Sie sind auf Seite 1von 15

Devolues das

embalagens

vazias de
Agrotxicos?

Introduo
O ser humano parte do meio ambiente, dessa maneira, deve zelar para o equilbrio da natureza. Acidentes ambientais so muito comuns no Brasil e no mundo, a cada minuto a natureza

sente os efeitos causados pelo mau uso que se faz dela. Muitas so as causas, mas boa parte delas poderia ser evitada se tivssemos uma atuao mais responsvel e conscientizada.

Problemtica
A destinao de embalagens vazias de agrotxicos assunto srio e de interesse no s dos produtores rurais, revendedores e fabricantes, mas de toda a sociedade, visto que os danos causados

por maus procedimentos implicam prejuzos a todos.

tomados

Soluo
Ciente da importncia da destinao correta das embalagens vazias de agrotxicos, o INPEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias), alm de criar postos

de recebimento de embalagens tem trabalhado no sentido de conscientizar o agricultor e os demais elos da cadeia e orient-los quanto seus deveres e procedimentos que devem tomar.

Resduos
O que resta ou sobra. Resduo pode ser

considerado

qualquer

material que sobra aps uma ao ou processo produtivo. H diversos tipos de resduos: Slidos Lquidos Gasosos

Agrotxicos ou Defensivos Agricola


A palavra Agrotxico imprecisa e errnea para atualidade, carregado de um julgamento de valor

resqucio do tempo, h muito tempo deixado para trs, colocada no mercado sem pesquisas sobre suas propriedades e efeitos e usada de forma indiscriminada. O nome correto defensivo Agrcola, servem no para intoxicar a lavoura ou o produtor mas sim defender a plantao.

Logistica reversa
A logstica reversa a rea responsvel por este fluxo reverso de produtos, seja qual for o motivo:

reciclagem, reuso, recall, devolues, etc. A importncia deste processo reside em dois extremos: Um as regulamentaes, que exigem o tratamento de alguns produtos aps seu uso (como as embalagens de agrotxicos ou baterias de celulares); E na outra ponta, a possibilidade de agregar valor ao que seria lixo.

Responsabilidades de cada elo da cadeia. Lei Federal 9974/00.


Agricultor
Lavar. Inutilizar. Armazenar. Entregar. Receber comprovante de entrega.

Sistema de comercializao
Definir local de entrega. Informar o agricultor. Receber embalagens. Emitir comprovante. Orientar o agricultor.

Indstria fabricante
Transportar at o destino final. Assegurar o destino final (reciclagem ou incinerao). Orientar o agricultor.

Poder pblico
Orientar sobre a lei. Fiscalizar e licenciar.

Por que lavar e devolver?


As agrotxicos embalagens devem ser vazias de lavadas e

devolvidas em cumprimento Lei Federal no. 9974/00. A correta destinao das embalagens vazias contribui para a sade

humana e do meio ambiente e possibilita a economia de produto resultante da lavagem das embalagens. Alm disso, se lavadas adequadamente, as embalagens vazias podem ser recicladas.

Como guardar as embalagens vazias?


As embalagens devem ser armazenadas com suas respectivas tampas, rtulos e de preferncia na caixa de papelo original ou em embalagens de resgate em local coberto e trancado, ao abrigo de chuva e com boa ventilao. Este local pode ser o

prprio depsito das embalagens cheias. As embalagens vazias podem permanecer armazenadas temporariamente na propriedade at que o agricultor junte a quantidade suficiente para transportar para unidade de recebimento.

Tipos de embalagens
Imediatamente aps o uso as embalagens devem ser preparadas para a devoluo de acordo com o seu tipo: no lavvel ou lavvel. Todos os tipos de embalagens devem ser devolvidos, inclusive as caixas de papelo.

Tipos de embalagens

Como preparar as embalagens para a devoluo Imediatamente aps esvaziar a embalagem no

tanque do pulverizador, deve ser realizada a trplice lavagem ou lavagem sob presso das embalagens vazias. Este procedimento, alm de minimizar o desperdcio de produto, possibilita que a embalagem seja reciclada. Para evitar a reutilizao, as embalagens vazias devem ser perfuradas.
Lembre-se, as embalagens vazias devem ser lavadas no momento da aplicao para que a gua da lavagem seja despejada no prprio pulverizador.

Preparao para devoluo

Quando e onde devolver?


O agricultor tem o prazo de at 1 ano (contado aps a compra dos produtos) para devolver todas as embalagens vazias junto com as tampas e rtulos na unidade de recebimento indicada na nota fiscal de compra do produto.

O comprovante de entrega das embalagens deve ser mantido por um ano para fins de fiscalizao. Se sobrar produto na embalagem, poder devolv-la at 6 meses aps o vencimento.

Artefatos reciclados
Produtos fabricados a partir das embalagens vazias de defensivos agrcolas

Somente podem atuar com a reciclagem destas embalagens as empresas autorizadas pelo fabricante ou por seu representante legal, o inpEV

Das könnte Ihnen auch gefallen