemente o esprito de cooperao; X ser discreto em suas atitudes, maneiras e em sua linguagem escrita e falada; XI abster-se de tratar, fora do mbito apropriado, de matria sigilosa de que tenha conhecimento em virtude do cargo ou da funo;

XII cumprir seus deveres de cidado; XIII proceder de maneira ilibada na vida pblica e na particular; XIV observar as normas da boa educao; XV abster-se de fazer uso do posto ou da graduao para obter facilidades pessoais de qualquer natureza ou para encaminhar negcios particulares ou de terceiros; XVI conduzir-se, mesmo fora do servio ou na inatividade, de modo a que no sejam prejudicados os princpios da disciplina, do respeito e decoro; XVII zelar pelo bom nome da Brigada Militar e de cada um dos seus integrantes, obedecendo aos preceitos da tica do servidor militar.

Art. 28 O servidor militar, enquanto em efetivo servio, no poder estar filiado a partido poltico.

DOS DEVERES POLICIAIS-MILITARES


Art. 29 Os deveres policiais - militares emanam do conjunto de vnculos que ligam o servidor militar sua corporao e ao servio que a mesma presta comunidade, e compreendem:
I a dedicao ao servio policial-militar e a fidelidade Ptria e comunidade, cuja honra, segurana, instituies e integridade devem ser defendidas, mesmo com o sacrifcio da prpria vida; II o culto aos smbolos nacionais e estaduais; III a probidade e a lealdade em todas as circunstncias;

IV a disciplina e o respeito hierarquia; V o rigoroso cumprimento das obrigaes e das ordens; VI a obrigao de tratar o subordinado dignamente e com urbanidade.e

DO COMPROMISSO POLICIAL-MILITAR
Art. 30 Todo o cidado, aps ingressar na Brigada Militar, prestar compromisso de honra, no qual afirmar a sua aceitao consciente das obrigaes e dos deveres policiais - militares e manifestar a sua firme disposio de bem os cumprir.

Art. 31 O compromisso a que se refere o artigo anterior ter carter solene e ser prestado na presena da tropa, to logo o servidor militar tenha adquirido um grau de instruo compatvel com o perfeito entendimento dos seus deveres como integrante da Brigada Militar, conforme os seguintes dizeres:

Ao ingressar na Brigada Militar do Estado, prometo regular a minha conduta pelos preceitos da moral, cumprir rigorosamente as ordens das autoridades a que estiver subordinado e dedicar-me inteiramente ao servio policial-militar, manuteno da ordem pblica e segurana da comunidade, mesmo com o risco da prpria vida.

DA VIOLAO DAS OBRIGAES E DOS DEVERES


Art. 35 A violao das obrigaes ou dos deveres policiais-militares constituir crime, contraveno ou transgresso disciplinar,conforme dispuserem a legislao ou regulamentao especficas. 1 - A violao dos preceitos da tica policial-militar tanto mais grave quanto mais elevado for o grau hierrquico de quem a cometer. 2 - A responsabilidade disciplinar independente das responsabilidades civil e penal. Art.36 A inobservncia dos deveres especificados nas leis e regulamentos, ou a falta de exao no cumprimento dos mesmos, acarreta, para o servidor militar, responsabilidade funcional, pecuniria, disciplinar e penal, consoante legislao especfica.

REGULAMENTO DISCIPLINAR DA BRIGADA MILITAR RDBM

DAS TRANSGRESSES DISCIPLINARES


CAPTULO I DA DEFINIO E CLASSIFICAO

Art. 7 - Transgresso disciplinar qualquer violao dos princpios da tica, dos deveres ou das obrigaes policiais-militares, na sua manifestao elementar e simples, bem como qualquer omisso ou ao contrria a preceitos legais ou regulamentares.

1 - A responsabilidade criminal e civil no elide a incidncia de transgresso disciplinar e, conseqentemente, da aplicao de sano disciplinar, caso a conduta no seja devidamente justificada. 2 - So transgresses disciplinares: I - todas as aes ou omisses contrrias disciplina policial-militar especificadas no Anexo I, deste Regulamento; II - todas as aes ou omisses ou atos no especificados na relao de transgresses do Anexo citado que afetem a honra pessoal, o pundonor militar, o decoro da classe ou o sentimento do dever e outras prescries contidas no Estatuto dos Servidores Militares Estaduais, Leis e Regulamentos, bem como aquelas praticadas contra regras e ordens de servio emanadas de autoridade competente. Art. 8 - As transgresses, quanto natureza, classificam-se como: I - leves; II - mdias; III - graves. 1 - A classificao das transgresses disciplinares, obedecidos os preceitos deste Regulamento, cabe a quem tem competncia para aplicar as punies. 2 - A autoridade competente poder, motivadamente, observando o interesse da disciplina, da ordem administrativa e da ao educativa da punio, e os vetores da aplicao da sano, de que trata os artigos 34 a 41, deste Regulamento, alterar a classificao da falta disciplinar prevista na Relao dos Tipos Transgressionais Disciplinares constante do Anexo I, deste Regulamento.

DO LICENCIAMENTO E DA EXCLUSO Art. 14 - O licenciamento e a excluso a bem da disciplina consistem no afastamento ex-officio do Militar Estadual do servio ativo, conforme preceitua o Estatuto dos Servidores Militares do Estado. Art. 15 - O licenciamento a bem da disciplina ser aplicado praa sem estabilidade, mediante processo administrativo, quando: I - acusada oficialmente ou por qualquer meio lcito de comunicao social de ter: a) procedido incorretamente no desempenho do cargo; b) tido conduta irregular; ou c) praticado ato que afete a honra pessoal o pundonor militar ou decoro da classe. II - afastado do cargo, na forma do estatuto, por se tomar incompatvel com o mesmo ou demonstrar incapacidade no exerccio das funes a ele inerentes; III - condenado por crime de natureza dolosa com pena privativa de liberdade at dois anos, to logo transite em julgado a sentena; ou IV - permanecer no comportamento mau pelo perodo de dois anos. Art. 16 - A excluso a bem da disciplina ser aplicada ex-officio ao praa com estabilidade, de acordo com o prescrito no Estatuto dos Servidores Militares do Estado, sendo submetida a Conselho de Disciplina nos termos da legislao especfica.

OBRIGADO PELA ATENO

Das könnte Ihnen auch gefallen