Sie sind auf Seite 1von 39

HEGEL

Fichamento do Artigo: De Stuttgart para o Mundo. Revista Conhecimento. N 39. Dalmo Santiago Jr.

Georg Wilhelm Friedrich Hegel


Biografia de Hegel: Em 27 de agosto de 1770 nasceu Georg Wilhelm Friedrich Hegel na cidade alem de Stuttgart, cidade esta situada a 100 km da fronteira nordeste da Frana. A cidade de Stuttgart ganhou notoriedade por suas instituies de formao cultural como o Gymnasium, onde Hegel estudaria e seria o aluno mais famoso. Era filho de funcionrio pblico e pastor protestante. Por incentivo do pai estudou latim. Saindo do Gymnasium Hegel entra na Universidade de Tbingen o seminrio da Igreja Protestante em Wrttemberg em 1788 onde passou a estudar Teologia, Literatura e Filosofia Grega adquirindo domnio da Filologia Clssica onde passa a entender de forma perfeita a lngua grega. A Hegel passa a se preparar para a carreira eclesistica. Escreveu em Tbingen os primeiros escritos teolgicos.

Amizades Importantes em Tbingen: Entre suas amizades as principais foram Friedrich Hlderlin, poeta e colega de classe, e o filsofo Friedrich Von Schelling, com o qual Hegel construiria as bases do Idealismo Alemo no sculo XIX. Aps concluir o curso Hegel passou a ensinar os filhos dos ricos de em Berna, na Sua como preceptor (pessoa responsvel por acompanhar e orientar a educao da criana).

Universidade de Jena: No ano de 1801 Hegel se mudou para Frankfurt onde tornou-se livredocente da Universidade de Jena. Na mesma poca comeou a estudar o Idealismo de Fichte e Schelling. Esses estudos deram na obra Diferenas dos Sistemas Filosficos de Fichte e Schelling (1812). Quatro anos depois foi nomeado professor-visitante na mesma universidade, e comeou a desenvolver os trabalhos que culminariam nas obras Fenomenologia do Esprito (1808) e, Cincia da Lgica (1812).

Invaso de Napoleo e o Fechamento da Universidade de Jena: A trajetria de Hegel foi interrompida em Frankfurt pela invaso de Napoleo fato que ocasionou o fechamento da Universidade de Jena. Hegel passou a trabalhar como editor num jornal em Bamberger, Bamberg Zeitung entre os anos de 1807 e 1808.

Universidade de Heldeberg e Universidade de Berlim(1816-1818): Em 1811 Hegel comeou a trabalhar em sua Cincia da Lgica, o que lhe rendeu um contrato com a Universidade de Heldeberg para lecionar como professor. Entretanto, com o convite da Universidade de Berlim deixou Heldeberg para ali lecionar. Universidade de Berlim: Na Universidade de Berlim Hegel ocupou a ctedra de Fichte que, desde sua morte estava vaga. A Hegel publicou seu ultimo trabalho em vida sobre filosofia poltica, o livro Elementos da Filosofia do Direito (1821). Em Berlim Hegel morre deixando um grande legado que influenciou toda a Europa. Escreveu sobre Filosofia, Direito, Histria, Artes, Religio e Psicologia. De carter pstumo foram publicadas coletneas de suas aulas sobre Religio, Esttica e Histria da Filosofia.

Morte de Hegel: Hegel morreu vitima de uma epidemia de clera em novembro de 1831 na cidade de Berlim.

2. Contexto Histrico
A Prssia na Segunda Metade do Sculo XVIII: Neste perodo do sculo XVIII a Prssia se encontrava sem uma identidade nacional. A consolidao da identidade nacional hoje conhecida como alem foi produto de uma trajetria histria sui generis (desconhecida) que envolve tanto a particularidade da lngua de origem germnica j que o resto da Europa eram falantes de lnguas derivadas do latim como seu forte militarismo fruto da necessidade de constante monitoramento das fronteiras.

Poltica Descentralizada: Desde os tempo medievais a Alemanha tinha como forte caracterstica uma politica descentralizada de seus governos. A Alemanha era dividida em pequenas regies comandadas cada uma delas por regentes autoritrios. Alm disso, foi na Alemanha que explodiu a Reforma Protestante fazendo surgir inmeras disputas religiosas em seu territrio. A Alemanha imediatamente anterior a Hegel foi palco de inmeras guerras religiosas entre os prncipes protestantes e a casa imperial catlica.

