Sie sind auf Seite 1von 18

Collybia dryophila

Prof Renato Antnio Campos Freire Farmacologia II ITPAC

Frmacos Antifngicos:
Infeces

fngicas:

Micoses
Suferficiais ou sistmicas

Superficiais: pele, unhas, couro cabeludo, mucosas. Sistmicas: tecidos e rgos = profundos

Nos

ltimos 30 anos, houve um aumento uniforme na incidncia das infeces fngicas sistmicas. Uso indiscriminado de antibiticos de amplo espectro. Aumento de indivduos com reduo da resposta imune devido a AIDS Ao de agentes imunossupressores Utilizao de agentes na quimioterapia do cncer Aumento da infeces oportunistas.

Infeces fngicas sistmicas mais comuns:


Blastomicoses, histoplasmose, coccidiomicose, paracoccidiomicoses.

Frmacos utilizados nas infeces fngicas: Anfotericina B


Mecanismo de ao:liga-se s membranas celulares e interferem na permeabilidade e nas funes de transporte - perda de K+ intracelulares. Mostra-se ativa contra a maioria dos fungos e leveduras.

Anfotericina B:
Aspectos famacocinticos:
qdo adm por VO pouco absorvida Adm IV lentamente ( existem preparaes complexadas com lipdeos ou encapsuladas com lipossomas. Adm topicamente Liga-se altamente s protenas conc elevadas em exsudatos inflamatrios Atravessa a BHE precariamente, pode aumentar qdo meninges esto inflamadas Usada com flucitosina nas meningites criptoccicas. Excretada pelos rins lentamente sendo encontrado traos da drogas na urina dois meses aps interrupo do tratamento.

Anfotericina

B:

Efeitos indesejveis:
Toxicidade renal grave e + comum Reduo da funo renal em + de 80% dos pacientes Pode verificar aparecimento de anemias Comprometimento da funo heptica, trombocitopenia e reaes anafilticas. A injeo provoca calafrios, febre, tinido e cefalia e vmitos em 20% dos pacientes. Provoca tromboflebites aps injees IV

Vantagens:
Preparaes encapsuladas com lipossomas e complexadas com lipdeos causam RAM c/ custo muito elevados.

Griseofulvina:

M.A:
Ag. Antifngico de espectro estreito, isolados de culturas de Penicillum griseofulvum. fungisttica interage com microtbulos interfirindo na mitose.

Farmacocintica:
Adm VO, pouco solvel em gua Conc plasmticas mximas em 5 horas Meia-vida plasmtica de 24 horas permanece na pele por muito + tempo Induz poderosamente a enzima citocromo P450 e causa vrias interaes medicamentosas.

Griseofulvina:

Efeitos indesejveis:
So raros, mas podem causar pertubaes GI, cefalia e fotossensibilidade, reaes alrgicas (exantemas , febre).

Nistatina:
MA semelhantes a Anfotericina B. Praticamente no ocorre nenhuma absoro pelas mucosas do corpo ou pele. Seu uso limita-se a infeces fngicas da pele e TGI.

Agentes antifngicos sintticos:


Flucitosina:
Usada em infeces por leveduras

Mecanismo de ao:
A flucitosina convertida no metablito 5-fluorouracil (5-FU), nas clulas dos fungos mas no nas clulas humanas.O 5-FU inibe o timidilato sintetase Iniindo a sntese de DNA.

Farmacocintica: IV e VO
Dist por todos os lquidos do organismo LCR 90% excretado na forma inalterada no rins Meia-vida plasmtica de 35 horas Posologia deve ser reduzida se comprometimento renal.

Flucitosina:

Efeito indesejveis:
So raros, dist. GI, anemias, neutropenia, trombocitopenia e alopecia leves e reversveis aps interrupo do tratamento. Foi relatada ocorrncia de hepatite, apesar de rara.

Azis: fungistticos sintticos com amplo espectro


de atividade.

Fluconazol, Itraconazol. Cetoconazol, Miconazol e Econazol.

