Sie sind auf Seite 1von 29

A NOVA ORDEM MUNDIAL OU MULTIPOLARIDADE

Apresenta basicamente duas facetas: uma geopoltica e outra econmica.

Prof. Rosemildo Lima

Observe
Angeli

Alguma coisa Est fora da ordem Fora da nova ordem Mundial...

Folha de S. Paulo. 6 jun. 1999. p. A-2.

Situao real ps-guerra fria


Os Estados Unidos saram desgastados e abalados moral e politicamente da Guerra do Vietn.

J ao longo da dcada de 60 o Japo e a Europa dominavam grande parte da economia mundial.


Relativo declnio econmico e fracasso no Vietn evidenciavam o esgotamento do modelo geopoltico mundial. Do lado oposta est a URSS. O fim da guerra fria est diretamente relacionado com a desintegrao deste pas, apesar de no ser a nica justificativa. A URSS sentiu o peso da corrida armamentista muito mais que os EUA, o que abalou usa capacidade de financiar outras reas da economia civil.

Com a desagregao do mundo socialista e fim da guerra fria houve a necessidade de se enquadrar os novos pases de economia de mercado. Surge ento a diviso norte-sul, onde o norte representa basicamente os pases desenvolvidos, incluindo as economias mais industrializadas do ex-mundo socialista, e o sul se refere aos pases subdesenvolvidos.

Os Estados Unidos agora dividem o poder com as economias em ascenso do Japo e da Unio Europia num novo equilbrio mundial: a nova multipolaridade, com trs plos de poder.

GEOPOLITICA:

Fim da Guerra Fria e da Bipolarizao, ou seja, fim do antagonismo existente entre socialismo e capitalismo. Desaparecimento do PACTO DE VARSVIA, a partir de ento some a aliana militar do bloco socialista, at porque estamos vivendo a derrocada do socialismo. Mudanas de perfil da OTAN, esse organismo passa a desenvolver novas funes, devido o fim da guerra fria e da bipolaridade.

ECONMICA

Aprofundamento do desenvolvimento do capitalismo, pois estamos diante de uma nova fase do capitalismo, que apresenta novas caracterstica produtiva. Globalizao que a fase atual o capitalismo onde se verifica uma interdependncia entre os estados naes. Aparecimento de organizaes entre pases que ficaram conhecidas como blocos de poder, como o caso a unio europia (EU) e do NAFTA.

Diviso Norte-Sul
Mrio Yoshida

Fonte: Elaborado pelos autores com base em: Atlas nacional do Brasil. Rio de Janeiro: IBGE, 2000. p.20.

A diviso Norte-Sul delimitada por uma linha sinuosa. Os pases desenvolvidos esto situados de um lado da linha, a maior parte ao norte, e os subdesenvolvidos encontram-se ao sul.

Caractersticas da nova ordem mundial Desaparecimento do conflito leste X oeste Surgimento do conflito norte X sul

Caractersticas da nova ordem mundial

As alianas entre naes so feitas agora pelo grau de afinidade econmicocomercial existente entre um e outro pas. Deixando de lado a questo ideolgica o que impera agora a questo mercadolgica. O nvel de poder de um pas agora medido pelo seu desenvolvimento cientfico e tecnolgico, com destaque para o conhecimento cientifico na reas de informtica e biotecnologia.

Caractersticas da nova ordem mundial


Surgimento

de novos organismos internacionais como o G7 , que engloba os setes pases mais ricos do mundo e a Rssia por isso e conhecido tambm como G8.
Proliferao

de blocos de poder, na Amrica, sia, frica, Europa, enfim todos os continentes.


Aparecimento

de uma ordem monopolar, no que diz respeito a questo militar, pois s existem uma superpotncia militar nos dias atuais que os EUA:

O G-8 no mundo

Valores em trilhes de US$ PIB convertido pela taxa de mdia de cmbio do ano

Fonte: FMI (estimativa 2007).