Guerra dos Trinta Anos: Esta guerra que dizimou um tero da populao prussiana ocorreu anteriormente ao nascimento de Hegel. A partir da, vendo a fragilidade e a necessidade de proteo das fronteiras, somada a ambio por conquistas, fez com que os alemes desenvolvessem uma grande capacidade de tecnolgica e estratgias militares, mesmo para o contexto da poca. A Notoriedade da Prssia em 1701: Antes de Hegel nascer a Prssia havia chegado a posio de reino se transformando na mais poderosa potncia militar do leste europeu. Mas, novo reino formado foi abatido pela peste bubnica que dizimou praticamente a populao da Prssia.

Expanso Territorial Alem: A expanso do territrio alemo continuou com a subida de Frederico o Grande ao poder. Este com o apoio dos proprietrios de terras aristocratas conquistou terras da Silsia, invadiu a Bomia e pases vizinhos como ustria, Frana, Rssia e Sucia. Guilherme II assume o trono aps a morte de Frederico o Grande anexando grande parte da Polnia ocidental a Prssia que passou a possuir enorme extenso territorial em 1795.

Conquista da Prssia por Napoleo: A recente constituda Grande Prssia foi invadida por Napoleo perdendo quase a metade de seu territrio. Napoleo cobrava da Prssia a manuteno de suas tropas. Napoleo imps o Bloqueio Continental contra a Inglaterra para enfraquecer sua economia, o qual a Prssia aderiu. Aps a derrota de Napoleo a Prssia conquistou parte de seus territrios no Congresso de Viena.

O Impacto da Revoluo Francesa e de Napoleo em Hegel: Ambos os acontecimentos marcaram a vida e a obra de Hegel. A seu ver a Revoluo Francesa era uma retomada ativa dos princpios da razo e da liberdade, a exemplo da capital Atenas. O real seria construdo de acordo com o pensamento. Hegel vivncia de perto as aes de Napoleo que, segundo ele, a personificao da alma do mundo. Alma do mundo para Hegel era como uma individualidade superior, perseguidora apaixonada de um objetivo, e que se torna agente de um fim que constitui uma etapa na marcha progressiva do Esprito Universal.

3. O Idealismo Alemo
Idealismo Alemo: O Idealismo Alemo pode ser considerado uma espcie ou vertente do Idealismo como vis filosfico. O Idealismo filosfico defendia que a ideia a essncia da realidade, ou seja, de que a realidade pode ser reduzida ideia. Transio entre o Iluminismo e o Romantismo: O Idealismo Alemo considerado o perodo de transio entre o Iluminismo (Aufklrung) e o Romantismo. Principais Representantes do Idealismo Alemo: Kant, Fichte, Schelling, e finalmente Hegel.

Podemos sintetizar o Idealismo Alemo em trs momentos: 1. O Idealismo Transcendental de Kant e Fichte. 2. O Idealismo Objetivo de Schelling 3. Idealismo Absoluto de Hegel

Idealismo Transcendental: Tinha como objeto de investigao o prprio conhecimento e buscava encontrar a certeza absoluta. Pensava este idealismo que encontrando esta certeza absoluta seria possvel encontrar as outras certezas por ela mediadas. Hegel apropriou-se do Idealismo Transcendental da contribuio de Schelling que considera os conceitos anteriores aos objetos. Herdou ainda de Fichte a noo da dialtica como afirmao da tese, negao na anttese, e negao da negao na sntese. Idealismo Objetivo: Defendia a identidade inicial de sujeito e objeto. Nesse sentido o debate a respeito do sujeito pensante fica em segundo plano. Do sujeito pensante Hegel incorporou a noo de Schelling (identidade entre sujeito e objeto na conscincia do absoluto).

Idealismo Absoluto: Foi cunhado por Hegel para anunciar sua metafsica. Hegel considera a realidade como um processo do esprito ver o mundo como uma criao sua. Tal processo implica o desenvolvimento da ideia pura (a tese), criadora de um objeto oposto a si, a natureza (a anttese) e, culminando na superao dessa contradio no esprito (sintese). Este movimento de Tese, Anttese e Sintese, segundo Hegel, bse repetiria na Histria at que o esprito se torne esprito absoluto superando todas as contradies por meio da dialtica.

4. O Pensamento Hegeliano
Hegelianismo: o sistema filosfico criado por Hegel que tem a pretenso de apreender o real em sua totalidade. Referncias do Hegelianismo: As principais influncias foram a Filosofia Grega, o Racionalismo Cartesiano e o Idealismo Alemo. O Hegelianismo no foi apenas representante do Idealismo Alemo, mas veio a se tornar a realizao desse idealismo em sua forma mais complexa e seu encerramento.

