Sie sind auf Seite 1von 52

SINAIS VITAIS

SEMIOLOGIA E SEMIOTCNICA
ENF FRANCISLAINE DE ALMEIDA

SINAIS VITAIS

So aqueles que evidenciam o funcionamento e as alteraes da funo corporal. a expresso aplicada verificao de temperatura, pulso, respirao e presso arterial,

TEMPERATURA

O calor produzido no interior do organismo chega superfcie corporal atravs dos vasos sangneos e se difundem atravs do plexo sub-cutneo, sendo que ao chegar na superfcie, o calor transferido do sangue para o meio externo, atravs de: irradiao, conduo e evaporao.

TEMPERATURA

A temperatura quase que totalmente controlada por mecanismos centrais de retroalimentao que operam atravs de um centro regulador situado no hipotlamo, mais precisamente atravs de neurnios localizados na rea pr-ptica do hipotlamo, sendo que este centro recebe o nome de centro termo regulador.

TEMPERATURA

Quando h elevao da temperatura, inicia-se uma eliminao do calor, atravs do estmulo das glndulas sudorparas e pela vasodilatao; com a sudorese h uma perda importante de calor, sendo que quando ocorre o inverso, ou seja o resfriamento do organismo, so iniciados mecanismos para a manuteno da temperatura, atravs da constrico dos vasos cutneos e diminuio da perda por conduo, conveco e transpirao.

FINALIDADE DA TEMPERATURA

Verificar o equilbrio entre produo e eliminao do calor; Indicar atividade metablica; Auxiliar no diagnstico; Auxiliar no tratamento; Acompanhar a evoluo do paciente.

LOCAL DE VERIFICAO

AXILAR ORAL RETAL

VALORES DE TEMPERATURA AXILAR Hipotermia: abaixo de 36C. Normotermia: entre 36C e 36,8C. Febrcula: entre 36,9C e 37,4C. Estado febril: entre 37,5 C e 38C. Febre: entre 38C e 39C. Pirexia ou hipertermia: entre 39,1C e40C. Hiperpirexia: acima de 40C.

MATERIAL

Bandeja inoxidvel; Termmetro; Relgio; Bolas de algodo embebidas em lcool a 70%; Lubrificante; Gazes; Caneta; Esparadrapo.

TEMPERATURA AXILAR

Lavar as mos; Reunir o material, levar unidade do paciente e colocar sobre a mesinha de cabeceira. Orientar o paciente quanto ao procedimento e suas finalidades e posicion-lo. Limpar o termmetro com algodo embebido em lcool Fazer movimentos firmes semicirculares com o termmetro para que o mercrio dessa at o bulbo. Enxugar a axila se for o caso, com as prprias vestimentas do paciente ou papel toalha.

TEMPERATURA AXILAR

Colocar o termmetro na regio axilar, se for o caso, mantendo-o com o brao bem encostado ao trax; Manter o termmetro nesta posio por 5 a 7 minutos; Retirar o termmetro, segurando-o pela haste; Ler a temperatura na escala, anotar o valor obtido e especificar o local que foi verificado; Limpar o termmetro com algodo embebido em lcool; Guardar o material em local apropriado; Lavar as mos; Anotar no pronturio do paciente;

TEMPERATURA AXILAR CONTRA INDICADA

Queimaduras de trax; Furnculos axilares; E fraturas de membros superiores.

TEMPERATURA ORAL

Lavar a as mos; Identificar a embalagem do termmetro com adesivo (temperatura oral); Reunir o material, levar unidade do paciente e colocar sobre a mesinha de cabeceira; Certificar-se de que o paciente no ingeriu alimentos quentes ou gelados, no mascou chicletes nem fumou nos ltimos 30 minutos. Orientar o paciente quanto ao procedimento e suas finalidades e posicion-lo.

TEMPERATURA ORAL

Lavar o termmetro utilizando sabo e enxaguando com gua. Fazer movimentos firmes semicirculares com o termmetro para que o mercrio dessa at o bulbo. Solicitar que o paciente abra a boca e exponha a lngua; Colocar o bulbo do termmetro sob a lngua do paciente e solicitar que feche a boca e ficar com o termmetro por 5 7 menutos.