Caractersticas da nova ordem mundial

Aparecimento de novos centros de poder econmico (Japo e Alemanha) um no extremo oriente e outro dentro da Europa.
Obs: alguns autores classificam a China como um plo de poder emergente da nova ordem mundial.

OTAN - NA NOVA ORDEM MUNDIAL


Manter a ordem poltica dentro do continente europeu, Proteger os interesses econmicos das potncias ocidentais; Manter vivo os interesses da indstria armamentista norte americana e europia; Reafirmar o poder militar dos estados unidos no mundo multipolar (Pax Americana) Paz imposta de acordo com os interesses americanos. Conter de forma incisiva os avanos do terrorismo no continente europeu; Resguardar os paises membros das instabilidades polticos existente no leste europeu. Proteger os pases do continente europeu de uma possvel ameaa russa

Pax Americana
A corresponde a forma como o EUA ver os outros pases do mundo, pois a partir da utilizao da Pax americana verificamos que o governo americano deixa de respeitar a soberania dos demais estados naes, por achar que so superiores a qualquer outra civilizao inclusive a europia. Um exemplo dessa Pax americana foi a Guerra do Golfo no incio da dcada de 1990.

Incio do sculo XXI - Doutrina Bush


Linha de ao baseada em um conjunto de princpios, que permitem ao governo dos Estados Unidos: defender-se de modo preventivo e antecipado; estabelecer alianas com outros pases para derrotar o terrorismo no mundo; no permitir a ascenso de qualquer pas a uma situao de potncia militar. Essa linha de ao poder sofrer alteraes com a chegada ao poder do presidente Obama, que, j ordenou, por exemplo, o fechamento da priso de Guantnamo, em Cuba

Mudanas decorrentes do sistema capitalista


Alterao no modo de vida

Nesse contexto
relaes econmicas Pases em processo de desenvolvimento realizaram a Revoluo Industrial do sculo XIX Formando Um vasto imprio colonial Mesmo aps a descolonizao Domnio nas relaes internacionais sobre os antigos povos colonizados organizao do espao geogrfico relao entre as diversas regies do mundo

Colnias
Transformaram-se

Aps a Segunda Guerra

Em pases, e mesmo aps sua independncia poltica, permaneceram como produtores e exportadores de matrias-primas.
Os novos pases industrializados no resolveram seus problemas sociais bsicos No resolveram Nem as relaes de dependncia econmica, financeira e tecnolgica com o mundo desenvolvido.

Vrios pases conquistaram grande desenvolvimento industrial e modernizaram diversos setores.

Como o caso de Brasil, Mxico e Argentina. Na atual fase da globalizao, a dependncia dos subdesenvolvidos em relao aos desenvolvidos tem-se acentuado.

Pases emergentes:
- expresso utilizada pelas organizaes internacionais para se referirem aos pases subdesenvolvidos industrializados ou em fase de industrializao avanada. Embora faam parte da periferia do sistema capitalista, esto entre os maiores PIB do mundo.

Periferia: termo usado para designar os pases subdesenvolvidos. Centro: para designar pases desenvolvidos que tm papel de comando na economia mundial.

PIB (Produto Interno Bruto) : valor de todos os bens e servios produzidos por um pas, no perodo de um ano.

A diviso internacional do trabalho


Incio

sculos XV e XVI

Delineao do papel das metrpoles e das colnias no contexto da produo e do comrcio internacional

A Amrica, a frica e a sia (com exceo do Japo) Passaram a organizar suas economias segundo as necessidades de suas metrpoles

Final do sculo XVIII


A Revoluo Industrial desencadeou A desestruturao do sistema colonial

A industrializao exigia maiores quantidades de matrias-primas e mais consumidores para suas mercadorias

Produo em larga escala

Gradativamente os interesses comerciais de algumas metrpoles passaram a exigir que as transaes econmicas fossem realizadas com mais liberdade

Entre o final do sculo XVIII e o incio do sculo XIX


Inicia-se

o processo de independncia de vrias colnias A independncia poltica no trouxe a independncia econmica e tampouco modificou a realidade social das antigas colnias.