Influncias de Hegel na Produo de seu Sistema Filosfico: De Herclito: A Ideia de Dialtica de Herclito De Aristteles: Noes Aristotlicas de Universal, Imanente e no Transcendente ao Individual. A noo de Movimento ou vir a ser compreendida como passagem da potncia ao ato. E a noo da relaes entre razo e experincia. De Descartes: Conceito de Racionalidade do Real, do Racionalismo Cartesiano, ou seja, a conscincia da coisa pensante com a coisa material (res cogitans e res extensa). De Spinosa: Herdou o pensamento de que a proposio de qualquer afirmao uma negao. De Kant: Hegel apropria-se da proposio de distino entre o entendimento e a razo, e a distino entre a ideia e uma lgica transcendental. De Fichte: Hegel usa a noo de Dialtica de Fichte em parte de seu sistema, que dizia que a dialtica era um processo de afirmao, negao e negao da negao (a sntese). De Schelling: Hegel herda noes de idealismo objetivo e identidade do sujeito e do objeto na conscincia do absoluto.

Um Todo Sistemtico: Em sua filosofia Hegel concebe o universo como um todo sistemtico. Pela experincia se tem acesso a identidade e ao objeto do pensamento. Dessa maneira o esprito conhece a si mesmo percebendo e identificando os contrates com a natureza, o objeto. O Universo inteligvel podendo ser reconhecido pela razo. inteligvel por representar o eterno processo cclico realizado pelo Esprito Absoluto em busca de autoconhecimento por meio do pensamento, da natureza e das expresses na arte, religio e Filosofia.

5. A FENOMENOLOGIA DO ESPRITO
A Fenomenologia do Esprito: Esta obra uma espcie de introduo ao sistema filosfico de Hegel. Nela Hegel prope uma interpretao concreta, cientifica e conceitual da realidade. Para Hegel Schelling acertou quando disse que o esprito a nica fonte de tudo. O erro de Schelling foi tentar explicar este esprito de forma intuitiva e abstrata do mundo. Hegel procura nesta obra analisar as vrias manifestaes do esprito na histria da humanidade. Deste modo, Hegel procura levar o indivduo compreenso cientifica do esprito, ao estado de saber, retirando este indivduo da ignorncia.

6. A Influncia de Hegel sobre a Teoria da Histria


Hegel e a Teoria da Histria: A obra de Hegel considerada o pice do Racionalismo. Ela exerceu influencia sobre toda Filosofia do sculo XX. A Influncia de Hegel em Marx: O Materialismo Histrico de Karl Marx foi influenciado profundamente por Hegel, apesar de Marx fazer crticas sua teoria. Hegel influenciou Marx tambm em seu conceito de Teoria da Histria.

A Histria: Cronologicamente o que se entendeu por Histria atravessou sculos e significados distintos: Idade Mdia: Na Idade Mdia europeia existia uma viso cclica da histria, a do eterno retorno e, ainda, uma concepo Crist de Histria: a histria linear, com princpio, meio e fim. No princpio, dizia a Bblia. Sculo XVII e a Era das Luzes: Este sculo foi marcado por uma busca dos ideais estticos e filosficos da Antiguidade (gregos). O estado de natureza do homem foi o fundamento filosfico de diversos tratados polticos: Hobbes (o homem concebido como lobo do homem), Rousseau (o homem bom por natureza) e John Locke (o homem corrompido pela sociedade). Essa vises se fundamentavam sob a viso de imutabilidade do homem, tratavam da essncia da humanidade.

Sculo XIX: Neste sculo Hegel e Marx comeam a fazer crticas Filosofia e Religio criando uma nova concepo de Histria: a Histria Dialtica (Hegel) e a Histria Materialista (Marx).Hegel conseguiu articular Histria e Filosofia. Qual o Fundamento da Distino entre Histria e Filosofia? Hegel responde que, enquanto a Histria trata de fatos como algo sucedido, acontecido, a Filosofia trata do pensamento. Pensamento este que no atende ao que existe, mas que pensa pensamentos prprios. A Filosofia da Histria para Hegel a considerao pensante da histria. Como a Histria levantamento de acontecimentos ela pede do Historiador ferramentas: os conceitos e categorias que vem da Filosofia. E que conceitos so esses? Mtodos e caminhos? No. Para Hegel no h mtodo (caminho do originrio grego) em si.

