Sie sind auf Seite 1von 15

Aspectos Psicolgicos da Reabilitao

Prof. MSc. Andr Elias Morelli Ribeiro

O que Corpo
Objeto de comunicao do sujeito com o mundo e consigo prpria. o corpo que est no mundo e que pode atuar sobre ele. A imagem do corpo a representao cognitiva e emocional que temos dele. O rosto a parte mais essencial da comunicao humana e referncia do sujeito diante das outras pessoas

O Culto ao Corpo
A sociedade contempornea valoriza a beleza do corpo em propores nunca vistas. Esse culto derivado da revoluo sexual: o desejo passa a comandar e organizar o estilo e o modo de vida das pessoas. O corpo alheio o objeto desse desejo. Sob a falsa gide da busca pela sade a busca pelo corpo perfeito incessantemente procurado nas novas academias. O corpo motivo de incluso e excluso.

Imagem do Corpo
O crebro humano estabelece uma imagem do corpo, que a forma como organiza espacial e cognitivamente a posio do sujeito frente aos outros objetos do mundo. Alteraes nessa imagem so comuns: anorexia, compulso por malhar, leso vertebro-medular (LVM), AVCs e traumatismo crnio-enceflico, etc... A imagem do corpo tem ligao com a sensibilidade dos membros e da esttica.

Corpo e Doena Fsica


A adaptao psicolgica doena fsica um processo dependente da interao de uma multiplicidade de fatores como as caractersticas da doena fsica, as caractersticas do sujeito e as caractersticas da situao. Alteraes do psicolgico do sujeito frente uma incapacidade fsica dependem do funcionamento psicodinmico, aspectos culturais, recursos sociais e materiais, fases do ciclo de vida e histria pessoal prvia

Funcionamento Psicolgico do Sujeito em Situao de Reab.


O momento de estabelecimento do problema essencial:
Nascimento: a culpa e a reflexo so direcionadas s vezes famlia, Deus ou outras formas superiores Acidente: culpa os causadores do acidente, culpa a si mesmo, a Deus, revivendo o momento repetidas vezes.

O momento de instalao do problema torna-se central na vida do indivduo, que se organiza no antes e no depois do mesmo, ou seja, a pessoa s consegue pensar naquilo que se tornou por oposio quilo que foi.

Funcionamento Psicolgico do Sujeito em Situao de Reab.


Algumas reaes psicolgicas ao problema fsico passveis de serem encontradas so a negao, o luto, a depresso, a raiva, a impulsividade, o egocentrismo, a frustrao, a descompensao egica e as formaes reativas. A oposio ao que se leva o sujeito a idealizar o corpo antigo e fora-o a reconstruir novos domnios corporais, sexuais, psicoafetivos, familiares, profissionais, etc.

Funcionamento Psicolgico do Sujeito em Situao de Reab.


Durante a fase aguda em que o paciente se encontra hospitalizado possvel encontrar vrios tipos de manifestaes agudas como ansiedade, tristeza, raiva, sentimentos de frustrao, agitao, choro, auto-acusao, desespero, etc. Por vezes surgem quadros confuso-onricos com sentimentos de desrealizao (isto no me est a acontecer) e uma impresso de pesadelo constante. So tambm freqentes fases de inibio que se traduzem por uma sensao de anestesia global psquica e fsica e sensao de ser insensvel a tudo. (GALHORDAS e LIMA, 2004).

Funcionamento Psicolgico do Sujeito em Situao de Reab.


A reao psicolgica do paciente a um rompimento da imagem corporal, atravs de traumas fsicos varia de acordo com o simbolismo que a pessoa associa parte afetada ou funo perdida. Neste contexto, a perda de uma parte do corpo ou funo deste pode, inconscientemente, ser comparada perda de uma pessoa importante afetivamente (KAPLAN e SADOCK, 1984).

Funcionamento Psicolgico do Sujeito em Situao de Reab.


Pela importncia da auto-imagem corporal no funcionamento psicolgico do sujeito a perda de membro ou funo obriga o sujeito a uma reestruturao psquica completa. Quando feita a partir daquela perda pode resultar patolgica, incorporando aspectos psicossomticos estrutura de personalidade. A reestruturao pode ser mais saudvel, de forma adaptativa, quando o sujeito aceita o que lhe ocorreu.

Funcionamento Psicolgico do Sujeito em Situao de Reab.


A pessoa que realiza um luto consegue adaptar-se perda de capacidades fsicas e consciencializa a impossibilidade de realizar o projeto passado, o que a conduz elaborao de um projeto de vida coerente com as capacidades atuais. Por outro lado, a pessoa que se deprime, a maior parte das vezes incapaz de aceitar a perda de capacidades, bem como do projeto planeado e to desejado. O deprimido agarra-se ao passado, logo no capaz de imaginar a vida futura, vive num desejo impossvel de realizar (Galhordas et al ., 2004).

Funcionamento Psicolgico do Sujeito em Situao de Reab.


No luto o paciente est em processo de reelaborao de sua vivncia corporal, procurando espao para repensar seu modo de vida. Na depresso a baixa auto-estima toma conta do sujeito, que passa a viver sua vida em torno da parte do corpo atingida, do processo que a levou depresso. Nesse sentido a energia da pessoa escola pelo ralo deixado pela falta do objeto irremediavelmente perdido.

Funcionamento Psicolgico do Sujeito em Situao de Reab.


A reestruturao da auto-imagem corporal passa necessariamente pela percepo da sexualidade. comum o sujeito ter questionamentos sobre a possibilidade de alteraes da condio sexual. O homem pode se sentir mais atordoado com essa possibilidade devido ao medo simblico da perda do pnis.

Funcionamento Psicolgico do Sujeito em Situao de Reab.


Um aspecto muito importante para a readaptao leso a capacidade da pessoa investir em si prpria, no desistindo do seu projecto de vida, desde que este seja coerente com as suas capacidades. A este respeito h que relembrar a distino das situaes de luto e de depresso. No primeiro caso h tristeza e sofrimento psicolgico, mas no h desinvestimento no meio e no prprio. No segundo caso h uma desistncia que se pode traduzir por uma apatia generalizada, o que torna necessria uma interveno psicolgica

Funcionamento Psicolgico do Sujeito em Situao de Reab.


O profissional da sade deve ficar atento prpria postura. O que sentimos acerca das pessoas que tratamos passa por termos alguma capacidade para distinguir o que nosso e o que da outra pessoa. As dificuldades em lidar com uma certa pessoa podem ter a ver com aspectos nossos pois difcil suportar a tristeza do outro porque relembra a minha.

Das könnte Ihnen auch gefallen