Mecanismos

de ao dos Azis:

Inibem a enzima P450 fngicas rep pela sntese do ergosterol (principal esterol encontrado nas membranas fngicas). A depleo do ergosterol altera a fluidez da membrana, interferindo na ao de enzimas associadas membrana. Outra consequncia a inibio da transformao das cls da levedura Candida em hifas, a forma invasiva e patognica do parasita. A depleo do ergosterol da membrana reduz os locais de ligao da anfotericina B.

Cetoconazol:
1 azol adm VO, eficaz contra vrios tipos de fungos txico. comum recidiva aps tratamentos Bem absorvido pelo TGI Distribui por todos os tecidos e lquidos, mas no atingem conc teraputicas no SNC (somente em altas doses). inativado no fgado e excretado na bile e na urina Meia-vida plasmtica de 8 horas. Hepatotoxicidade rara mas fatal Dist GI e prurido, ginecomastia em homens A ciclosporina, terfenadina e o astemizol interferem c/ enzima metabolizante elevando conc. Plasmticas de cetoconazol ou da droga que interage. A rifampicina, os antagonistas H2 e os anticidos diminuem a absoro do cetoconazol reduzindo conc plasmtica.

Fluconazol:
Pode ser adm por VO ou IV Atingem conc. LCR e lquidos oculares, tec vaginal, saliva, pele e unhas Meia-vida de 25 horas, 90% excretadas inalterados na urina e 10 nas fezes. Efeitos indesejveis so leves nuseas, cefalia, e dor abdominal. Leses cutneas esfoliativas (sind Stevens-Johnson) em paciente c/ AIDS. Relato de hepatite. Nas doses habitualmente adm no produz inibio do metabolismo heptico como o cetoconazol.

Itraconazol:

Adm VO, aps absoro sofre metabolismo heptico. Meia-vida de 36horas, excretado na urina No penetra no LCR, Efeitos indesejveis Dist GI, cefalias, tonteiras, hepatite e impotncia so raros. Relato de Stevens-Johnson Ocorrem interaes farmacolgicas, devido inibio do citocromo P450.

Miconazol:
Adm VO para infeces do TGI Meia-vida curta, deve ser adm a cada 8horas. Atingem conc teraputicas no osso, articulaes, no tec pulmonar mas no no SNC. inativado no fgado. Pode ser administrado topicamente. Efeitos indesejveis so raros, os mais comuns, dist. GI, prurido e discrasias sanguneas. Devido a possibilidade de interao evitar adm concomitante de antagonistas receptores H1 ( terfenadina e astemizol)

Clotrimazol,

Econazol, Tioconazol e

Sulconazol:
Usados apenas para aplicao tpica. O clotrimazol interfere no transporte de aminocidos para o interior do microorganismo atravs de uma ao sobre a membrana celular. Ativo contra ampla variedades de fungos, incluindo o gnero Candida.

Terbinafina:
Composto fungicida ceratoflico altamente lipoflico, que exibe atividade contra ampla variedade de patgenos cutneos. Inibe a enzima esqualeno epoxidase, que est envolvida na sntese do ergosterol na parede celular dos fungos. O acmulo do esqualeno no interior da cl txico p/ o fungo. Usada nas infees fngicas das unhas. Por VO rapidamente absorvida e captada pela pele, unhas e tec adiposo. Metabolizada no fgado sist citocromo P450 excreo pelo rins. Efeitos indesejveis em 10% dos indivduos, dist. GI, exantemas, prurido, cefalia e tonteira. Outros naftifina e amorolfina.

DESVANTAGEM Nmeros

cada vez maiores de cepas fngicas esto se tornando resistentes aos frmacos antifngicos atualmente utilizados. Aparecimento de cepas comensais que se tornaram patognicas. VANTAGENS Felizmente a resistncia a frmacos no transfervel nos fungos. Pesquisa constante de novos e melhores frmacos antifngicos.

Das könnte Ihnen auch gefallen