Sie sind auf Seite 1von 22

Conceito

Os esteroides anabolizantes, mais conhecidos apenas com o nome de anabolizantes, so drogas relacionadas ao hormnio masculino testosterona fabricado pelos testculos.

O que so esteroides ou anabolizantes como so mais conhecidos? So drogas fabricadas para substiturem o hormnio masculino Testosterona ( fabricado pelos testculos) Eles ajudam no crescimento dos msculos (efeito anablico) e no desenvolvimento das caractersticas sexuais masculinas como: pelos, barba, voz grossa etc. (efeito andrognico). So usados como medicamentos para tratamento de pacientes que no Os produzem principais quantidade suficientes de Testosterona. medicamentos esteroides

anabolizantes utilizados no Brasil so: Durasteton , DecaDurabolin , Androxon.

Uso clnico

Reposio da testosterona nos casos em que por algum motivo patolgico tenha ocorrido um dficit.

Os anabolizantes tm a propriedade de aumentar os msculos e por esse motivo so muito procurados por atletas ou pessoas que querem melhorar a performance e a aparncia fsica.

Como os anabolizantes so utilizados?

comprimidos, cpsulas, ou injeo intramuscular.

Anabolizantes e aumento de massa muscular

Os anabolizantes diminuem o catabolismo e o nitrognio retido incorporado a protenas, o que resulta em maior nmero de miofibrilas nas fibras musculares e, consequentemente, em hipertrofia muscular.

Uso abusivo
Segundo especialistas o problema do abuso dessas drogas no est com o atleta consagrado, mas com aquela pessoa pequena que infeliz em ser pequena.

Esse uso esttico no mdico, portanto ilegal e ainda acarreta problemas sade.

O uso dos esteroides anabolizantes data da dcada de 40 e teve incio no esporte levantamento de peso. O homem normal produz cerca de 7 mg por dia de testosterona e para se obter aumento de massa muscular e diminuio da gordura, muitos atletas utilizam doses supra-fisiolgicas at 100 vezes maior.

Os esteroides anabolizantes podem ser tomados na forma de comprimidos ou injees e seu uso ilcito pode levar o usurio a utilizar centenas de doses a mais do que aquela recomendada pelo mdico.

Frequentemente, pessoas combinam diferentes esteroides entre si para aumentar a sua efetividade.

Frase de academia
Eu prefiro morrer com 30 anos com 60 de brao do que com 60 anos e trinta de brao.

Uso no Brasil

Rebeca Gusmo: acusada de doping, atleta diz que gosta de corpo musculoso

No Brasil no se tem estimativa deste uso ilcito, mas sabe-se que o consumidor preferencial est entre 18 a 34 anos de idade e em geral so do sexo masculino.

No comrcio brasileiro os principais medicamentos base dessas drogas e utilizados com fins ilcitos so: Androxon Durateston, Deca-Durabolin.

Alguns usurios chegam a utilizar produtos veterinrios base de esteroides, sobre os quais no se tem nenhuma ideia sobre os riscos do uso em humanos.

Principais efeitos do uso abusivo


Tremores, acne severa, reteno de lquidos, dores nas juntas, aumento da presso sangunea, HDL baixo (a forma boa do colesterol), ictercia e tumores no fgado.

Principais efeitos do uso abusivo

Distrbios de humor com tendncia agressividade (Irreversvel).

Principais efeitos do uso abusivo

Principais efeitos do uso abusivo

Alm desses, aqueles que se injetam ainda correm o perigo de compartilhar seringas e contaminar-se com o vrus da AIDS ou Hepatite.

Principais efeitos no homem

Diminuio do volume testicular, reduo na contagem de espermatozoides, impotncia, infertilidade, calvcie, desenvolvimento de mamas (ginecomastia), dificuldade ou dor para urinar e aumento da prstata.

Principais efeitos na mulher

Crescimento de pelos faciais, alteraes ou ausncia de ciclo menstrual, aumento do cltoris, voz grossa, diminuio de seios.

Depresso por abstinncia

Usurios, frequentemente, tornam-se clinicamente deprimidos quando param de tomar a droga. Um sintoma de sndrome de abstinncia que pode contribuir para a dependncia.

De cada 10 pessoas que levantam peso em sesses de musculao, apenas cinco se tornam musculosas a ponto de fazer diferena notvel. Alguns frequentadores de academia ingerem anabolizantes, ou bombas, para aumentar a reteno de nitrognio no corpo.

Referncias
www.ufmg.br www.unicamp.br www.abril.com.br www.brasilescola.com www.fisiculturismo.com.br www.unifesp.br

Das könnte Ihnen auch gefallen