Sie sind auf Seite 1von 16

DOMTICA

Automao da casa
Domtica = Domus + robtica
(casa) (automao)

A DOMTICA PERMITE A GESTO DE TODOS OS RECURSOS HABITACIONAIS, COMO AQUECIMENTO, ELECTRODOMSTICOS, ALARME, FECHADURAS DAS PORTAS, QUER SEJA ATRAVS DE UM COMANDO REMOTO, DA INTERNET OU DO TELEMVEL.

http://www.prof2000.pt/users/lpa

Aplicaes da domtica Automao Irrigao inteligente Aspirao central Iluminao Climatizao Segurana Comunicao Gesto energtica
2

A domtica na perspectiva do cliente


1 critrio Necessidade
Segurana (intruso, fuga de gs, incndios, inundaes) Economia de energia Comunicaes Conforto Bem estar Vida fcil Utilizao Aprendizagem Ligar e usar Comportamento do sistema Instalao do sistema Integrao de uma nova funo Manuteno

2 critrio Utilidade
A domtica na perspectiva do cliente

3 critrio Facilidade

4 critrio Preo

Caractersticas de um sistema de domtica


Trs conceitos tcnicos: Tipo de arquitectura
Especifica o modo como os diferentes elementos de controlo do sistema se interligam.

Meios de comunicao
Suporte usado para a transmisso de dados.

Protocolo de comunicao
O protocolo de comunicao a linguagem que permite que os diversos elementos de um sistema domtico (sensores e actuadores) comuniquem entre si e que se entendam.
4

Tipo de arquitectura
Especifica o modo como os diferentes elementos de controlo do sistema se interligam. Arquitectura centralizada Arquitectura descentralizada

Arquitectura centralizada

caracterizada por possuir um elemento central, pelo qual passa toda a informao. Este tipo de arquitectura normalmente mais econmico pois retira a capacidade de processamento dos diversos dispositivos e centraliza tudo num nico dispositivo.

Arquitectura descentralizada No necessita de nenhum elemento central, sendo desta forma muito mais flexvel e imune a falhas, j que a falha de um dos elementos apenas compromete o funcionamento desse mesmo elemento.
esta arquitectura adoptada pelos principais protocolos de domtica disponveis, nomeadamente o X-10 e KNX.
7

Meios de comunicao
Relativamente aos conceitos das tecnologias disponveis na automao domstica so cinco as principais opes: rede elctrica; cablagem coaxial; cablagem de baixa tenso; rdio frequncia; infravermelhos.

Meios de comunicao Rede elctrica


O sistema que usa a rede elctrica para comunicar , sem dvida, o que acarreta menor investimento, uma vez que permite instalar os equipamentos em casas j construdas.

O conceito simples: recorre-se a um pequeno sinal de potncia que existe na rede elctrica das nossas casas, modula-se esse sinal numa alta frequncia e injecta-se de novo na rede elctrica atravs de um mdulo emissor. Do outro lado da instalao, est um mdulo receptor, sintonizado para sinais modulados de alta frequncia, podendo assim ser programado para responder a um determinado impulso. Isto permite enviar e receber sinais entre vrios aparelhos que estejam simplesmente ligados rede elctrica de casa.
9

Meios de comunicao - Rede elctrica


O problema de comunicar pela rede elctrica ficar-se sujeito aos rudos que essa rede possa ter. Os rudos so sinais elctricos indesejveis que podem eventualmente existir na mesma rede elctrica a par dos sinais desejados.

por isso que os sistemas que usam a rede elctrica para comunicar possuem filtros para eliminar os sinais indesejveis.
O principais protocolos de comunicao que usam a rede elctrica so: X-10, CEBus, Echelon, EHS (European Home System).

Como consequncia das baixas velocidades de transmisso, quer o X-10 quer o CEBus utilizam a rede elctrica para realizar operaes que envolvam poucos dados (ligar ou desligar luzes e aparelhos). Os sistemas que usam a rede elctrica para comunicar no servem para lidar com sinais digitais de alta resoluo (TV, vdeo e hi-fi).
10

Meios de comunicao Cablagem coaxial


Os sistemas que usam cabos coaxiais para comunicar so especialmente utilizados para o envio de sinais de fraca potncia e alta velocidade, em alta frequncia a longas distncias. o caso dos cabo de TV nos prdios e das redes de computadores. O cabo constitudo por um condutor unifilar, um banha e uma malha protectora. O princpio de funcionamento: A baixas frequncias as redes elctricas e os fios condutores no so boas antenas. Mas a muito altas frequncias (VHF) e a ultra elevadas frequncias (UHF), estes mesmos fios tornam-se muito boas antenas. No caso do cabo coaxial, a malha protectora est ligada terra, pelo que isola o fio condutor (interior) das interferncias electromagnticas exteriores. por isso que este tipo de cablagem usada essencialmente para transmitir sinais de udio e vdeo ou dados a alta velocidade. O cabo coaxial no est preparado para transmitir potncia elctrica, mas permite uma muito melhor resposta ao nvel das comunicaes de dados.

