Sie sind auf Seite 1von 21

NR 15 Atividades e Operaes Insalubres

ANEXO 14 Agentes Biolgicos

Agentes Biolgicos
So considerados riscos biolgicos: vrus,
bactrias, parasitas, protozorios, fungos e bacilos.

Forma de Contgio
O contagio ocorre pelo contato com lixo
hospitalar,esgoto,sujeira,dejetos,objetos contaminados,contagio pelo ar ou insetos,picadas ou mordidas de animais,alergias,intoxicaes e queimaduras causadas por vegetais ou animais.

Doenas
Entre as inmeras doenas profissionais
provocadas por microorganismos incluem-se: tuberculose, brucelose, malria, febre amarela,leptospirose,intoxicao alimentar,micoses. Inclui-se tambm picadas de animais peonhentos.

Riscos Biolgicos em Laboratrios


Os riscos biolgicos em laboratrios podem estar relacionados com a manipulao de: - Agentes patognicos selvagens; - Agentes patognicos atenuados; - Amostras biolgicas; - Culturas e manipulaes celulares (transfeco, infeco); - Animais.

Principais Vias Envolvidas


As principais vias envolvidas num processo
de contaminao biolgica so a via cutnea ou percutnea (com ou sem leses - por acidente com agulhas e vidraria, na experimentao animal arranhes e mordidas), a via respiratria (aerossis), a via conjuntiva e a via oral.

EPIs Utilizados
Luvas; Mascaras; culos; Gorros; Capotes Esterilizados; Aventais Impermeveis; Botas;

Insalubridade
Grau Maximo

Grau Maximo
Trabalho ou operaes, em contato permanente com: Pacientes em isolamento por doenas infectocontagiosas; Esgotos; Lixo Urbano;

Insalubridade
Grau Mdio

Grau Mdio
Trabalho e operaes em contato permanente

com pacientes, animais ou com material infectocontagiante em: Hospitais; Servios de Emergncia; Gabinetes de Autopsias; Cemitrios; Estbulos e Cavalarias e resduos de animais deteriorados.

Doenas Ocupacionais
Muitas das doenas ocupacionais so
zoonoses, isto , tem origem pelo contato com animais e conseqentemente trabalhadores agrcolas e aqueles envolvidos no manejo de avirios, rebanhos e criao em geral podem estar sob permanente risco se medidas preventivas apropriadas no forem aplicadas.

Doenas Ocupacionais
Algumas das doenas infecciosas e parasitrias so transmitidas ao homem por espcies de artrpodes (mosquitos, carrapatos, pulgas, etc.) que atuam no somente como vetores de doenas transmissveis, mas tambm , como hospedeiros intermedirios

Medidas de Preveno
Evitar o contato das mos com a face; No comer,beber ou aplicar cosmticos na rea

do laboratrio; No pipetar qualquer liquido, incluindo gua, atravs da boca; No usar pias de laboratorios para lavar as maos ou outras atividade de higiene pessoal; Cobrir todos os cortes superficiais e ferimentos antes de iniciar os trabalhos no laboratorio.

Regras de Apresentao Pessoal

Cabelos
Quando compridos, devem ficar
permanentemente presos na sua totalidade

Maquiagem
A maquiagem uma grande fonte de partculas
na rea laboratorial e hospitalar, partculas estas que significam perigo! As maquiagens liberam milhares delas e na sua maioria aderentes, pois contm glicerina, mica, titnio, entre outros. Dentre as maquiagens, o excesso de batom e rmel significa, sem dvida, um dos maiores problemas na liberao dessas partculas, assim como o laqu.

Perfumes
Os perfumes devem ser evitados em servios de
sade por inmeros motivos: so poluentes ambientais, muitos pacientes tm intolerncia a odores em funo de seu estado de sade, e outros em funo dos medicamentos de que fazem uso (quimioterapia e radioterapia, antivirais e por vezes alguns antibiticos); podendo ento impregnar ambientes fechados que contenham filtros de ar condicionado e agravar o estado de sade de muitos.

Jias, Bijuterias e Relgios


Em funo da heterogenicidade dos
servios, recomenda-se no usar.

Unhas
Devem ser curtas e bem cuidadas. No
podem ultrapassar a ponta dos dedos e preferencialmente no devem conter esmalte. O esmalte libera partculas por micro-fraturas. As reentrncias das microfraturas acomodam sujidades. Unhas postias tambm no so recomendveis.

Uniforme
Estabelecido pela instituio, dever estar
apresentvel.

Das könnte Ihnen auch gefallen