A Noo de Histria para Hegel: A inovao de Hegel em conceituar a Histria foi em consider-la no como um conjunto de acontecimentos do exterior, mas como produto da razo. Como a razo governa o mundo, a razo para Hegel existe no encontro entre Forma (Atuao) e Matria (Contedo). A substncia, algo que est por baixo, no uma qualidade, mas um poder, uma capacidade, isto , a prpria razo. A razo est na realidade como poder infinito. A matria tem uma forma que muda. Esta mudana ou transformao que se chama Razo, uma fora que imprime uma forma na matria. A Razo assim parte de si mesma, oferece contedo a si mesma e, tem e uma nica finalidade: a prpria razo. Hegel afirma ento que a Histria Universal transcorreu de um modo racional. Mas, se abstratamente a histria universal orienta-se pela razo, como ela se manifesta no mundo concreto? Hegel responde dizendo que essa RAZO DA HISTRIA aparece no esprito que anima um povo.

A Razo da Histria: Como vimos, Hegel entende que a Razo da Histria aparece no esprito que anima um povo. A razo governa o mundo, ela no est relacionada com a realidade, no a tem como seu fundamento. A razo assim algo distinto da realidade. O mundo natural produto da razo. O papel da Filosofia seria revelar o contedo da prpria razo existente na Histria dos povos, no esprito que os anima. Captando esta razo conseguiria a Filosofia captar de forma universal nos povos este esprito. O esprito universal, que dotado de Razo, o que determina a lei da histria em sua manifestao particular dentro de um povo. Quaisquer que sejam o destino, os acontecimentos, o apogeu, o declnio ou o esprito particular de um povo, a razo universal o seu princpio e o seu fim. Para Hegel este esprito universal ressurge em diversos povos se movendo do oriente para o Ocidente. Aps o declnio de um povo este esprito ressurge em outra nao mais oeste. a razo, dessa forma, que explica as transformaes na histria e, no o acaso ou a natureza.

O esprito para Hegel: O esprito resultado de sua prpria atividade. Ele conscincia e objeto. Como objeto o esprito tem autoconscincia de si. A busca da realizao do esprito se constitui na Conscincia, Autoconscincia e na Razo. A atividade do esprito faz com que ele v alm do imediato, do dado. a negao do imediato e o retorno a si. Dessa maneira, a histria universal a histria do esprito , a Histria o movimento do esprito por meio do qual chega a sua autoconscincia.

7. A Crtica de Marx ao Idealismo Hegeliano

O Conceito de Objeto em Hegel: possvel entender o porqu de Hegel ver o objeto como algo estranho ao ser humano quando buscamos na etimologia da palavra seu sentido. Objeto composto por Ob (contra mim) e Jeto (lanar). O mundo no tem essncia em si, assim como a histria no possui essncia em si. O objeto ento, qual seja ele, filosfico, pertencente ao mundo das ideias, ou material, ou no mundo natural, existe apenas em relao ao sujeito. O sujeito lana sobre si algo que no lhe pertence, que lhe estranho (o objeto) a fim de compreend-lo. O mundo, portanto, tem a forma que o homem d a ele. O homem tambm se pe como objeto de si na tentativa de que a conscincia veja a si mesma: isto seria a autoconscincia.

A Especulao que vem do Espelho: Com este conceito que parece inocente, mas aprofunda muito da filosofia de Hegel, o mesmo diz que o homem olha a si mesmo atravs da histria na tentativa de encontrar diferenas e estabelecer mudanas. Assim, para Hegel a Histria a cincia da conscincia histrica. O homem se conhece olhando para a Histria. Para Hegel o homem um ser espirituoso e, a Dialtica um mtodo que faz descobrir as contradies na histria. A Dialtica coloca sujeito e objeto em oposio. No uma mera questo de diversidade, mas de oposio, contradio entre sujeito e objeto. A partir do conflito (tese e anttese) que se constitui a Conscincia.

O que Hegel quis dizer com tudo isso falado acima se exemplifica na relao entre escravo e senhor. O senhor s senhor em relao a um escravo, dependendo deste para exercer sua autoridade. Mas, escravo e senhor no so diferentes apenas por um ser escravo e outro senhor. Eles esto numa relao de oposio: um manda e outro obedece. Aparentemente a relao entre os dois se encerra assim: um d ordens e o outro obedece, o senhor possui a terra e o escravo nela habita preso, o senhor livre e o escravo no. Mas, essa relao, que no apenas diferencial, contraditria tocando tanto num polo como no outro da relao. O senhor precisa da vida do escravo para que a sua prpria se mantenha. Se o escravo se rebelar o senhor passar fome e morrer. O escravo no apenas escravo, mas principalmente senhor de seu prprio senhor. O senhor, aparentemente o dominante na relao, mostra sua dependncia do escravo, o aparentemente dominado. Assim, o senhor revela-se no apenas como senhor, mas como escravo de seu prprio escravo.