TEMPERATURA ORAL

Retirar o termmetro, segurando-o pela haste; Ler a temperatura na escala, anotar o valor obtido e especificar o local que foi verificado; Limpar o termmetro com algodo embebido em lcool; Guardar o material em local apropriado; Lavar as mos; Anotar no pronturio da paciente; Valor normal; 36,1C a 37,5C

TEMPERATURA ORAL CONTRA INDICADA

Paciente inconsciente; Desorientado ou propenso a convulses; RN; Pacientes submetidos a cirurgias de boca; Extraes dentarias; Inflamao orofarngea;

TEMPERATURA RETAL

Lavar as mos; Identificar a embalagem do termmetro com adesivo (temperatura retal); Reunir o material, levar unidade do paciente e colocar sobre a mesinha de cabeceira; Orientar o paciente quanto ao procedimento e suas finalidades e posicion-lo.

TEMPERATURA RETAL

Lavar o termmetro utilizando sabo e enxaguando com gua. Fazer movimentos firmes semicirculares com o termmetro para que o mercrio dessa at o bulbo. Colocar o protetor descartvel no termmetro, lubrificar a ponta e introduzir delicadamente aproximadamente 4 cm para adulto e 1,5 cm para crianas e aguardar 5 minutos para leitura. Retirar o termmetro, segurando-o pela haste;

TEMPERATURA RETAL

Retirar o protetor descartvel; Ler a temperatura na escala, anotar o valor obtido e especificar o local que foi verificado; Limpar o termmetro com algodo embebido em lcool; Guardar o material em local apropriado; Lavar as mos; Anotar no pronturio da paciente;

TEMPERATURA RETAL CONTRA INDICADA

Pacientes com diarria; Cirurgias e ferimentos retais; Pacientes aps infarto do miocrdio, pois estimula o nervo vago.

PULSO

Com a contrao do ventrculo esquerdo h uma ejeo de um volume de sangue na aorta, e dali, para a rvore arterial, sendo que uma onda de presso desloca-se rapidamente pelo sistema arterial, onde pode ser percebida como pulso arterial. Portanto o pulso a contrao e expanso alternada de uma artria

PULSO

As artrias em que com freqncia so verificados os pulsos so: artria radial, cartidas, braquial, femurais, pediosas, temporal, popltea e tibial posterior.

PULSO FINALIDADE

Verificar a ondulao exercida pela expanso e relaxamento dos batimentos cardacos; Avaliar a freqncia; O ritmo cardacos; O volume de sangue; Condies hemodinmica;

PULSO

A contagem deve ser sempre feita por um perodo de 1 minuto, sendo que a freqncia varia com a idade e diversas condies fsicas. Na primeira infncia varia de 120 a 130 bat/min.; na segunda infncia de 80 a 100 e no adulto considerada normal de 60 a 100 batimentos por minuto, sendo que acima do valor normal, temos a taquisfigmia e abaixo bradisfigmia.

PULSO MATERIAL UTILIZADO

Relgio com ponteiro de segundos; Caneta; Papel; Algodo embebido com lcool.

PULSO ARTERIAL

Lavar as mos; Reunir todo o material; Explicar ao paciente o procedimento; Posicionar o paciente confortavelmente; Aquecer as mos se necessrio; Colocar as polpas digitais dos dedos sobre a artria do paciente exercendo suave compresso;

PULSO ARTERIAL

Contar as pulsaes por um minuto e anotar o valor obtido; Repetir o procedimento se necessrio; Lavar as mos; Anotar no pronturio.

PULSO APICAL

Verificar freqncia e ritmo cardaco, confirmar e comparar com os mesmos parmetros do pulso arterial.

PULSO APICAL

Lavar as mos; Reunir todo material e explicar ao paciente o procedimento; Posicionar o paciente confortavelmente; Limpar as olivas e o diafragma do estetoscpio com algodo embebido com lcool. Colocar o diafragma do estetoscpio no V espao intercostal esquerdo na linha mamilar.

PULSO APICAL

Contar os batimentos cardacos durante um minuto e anotar o valor obtido; Lavar as mos; Guardar o material utilizado; Registrar o valor obtido no pronturio; Registrar o tipo dos batimentos.

FREQUNCIA RESPIRATRIA

A respirao a troca de gases dos pulmes com o meio exterior, que tem como objetivo a absoro do oxignio e eliminao do gs carbnico.