Os pases industrializados ampliaram a capacidade produtiva, a margem de lucro e as diferenas econmicas e sociais em relao aos pases exportadores de matrias-primas.

A nova diviso internacional do trabalho


Os pases subdesenvolvidos, alm de produzir e exportar matrias-primas agrcolas e minerais, transformam-se em produtores e exportadores de produtos industrializados. Principalmente a partir de 1950, alguns pases da Amrica Latina , frica e sia se industrializaram

Industrializao tardia

A industrializao dos pases subdesenvolvidos acabou atendendo interesses especficos das indstrias multinacionais, que instalaram filiais, particularmente nesses pases, em virtude de: matrias-primas, mercado consumidor, mo-de-obra e impostos baratos.

O ndice de Desenvolvimento Humano (IDH)


Critrio estabelecido pela ONU para avaliar o nvel de desenvolvimento econmico e social dos pases H diversos pases que tiveram crescimento econmico, mas no desenvolvimento social efetivo. que possibilitasse Melhorias para toda populao nas reas de sade, educao, habitao, saneamento bsico, transporte etc.

O primeiro Relatrio do Desenvolvimento Humano foi publicado em 1990.


Desde de ento ele atualizado anualmente.

Apesar do IDH no ser um indicador ideal, apresenta a vantagem de considerar o desenvolvimento de forma mais abrangente e de avaliar, at certo ponto, o acesso da populao aos benefcios do crescimento econmico.

Para classificar os pases , o IDH leva em considerao trs caractersticas do processo de desenvolvimento humano:
a longevidade, medida pela expectativa ou esperana de vida ao nascer; o grau de conhecimento, que considera a taxa de alfabetizao dos habitantes com 15 anos ou mais e a taxa de matrcula nos trs nveis de ensino;

o PIB per capita ajustado, ou seja, o Produto Interno Bruto, que expresso em dlares, dividido pelo nmero de habitantes.

Em razo das ms condies de vida de boa parte de duas populaes e das fortes desigualdades sociais, pases como Brasil, Mxico e Argentina so classificados como subdesenvolvidos, mesmo tendo atingido um crescimento econmico expressivo.

Fonte: <noticias.uol.com.br/ultnot/especial/2007/idh2007.jhtm>. Acesso em: 30 Jul. 2008.

A regionalizao do espao mundial


A anlise das relaes entre os pases no espao mundial, dos diferentes nveis de desenvolvimento socioeconmico e do papel de cada pas na Diviso Internacional do Trabalho pode ser realizada com base em um estudo regional. Existem outras propostas para o entendimento do mundo em que vivemos. No entanto, a opo por uma diviso regional em continentes tem a vantagem de facilitar o estudo de aspectos naturais, polticos, socioeconmicos, entre outros, num mesmo bloco territorial.

O ponto de partida para o estudo regional dos continentes o papel que cada pas tem na DIT e seu nvel de desenvolvimento socioeconmico.

Amrica
Pases desenvolvidos Pases subdesenvolvidos

Europa
Parte ocidental Parte oriental

Estado Unidos e Canad

Amrica Latina No forma um conjunto homogneo.

Mais desenvolvida

Menos desenvolvida.

A sia um continente de contrastes. A bacia do Pacfico, sob a liderana do Japo, agrupa pases com os melhores ndices de crescimento econmico do continente, como a China e os Tigres Asiticos. O Oriente Mdio forma outro bloco, marcado por questes econmicas, religiosas e estratgicas comuns, com grandes repercusso no mundo atual.

Na frica foi estabelecido um estudo regionalizado, subdividindo o continente em frica do Norte - de influncia rabe e islmica - e em frica do Subsaariana - uma das regies mais pobres do mundo, com populaes predominantemente negra e grupos tnicos bastante diferenciados.

Das könnte Ihnen auch gefallen