Crtica de Marx Hegel: A crtica de Marx acerca da dialtica de Hegel centra-se no carter lgico que, no alcana a realidade, a natureza, o mundo material, ficando apenas em abstraes, no pensamento. Para Marx a dialtica de Hegel permanece na conscincia alcanando o objeto apenas no pensamento enquanto pensamento. A Crtica de Marx a Filosofia Alem: Marx, ultrapassando a crtica a religio feita por Hegel, preocupa-se em criticar a prpria Filosofia Alem. Para Marx nenhum filosofo alemo procurou perguntar qual a relao entre a Filosofia Alem e a realidade alem. Marx se ope a Hegel assim tendo-o como um idealista. A filosofia alem se preocupava com abstraes, mas no fazia com que suas crticas se relacionassem com o meio material. Marx criticou ainda a ideia de um esprito universal que movimenta a a histria. A conscincia no seria um ente abstrato, universal e quase metafsico. A conscincia algo particular produzido historicamente por meio das relaes de trabalho.

No a Conscincia que Determina a Vida, mas a vida que determina a Conscincia: Contra o Idealismo de Hegel, que faz uma reflexo sobre a razo, Marx coloca a questo da sobrevivncia do homem. O ser do homem seu processo de vida material. Sendo assim, o ser social que determina a forma da conscincia, e no o contrrio. No a conscincia que determina a vida, mas a vida que determina a conscincia. O Homem Distingue-se do animal, pois apesar deste pensar, o homem alm de pensar pensa que est pensando: Para Hegel isso que distingue o homem do animal. Marx diz que o que diferencia o homem do animal o trabalho. O homem o nico ser que trabalha.

A Histria para Marx: Segundo Marx a histria uma cincia que se divide entre Histria da Natureza e Histria dos Homens. Ambas as histrias anda juntas se condicionando mutuamente j que o homem transforma a natureza pelo trabalho produzindo seus meios de vida. O primeiro ato histrico do homem manter-se vivo. Para isso ele produz os meios capazes de satisfazer suas necessidades. Meios esses que produzem subsequentemente novas necessidades e assim por diante. Sendo assim, a base da histria so os interesses materiais. Nestes interesses encontramos os antagonismos de produo oriundos da diviso social do trabalho. A Luta de Classes ser o motor da histria, e no o esprito absoluto de Hegel e, a histria escrita o relato dos vencedores. A sociedade a partir da se organiza atravs da relao de dominao de um segmento (que detm os meios de produo) sobre outro.

A Libertao do Homem um fato Histrico e no Intelectual: Para Hegel o homem seria livre atravs da Razo, seguindo o curso que o esprito absoluto determina. Marx vai contra essa concepo. Para este a libertao do homem se d como fato histrico, atravs condies histricas provocadas pelo progresso da indstria, do comrcio, da agricultura, etc. Dessa forma, Marx diz:

A libertao um fato histrico e no um fato intelectual, e provocado por condies histricas, pelo progresso da indstria, do comrcio, da agricultura...; estas provocam depois, em virtude dos seus diferentes estados de desenvolvimento, esse absurdos: a substncia, o sujeito, a conscincia de si e a crtica pura, assim como os absurdos religiosos e telogicos, que so novamente eliminados quando j esto suficientemente desenvolvidos. Revista Conhecimento Prtico Filosofia. Hegel. De Stuttgart ao Mundo. P. 37.

A Conscincia em Marx: Hegel pensava ser a Conscincia pura e, aquela que determinava a vida. Marx, para chegar a Conscincia, nos conduz por quatro momentos histricos da vida do homem: 1. A produo da vida material para manter-se vivo. 2. A produo de novas necessidades. 3. A produo da famlia, isto , a reproduo de si mesmo. 4. A cooperao entre os homens, em determinado modo, para a produo da vida. A conscincia aparece atravs da percepo do ser consciente das relaes sociais e das outras coisas situadas fora do indivduo, e no como consciencia pura. Diz Marx: A minha conscincia a minha relao com o que me rodeia. Revista Filoosofia. P. 37.

8. Influncias de Hegel nos demais Sistemas Filosficos que o Sucederam


O pensamento de Hegel influenciou na formao do Marxismo, como tambm na Fenomenologia e, na formao da teoria e da prxis do Existencialismo. por essa razo que vlido ler e entender Hegel at os dias de hoje.

Das könnte Ihnen auch gefallen