FREQUNCIA REPIRATRIA

crianas - 30 a 40 movimentos respiratrios/minuto adulto - 16 a 20 movimentos respiratrios/minuto

ALTERAES DA RESPIRAO DISPNNIA: a respirao difcil, trabalhosa ou curta. sintoma comum de vrias doenas pulmonares e cardacas; pode ser sbita ou lenta e gradativa. ORTOPNIA: a incapacidade de respirar facilmente, exceto na posio ereta. TAQUIPNIA : respirao rpida, acima dos valores da normalidade, freqentemente pouco profunda. BRADIPNIA : respirao lenta, abaixo da normalidade. APNIA: ausncia da respirao

MATERIAL

Relgio com ponteiro de segundos; Papel; Caneta para anotaes.

PROCEDIMENTO

Lavar as mos; Reunir o material; Posicionar o paciente; Segurar o punho do paciente, sem mencionar o procedimento; Contar a freqncia respiratria durante um minuto; Lavar as mos; Guardar o material utilizado; Anotar o valor obtido no pronturio.

PRESSO ou TENSO ARTERIAL

a medida da fora do sangue contra as paredes das artrias. A medida da presso arterial compreende a verificao da presso mxima chamada sistlica e presso mnima diastlica.

FINALIDADE

Avaliar as condies pressurosas do sistema cardiovascular; Auxilia o diagnstico; Auxilia no tratamento; Acompanha a evoluo do paciente.

TENSO ARTERIAL MXIMA

Denominada presso sistlica: maior tenso causada pela contrao do ventrculo esquerdo, reflete a integridade do corao, das artrias e arterolas.

TENSO ARTERIAL MNIMA

Denominada presso diastlica: menor tenso devido resistncia oferecida pelos vasos perifricos; ocorre durante o relaxamento.

VALORES NORMAIS

Presso sistlica (PS): 90 a 140 mmHg Presso diastlica (PD): 60 a 90 mmHg

ALTERAES

Hipertenso: tenso aumentada, presso diastlica acima de 90 mmHg; Hipotenso: tenso diminuda, presso diastlica abaixo de 60 mmHg; Presso convergente; Presso divergente.

REGRAS BSICAS

Orientar o paciente a esvaziar a bexiga 10 minutos antes. Verificar de o paciente ingeriu lcool ou caf, alimento ou se realizou algum exerccio fsico nos ltimos 30 minutos. O tamanho apropriado do manguito varia de acordo com a circunferncia do membro no qual ser verificada a presso arterial. Solicitar que o paciente no fale durante a mensurao do presso arterial.

MATERIAL

Esfigmomanmetro; Estetoscpio; Bolas de algodo embebidas em lcool; Papel e caneta.

PROCEDIMENTO

Lavar as mos; Reunir todo o material e dirigir-se unidade do paciente colocando-os na mesinha de cabeceira; Explicar ao paciente o procedimento e suas finalidades, posicion-lo, de modo que o esfigmomanmetro fique na mesma altura do corao mantendo as pernas descruzadas; O paciente deve estar em repouso por pelo menos cinco minutos, em absteno de fumo ou cafena nos ltimos 30 minutos; Limpar as olivas e o diafragma;

PROCEDIMENTO

Posicionar o manguito; Manter a vlvula da pra de insuflao aberta; Palpar o pulso radial, inflar o manguito at o desaparecimento do pulso e desinflar rapidamente para nvel da presso sistlica; Palpar o pulso da artria escolhida e colocar o diafragma; Colocar as olivas do estetoscpio nos ouvidos, posicionando a curvatura biauricular para frente.

PROCEDIMENTO

Fechar a vlvula da pra e insuflar o manguito at 30 mmHg aps desaparecer o pulso arterial; Abrir lentamente a vlvula; Registrar mentalmente a localizao do ponteiro no manmetro quando ouvir o primeiro som arterial; este corresponde presso sistlica;

PROCEDIMENTO

Acompanhar o rebaixamento do ponteiro ou coluna de mercrio at o momento em que houver alterao sbita do som, e registrar mentalmente o valor obtido; este corresponde a presso diastlica; Desinsuflar o manguito totalmente, aguardar um minuto para repetir o procedimento em caso de dvida;

PROCEDIMENTO

Retirar o estetoscpio e o esfigmomanmetro; Limpar as olivas; Guardar o material em local apropriado; Lavar as mos; Anotar o valor obtido no pronturio do paciente.

BOA NOITE

OBRIGADO PELA ATENO

Das könnte Ihnen auch gefallen