11

Meios de comunicao Cablagem de baixa tenso


Vrios equipamentos requerem baixa potncia e baixa frequncia para executarem as operaes de transferncia de dados e sinais. o caso dos telefones, sistemas de segurana, intercomunicadores, autmatos industriais, etc. Estes equipamentos funcionam, geralmente, em tenses entre os 5 e os 24 Volt. Os cabos de pares de cobre entranados (UTP) dividem-se em categorias: Categoria 1 e 2 - Voz (300 m no mximo) Categoria 3 - Telefone/Voz/Dados (300 m no mximo) Categoria 5 - Dados/Voz/Imagem (Alta velocidade 100 Mbits/seg) UTP uma forma de entranar dois pares de fios dentro do mesmo cabo, que conduz anulao mtua dos campos magnticos por eles criados. Os cabos de categoria 5 so significativamente mais baratos que os cabos coaxiais e ocupam menos espao dentro dos tubos.
12

Meios de comunicao Radiofrequncia

Um conceito que tem grandes potencialidades na automao domstica o recurso comunicao por radiofrequncia (RF). A RF um bom meio para transmitir sinais de alta frequncia, designadamente sinais de udio/vdeo (A/V), dados, comunicaes e sinais de controlo. A RF tem vantagens bvias, uma vez que no requer qualquer modificao nem instalao especial em casa. Dado que as ondas de RF atravessam paredes, no necessrio colocar os emissores em linha de vista, com os receptores. As principais desvantagens situam-se ao nvel da potncia dos emissores (que deve ser baixa, podendo portanto acontecer que a recepo no seja possvel em determinadas partes da casa), rudos de interferncia e problemas de privacidade. Telefone sem fios, alguns sistemas de segurana, transmissores udio/vdeo so alguns exemplos de equipamentos que usam a RF para comunicar.

13

Meios de comunicao Infravermelhos


A tecnologia com infravermelhos envolve o uso de sinais de luz como meio de transmisso modulada a muito altas frequncias. As ondas de luz no so visveis pelo olho humano. A maior parte dos telecomandos de televiso e vdeos emitem sinais infravermelhos. A maior parte dos detectores de presena funcionam como receptores de infravermelhos para detectar pessoas, uma vez que o corpo humano est constantemente a emitir energia infravermelha na forma de calor.

As principais vantagens dos infravermelhos so as transmisses de altas frequncias sem quase nenhuma distoro e praticamente insensveis aos rudos.
A principal desvantagem o facto do emissor ter de estar em linha de vista com o receptor para poderem comunicar. Os infravermelhos so considerados o melhor meio de comunicao para os telecomandos.

14

Protocolo de comunicao
.

Protocolos normalizados ou abertos Protocolos proprietrios


BATIBUS EIBUS JBUS MODBUS D2B EIB CEBUS X-10 SMART HOUSE ECHELON

Na Europa

Nos Estados Unidos

Os protocolos de comunicao so a linguagem que permite que os diversos elementos de um sistema domtico (sensores e actuadores) comuniquem entre si e que se entendam

No Japo

TRON
15

Elementos que integram o sistema


Sensores: Captam valores e informaes do local, como por exemplo a presena de pessoas, a temperatura, fugas de gua ou gs, incndio, luminosidade, factores de climatizao, entre outros. Actuadores: Realizam o controlo de elementos como electrovlvulas (gua e gs), motores (estores, portas, rega), ligar, desligar e variar a iluminao ou o aquecimento, ventilao e ar condicionado, sirenes de alarme, etc. Controladores: Gerem a instalao recebendo a informao dos sensores e transmitindo-a aos actuadores.

Interfaces: Do e recebem informao de e para o utilizador. Ou seja, o inputoutput, abrange o teclado, telemveis, televiso, terminais LCD, etc.
Dispositivos especficos: So elementos fundamentais para o funcionamento do sistema, permitindo o envio de informao entre os diversos dispositivos (e meios de transmisso) e necessrios tambm para efectuar o controlo do sistema, tanto remotamente como localmente. Exemplos disto so os Modems, Routers, Telefones, etc.
Lucnio Preza de Arajo 16

Das könnte Ihnen auch gefallen